quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7712: Blogoterapia (174): Posso decepcionar os amigos, mas não os camarigos (Luís Graça)


Aos amigos desculpa-se tudo,
e sobretudo as enormidades
que eles dizem, às vezes,
quando falam de nós...
Os amigos são socialmente correctos,
são leais,
são delicados...

Os camarigos, esses,
não têm como mentir
ou fingir:
Aprenderam a olhar a morte de frente,
olhos nos olhos.
E a valorizar a camarigagem,
forjada na luta, na dor, no sacrifício,
no sangue, suor e lágrimas,
nas matas, picadas, tabancas e aquartelamentos da Guiné,
nos céus e nos rios da Guiné...

Podem ser rudes, os camarigos,
apanhados, cacimbados,
contraditórios.
Mas não fazem fretes,
nem escrevem palavras de circunstância…
São directos como as balas…
Nunca poderiam ser politicamente correctos.

As palavras que me dirigiram,
por ocasião do meu aniversário,
posso não as merecer
(não sei, 
não sou juiz em causa própria…),
mas tenho que as receber
com um grande sentimento
de honra, de dever e de gratidão.

Permitam-me,
amigos, camaradas e camarigos,
que seleccione alguns excertos
dessas palavras sentidas,
que calaram fundo no meu coração,
e que eu só posso interpretar
como um encorajamento
e um desafio.
Vou relê-las,
sempre que a dúvida e o desânimo
me assaltarem,
perante as minas e as armadilhas da vida,
e mais concretamente
desta aventura bloguística
em que me meti 
e nos metemos.

Dúvidas, perplexidades, desânimos
que às vezes nos poderão assaltar,
e seguramente nos assaltarão,
(por exemplo, na aplicação
e na interpretação das nossas regras
de bom e são convívio),
a mim e a toda a equipa que faz
e anima o nosso blogue,
vasta equipa,
quase um batalhão,
reunida sob o poilão da nossa Tabanca Grande,
para quem vai o meu apreço,
a minha admiração,
o meu reconhecimento.

Na parte que me diz estritamente respeito,
gostaria de poder dizer,  um dia,
quando chegar a hora de passar o testemunho:
“Poderei ter decepcionado os amigos,
mas não os camarigos!”…

Um Oscar Bravo e um Alfa Bravo.
Luís Graça




2. Selecção de comentários e excertos de texto, retirados do poste P7692 (*)


Ó dia 29 tem precisamente 16 minutos e quis ser um dos primeiros a saudar-te. Já um dia te disse… se tivesse tido um irmão gostava que ele fosse como tu. (Álvaro Basto)


Chefi di tabanka Luís: Mantenha pa bo y kil abrasu di tamanhu di mundu.
Kuma di kurpu y família tudo direito?
(Fernando Gouveia)


Olá, Rei da Tabanca Grande. (Arménio Estorninho)

Espero continuar a ver-te com força para orientares este grande barco que é este 'nosso blog'. (Manuel Resende)

(…) É a graça,
que em mim
é Graça,
afirmo-o 
p’lo meu nariz,
porque a graça
condiz,
com o meu nome Luís,
que juntado à minha graça,
faz de mim,
tão simplesmente
o Graça,
também Luís


(Joaquim Mexia Alves)

Caro Alahje Cherno Luís Graça, Feliz Aniversário. Parabéns. (Luís Borrega)

Amigo Luís, formulo fraternal voto de Parabéns e djarama por tudo o que tens feito para unir tanta gente à volta do nosso blogue. (Manuel Amante)

Tenho aprendido muito com o blogue, até a conhecer-me melhor a mim próprio. Graças a um Senhor que teve a ideia de criar este fabuloso espaço. (António Graça de Abreu)

Continua ao leme, meu Comandante, que a barca é grande mas com a ajuda de todos, arribaremos sempre a bom porto. (Francisco Godinho)

Depois de tudo o que tens feito pelos teus camaradas da Guiné és credor de um reconhecimento enorme, vastíssimo. Falo por mim mas julgo que muitos pensarão como eu. Nesta fase da minha vida, depois dos 70, és das pessoas mais importantes. Reforçastes a minha família da CCaç 675.  Estás lá.Com o meu General Tomé Pinto, com o meu Tenente Belmiro Tavares e com muitos outros que não conheces. Os meus 170 irmãos de Binta. Irmãos de sangue. Até ao fim da vida. (JERO)

De bem longe,mas sempre perto,os sinceros votos de parabéns! (em dialecto nativo...En stor kram av gratulationer med önskan om en lycklig dag!) (J. Belo)

Se me dissessem que 41 anos depois estaria aqui a saudar um camarada da 2ª Companhia do CISMI, que como é normal, por sermos de especialidades diferentes, não me recordava de ti, eu não iria acreditar. Mas em boa hora tiveste a ideia de criar este blogue, pelo qual te estou muito grato. (César Dias)

Hoje é um dia grande para ti, para a tua família e para nós, que nos orgulhamos de te ter como nosso timoneiro neste mar por vezes encarpelado, mas que sabiamente tens sabido orientar. Estamos-te grato por isso. (Manuel Reis)


Saudar-te neste dia com um abraço do tamanho do mundo, é o meu maior prazer.
Entraste na minha vida há já uns anitos. Pena foi que não tivesse sido mais cedo, apesar de sem intenção, tenhas provocado em mim um choque,que se repete a cada passo com histórias de vida vivida numa guerra que não queríamos,pese embora, indirectamente através do blogue, que me transporta todos os dias até à "nossa" Guiné. A culpa não foi só tua, mas de todos os camaradas que aproveitaram a porta que abriste. (Zé Teixeira)


Amigo Henriques: Parabéns, não parece mas já contam quatro décadas que nos conhecemos,parece que foi ontem.  (Fernando Almeida)

Um Abraço, Parabéns,  muita Saúde, e que não te falte a coragem pra continuar esta obra invejável, que é este teu/nosso blogue. Desde que aqui caí,  sinto-me outro, a Engenharia não poderia faltar, obrigado,  Comandante! (José Nunes)

Camarigo HENRIQUES, tal como o AFONSO que nos deu um país e uma pátria tu não lhe quiseste ficar atrás e foste o fundador e és hoje o responsável deste maravilhoso universo onde todos estes combatentes da Guiné se juntam, discutem com maior ou menor intensidade, discordam e concordam, mas acabam sempre num abraço solidário. É o respeito, a solidariedade e a amizade que soubeste semear que eu te quero devolver, deste Algarve frio e ventoso, onde me desloquei a uma reunião. (Vasco da Gama)

Um forte abraço, do outro lado do rio, de Porto Gole.
(Jorge Rosales)


Como alguém disse, graças a este blog, encontrei muitos amigos que não trocaria por nada. (…) Um abraço do tamanho do oceano que nos une. (José Câmara)

(…) Que a nova jornada que hoje inicias seja preenchida com força, alento e vontade, para que como bom timoneiro que és, saibas sempre dar rumo ao leme para orientar o paquete, que já é, a aportar em cais com águas calmas, para não se desconchavar em jangada. (José Corceiro)

Sem muitas palavras, mas com amizade triplicada, das três gerações da família Martins, desde o José (eu-1946) até ao Duarte (neto-2010). (José Martins)

(…) Um abração que encerra a maior consideração, respeito, estima e admiração pelos teus grandes valores intelectuais, culturais e humanos. Ergo um Old Parr pela tua saúde e bem-estar. Bem-hajas, grande dínamo desta sã camaradagem entre os ex-Combatentes da Guiné Portuguesa. (Rui Silva)

Tu mereces que Deus te de força, saúde e coragem para continuares a ajudar os ex- combatentes do stresse da nossa GUINÉ. (Fernando Chapouto)

WHEN I AM SIXTY FOUR

When I get older
loosing my hair
many years from now 
will you still be sending me
a Valentine birthday greeting
botle of wine?
If I'd been out 'til quarter to three 
would you lock the door?
will you still need me
willyou still feed me
when I am sixty four?
(…)  



(Alberto Branquinho)

A vida está carregada de surpresas. Umas boas, outra não. Tu foste uma das melhores que tive ou podia ter nesta fase, tão especial e tão fugaz, da reforma.  De Homem bom e de Homem grande... (Joaquim Luís Mendes Gomes)

Muito obrigado por tudo o que o nosso blogue nos tem propocionado. (António Branco)

"À moda alentejana", (que me perdoem os poetas populares de quem muito gosto), cá vai:

Este nosso camarada
furriel Henriques, a valentia,
é um amigo de eleição
que saudamos com alegria

 (…) Camaradas da Guiné,
vemos todos como ele bom é
na chefia da Tabanca.
Por vezes alguém o desanca
mas bom chefe é o que aguenta
e um sorriso apresenta. (…)


Manuel Joaquim
 
Quero (…) deixar vincadamente expresso o quanto te estimo e admiro, pela tua iniciativa, pela tua coragem, pela tua persistência, mesmo tendo que por vezes enfrentar situações injustas e absurdas. (Hélder Sousa)

Possa Deus compensar-te do muito que tens feito neste blogue, para juntares estes ex-"guerrilheiros", que deram o corpo e infelizmente muitos a alma, naquelas quentes terras da Guiné. (Luís Dias)

Que maravilha da vida " fazer anos "!!! Mais velhotes, mais chatos, mais rabujentos e sempre a pensar que os outros não nos entendem!! Não é nada disto - somos muito válidos, pois podemos transmitir ideias de alguma importância e que poderão ajudar a dar uma nova imagem de vida a algumas pessoas. O exemplo está no trabalho que tens feito em favor dos ex-combatentes da NOSSA GUINÉ. (Mário Bravo)

Criador deste imenso blogue que mantêm unida a geração de sessenta e grande parte da de setenta, causador de muitas alegrias, de reencontros impensáveis de outra forma, guerreiro assumido e acreditado nestes lides, os meus Parabéns! (Felismina Costa)

Pois é. Sempre que o calendário marca 29 de Janeiro, o nosso camarada Luís Graça soma mais um ano de vida. Anda nisto há 64 anos, e propõe-se continuar até pelo menos ao ano 2047. A responsabilidade é grande e o Blogue não pode parar. Como aquelas pilhas, ele tem que durar... durar... durar... (Carlos Vinhal)


Ai que soninho! Nem consigo apagar as 64 velas! (...) (Miguel e Giselda)

(...) Bem dentro deste espaço liberdade,
que ajuda a mitigar nossa saudade,
Luís Graça & Camaradas da Guiné...
Há laços, inquebráveis, solidários
nascidos de vivências e fadários
comuns a todos nós, creiam que é... (...)



(Manuel Maia)


(...) Solidariedade
Amizade
Compreensão
Partilha
Local de encontro
Ponto de partida e de chegada
Diálogo
Controvérsia
Acordo e Desacordo
Pátria comum
Guiné terra alegre e triste
Saudade
Sangue Suor e Lágrimas
Irmão...
Parece impossível, mas tudo isto cabe no teu nome Luís Graça
!!! (...)



(Juvenal Amado)


(...) Esquece o ONTEM.
Vive o HOJE, 

porque ainda não nasceste para o AMANHÃ. (...)


(Joaquim Peixoto)

3. Lista dos amigos, camardas e camarigos  que tiveram a gentileza de se lembrar de mim, no meu dia de anos (por comentário no blogue, por email, por telefone...), e a quem me cabe lembrar aqui, "noblesse oblige" (espero não ter falhado nenhum, mas não confio na minha memória) (**):


A. Santos
Adriano Moreira
Agostinho Gaspar
Alberto Branquinho
Álvaro Basto
Américo Estorninho
Amílcar Ventura
António Barbosa
António Branco
António Estácio
António Graça de Abreu
António Marques
Artur Conceição
Artur Soares
Beja Santos
Belarmino Sardinha
Belmiro Tavares
Bernardino e Maria Teresa Parreira
Caetano
Carlos e Teresa Marques Santos
Carlos  e Dina Vinhal
Castro da Cart 3521
César Dias
Eduardo Campos
Eduardo Magalhães Ribeiro
Felismina Costa
Fernando Almeida
Fernando Chapouto
Fernando Gouveia
Filomena
Francisco Godinho
Gilda Brás
Hélder Sousa
Henrique Matos
Herculano Joaquim
Herlânder Simões
Hugo e Ema Guerra
J. Belo
JERO
Joaquim e Margarida Peixoto
Joaquim Luís Mendes Gomes
Joaquim Mexia Alves
Jorge Cabral
Jorge Fontinha
Jorge Narciso
Jorge Picado
Jorge Rosales
Jorge Teixeira
José Câmara (EUA)
José Casimiro
José Corceiro
José Dinis
José Martins
José Nunes
Juvenal Amado
Luis Borrega
Luís Dias
Luís Faria
Manuel Amante
Manuel Amaro
Manuel Joaquim
Manuel Maia
Manuel Marinho
Manuel Moreira
Manuel Reis
Manuel Resende
Mário Bravo
Mário Miguéis
Miguel e Giselda Pessoa
Paulo Santiago
Pedro Neves
Raul Albino
Rui Silva
Tabanca de Pitche e Arredores
Torcato Mendonça
V. Briote
Valentim Oliveira
Vasco da Gama
Vasco Santos
Zé Manel Cancela

(**) Último poste da série > 13 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7606: Blogoterapia (173): Preciso de todos vós, velhos combatentes, que participam neste blogue, escrevendo ou simplesmente lendo-o (Manuel Joaquim)

4 comentários:

jteix disse...

Uff!!!
Fazer anos dá cá uma trabalheira!...
O que vale é só uma vez por ano.
+1abraço
jt

Torcato Mendonca disse...

Digamos : Poesia oportuna.
Para quem sabe e tem calo...
AB T

#calo não do verbo calar.
Calo como sinónimo de calosidade, saber, velhice...

Anónimo disse...

Luís, por acaso falta pelos menos um, eu.

Previamente combinado com o Vinhal (com todo o trabalhinho dele e que aproveito para aqui agradecer pela minha parte), foi-te dedicado conjuntamente Vinhal e Eduardo MR, terminando com "Os teus Co-editores".

Essa carola já não é o que era!

Um abraço do Eduardo Magalhães Ribeiro

Luís Graça disse...

Eduardo: Que grande calinada minha! Desculpa o lapso, não merecias esta desfeita, mas foi sem intenção. Um xicoração. Luís