sábado, 5 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7726: Memória dos lugares (133): Bissau dos anos 70 (António Teixeira)



1. Mensagem de António Teixeira* (ex-Alf Mil da CCAÇ 3459/BCAÇ 3863 - Teixeira Pinto, e CCAÇ 6 - Bedanda; 1971/73), com data de 3 de Fevereiro de 2011:

Boa noite.
Junto envio algumas fotos da cidade de Bissau, tiradas no ano de 1973

Um Grande abraço
António Teixeira



Foto 1 - Avenida do Império. Parece que agora se chama Av. Amilcar Cabral. Vê-se ao fundo o Palácio do Governador e à esquerda os Correios. Mesmo em frente aos Correios ficava a célebre 5.ª Rep, do qual só se vê aqui as copas das árvores da esplanada.


Foto 2 - Messe de Oficiais do Quartel General em Sta. Luzia, hoje transformada em Hotel. Ainda dá para ver parte de uma mangueira das muitas que ladeavam os arruamentos.


Foto 3 - Piscina do Q.G., em Sta. Luzia, aqui a trabalhar em pleno.


Foto 4 - Praça do Império e Palácio do Governador. Parece que hoje está em ruínas.


Foto 6 - Porto de Bissau. Cais do Pidjiguiti.


Foto 7 - A célebre "Foto Iris", que ficava para os lados da Amura. Foi nesta casa que a maior parte de nós comprava aquelas bombas de máquinas fotográficas, como as Nikon e as Pentax.


Foto 8 - O Mercado Municipal


Foto 9 - Era por aqui que se tinha acesso à Piscina de Sta. Luzia.


Fotos 10 - Mercado Municipal


Fotos 11 - Mercado Municipal


Foto 12 - Cais do Pidjiguiti


Foto 13 - Outro aspecto da Piscina de Sta. Luzia.

Fotos e legendas: © António Teixeira (2011). Todos os direitos reservados
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 4 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7720: Memória dos lugares (131): Bedanda, CCAÇ 6 (1972/73): Eu, o José Figueiral, o Pinto de Carvalho, o Bastos (do Pel Art), um 2º tenente da Marinha e ainda o Seco Camará, na messe de oficiais (António Teixeira)

Vd. último poste da série de 5 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7722: Memória dos lugares (132): Fotos de Enxalé (Virgínio Briote/António Rodrigues)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Bissau, 30 anos depois da mudança da capital (colonial) que era Bolama... Pôs-se linda e formosa, com a ajuda da economia de guerra...

Torcato Mendonca disse...

Camarigo António Teixeira

Um obrigado pelas belas fotos.
Já aqui têm sido colocadas outras, iguais ou parecidas. Mas ou foi da sequência editorial ,da qualidade do material ou, por outra razão qualquer, vi e revi.
Recordei essa vida passada, depois de tantas outras, esse tempo de juventude, não sei se perdida,(penso que não -interrompida - e sempre algo se viveu e aprendeu) e virou quase presente. A Avenida,Correios, o Bento (5ªRep), a Messe e o Clube, a Piscina.
Tive saudades. Por isso agradeço e vou rever. Depois de tantas vidas passadas, depois de tanto andar e ainda mexe tão intensamente.???
É do Sol a esconder-se por detrás dos montes. Nestes Postes, antes ou depois deste,há um do João Graça do Dari.Teve sorte, um sortudo com a foto do Dari. Há tempos atrás, bastante e não recordo quando, apareceu um video do som da mata e dos chimpanzés (Dari). Aquele som da mata, aquele som da fauna, ficou tão forte que quase se sentia o cheiro. Isto são fases, certamente momentos ou alucinações, flashes de quem, de quando em vez se passa para o outro lado...ou habitará por lá mais do que, até o próprio pensa? Caso para PSI...
OB e AB do T

Unknown disse...

Caro António Teixeira
Recordar é viver! E eu recordei e vivi o tempo que estive em Bissau de Agosto 73 a Setembro 74.
As tuas fotos levaram-me a todos os lugares mencionados e a minha mente voou também até ao café Ronda, onde a malta do Algarve tinha por costume reunir-se.
Lembro do reboliço causado pelo 25 Abril, da manisfestação do 1º Maio e da independência da Guiné. Recordo a peça de teatro que levamos à cena no Carnaval de 74, na messe de sargentos, juntamente com um espectáculo musical, para gaudio de todos os camaradas e familias, que assistiram.
Obrigado amigo!
João Santos
Fur Mil / analista de informações
CHERET - Bissau