segunda-feira, 28 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3097: Álbum fotográfico do Joaquim Guimarães (1): Saltinho



Joaquim Guimarães
Ex-Soldado
CCAÇ 3490/BCAÇ 3872
Saltinho
1971/74


1. Mensagem do nosso camarada Joaquim Guimarães, com data de 16 de Maio de 2007, enviando fotos.

Olá Luis e companheiros de tertúlia. Saúde a todos

Aqui te envio essas fotos. Tu deciderás quais as mais apropriadas para a tertúlia. Tenho mais mas vai levar algum tempo.

Quero também agradecer ao Paulo Santiago pela maneira como descreveu a passagem do Quirafo, com honestidade, sem dramatizar ou exagerar. Prestou a devida homenagem aos meus companheiros, alguns dos quais não tive grande contacto, mas como dizia respeitou a memoria de "eles" e quem sabe dos seus familiares e em particular a minha.

Eu pessoalmente ainda não tive a coragem de me mostrar. Neste momento ando numa luta com os meus companheiros de Companhia mas ninguém se quer envolver ou comentar. Mais de que nunca penso na minha na nossa culpabilidade do Quirafo.

Num dos blogs refere-se em comemtário a questão da recuperação dos corpos. Eu penso que esse permonor deve ser excluído, não importa como foi o importante e que tudo foi feito com amor com respeito e muita dor mas foram dignificados em todo o processo

Um abraço a todos
J.Guimarães



Foto 1 > Bissau 24 de Dezembro de 1971

Foto 2 > Shower in Cansamba

Foto 3 > Sempre a descansar em Galomaro

Foto 4 > Com a Anita no Saltinho

Foto 5 > Salão mata-saudades

Foto 6 > Não tenho ideia alguma

Foto 7 > Farinha aos meus pés

Foto 8 > Bater a zona para Aldeia Formosa

Foto 9 > Posto Escolar do Saltinho

Foto 10 > Alunas do Posto Escolar do Saltinho

Fotos (e legendas): © Joaquim Guimarães (2008). Direitos reservados.

(Continua)


2. Comentário de CV

O nosso camarada Joaquim Guimarães foi Soldado, pertenceu à CCAÇ 3490/BCAÇ 3872 e esteve no Saltinho.

É natural da linda cidade de Viana do Castelo, capital do Alto Minho, e vive nos Estados Unidos da América.

Em 21 de Fevereiro de 2007, aquando do seu primeiro contacto com o Blogue, Joaquim Guimarães, que foi professor no Saltinho, disse que tinha histórias que nos queria contar, mas até hoje o seu silêncio foi total. Tínhamos as suas fotos guardadas para acompanhar essas estórias, mas face à ausência de qualquer escrito, decidimos publicá-las como álbum fotográfico.

Não tendo as fotos coloridas grande qualidade, resolvemos depois de tentar corrigi-las, apresentá-las, mesmo assim, nas cores originais.

Esperemos que a publicação destas fotografias incentive o Joaquim a escrever para nós.
___________________

Nota de CV:

Vd. poste de 1 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2019: Álbum das Glórias (23): O mestre-escola do Saltinho (Joaquim Guimarães, CCAÇ 3490, 1972/74)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Joaquim
Faço meus os votos do Vinhal,
escreve.Este comentário refere-se
a uma msg escrita há mais de um
ano,espero que o leias.Agradeço
a referência que me fazes.Não
concordo quando escreves"a nossa
culpabilidade do Quirafo"Joaquim,
não sintas qualquer culpa pela
tragédia do Quirafo.Tira esse peso
dos teus ombros,os culpados estão
identificados,não vivas com esse
trauma de culpabilização.Expulsa
esses fantasmas,escrevendo,fazendo
uma "blogoterapia"
Abraço
Paulo Santiago