terça-feira, 16 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14752: Inquérito online: Resultados finais (n=194): 45% do pessoal que passou pelo CTIG admite que não teve relações sexuais com nenhuma mulher guineense... Se a nossa amostra fosse representativa dos 200 mil militares metropolitanos que passaram pelo CTIG, a proporção deveria ser bem maior (talvez c. 75%)




Quadro - Resultados da sondagem  "on line" que decorreu no nosso blogue entre 8 e 14 de junho de 2015. Total de respostas: n=194


Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2015)


1. Resumindo, podemos dizer que;

(i) Cerca de 45% dos votantes, admite nunca ter tido relações sexuais com mulheres guineenses, ao tempo da guerra colonial (1961/74);

(ii) Um total de 68 (cerca de 35%)  diz que teve relações pelo menos uma vez (12%) ou mais do que uma vez (23%);

(iii) Há uma minoria (n=38) (menos de 20%) que tinha relações sexuais com mulheres guineenses "bastantes vezes" (10%) ou com "muita frequência" (9%).

(iv) Apenas um respondente votou na hipótese "não sei/não me recordo".


2.  Estamos longe da célebre estimativa do Jorge Cabral que apontava para um total de 80% a 90% de militares,  metropolitanos, que nunca terão tido relações sexuais com mulheres guineenses (*)... 

O "alfero Cabral" não se baseia em quaisquer estudos, de resto inexistentes, sobre esta matéria (que não terá merecido qualquer especial atenção por parte da hierarquia das nossas Forças Armada). Baseia-se, isso sim, na sua perceção e na sua experiência "no terreno". 

É o conhecimento de causa que lhe permito, inclusive, desenvolver a curiosa "teoria da alferofilia", ou seja, a particular atração sexual de que eram objeto (e não apenas sujeito) os oficiais milicianos, em especial os que tinham funções de comando... Espero que ele se ponha fino e bom para explicar e exemplificar melhor a sua "teoria do caneco" (**), de resto, verosímil, já que, como é sabido, o poder é afrodisíaco...






Um caneco que ainda vai fazer furor entre as bajudas da Guiné-Bissau, na próxima incarnação dos guerreiros do Império: "Kiss me, I'm an Alfero" [Beija-me, sou um Alfero] (**)...

Foto: © Jorge Cabral (2009). Todos os direitos reservados.



Para se ler corretamente os resultados da sondagem, é preciso ter em conta, em todo o caso, que nesta amostra de 194  ex-combatentes, é muito provável que haja uma sobrerrepresentação dos milicianos (alferes e furrieis) em detrimento do pessoal do recrutamento geral (1ºs  cabos e soldados), reflectindo a estrutura populacional da Tabanca Grande (onde tendem a predominar  os antigos milicianos).

As contas são fáceis de fazer: passaram pelo TO da Guiné, ao longo dsa guerra (1961/74) cerca de mil unidades e subunidades (batalhões, conpanhias, pelotões)... A nossa Tabanca Grande tem menos de 700 elementos formalmente registados, entre "amigos" e "camaradas" ( mais exatamente, 691)... A grande maioria são ex-combatentes. Em todo o casoo, cerca de 6% de grã-tabanqueiros já morreram. Portanto, nem todas as unidades e subunidades têm um representante no blogue.  Algunas têm meia dúzia. E naquelas que têm pelo menos um representante,  é mais provável esse camarada seja um miliciano (alferes ou furriel)....

A explicação é intuitiva: os ex-milicianos, muitos deles continuaram a estudar, depois de passarem à peluda, tendo portanto um maior nível de literacia (funcional e informática) do que a generalidade do pessoal do recrutamnento geral...

De qualquer modo, se esta sondagem fosse representativa do contingente militar que passou pela Guiné (cerca de 200 mil homens), a proporção  de respondentes que adnitiram nunca ter tido relações sexuais com nenhum mulher local deveria ser da ordem dos 3 para 4 (75%).


A mãe da "menina do Gabu" que viveu em "união de facto" com um furriel
miliciano em  Nova Lamego, em meados dos anos 60
(Foto de José Saúde, 2011)
3. Não menos interessante é a existência de um minoria de camaradas nossos (9%) que tinham "relações sexuais com muita frequência", o que só pode ser explicado pelo facto de terem vivido maritalmente com uma mulher (guineense) no TO da Guiné...

Temos conhecimento de alguns (poucos)  casos de "bajuda com morança posta" por militar metropolitano, em geral não operacional (pessoal de apoio: saúde, manutenção, transmissões, secretariado, alimentação, transportes, etc.), vivendo fora do quartel,  e em aglomerados populacionais de maior dimensão (como era o caso de Bissau, Bafatá, Bambadinca, Nova Lamego)... Estas "uniões de facto" eram mais propícias à "geração" de "filhos do vento" ou "filhos da guerra"...

Achamos, todavia, que essa proporação (9%) peca por excesso... Quando muito, poderia haver um caso ou outro por companhia (que era constituída por 150/160 homens, incluindo 1 capitão, 4 alferes, 20 sargentos e furrieis)...

Atenção, que nos nossos aquartelamentos não havia qualquer privacidade: na melhor das hipóteses, quem tinha um quarto privativo era o capitão ou o comandante (alferes, no caso dos destacamentos), para além dos oficiais superiores (nas sedes de batalhão)...

Por outro lado, todos sabemos que, em tempo de guerra,  a "procura" (de favores sexuais) era muito superior à "oferta", nomeadamente no interior do território... E que casos (pontuais) de violação eram punidos disciplinar e/ou criminalmente,,, (É bom que isso se diga e se escreva!)...

Aguardemos os comentários e as demais achegas dos nossos leitores, que serão muito bem vindos (***)... LG

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Notas do editor:


(...) Comentário do editor LG:

A propósito da conferência “Filhos da guerra”, no âmbito do Festival Rotas & Rituais (Lisboa, Cinema São Jorge, 22 de maio de 2015), tomei nota no meu canhenho:

“Temos dificuldade em abordar em público este problema, o das nossas relações com as mulheres guineenses no tempo da guerra colonial. Pior ainda, num público feminino ( e senão mesmo feminista), português e africano, ou de origem africana… Somos, os homens, facilmente “suspeitos de cumplicidade” uns com os outros… Os homens são todos iguais, em toda a parte, defendem-se uns aos outros, dizem elas…

"A intervenção, longa e incisiva, do Jorge Cabral, em tempo de debate, acabou por provocar algum sururu na sala. Disse ele, em síntese:

- Defenderei até à morte a honra do soldiado português na Guiné. Nós não eramos nenhum emprenhadores compulsivos. Mais: atrevo-me a dizer que 80% a 90% dos soldados portugueses na Guiné não tiveram quaisquer relações sexuais com mulheres africanos… E se querem falar de prostituição organizada (que no meu tempo praticamente se restringia a Bissau e, em pequena escala, a Bafatá), pois tenho a dizer que é muito maior hoje, só na capital da Guiné-Bissau, do que no meu tempo" (...)

(**) Vd. poste de 28 de outubro de  2009 > Guiné 53/74 - P5172: Estórias cabralianas (56): Cum caneco, alfero apanhado à unha! (Jorge Cabral)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14751: Convívios (689): XVII Encontro do pessoal da CCAV 2748 levado a efeito no passado dia 6 de Junho de 2015 nas Caldas da Rainha (Francisco Palma)

1. Em mensagem do dia 8 de Junho de 2015, o nosso camarada Francisco Palma (ex-Soldado Condutor Auto Rodas da CCAV 2748 / BCAV 2922, Canquelifá, 1970/72), fala-nos do último Convívio do pessoal da sua Unidade.


17.º CONVÍVIO DOS EX-COMBATENTES DA CCAV 2748 

TORNADA - CALDAS RAINHA 

06 de Junho de 2015 

Olá Camaradas, boa tarde!
Aqui vai a notícia possível, sobre o encontro acima referido

O Restaurante O Cortiço em Tornada – Caldas da Rainha pela 3.ª vez continua a agradar e a concitar a atenção de uns quantos.

A quantos ao longo dos vários convívios nos têm acompanhado nos eventos acima mencionados o meu bem hajam.

Desta vez para além dos Camaradas da CCAV 2748, contámos com várias presenças: CCS, CCAV 2747 e CCAV 2749, o que fez um total de 85 presenças, combatentes e familiares, os quais já vão na 3. ª geração (netos/as), contámos ainda com representante da MAC (Movimento de Apoio ao Combatente) e seu Guia espiritual Sr. Padre Gonçalves.

 Foi um sem numero de abraços e recontar de lembranças, em que não dava tempo a um acabar para outro iniciar, muita alegria estampada nos rostos de todos os presentes.






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 Nota do editor

 Último poste da série de 12 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14739: Convívios (688): Rescaldo do XIII Encontro do pessoal da CART 2520, levado a efeito no passado dia 30 de Maio em Mira de Aire (José Nascimento)

Guiné 63/74 - P14750: Ser solidário (186): jornal APOIAR, nº 34. out / dez 2004 - Parte I: O então diretor da associação e do jornal Mário Gaspar com o então ministro da defesa Paulo Portas


Folha de rosto do nº 34 do jornal APOIAR, out / dez 2004 (, o último da direção do Mário Gaspar). Na foto, o então ministro da defesa, Paulo Portas, e à sua direita o Mário Gaspar. Desconhecemos quem era o outro camarada que está à direita do Mário Gaspar.  O último nº do jornal, o nº 92, mar /abr de 2015, está aqui disponível em formato pdf,  no sí.tiio da associação APOIAR. É atualmente seu diretor. o Manuel Vicente da Cruz. O jornal publica-se desde 1996.


1. Mensagem do nosso camarada Mário Gaspar, com data de 28 de maio último:

Caros Camaradas

Envio por mera curiosidade o último Jornal APOIAR – era Presidente da Direcção Nacional e Director do nosso estimado Jornal: uma arma apontada ao PODER – e foi este Boletim simplório que contribuiu para que a APOIAR chegasse onde chegou.

Fui sempre um mero aprendiz, empreendedor e entregue aos meus compromissos.

A verdade é que existe uma Lei – que não funciona por culpa unicamente das Associações amarradas e vinculadas aos Protocolos; existe uma Rede Nacional de Apoio – rôta, repleta de buracos – não é Nacional.

Como escrevo no Livro “O Corredor da Morte”:

- “Não estou aqui para enganar ninguém… Estou aqui por que a casa quer e a casa manda”.

Banha da cobra pura!

Um abraço

Mário Vitorino Gaspar

[ex-Fur Mil At Art e Minas e Armadilhas da CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68;

Guiné 63/74 - P14749: In Memoriam (222): Manuel Rocha Bento (Galveias, Ponte Sor, 1950 - Ponta Coli, Xime, 1972), fur mil at art, CART 3494, morto em combate, em 22/4/1972 (Alexandre Bento Mendes, seu sobrinho / Jorge Araújo, seu camarada de pelotão)




O nosso leitor Alexandre Bento Mendes, atualmente a viver em Vila Franca de Xira. É sobrinho do nosso saudoso camarada Manuel Rocha Bento (1950-1972), fur mil at art,  CART 3494 (Xime e Mansambo, 1972/74), natural de Galveias, Ponte Sor, onde está sepultado.


1. Mensagem do nosso leitor Alexandre Bento Mendes;

Data: 10 de junho de 2015 às 00:05
Assunto: Fotografias Fur. Manuel Rocha Bento


Boa Noite

Em primeiro lugar parabéns pelo blog, através dele pude conhecer a verdadeira história da morte do meu tio [, Manuel Bento].

Em segundo lugar queria perguntar se dispunham de mais fotos onde o meu tio esteja presente (além das constantes no blog) e caso haja, se me podem enviar por email.

Em último lugar gostaria de saber quando é que o meu tio chegou à Guiné para desempenhar a missão.

Vejo que uma das pessoas que foi colega dele e que o menciona é o Jorge Araújo, talvez se puder encaminhar este email, ele possa ajudar.

Obrigado, Cumpts, Alexandre Bento Mendes



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > CART 3494 (1972/74) > Xime  > Alguns dias antes do 22 de abril de 1972, data da morte da morte,  em combate, do Manuel Bento. O trio de furriéis responsáveis pelo 4.º Gr Comb, que foram apanhados na emboscada na Ponta Coli, pousando antes de um «jogo da bola». Da esquerda para a direita,  o Manuel Bento, o Jorge Araújo e o Sousa Pinto.



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > CART 3494 (1972/74) > Xime > Ponte (nova) do Rio Udunduma > 1972 > > Da esquerda para a direita, os fur mil Manuel Rocha Bento e António Espadinha Carda.

Fotos (e legendas): © Jorge Araújo (2012). Todos os direitos reservados [Edição: LG]


2. A pedido do editor, resposta do Jorge Araujo [, foto atual à esquerda], no mesmo dia, ao Alexandre Bento Mendes

  Caro Alexandre,

O seu contacto de hoje, via Luís Graça, merece-me um carinho muito especial, particularmente pelos motivos que o fundamentam.

Por isso, saúdo-o, antes de mais, pela iniciativa que tomou em querer saber algo mais sobre a vida militar de seu tio [e meu/nosso camarada] Manuel Bento, morto em combate nas matas do Xime, na Guiné, naquele fatídico dia 22 de abril de 1972, fez agora quarenta e três anos.

O seu presente contacto é, com efeito, muitíssimo gratificante para nós, na justa medida em que através da recuperação e divulgação pública das nossas memórias, gravadas no decurso da nossa presença no Teatro de Operações da Guiné, recordamos alguns dos episódios mais marcantes dessa experiência ultramarina.

Os seus destinatários são muitos, desde logo o colectivo da unidade militar que connosco as partilhou, depois os seus familiares directos, independentemente do grau de parentesco, e finalmente a comunidade que nos lê, quer sejam aqueles que por lá passaram, quer sejam as novas gerações que delas foi dispensada, por via do 25 de Abril de 1974.

Não sei a sua idade, mas certamente que nasceu depois da data acima, o que torna o contacto ainda mais valioso.

O seu tio, como teve a oportunidade de constatar nos diversos postes que escrevi sobre as emboscadas na Ponta Coli [P9698 + P12232 + P14495], morreu a meu lado, oitenta dias depois de ter chegado ao Xime, um dia dramático para todos nós, ou quatro meses após o embarque no N/M Niassa, em Lisboa, em 22 de dezembro de 1971 [P12978], com passagem por Bolama durante um mês.

O facto tornou-se ainda mais dramático, pois sabíamos que ele tinha sido pai, deixando, assim, uma viúva e uma bebé órfã. Foram, de facto, indiscritíveis os dias que se seguiram. Mas tivemos de seguir em frente.

Caro Alexandre; para além das narrativas que estão publicadas no blogue de Luís Graça &  Camaradas da Guiné, outras semelhantes estão disponíveis no blogue da CART 3494, a sua unidade militar, bastando identificar na coluna da direita [etiquetas] o assunto/tema que mais lhe interesse.

Como no próximo sábado, dia 13 do corrente., iremos realizar um almoço-convívio em Vila Nova de Gaia, o 30.º, gostaria de lhes dar esta boa nova, se possível, através da publicação de um texto a publicar até lá. Para o efeito, gostaria que me fizesse chegar uma sua foto, acompanhada por algo mais que entenda por oportuno.

Ao dispor,

Receba um forte abraço,

Jorge Araújo.

3. Resposta do Alexandre,  com data de 15 do corrente:

 Boa Noite,  Jorge,

Eu pensava que ele tinha estado mais tempo na Guiné, porque li algumas cartas que ele enviava à irmã (minha mãe) e deu-me a sensação que ele teria vindo mais do que uma vez a Portugal, já depois de estar na Guiné...

No passado sábado dia 6 Junho, visitei o memorial em Belém com o nome dos militares que tombaram em combate e, quando cheguei a casa,  lembrei-me de escrever o nome do meu tio no google e ver o que me surgia... com grande espanto obtive as descrições, fotografias postadas por si.

Não sou realmente desse tempo, pois nasci em 1986, mas cresci a ver e conviver com a mágoa dos meus avós e da minha mãe pela saudade que o meu tio deixou.

É extraordinário que,  embora tenha falecido muito novo (com 22 anos),  ainda hoje é recordado na terra com carinho, por exemplo em 2007 houve um convívio entre colegas da terra (escola e afins) e foram colocar uma pedra na campa com uma dedicatória, isto passados 35 anos da sua morte.

É extremamente gratificante para mim, ter chegado à fala com alguém que privou de perto com ele nos momentos mais difíceis e que tenha infelizmente presenciado aquele trágico acontecimento a fim de hoje, através dos seus posts, me descreva as questões que me interrogavam no passado. Sabia-se que tinha sido uma granada, mas o descritivo, não.

Lamento só agora ter prestado atenção à data do almoço (dia 13 Junho), de qualquer forma anexo uma foto minha.

Pedia-lhe por favor, caso tenha mais fotos onde esteja o meu tio (além das que estão nos sites) se possível me digitalizasse e enviasse desde que não cause transtorno, naturalmente. (**)

Um Grande Abraço

Cumpts, Alexandre Mendes

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Notas do editor:

(*) Vd. poste de:

3 de abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9698: O caso da ponta Coli, Xime-Bambadinca (Jorge Araújo)

1 de novembro de  2013 > Guiné 63/74 - P12232: A CART 3494 e as emboscadas na Ponta Coli (Xime, Bambadinca), 1972: A verdade dos números... (Jorge Araújo, ex-fur mil op esp, CART 3494 / BART 3873, Xime e Mansambo, 1972/74)
20 de abril de 2015 > Guiné 63/734 - P14495: História da CART 3494 (6): Recordando a 1ª emboscada na Ponta Coli em 22 de abril de 1972 e a morte do furriel Bento - A única baixa em combate da CART 3494 (Jorge Araújo)

Guiné 63/74 - P14748: Efemérides (193): No passado dia 10 de Junho de 2015 foi inaugurado um Memorial aos Combatentes do Concelho de Santarém (Armando Pires)

1. Mensagem do nosso camarada Armando Pires (ex-Fur Mil Enf.º da CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70), com data de 14 de Junho de 2015:

Inauguração do Memorial aos Combatentes do Concelho de Santarém


FINALMENTE! 

No passado dia 10 de Junho, em Santarém, minha terra natal, foi inaugurado um Memorial aos Combatentes. 

Um Memorial simples mas de grande dignidade, tão grande quanto aquela de que se revestiu a sessão solene da sua inauguração. 

Obra do esforço e da vontade de ex-combatentes, desde logo o Arnaldo Vasques, que lançou a ideia abraçada pelo Carlos Marçal, actual Presidente das Juntas de Freguesia da cidade de Santarém, e apadrinhada pelo Coronel na Reforma, Garcia Correia. 

Com o apoio da Câmara Municipal foi constituída uma comissão ‘ad hoc’, que integrou, ente outros, o também ex-combatente (e DFA) Coronel na Reforma Correia Bernardo, e o Presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, Carlos Pombo. 

A obra, para a qual decorre ainda uma recolha de fundos, é de autoria do escultor Salter Cid, e foi erguida no jardim fronteiro ao antigo Presídio Militar, hoje Casa de Portugal e de Camões. 

A população da cidade foi convidada a estar presente à cerimónia, juntando-se a muitos antigos combatentes, à guarda de honra formada pelos estandartes das várias Juntas de Freguesia do Concelho, e das Associações de Combatentes dos distrito. 

Uma Guarda Militar com fanfarra prestou as honras devidas, ganhando profundo respeito e silêncio o Toque a Mortos, durante o qual foram chamados pelos nomes, com grito de “PRESENTE!”, os 49 homens mortos em combate. 
À chamada dos seus nomes, correspondiam os seus familiares vivos, especialmente convidados para o momento, com a deposição de flores na base do memorial. 

Não foi apenas uma justa Homenagem, foi, finalmente, e permito-me afirmar, a reconciliação da cidade com uma geração de homens que a honraram na vida e na morte. 

As fotos que se seguem, cedidas pela Junta de Freguesias, ilustram os momentos mais significativos da inauguração.

Armando Pires

O Memorial aos Combatentes dos Concelho de Santarém

Momento solene do descerramento do Memorial. À direita, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, à esquerda o Coronel Reformado Garcia Correia.

Estandartes das Juntas de Freguesia e de Associações de Combatentes.

Guarda de Honra Militar e estandarte do Núcleo de Santarém da Associação de Comandos.

O Coronel Reformado Garcia Correia proferindo o seu discurso, vendo-se à sua direita o ex-combatente Arnaldo Vasques, grande dinamizador do projecto.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, usando da palavra para homenagear todos os antigos combatentes do concelho.

Em nome das Forças Armadas, a deposição de uma coroa de flores na base do Memorial.

O momento de maior emoção e significado de toda a cerimónia. Aquele em que os familiares dos militares mortos em combate colocavam flores no memorial com os seus nomes.
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Nota do editor

Último poste da série de 11 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14731: Efemérides (192): 75º aniversário do gesto heroico de Aristides de Sousa Mendes ao decidir ajudar a salvar milhares de seres humanos fugidos ao terror nazi...Dia da Consciência, no próximo dia 17 de junho, celebrado com missas em diversas partes do mundo cristão, de Bordéus ao Vaticano, de Cabanas de Viriato a São Paulo, de Fátima a Newark ... Exposição e sessão de homenagem nesse dia, no Centro Cultural Franciscano, Lisboa (João Crisóstomo, Nova Iorque)

Guiné 63/74 - P14747: Notas de leitura (728): “Olhos de Caçador”, de António Brito, Porto Editora, 2014 (3) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 17 de Julho de 2014:

Queridos amigos,
Como em todas as histórias dos Fernãos Mendes Pinto, a comissão de Zé Fraga é um entrançado do hílare e do patético, da bazófia e do ato destemido, da suprema doação à canalhice extrema.  
“Olhos de Caçador” avulta pelo seu poder poliédrico, a sua capacidade em tratar magistralmente os extremos, tratando-os, por vezes como oposições redibitórias. Como Fernão Mendes Pinto, Zé Fraga regressará altamente condecorado e depois será esquecido, e terá o pendor de se destruir, ou quase. Se a boa literatura é uma história bem contada, mesmo que se confabule de excessos e de situações ditas inverosímeis, este livro está entre as obras obrigatórias da literatura da guerra colonial.

Um abraço do
Mário


Olhos de Caçador: Livro soberbo, o poliedro das brutalidades da guerra (3)

Beja Santos

“Olhos de Caçador”, de António Brito, Porto Editora 2014, é a história de uma peregrinação. Na esteira de narrativas empolgantes de quem andou a espiolhar pelo Império, temos aqui a história de um homem que preza a sua liberdade, que teima em ser rebelde e tem os seus códigos de honra. Atirado para Moçambique, terá manifestações de grande valentia, solidariedade, passará por vicissitudes extraordinárias. Incluindo o horrendo da guerra. Neste momento Zé Fraga está no Posto 36, foi castigado pelo Galo Doido, alcunha do capitão Vinhais, entre eles há um ódio que cresce ao rubro. Zé Fraga já comeu carne humana e agora anda em patrulhamentos, é preciso intimidar os frelimos. Numa dessas incursões, apanham um machambeiro que se vê forçado a levar a tropa até uma base da guerrilha. As coisas correm mal: morre guia e um dos soldados. Zé Fraga procura vingar-se:
“Deixei um presente escondido debaixo do cadáver do guia: uma granada descavilhada pronta a rebentar quando o primeiro camarada lhe mexesse. Sempre gostei de fazer surpresas, de oferecer presentes. Sou um mãos-largas. Quando voltámos a passar pela represa, entalei outra granada dentro do cântaro da água. Alguém ia ficar com uma grande dor de cabeça”.

No regresso, descobrem que os guerrilheiros cercam o Posto 36. E reagem:
“- Fraga, se há um preto na árvore, os outros devem estar perto – concluiu o alferes. 
- O mais certo é estarem junto da mesma árvore, aguardando as informações do vigia – disse-lhe eu. 
- A iniciativa é nossa – respondeu o Azedo. – Fraga, precisamos dos gajos vivos. Necessitamos de informações. 
- Os que estão no chão, talvez. O que está na árvore, duvido. 
- Que se foda o que está na árvore. Rebenta-se com o gajo. 
- Quem é o melhor atirador? – perguntei-lhe. 
- É o Velhinho, porquê? 
- Ponha-o a vigiar a árvore. Se o turra se mexer, o Velhinho que acabe com o cabrão. Nós cercamos os que estão no chão. 

Com o Velhinho a visar o preto empoleirado nos ramos, caminhámos curvados, dissimulados no capim. O turra na árvore estava de costas para nós, a olhar extasiado para o aquartelamento. Se continuasse assim e se não se voltasse, não daria pela nossa aproximação. Ainda não tinha a certeza onde estariam os outros, por isso fiz sinal ao Azedo para aguardar, enquanto eu avançava um pouco mais. Gatinhei uns metros, até que os vi, sentados no chão, quatro cabeças escuras espreitando através das árvores. A sua atenção estava concentrada na algazarra dos soldados dentro do aquartelamento. Fascinados por espreitarem a tropa colonialista, como diziam na propaganda, não me viram chegar, seguido do alferes e do resto da patrulha. Devem ter escutado o restolhar nas folhas, porque se viraram quando lhes caímos em cima, as armas prontas a trespassá-los, aos berros, para os intimidar e espantar o nosso próprio receio. No meio da gritaria, ouvi dois tiros vindos lá de trás, e um vulto a cair da árvore como um cocô maduro. Fiel à fama de caçador, o Velhinho acabar de abater a sua presa”.

Mas nem tudo era bravura no Posto 36, Zé Fraga cedo se apercebeu que havia para ali muita farsa: falsas patrulhas; relatórios mentirosos, um chorrilho de aldrabices para contentar Nampula. Devem-se a Brito descrições espantosas de perfis militares, é o caso do disfuncional Rosca Moída que tinha um atraso mental, por isso nunca tivera uma arma distribuída, para o manter ocupado, o tenente colocara-o a apanhar as folhas que caiam das árvores. Quando haviam flagelações e toda a gente recolhia aos bunkers, o Rosca fazia o contrário, corria para o meio do acampamento aos gritos. “Nunca se chegou a saber como o Rosca teve acesso às munições mas, por volta da hora do almoço, quando o cozinheiro mexia o panelão com a colher de pau e alguns esfomeados já rondavam de marmita na mão, o Rosca aproximou-se e atirou para a fogueira um punhado de balas. A princípio ninguém se apercebeu do que ele tinha feito, mas, quando as munições começaram a rebentar e as balas a silvar em todas as direções como de fogo-de-artifício em arraial popular, é que compreendeu o gesto louco do Rosca. Quem podia corria e saltava às cambalhotas, mordendo o pó para fugir daquele desvario. A primeira vítima foi o panelão do almoço, o guisado jorrando em esguichos gordos sobre a fogueira. Depois foi o cozinheiro, atingido nas nádegas anafadas por uma das balas que atravessou a panela. Com a fogueira a cagar chumbo em vez de fagulhas, quatro dos esfomeados da marmita apanharam a sua dose de chumbo. Tombaram na poeira, contorcendo-se aos gritos de ‘acudam’ e ‘chamem o enfermeiro’. O único que se safou foi o Rosca, que, à distância segura, apontava o pau e gritava ‘pum, pum, pum’.

O enfermeiro é confrontado com fraquezas humanas. O do Posto 36 atravessava um crise de paludismo, foi necessário chamar o de Magolé, de alcunha o Peida Grande, o que faz e descobre é assim descrito:
“O Peida Grande passou os dias a cuidar das mazelas dos doentes e a tratar dos ferimentos dos mais azarados. Cozeu os golpes, limpou o pus das infeções, mudou pensos, distribuiu antibióticos, meteu halazona na água inquinada, injetou soro nos desidratados, obrigou os teimosos a engolir pastilhas de sal para compensar os excessos de sudação, extirpou matacanhas debaixo das unhas, queimou micoses das virilhas com tintura de iodo, obrigou os porcalhões a tomar duche debaixo de um regador suspenso com um pau.

O Peida Grande tornou um tipo popular. As recomendações que fez, os cuidados de saúde que impôs e os hábitos de higiene que introduziu no Posto 36 elevaram a moral da guarnição. Até ao dia em que o tenente escolheu os soldados para a patrulha seguinte. Dos dez escolhidos, metade apareceu na tenda da enfermaria com golpes nas pernas, braços e pés. Queixavam-se de dores que os impedia de caminhar ou de mover os braços. O Peida Grande examinou os ferimentos, apalpou-se e cheirou-os, depois olhou para os cinco, demoradamente. Saiu sem responder. Foi falar com o tenente, contando-lhe que o grupo escolhido para a patrulha se tinha automutilado fazendo golpes nos pés, nas pernas e nos braços; que tinham esfregado os ferimentos com sal e tinham urinado em cima para acelerar a infeção”.

O regresso a Magolé é quase dantesco, trata-se de uma coluna constituída por um amontoado de desvalidos e sofredores, com várias urnas às costas, há um ataque de abelhas, o único alívio encontrado eram umas fumaças de suruma pela noite fora. Em Magolé o Galo Doido que torturara barbaramente vários prisioneiros, fora denunciado pelo alferes Perdigoto, que irá testemunhar contra o capitão em Nampula. O padre Tomé incita Zé Fraga a ajudá-lo a arranjar mantimentos e medicamentos para as populações. É nisto que vai entrar e cena um rei da malandrice que dá pelo nome de Mãozinhas, um ladrão habilidoso, também fadado para outros negócios escuros. Zé Fraga precisa de vitaminas, antibióticos, comprimidos para espantar a malária e vai pagar em erva ao Mãozinhas.

(Continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 12 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14737: Notas de leitura (727): “Olhos de Caçador”, de António Brito, Porto Editora, 2014 (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P14746: (Ex)citações (282): Sexo em tempo de guerra... Ha(via) um raio de um "santo inquisidor" dentro de cada um de nós... (Francisco Baptista, natural de Brunhoso, Mogadouro; ex-alf mil inf, CCAÇ 2616, Buba, 1970/71, e CART 2732 , Mansabá, 1971/72)

Francisco Baptista, hoje
1. Mensagem, de 6 do corrente, do Francisco Baptista [ ex-alf mil inf, CCAÇ 2616 / BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72)] (*)


Em Buba, bem perto de Nhala, terra de fulas, onde estive 17 meses, só havia uma bajuda balanta. As outras mulheres, cerca de trinta ou menos, eram casadas com soldados da milícia.

Tinha uma lavadeira,chamada Suado, com uma tez bastante clara, com um rosto sem ser redondo, nem comprido, perfeito e simétrico, uns olhos negros, vivos, cintilantes, uns dentes alvos e perfeitos, que davam mais graça ao olhar quando sorria.´

Tinha um filho de alguns meses, os soldados do meu pelotão diziam por vezes na brincadeira, que ele era filho do falecido alferes Queiroz, que eu tinha ido substituir. Não era, pela simples contagem  dos tempos se percebia isso. 

A Suado era uma jovem alegre e divertida, tinha uma pele que ao contacto, parecia de seda, uma Xerazade islâmica, que com inteligência, sorrisos sedutores e pequenas conversas, que não chegavam a ser estórias, conservava o cliente e a amizade entre homem e mulher que é tão difícil cultivar.

Fui para Mansabá, os restantes 7 meses, já sonâmbulo e desinteressado dos movimentos da Terra, contente com o cheiro e o calor dessa África, que embala os homens como meninos, quando querem dormir.

Francisco Baptista, c. 1970/72
Em Mansabá lembro-me duma bajuda, que gostava de namoriscar com todos os tropas, sem ser muito bela, não deixava de ser simpática nesse convívio divertido com a malta. Não sei, nunca quis saber se haveria outro envolvimento, com alguns, para lá dessas chalaças, tanto do agrado dos homens e das mulheres.

O que escrevi atrás é em parte uma cópia do comentário que fiz ao poste nº. 14519 do nosso amigo Manuel Carvalho, sobre os bailaricos de Jolmete. Transcrevi-o por me parecer que se enquadra
neste diálogo que se pretende mais objectivo sobre as nossas relações com as mulheres da Guiné.

Temos que aceitar que para a maioria dos militares de todas as frentes de combate não havia religião ou moral que pudesse combater essa urgência, tão premente,provocada pela idade, pela angústia dos dias, do que o relaxe que podiam sentir numa relação intíma nos braços duma mulher, o mais amigável possível.

É elementar em toda a natureza a atracção entre o masculino e o feminino, se as raparigas das nossas aldeias ou do nossas ruas ou bairros citadinos estavam longe íamos sentir atracção sexual por outras mulheres que estivessem mais próximas. É díficil reprimir a natureza e estavamos nos nossos verdes anos com produção de muitas hormonas. Alguns dos nossos camaradas já eram casados, outros teriam casado se não fosse esse longo exílio de dois anos de guerra. 

Alguns para maior desgraça perderam a mulher com quem sonharam casar porque ela entretanto teve outras solicitações e não conseguiu esperar. Mas nas sociedades patriarcais de subsistência, onde a repressão se exercia mais sobre as mulheres, até a atracção sexual delas ficava condicionada às exigências sociais e religiosas. Uma sociedade reprimida deixa de poder ter comportamentos normais para ter comportamentos estereotipados.

Em relação às mulheres terei sido um como os outros mais ou menos tentado, se bem que tanto em Buba como em Mansabá as bajudas ou mulheres islâmicas ou islamizadas (as mandingas de Mansabá) tinham um pudor e conceito de honra que superava as católicas de Portugal.

Dos 80 ou 90 por cento dos militares que, segundo Jorge Cabral (**), não tiveram qualquer relação sexual em África, na sua maioria terão tentado conseguir esse objectivo, sem êxito. Descontando os tais 5 ou 10 por cento de homossexuais e os outros 10 por cento de demasiado tímidos. Portanto 60 a 70 por cento terá tentado a sua sorte, a grande maioria sem êxito.

Eu que teoricamente me inclinava pelo amor livre, já não sei se por convicção ou para benefício próprio, teria uma trabalheira enorme em convencer desse jeito as mulheres da tabanca , já que as da minha aldeia ou região não iam muito nessa treta. A minha consciência sempre demasiado vigilante e pronta a acusar-me, nunca me permitiu usar de artifícios e artimanhas para
fazer mais uma conquista. 



Guiné > Região Leste > Setor L1 (Bambadinca) > Fá Mandinga > Pel Caç Nat 63 > c. 1969/1970> O Jorge Cabral e as suas queridas bajudas mandingas... E a propósito, diz ele na estória cabraliana nº 25 (***): "Contaram-me que uma bajuda que tivera um filho do Furriel X, o seguiu até Bissau, e na hora da partida do navio entrou na água com o bebé, tendo morrido ambos. Então jovem e ingénuo literato, cheguei a alinhavar uma ópera, na qual imaginava o militar em pranto, a querer lançar-se ao mar e a ser impedido pela força das armas" (JC)…

Foto: © Jorge Cabral (2006). Todos os direitos reservados [Com um grande abraço, "alfero Cabral",  e votos de boas melhoras]

Na minha consciência mora um padre da inquisição que me tem infernizado os dias e me tem privado de muita da alegria que a vida me podia proporcionar. Uma longa ditadura que tanto nós como os nossos pais sofremos encheu-nos a alma de fantasmas inquisidores. Ficamos destroçados por eles e por uma guerra noutro continente que nos caiu em cima e não procurámos.

Não vou julgar ninguém, estávamos todos deslocados, a muitos milhares de quilómetros da nossa terra numa idade em que não tínhamos a presença e as palavras da mãe, das irmãs, ou das namoradas para acalmar a nossa ansiedade.

Desculpo todos esses camaradas mais carentes ou saudosista do abraço e carinho de uma mulher, que conseguiram ter esse conforto tão importante para ajudar a suportar esses dias de desolação e pesadelo. Sobre as consequências desses actos já me pronunciei . Sem querer fazer julgamentos sumários, já que não sou juiz, nem padre de qualquer religião, um dia poderei dar uma opinião mais extensa do que a que já dei . Hoje acho que já basta, para qualquer camarada que tenha a paciência de me ler.

Um abraço, Francisco Baptista
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Notas do editor:


(...) E o Amor, existiu? Não falo de mulheres grandes a partir catota, nem de bajudas a partir punho, e muito menos das rápidas e alcoolizadas visitas às casas de prazer, para... mudar o óleo. Amor mesmo, paixão, dele para ela, dela para ele. Difícil, raro, mas aconteceu. (...)

domingo, 14 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14745: Fotos à procura de... uma legenda (54): Marchas populares, marchas militares, tropa-fandanga, tropa-macaca... Qual a diferença ?




Vídeo  (1' 15''), alojado em You Tube > Luís Graça




Vídeo (1' 16''), alojado em You Tube > Luís Graça




Vídeo (0' 58''), alojado em You Tube > Luís Graça


Foto nº 1 


Foto nº 2


Foto nº 3
 

Foto nº 4





Foto nº 5


Foto nº 6


Foto nº 7


Foto nº 8


Foto nº 9


Foto nº 10


Foto nº 11


Foto nº 12


Foto nº 13


Foto nº 14

Lisboa > Av da Liberdade > Noite de 12 para 13 de junho de 2015 > Desfile das marchas populares de Lisboa...


Fotos (e vídeos): © Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados


1. Confesso que, em 40 anos, a viver e a trabalhar em Lisboa, foi a primeira vez que tive ocasião de assistir, horas a fio, a um desfile destes... Para mais, sentado no chão... Fui acompanhar um casal de sobrinhos do norte, gente gaiteira...

Para não me aborrecer, levei a máquina fotográfica, fiz vídeos e fotos... E depois até me consegui divertir um pouco com as bocas brejeiras e "sexistas", sobretudo,  delas, as mulheres, da assistência, gente popular dos bairros populares de Lisboa que ainda teimam em sobreviver, em Lisboa: "Ai faneca, comia-te todo!"; "A sardinha é liiiiiinda!"; "A tua sardinha é boa, mas ainda melhor é o meu carapau";  "Ai, querido, que vais tão lindo"; "Alfama é que é!"; "Oh!, cameraman, vira o coiso pra cá que a gente também somos filhos de Deus!"...

De regresso a casa por volta da uma e tal da noite, depois de me ter perdido do meu  grupo (, que a confusão era muita, com manga de turistas à mistura!), e visionar as fotos, comecei a pensar na possível relação entre marchas (militares e populares) e expressões como "tropa-fandanga" e "tropa-macaca" (*)...

Os seres humanos "adoram" tanto a "festa" como a "guerra"... E sobretudo precisam da "festa" depois da "guerra"... Sei que a cerveja esgotou na avenida da Liberdade... À uma e tal, quando o exército dos "almeidas" (os "jagudis" de Lisboa), num ápice varreram e  limparam a avenida e as laterais,  de alto a baixo, tive que me contentar com um copo de sangria... E se eu já a merecia uma "bejeca"!

Fica aqui o desafio para o leitor para legendar as fotos, à escolha (**)... se tiver humor e pachorra! Aqui vai uma ajudinha, socorrendo-me da "sabedoria" dos provérbios populares:

"Folguemos enquanto podemos, que noutra hora choraremos" ou "Enchida a pança, vamos à dança"...Ou ainda: "Em mulher de Alfama, homem do mar e relógio das Chagas, pouco há que fiar",,, Ou mas eu adoro é aquele provérbio que garante: "Em Lisboa, nem sangria má nem purga boa"... Também gosto deste: "Se não é no baile que se emprenha, é lá que se engenha".. E deste: "O soldado paga com sangue a fama do capitão"... É verdade em todas as guerras, e foi verdade na Guiné...

E já que o Santo António de Lisboa dá para a brejeirice, tomem lá mais este (que também tem a ver com tropa): "Matrimónio, praça sitiada: os de fora querem entrar, os de dentro querem sair"... Mas não percamos o fio à meada: o mote é mesmo "marchas (populares e militares), tropa-fandanga e tropa-macaca... No meio de tudo isto, fica o povo, que é quem mais... ordenha! (porque ordenar, ordenar, ordena pouco ou nada!, hoje como ontem...). O povo que é que mais... ordenha!,,, E quem mais marcha!... (Sempre foi assim, não foi ?!).

2. Estamos a falar da 83.ª edição das Marchas Populares de Lisboa, que contou com 20 marchas em competição e duas fora de concurso (A Voz do Operário e a dos Mercados) a descerem, como é da tradição,  a Avenida da Liberdade. Vi, na Net, horas depois,  que o bairro do Alto da Pina foi a marcha vencedora... . O segundo e o terceiro lugares foram atribuídos às marchas de Alfama e de  Alcântara, respetivamente.

Coisa que eu não sabia:  as marchas populares de Lisboa são avaliadas numa escala de 0 a 20 pontos em dois momentos, no MEO Arena, e no desfile na Avenida da Liberdade, nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile,

Por categorias, o Alto do Pina levou ainda para casa o título de melhor figurino e melhor desfile da Avenida. Já a marcha de Alfama venceu nas categorias de melhor musicalidade, melhor composição original, com "Marinheiro de Alfama", e melhor coreografia, neste caso ex-aequo com a marcha da Madragoa. Alcântara venceu na cenografia e a marcha de São Vicente conquistou o título de melhor letra. E para o ano há mais!...

Este ano, as marchas em concurso foram as seguintes: Bela Flor, Mouraria, Santa Engrácia, Marvila, Alfama, Graça, São Domingos de Benfica, Carnide, Madragoa, Benfica, Bica, Alcântara, Bairro Alto, São Vicente, Olivais, Baixa, Lumiar, Alto do Pina, Beato e Ajuda. Como convidados, desfilaram também, na  Avenida da Liberdade,   o Agrupamento de Macau, a Marcha Popular de Faro, a Marcha da Madeira e o Agrupamento CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (de que não tenho infelizmente fotos)... Desfilaram ainda os gloriosos 32 noivos de Santo António.

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Notas do editor:

(*) Origem da expressão "tropa-fandanga".... Recorro ao incontornável Ciberdúvidas da Língua Portuguesa ("espaço de esclarecimento, informação, reflexão e promoção do idioma oficial dos países integrantes da CPLP, via Internet"):

"O termo tropa-fandanga é formado de duas palavras: o substantivo tropa e o adjetivo fandanga.

"Tropa é um termo oriundo do francês troupe, redução de 'troupeau', «rebanho» (final do séc. XII), provavelmente do latim 'turba', «multidão em desordem ou movimento». Começou por designar um bando de animais e uma grande quantidade de pessoas juntas, uma multidão. No século XV, já a palavra era utilizada como designação de conjunto de homens de armas: este significado permanece, coexistindo, ao longo dos séculos, com o de grande quantidade de pessoas. No plural (as tropas), o termo passa a designar essencialmente os corpos militares que compõem o exército, o próprio exército, enquanto no singular tem várias acepções, da qual importa aqui a de «bando, multidão». Por curiosidade, refira-se que esta palavra é da família de trupe (tem a mesma etimologia), que significa conjunto de artistas, de comediantes, de pessoas que atuam em conjunto e, ainda, na gíria coimbrã, um grupo de estudantes trajados dispostos a exercer a praxe.

"A palavra fandanga é a forma feminina do adjetivo fandango, formado do substantivo que designa a conhecida dança popular sapateada, termo este que entra em Portugal, vindo de Espanha, apenas no século XVIII. Pela conjugação da vivacidade da música, do ritmo, do barulho provocado pela dança e dos que nela participavam, o substantivo fandango passa a ser usado, em sentido figurado, na acepção de «balbúrdia». Surge, então, o adjetivo fandango, com o significado de «ordinário», «desprezível», «caricato», registado em dicionários portugueses no início do século XX.

"Cria-se, assim, o termo tropa-fandanga, que significa gente desordenada, indisciplinada, grupo de pessoas que não merecem consideração, gente desprezível.

"Maria Regina Rocha 2 de julho de 2013". [Reproduzido com a devida vénia].



(**) Último poste da série > 3 de junho de  2015 > Guiné 63/74 - P14693: Fotos à procura de... uma legenda (53): Ou le(ge)ndas e narrativas.. à procura de fotos (Luís Graça)

Guiné 63/74 - P14744: Libertando-me (Tony Borié) (21): Glória, a quem chamavam Lola e às vezes Ruça (2)

Vigésimo primeiro episódio da série "Libertando-me" do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66.




Glória, Lola, a Ruça (2)

Hoje andamos de bicicleta, passámos pela praia, não vimos a Glória, a quem também chamavam “Lola” e, às vezes, “Ruça”, mas vamos continuar com a sua história, cá vai.

Os anos foram passando, a Glória, que também era a “Lola” e às vezes a “Ruça”, frequentou a escola primária de Castanheira do Vouga, vindo fazer o exame de segundo grau na escola de Águeda, onde obteve a classificação de quinze valores, já estava crescida, começou a ficar com uns peitos saídos, umas ancas largas, as pernas altas, as feições da cara modificaram-se, os lábios carnudos e rosados, o cabelo comprido com as tais madeixas louras, os vestidos já lhe eram curtos, quase toda a sua roupa lhe era curta, estava uma rapariga bonita.

Os rapazes na aldeia diziam:
- A “Ruça”, está boa como milho!

O pai Aniceto, quando ouvia isto, corria com um pau atrás dos rapazes, dizendo:
- “Ruça”, é a burra da tua mãe!

Quase todos os rapazes andavam de olho nela, ela não prestava atenção a nenhum, excepto ao Jorge, filho do ferreiro. O Jorge era mais velho do que ela uns meses, era um rapaz franzino, um pouco envergonhado, não convivia muito com os outros rapazes, pois ajudava o pai, o senhor Silvestre, na forja e, mais tarde, era ele que fazia as contas da oficina de ferreiro, eram só dois filhos, ele e uma irmã mais nova que tinha vindo mais tarde. Andou na escola com a Glória, ficava triste e, às vezes, até se envolvia com os outros rapazes, quando estes lhe chamavam “Ruça”. Não se importava muito que lhe chamassem “Lola”, até gostava, mas “Ruça”, isso não, ficava com alguma fúria e, quando se envolvia com alguém, perdia sempre, acabava por andar sempre com marcas na cara e no corpo, era por isso que não convivia com muitos dos rapazes da sua idade.

Quando se aproximava da Glória, ficava um pouco embaraçado, mas assim que começasse a falar com ela, todo o receio desaparecia, sentia-se muito bem na companhia dela, e ele percebia que a Glória também largava tudo para estar com ele. Iam-se vendo um ao outro, até que certo dia, ela lhe disse:
- Oh Jorge, nós gostamos tanto um do outro, temos que começar a namorar.

Ele, nem a deixou acabar de falar, disse, com o ar mais feliz do mundo:
- Oh Glória, pois tu, já és a minha namorada há muitos anos, não sei se já percebeste, pois eu sinto muitos ciúmes quando algum rapaz olha para ti.

Ela, com ar também feliz, dá-lhe um beijo na face, o que o fez corar. Passaram a ser namorados, a partir dessa altura, aprenderam um com o outro todos os segredos do amor. Tanto o pai Aniceto, como o senhor Silvestre, viram este namoro com bons olhos, só a mãe Madalena, é que ficou um pouco furiosa, pois via que ia perder a “mãe” dos seus filhos. Não perdia oportunidade para a repreender, e às vezes até a ameaçava com pancada se ela perdia tempo a falar com o Jorge e, deste modo, alguma tarefa ficava para trás, noutras palavras, fazia-lhe a vida negra.

Os irmãos, alguns já tinham saído da escola, continuavam a ver na Glória, a sua mãe, chamavam-lhe “Lola”, portanto ajudavam-na, e diziam-lhe:
- Oh “Lola”, vai namorar, que nós fazemos todas as tuas tarefas.

A Glória ficava algumas horas na conversa com o Jorge, o Aniceto e a Madalena, talvez preocupados, com a lida da lavoura, em arranjar o dinheiro para todas as despesas, mais o compromisso do pagamento aos senhores donos das terras que eles cultivavam, não reparavam que a Glória, já crescida, precisava de roupa nova e melhor. Como era a única rapariga na família, pois o último irmão também nasceu rapaz, era a que vestia diferente, alguma roupa que crescia da mãe, uns vestiditos de chita, umas camisolitas e uns sapatitos de lona, comprados na feira, que ao sábado se realizava na vila de Águeda, lá ia andando, ninguém reparava, que como a roupa lhe ia ficando mais curta, mais sobressaíam as virtudes que o criador lhe tinha dado, em outras palavras, quanto menos roupa tinha, mais jeitosa era à vista de todos.


Mas os pais tinham mais com que se preocupar, a Glória estava em casa para trabalhar e tomar conta dos irmãos, era como se fosse um objecto da casa, daquele sistema implantado desde sempre. O senhor Silvestre, preocupado com o futuro do seu filho Jorge, certo dia vem à fala com o Aniceto e diz-lhe: 

Oh Aniceto, temos que casar os garotos. O meu Jorge já está próximo da idade de ir “às sortes”, queria ver se o livrava da tropa, pois se for militar vai acabar na guerra do ultramar, e isso nunca vai acontecer, pelo menos enquanto eu for vivo.

Toda a gente no lugar sabia que o senhor Silvestre era “do contra”, não gostava do regime, uma certa vez até foi interrogado pela polícia do estado. Ele, como sabia as dificuldades do filho Jorge, franzino, pouco corajoso, mas com alguma inteligência, pois sabia de números, até lhe tratava das contas da oficina, na companhia da Glória iria ser outro homem.

A Glória era trabalhadeira, habituada a sacrifícios, criou os irmãos, vestia qualquer roupa, respondia aos rapazes da aldeia, quando lhe atiravam algum piropo mais atrevido, dizia:
- Vai dizer isso à tua irmã, cabrão!

A Glória era assim, desenvolta, activa e habituada a andar descalça, a acudir aos pedidos e choros dos irmãos, enfim habituada a sofrer. Tinha sido criada no meio de dificuldades, ela nem sabia o outro lado bom da vida, tudo isto era normal para ela. Na aldeia dizia-se:
- A “Ruça” vai ser uma mulher de armas!

O senhor Silvestre, pai do Jorge, também era um homem de trabalho, tinha algumas economias, tinha na ideia casar o filho e mandá-lo para fora do país, para fugir ao serviço militar, tinha alguns contactos e conhecimentos na vila, dos “amigos do contra”. A ideia era casar o filho, e com a desculpa da “lua de mel”, metê-los num avião para o México, mais propriamente para a colónia de férias de Acapulco. Daí, com os seus contactos, iriam atravessar a fronteira, clandestinos, para o outro lado, ou seja para os Estados Unidos. Este plano já tinha funcionado com algumas famílias “do contra”, portanto também iria funcionar com o seu filho Jorge e a sua futura esposa Glória, a quem também chamavam “Lola” e, às vezes, “Ruça”.

(Continua)

Tony Borie, Junho de 2015.
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Nota do editor

Último poste da série de 7 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14710: Libertando-me (Tony Borié) (20): Glória, a quem chamavam Lola e às vezes Ruça (1)

Guiné 63/74 - P14743: Parabéns a você (920): Francisco Silva, ex-Alf Mil Art da CART 3492 e Pel Caç Nat 51 (Guiné, 1971/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 10 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14724: Parabéns a você (919): Alcides Silva, ex-1.º Cabo Estofador do BART 2913 (Guiné, 1967/69)

sábado, 13 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14742: (Ex)citações (281): Sexo em tempo de guerra... O ponto de vista de um ex-capelão (Mário S. de Oliveira)

1. Mensagem de Mário de Oliveira, nosso grã-tabanqueiro,  mais conhecido como Padre Mário da Lixa), é um  dos nososs conhecidos capelães que fizeram a guerra colonial  devido aos seus problemas com o Exército, a PIDE/DGS e a hierarquia da Igreja [, foto atual à direita].

Foi alf mil capelão, CCS/BCAÇ 1912, Mansoa, entre novembro de 1967 e em março 1968; vive no concelho de Felgueiras; foi jornalista e  autor de vasta obra de reflexão espiritual e teológica. O seu último, "Fátima, S.A." mereveu destaque no "Expresso". (*)

De: Mario de Oliveira

Data: 5 de junho de 2015 às 20:57

Assunto: (Ex)citações...

Oh raio...o "pessoal" afina logo á primeira, se calhar sem aprofundar bem o simbolismo da questão. Aqui, no meu ponto, ninguém tem que se envergonhar de nada porque...era a própria política "colonialista" de uma "colonização manca"​ - falta de efetivos humanos para colonizar - que incentivava a interligação do homem branco com a mulher africana, na intenção de que (segundo D. Carlos e outros), o novo ser vivo que acaso viesse ao mundo dessa "interligação" passasse a ser o chefe de posto/cipaio/fiscal/chefe de a, b, c, dependências governamentais, para colmatar a falta de "minhotos, transmontanos, beirões (como eu), tudo na procura de "popular" os locais onde acaso tivessem assentado pé.

Ironicamente, a interligação, não comtemplava a interligação entre "a mulher branca" e o africano. Aqui, é que assenta o fulcro da questão.

No aspeto pessoal de cada quem, cada um dos intervenientes terá que ter na sua consciência a sua ligação com as africanas. Houve e há muitos que o fizeram "honestamente" por se terem assimilado-convivido com as mulheres africana em questão e, a estes, só e de louvar porque constituíram uma família.

Mas, não duvido absolutamente nada, que outros o fizeram por necessidade fisiológica e, quiçá, de uma forma pouco respeitosa. Cada um que tenha o seu descargo de consciência mas envergonhar-se...seria errado. Arrepender-se talvez fosse mais aconselhável. (**)


Abraço a todos.

Máio S. de Oliveira

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Notas do editor:

(*)  Sobre o último livbro,m "Fátima", o nosso camarada escreveu-nos o seguinte, em mensagem de 5 do corrente:

Olá, camarada Luís Graça:
Tomo a liberdade de te fazer chegar esta informação:

A PROPÓSITO DE FÁTIMA S.A.

Saiu em meados de Maio 2015 e, até agora, só eu já despachei pelos CTT quase 200 exemplares para outras tantas pessoas que se me dirigiram interessadas na sua aquisição. A 2.ª edição sai agora, na 2ª semana de Junho. Até o grupo Leya já se rendeu ao Livro e faz encomendas à pequena Editora do Livro, Seda Publicações.

Na minha qualidade de presbítero-jornalista, "viajei" por dentro dos Documentos oficiais disponibilizados pelo Santuário de Fátima e pude ficar a conhecer todo o “segredo” de Fátima, desde 1917 até aos nossos dias. O resultado desta minha investigação é este Livro de 288 pgs, 14 capítulos

Cada exemplar fica por 17€ + 2,35€ de portes de correio. Poderei suportar os portes, se assim entenderem. Enviem-me o v/ endereço postal e o Livro vai ter a vossa casa, autografado por mim. Depois, fazem a transferência bancária para o NIB da m/ conta-reforma: 0007 0000 0077 5184 2312 3. 

Os meus direitos de Autor são integralmente para o Barracão de Cultura. Espero as v/ encomendas. Não se arrependerão. 

O meu abraço, Mário.