domingo, 27 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3096: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (2): Pirogravuras, de Mário Fitas



Mário Fitas
ex-Fur Mil
CCaç 763,
Cufar,
1965/66



1. Todos conhecemos o Mário Vicente autor de "Pami Na Dondo, A Guerrilheira" e "Putos, Gandúlos e Guerra". Alguns felizardos até têm exemplares dedicados e autografados pelo autor.

Agora, Mário Fitas (1) veio surpreender-nos com a divulgação de algumas das actividades com que ocupa o seu tempo.

Por hoje ficamo-nos pelos quadros gravados a fogo (pirogravuras), mas já temos mais surpresas.

Reparem que até já ficamos com um aliciante para o nosso próximo encontro.

Deixo desde já, a título pessoal, os meus parabéns ao Mário Fitas pela sua veia artística.

Vejamos então a mensagem que o nosso camarada mandou ao Luís Graça no dia 24 de Julho:


Caro Luís,

Vi a ideia lançada no blogue sobre aquilo que nos vai distraindo o tempo. Para além da fraca escrita, fui fazendo outras coisas que, para ti e alguns tertulianos, possivelmente será uma surpresa, e que passo a relatar:

Ornitologia:

Fui membro da direcção e posteriormente Presidente da Mesa da Assembleia da Associação dos Avicultores de Portugal.

Quando por motivos de saúde, tive de abandonar as minhas lindas e adoráveis aves, tinha em casa mais de oito centenas de aves. Dedicado essencialmente à criação de Agaponis (nome científico) mais conhecidos por love birds, fui campeão em diversos campeonatos e exposições.

Na primeira oportunidade enviarei fotos dos meus campeões. Que andaram pela África do Sul, Bélgica, etc.

Após o desgosto de deixar os passarinhos, voltei a outra grande paixão: Pirogravura, a Arte de Gravar a Fogo de que neste momento sou professor voluntário, no Centro Engenheiro Álvaro de Sousa, no Estoril.

Tenho feito exposições em vário locais. Mando algumas fotos duma exposição aqui na Sala de Exposições da Junta de Freguesia do Estoril.

No próximo encontro da tertúlia, fica já a promessa, irá um trabalho para sortear pelos presentes.

Também tenho coisas da Guiné! A Miriam à pesca com o balaio de rede. Recordas?

Muito ligado à Natureza tenho uma mania, toda a semente que encontro, vai para um vaso, com o meu neto (6 anos) hoje envasamos cinquenta plantinhas de Estrelícias.

São formas de matar o tempo. Conforme a oportunidade vou mandar as fotos mas, como a informática ainda está no princípio, irão uma a uma, pois não sei anexar esta droga.

Como sempre o velho abraço do tamanho do Cumbijã,
Mário Fitas



Foto 1 > Convite


Foto 2 > Alentejana (Traje de Trabalho)


Foto 3 > Pelourinho (Elvas)


Foto 4 > Arcos da Amoreira (Elvas)


Foto 5 > Aguadeiro


Foto 6 > Carroça


Foto 7 > Cigano (Couro)


Foto 8 > Viúva (Alentejo)


Foto 9 > Maioral (Alentejo)


Foto 10 > Dança nupcial


Foto 11 > Brincando na Neve


Foto 12 > Presépio

Fotos e legendas © Mário Fitas (2008). Direitos reservados.
_____________

Nota de CV

Vd. Primeiro poste da série, de 24 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3092: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (1): Pinturas, de Jaime Machado; As Capelas de Leça, de José Oliveira

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Mário
Escrever bem,já sabia.Criar"agaponis"não deve ser
fácil.Em tempos deram um recem-
nascido ao meu filho que era
necessário alimentar com uma papa
dada numa seringa,uma complicação
que acabou na morte da ave.
Gosto das piro-gravuras.A minha
mãe,quando nova,pintava óleos,eu
tenho pena por não saber pegar
num pincel,possivelmente além
das gravuras,gosto dos temas do
Alentejo,também pintas,imagino.
Abraço
Paulo Santiago

Santos Oliveira disse...

Mário
Ontem, pelo menos pela manhã, não havia nada de novo no Blogue. Porém, nesta hora, tenho esta grata surpresa, através do Post P3096: Os Nossos Seres e Lazeres : Pirogravuras de Mário Fitas.
Não é estranheza, antes admiração pelos dotes que possuis, que usas para te servires e os partilhas agora connosco; a Prosa Escrita, e esta Arte maravilhosa para os olhos e que dá um delicioso prazer de se sentir.
Parabéns, Mário. És igual a ti mesmo.
Abraços
Santos Oliveira