terça-feira, 7 de outubro de 2014

Guiné 63/74 - P13702: Parabéns a você (795): Jorge Rosales, ex-Alf Mil da 1.ª CCAÇ (Guiné, 1964/66)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 4 de Outubro de 2014 > Guiné 63/74 - P13687: Parabéns a você (794): Artur Conceição, ex-Soldado TRMS da CART 730 (Guiné, 1965/67) e Inácio Silva, ex-1.º Cabo Apont Armas Pesadas da CART 2732 (Guiné, 1970/72)

36 comentários:

admor disse...

Caro Camarada Jorge Rosales,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

Chapouto disse...

Muitos parabéns por mais um aniversário muitas felicidades um dia feliz na companhia de toda a família são os votos sinceros do companheiro e amigo, espero para o ano cá estar a felicitar-te novamente.
Um forte abraço
Fernando Chapouto

José Marcelino Martins disse...

Perfilado e devidamente ataviado, não vá o teu secretário particular e muito dedicado aparacer (o JD, que com receio do nome nem o escrevo)venho junto do COMANDANTE da Magnifica Tabanca da Linha (só podia ser uma tabanca "alinhada", por causa do tal JD), aqui vai aquele camarigo abraço de parabens, com votos de que a longevidade vá aumentando, ano após ano.

Arménio Estorninho disse...

Caro Amigo Jorge Rosales, Feliz Dia de Aniversário em confraternização tanto quanto possível com os teus familiares e amigos mais próximos.

Hoje é um dia importante da tua vida. Por isso, ao longo do dia, procura realizar coisas que te tragam alegria. Gasta o teu tempo com coisas que realmente valham a pena. Entra em contacto com a natureza, visita lugares bonitos, passeia com pessoas agradáveis. Acima de tudo, mantém-te sempre com pensamento positivo.

Com Abraços de Parabéns
Arménio Estorninho, Maria Eugénia Estorninho e Filho Roberto Estorninho

manuel carvalho disse...

Caro camarada Rosales

Votos de vida longa e com saúde.

Grande abraço de parabéns.

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

Caro Rosales,
Um abraço de parabéns com tudo de bom para ti, sobretudo muita saúde.
José Câmara

Hélder Valério disse...

Caro amigo e camarada Jorge Rosales

Como é que costumas dizer? Ah, já sei, "Estamos juntos"!

Pois que vás acrescentando sabedoria ao tempo que vais tendo, com a saúde possível e sempre, mas sempre, com a capacidade para discernir o essencial do acessório.

Um grande (só podia ser grande, mesmo) abraço de parabéns.

Hélder S.

Zé Viegas disse...

Camarada Jorge Rosales

Um grande abraço de parabéns cá deste Algarve. Disfruta com saúde e com a família
Um grande abraço

Zé Viegas

Mário Beja Santos disse...

Meu muito estimado Jorge Rosales, faço votos para que tenhas mil alegrias aniversariantes, junto de quem mais prezas. Espero em breve ter o privilégio de almoçar contigo, tu preparaste muito bem os meus soldados em Bolama, beneficiei desse treino, recebi excelentes operacionais. Iremos então pôr a escrita em dia. Até breve e recebe um abraço de parabéns do Mário

Tony Borie disse...

Olá companheiro.
Parabéns, saúde e, um feliz dia de anos.
Um abraço,
Tony Borie

Anónimo disse...

ABRAÇO de PARABÉNS!

J.Cabral

Rui Silva disse...


Hello Comandante!

Estou aqui em Santa Maria da Feira mas atento ao que se passa com os meus amigos do Blogue.
Desta feita é o dia de aniversário do Comandante Rosales, e, sem perda de tempo, aí vai o meu desejo de que tenhas um dia pleno de felicidade e assim muitos, muitos mesmo iguais por esse tempo fora.
Grande abraço de parabéns para ti caro amigo
Rui Silva

Eduardo Campos disse...

Cara Jorge Rosales
Um feliz aniversáro.
Um abraço de parabens.

Eduardo Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JD disse...

Camarada Comandante,
Acuso recepção da ordem recebida, que não me isenta da apresentação espontânea dos parabéns que V.Exa., ano após ano vai merecendo.
Pois que tenha um belíssimo dia, e que o regue com a melhor pomada ribatejana, qual elixir para a longa vida!
Atento, venerando e obrigado, perfilo-me em continência esmerada.
JD

Juvenal Amado disse...

Camarada faço votos para que passes um dia feliz junto dos teus e que este se repita por muitos anos.

Parabéns e um grande abraço

Cesar Dias disse...

Caro Jorge Rosales
Deixo-te aqui um forte abraço de parabéns pelo teu aniversário. Desejo-te saúde para enfrentares o futuro e que seja feliz.

César Dias

Anónimo disse...

Viva camaradão,
Muitos PARABÉNS nesta data querida, muita felicidade, regada com boa bebida.
Um abração,
Raul Albino

Manuel Resende disse...

Caro Rosales,
Parabéns pelo aniversário. Desejo-te muita saúde e longa vida.
Um abraço amigo
Manuel Resende

Luís Graça disse...

Eis como eu conheci "comandante" Rosales, aqui na Tabanca Grande...

Ele é dos poucos que tem direito a este tratamento VIP, ou seja, op tratamento de "comandante"...

Não me perguntem porquê, talez o seu "secretário", o Zé Manel Dinis, saiba explicar... Talvez seja também pelo seu ar bonacheirão, de pessoa intrinsecamente boa, que nos inspira de imediato confiança, e com quem ficamos logo conetados em termos emocionais...

Ele é daqueles amigos e camaradas que a gente, logo sem hesitar, põe na lista dos nossos "favoritos"...

Mesmo que eu não o veja senão um ou duas vezes por ano, tenho pr ele uma grande ternura e carinho, como tenho de resto por muitos outros dos nossos grã-tabaqnueiros com quem convivo... Além do respeito que é devido a umc camarada da Guiné, veterano, do tempo do caqui amarelo...

Infelizmente, por estar ainda no "ativo" (, talvez por estupidez minha, parece que quero fazer fazer 50 anos a trabalhar na "coisa pública" e no país que me viu nascer!...), não tenho podido ir à maior parte dos almoços-convívio da Real Tabanca da Linha de que ele é o homem grande, o régulo, o líder...

Aqui vai, com um abraço de parabéns pelo dia de hoje (, que se repita por muitos e bons anos!), o primeiro texto que eu esrevi há 5 anos atrás sobre o nossop aniversariante de hoje:

Segue em duas partes, devido à suia extensão. LG

______________________

TERÇA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2009

Guiné 63/74 - P4488: Tabanca Grande (151): Jorge Rosales, ex-Alf Mil, Porto Gole, 1964/66, grande amigo do Cap 2ª linha Abna Na Onça

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2009/06/guine-6374-p4488-tabanca-grande-151.html

Ligou-me estar tarde, por telefone, mais um camarada, o Jorge Rosales, de 69 anos, residente em Monte Estoril / Cascais, e que esteve em Porto Gole (1964/66)...

Tem falado ao telefone com o Henrique Matos (*), que esteve a seguir a ele em Porto Gole (1966/68). Falei-lhe do Abel Rei (1967/68), que é mais novo, e que ele naturalmente não conhece...

O seu objectivo era, muito simplesmente, o de poder ainda inscrever-se , a tempo, no nosso IV Encontro, em Ortigosa, o que eu assegurei automaticamente. É o nosso participante nº 96. É pai da Doutora Marta Rosales, minha colega (ISCTE e FCSH/UNL).

Aqui vai, muito sumariamente, uma primeira apresentação do nosso novo camarada, que tem muitas fotografias do seu tempo de comissão e que vai levá-las, consigo, para o IV Encontro.

Diz-me que era muito amigo do mítico Capitão de 2ª linha, o Abna Na Onça, chefe espiritual, poderoso, da comunidade balanta da região, a quem o PAIGC havia cometido o erro fatal de “matar duas mulheres e roubar centenas de cabeças de gado”. O seu prestígio, a sua influência e e o seu carisma eram tão grandes que ele sabia tudo o que se passava numa vasta região que ia de Mansoa a Bambadinca (nomeadamente, importantes informações militares, como a passagem de homens e armas do PAIGC).

Jovem (teria hoje 72/73 anos se fosse vivo), era um homem imponente, nos seus 120 kg. Schultz tinha-lhe oferecido um relógio de ouro e uma G3 como reconhecimento pelos seus brilhantes serviços … Mais tarde, será morto, em Bissá, em 15/4/67, com seis dos seus polícias administrativos, todos eles residentes em Porto Gole… Nesse dia o destacamento é abandonado pelas NT: “ um dia trágico para quem estava no inferno de Bissá, como escreveu o Abel Rei no seu diário( Entre o paraíso e o inferno: de Fá a Bissá. Memórias da Guiné, 1967/68, editado em 2002, pp. 68/70) (**)…


Comtinua)

Luís Graça disse...

(Continuação=

(...) O Jorge Rosales pertencia à 1ª Companhia de Caçadores Indígena, com sede em Farim (Havia mais duas, uma Bedanda e outra em Nova Lamego, acrescenta ele). Ficou lá pouco tempo, em Farim, tavez uma semana. A companhia estava dispersa. Foi destacado para Porto Gole, com duas secções (da CCAÇ 556, do Enxalé) e outra secção, sua, de africanos. Tinha um guarda-costas bijagó. Parte dos soldados eram balantas. Possuíam apenas 1 morteiro (60) e 1 bazuca. A farda ainda era amarela. Ficou 18 meses em Porto Gole. Ia a Bambadinca jogar à bola com os de Fá. Foi uma vez a Bafatá, apanhar o NordAtlas. Lembra-se da piscina.

Enquanto lá esteve, em Porto Gole, havia um certo respeito mútuo, de parte a parte. A influência de Cabral era evidente, fazendo a distinção entre o povo (português) e o regime (colonialista). Podiam deslocar-se num raio de 10 km…. Mas a ligação com Mansoa já se perdera. O troço já não era seguro. Em Mansoa estavam os respeitados Águias Negras (BART 645, que dominavam o triângulo do Óio: Olossato, Bissorâ e Mansabá) .

Do lado do Geba, eram os fuzileiros que impunham a lei e o respeito. Lançavam uma bóia e fundeavam a LDG em frente a Porto Gole. Vinha quase tudo por rio: os frescos, a bianda, os cunhetes de munições… (excepto o correio, que era lançado do ar, de DO 27, e às vezes ir cair no tarrafo; em contrapartida, o correio expedido ia de LDG... Singuralidades de Porto Gole que não tinha uma simples pista de terra batida, para as aeronaves). Tem vários amigos fuzos, desse tempo, incluindo o comandante Castanho Pais.

Do outro lado, a nascente estava a CCAÇ 556, no Enxalé… Também conhece dois furrieís do Enxalé, de quem se tornou amigo. Também passou por Fá. E no final da comissão, esteve em Bolama, por onde passavam os periquitos… Conviveu com algumas companhias que, de Bolama, partiam para operações no continente…

No seu tempo (Março de 1966), morreu em Porto Gole o Alf Mil António Maldonado, que o veio substituir. O Maldonado, de Coimbra, estava em Bolama. Eram amigos, tinham estado em Mafra. Tinham combinado revezar-se ao fim de um ano. O Maldonado vinha para Porto Gole e o Jorge ia para Bolam… No meio disto, há um coronel que vem dificultar o acordo de cavalheiros. Enfim, uma história que é preciso contar com tempo e vagar. O Maldonado é morto num ataque violentíssimo a Porto Gole, depois de as NT terem feito um ronco nas áreas controladas pelo PAIGC… Ferido, aguardou em vão o heli que só podia vir de manhã. A mãe do Jorge foi ao enterro, em Coimbra. O cadáver foi rapidamente trasladado, contrariamente ao que acontecia na época. Esta morte abalou-o.

Voltando ao nosso IV Encontro, o Jorge está entusiasmadíssimo com a ideia de poder encontrar malta de Bambadinca, Xime, Enxalé, Porto Gole, Fá... Queixa-se de estar isolado, de não ter ninguém do seu tempo, até pelo facto de ter sido de rendição individua. Está reformado de uma dessas empresas que faziam o reabastecimento de combustível aos aviões, no aeroporto de Lisboa. Alguma malta da TAP e da ANA deve reconhecê-lo. Falei-lhe do Humberto Reis, do José Brás, do Alberto Branquinho, do Mário Fitas… Mas no aeroporto há milhares de pessoas a atrabalhar. Tem uma segunda habitação, no Couço, Coruche… Há muita rapaziada que passou pela Guiné. Anda com ideias de lá voltar, à Guiné, com mais malta do seu tempo… Quer fazer parte do nosso blogue, que acompanha diariamente (***)

Já lhe dei as boas vindas à nossa Tabanca Grande, já o inscrevi na lista de participantes no nosso IV Encontro. Vai lá ter, não leva a esposa... Já actualizei o blogue. (...)

TERÇA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2009

Guiné 63/74 - P4488: Tabanca Grande (151): Jorge Rosales, ex-Alf Mil, Porto Gole, 1964/66, grande amigo do Cap 2ª linha Abna Na Onça

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2009/06/guine-6374-p4488-tabanca-grande-151.html

José Botelho Colaço disse...

Caro amigo Jorge Rosales não cabe neste comentário de parabéns o que se podia dizer sobre ti no bom sentido.

Um abraço amigo
Colaço.

Luís Graça disse...

Como vês, Jorge, tens aqui muitos e bons amigos e camaradas da Guiné, que te querem bem...

Tu és uma das pessoas "viintage" da Tabanca Grande...

Que tenhas um belíssimo dia, com os teus!...

Bebemos um copo (ou mais, se tu deixares...) à tua saúde.

Luis & Companhia... (E ainda falta muita gente, das várias Tabancas).

Anónimo disse...

Abraço, Jorge.
VBriote

Anónimo disse...

Abraço, Jorge.
VBriote

Anónimo disse...

Rosales AMIGO: aqui vai um abraço cheio de Parabéns e com votos de que tenhas tido um grande dia.
Veríssimo Ferreira

JD disse...

Caro Luís Graça,
A questão da "patente" do Jorge Rosales relativamente à Magnífica Tabanca da Linha parece estar contida na reportagem da sua constituição, devidamente publicada e arquivada no Blogue.
A expressão "Real" que atribuíste à Magnífica, pode resultar confusamente da designação do clube de (muito veteranos)futebolistas do Monte Estoril. Lá, o Jorge não é Comandante, que aquilo é de outra ordem de valores, mas estou em condições de afirmar que se bate galhardamente com o que lhe calha no prato.
Abraços fraternos
JD

Torcato Mendonca disse...

Caro Rosales, o meu abração de Parabéns,

Longa Vida com Saúde e Paz,

Ab,T.

José Saúde disse...

Camarada e "comandante" Jorge Rosales, muitos parabéns! Saúde e vamos pedindo um de cada vez.

Força, amigo! A nossa luta guerreira supera as vicissitudes que a vida, a espaços, tenta ludibriar a nossa enorme vontade de viver.

Abraço

Zé Saúde

alberto gracio disse...

Parabéns e muitos anos de vida e eu a contá-los.

Um abraço

Alberto Grácio

Anónimo disse...

Ao Comandante do "barco" da linha, os meus sinceros parabéns, por ter nascido no dia de ir para a escola.

Beijinho da

Felismina mealha

Bispo1419 disse...

Muitos parabéns, meu caro Rosales, meu querido e estimado amigo. Votos de vida longa e feliz.
Um grande abraço do
Manuel Joaquim

manuel amaro disse...


Caro Camarada Jorge Rosales

Parabéns!
Votos de muitas felicidades, por muitos anos, com muita saúde e bons amigos.

Um Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Camaradas e amigos

Que dizer?

Um forte abraço para todos e Obrigado!

Estamos juntos...

Jorge Rosales

Manuel Luís Lomba disse...

Parabéns, Jorge Rosales, do teu contemporâneo na Guiné,
Manuel Luís Lomba

José Botelho Colaço disse...

Ao ler o comentário do Luís sobre o Rosales aguçou-me a vontade de dier um pouco o Rosales onde ele se considera um pouco isolado devido ter sido de rendição individual.
Mas para o Rosales com a sua capacidade de fazer amigos ele consegue ultrapassar todo esse isolamento, ainda há poucos minutos me telefonou a dizer que já tinha respondido ao organizador a confirmar a sua presença no almoço anual de convívio da c.caç 557 e o motivo de ele fazer parte deste convívio é que no almoço da c. caç 557 há elementos da c.caç 556 pois a 556 não está organizada em convívios e ele só para ver esses camaradas que desde que me conheceu graças ao blogue honra-nos todos anos com a sua presença e mais ainda avisa-me que se alguém da zona tenha problemas de transporte o carro dele tem quatro lugares vagos.
Como podem ver, mas muito mais havia a dizer sobre o Rosales o amigo sempre disponível para fazer novos amigos.

Um abraço
Colaço.