segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6840: (Ex)citações (90): O nível das modalidades desportivas amadoras de Bissau tinha baixo nível e recorria aos militares ali estacionados (Rogério Cardoso)

1. Mensagem de Rogério Cardoso* (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), com data de 8 de Agosto de 2010:

Amigo Carlos
Depois de ler o P6831**, lembro o pequeno período de outras actividades desportivas.

Assim, depois de ler com atenção o referido poste de Nelson Herbert-USA sobre o futebol na época de 50/60 na Guiné, fez-me lembrar os anos 64/65, mais propriamente os meses de Março a Junho, curto período em que o BART 645-ÁGUIAS NEGRAS, permaneceu em Bissau com o "estatuto" de intervenção ao norte.

Nesse pequeno período, os nossos militares eram assediados diariamente para fazerem parte de diversas modalidades desportivas, mais propriamente para o SPORTING CLUB DE BISSAU, SPORT BISSAU E BENFICA, UDIB, etc.

Para os que estiveram em Bissau nessa altura, recordam-se que o nível desportivo era muito baixo, mais precisamente nas modalidades chamadas pequenas, como andebol, basquetebol e hóquei em patins.

Como exemplo posso contar da minha participação no andebol sportinguista, não sendo eu um praticante de valor, assim como outros elementos da Cart 643, em que com alguma facilidade num jogo de carácter particular, claro pelo Sporting, vencemos o Benfica que tinha sido no ano transacto campeão da Província da Guiné.

Outra modalidade em que elementos dos Águias Negras participaram, foi a de hóquei em patins, não me lembro por qual dos clubes.

Claro que os clubes "viviam" à custa dos militares estacionados em Bissau, hoje eram boas equipas ganhadoras, amanhã eram vencidas com facilidade.

Houve momentos em que os jogadores convocados, eram à ultima da hora substituídos, quando haviam, por terem sido chamados para uma eventual saída, claro que o desequilíbrio provinha desse facto.

E para finalizar, lembrei-me agora de um jogador de basquete, que salvo erro jogava na UDIB, de nome Canhão, era um excelente jogador e marcador, tinha sido no ano anterior o melhor marcador do campeonato, em que era o de menor altura, talvez 1,65m.

Um grande abraço a todos os camaradas da Guiné.
Rogério Cardoso
ex-Fur Mil
Cart 643-Águias Negras

Guiné-Bissau > Bissau > s/d (pós-independência > Campo de jogos de Bissau (antigo estádio Sarmento Rodrigues) > Um jogo de futebol, sob a bandeira da nova República, duas equipas locais, com equipamentos de clubes portugueses (Benfica e Sporting). Foto de autor desconhecimento.
Imagem: Gentilmente cedida por Nelson Herbert / Maria da Conceição Silva Évora
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 5 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6830: Em busca de... (138): Procuro o ex-Fur Mil Carvalho ferido numa emboscada, em meados de 1965 no Gabú (Rogério Cardoso)

(**) Vd. poste de 6 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6831: (Ex)citações (71): Futebol e nacionalismo nos anos 50/60 (Nelson Herbert)

6 comentários:

Anónimo disse...

Factos sao "factos'! As modalidades, na altura sob a alcada da entao Associacao Provincial das Restantes Modalidades( com sede no edificio antigo dos Correios-mesmo ao lado da sede nova dos CTT)eram dominadas .senao dinamizadas pela "tropa" ..com participacoes de alunos da Escola Tecnica e do entao Liceu Honorio Barreto...

O Hoquei em Patins, por exemplo com a descolonizacao ...deixou pura e simplesmente de existir...

Nelson Herbert
USA

José Nunes disse...

Camarada,de facto os Clubes de Bissau viviam dos militares,pra constituirem as suas equipas,lembro-me de ter encontrado no Sporting de Bissau equipamento completo para prática de Hóquei em Patins que estava armazenado havia anos,montamos os patins e patinavamos,lá no rinque de cimento do Sarmento Rodrigues
aí conheci aquele que viria a ser Campeão do Mundo em Hóquei,SALEMA,
um irmão do RAMALHETE,e mais amigos
amantes da modalidade.
Saudações Amigas
José Nunes
MecElectCentrais
BENG447
Bissau 68/70

Carlos Vinhal disse...

O seu a seu dono

Camaradas
Venho desculpa aos leitores, ao José Corceiro e ao Rogério Cardoso por ter trocado a autoria deste poste.

Verdade, verdadinha, quem mandou este texto foi o Rogério Cardoso, nosso camarada da CART 643 que andou por terras de Bissorã nos anos de 1964/66 e não o José Corceiro da CCAÇ 5 que andou por Canjadude nos anos de 1969/71.

Um abraço do
Carlos Vinhal

Hélder Valério disse...

Caros amigos

Os comentários do José Nunes fazem-me interrogar porque é que será que a Guiné é comum a tanta gente que acabou por se notabilizar nas suas actividades?
Já repararam? No Teatro, na Literatura, na Rádio, no Desporto, em tantas outras coisas, dá a ideia que os 'ares e a água da bolanha' fizeram o pessoal crescer...

Um abraço,

Hélder S.

JOSÈ NUNES disse...

Camarada,e nas canções,o 1ºCabo Escriturário,João Simão,esteve na Amura na Secção de Justiça,e veio
ganhado Fama,estamos a falar do MARCO PAULO.
68/70
José Nunes
BENG 447

Anónimo disse...

Heya! I realize this is somewhat off-topic however I needed to ask.
Does running a well-established website such as yours require a large
amount of work? I am brand new to operating a blog however I do write in my journal on a daily basis.

I'd like to start a blog so I will be able to share my experience and thoughts
online. Please let me know if you have any recommendations or tips for brand
new aspiring bloggers. Thankyou!

Check out my websiteon vlc player download ()