____________
Nota do editor
Último poste da série de 2 de Novembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13836: Parabéns a você (809): Abílio Magro, ex-Fur Mil Amanuense do CSJD/QG/CTIG (Guiné, 1973/74)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
20 comentários:
Caro Camarada António M. de Matos,
Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.
Muita saúde!
Um grande abraço.
Adriano Moreira
Aquele grande abraço de parabens, com votos de um dia bem passado, e, tambem, que este ano que hoeje começa seja, em dobre, melhor do que o termina.
Caro Amigo e camarada António M. Matos
Pois que seja um dia de aniversário suficientemente agradável para fazer esquecer aquele 'encontro imediato' com o tal Ford.
Para mim também é uma data notável. Faz hoje 44 anos que o barco que me levou até à Guiné levantou ferro e zarpou do Tejo rumo ao Atlântico.
Então, para comemorar estes eventos, o aniversário do "ex-Tenente Pila" (não deveria ser "Pilav"?) e o início do meu 'cruzeiro', vou brindar virtualmente à nossa saúde e à Vida.
Abraço
Hélder S.
Meu caro António:
Já não sei em que ano é que te apresentaste no terreiro da Tabanca Grande… (Sijm, porque não temos heliporto, nem pista de aviação)...
É a minha hora de almoço e não vou ter tempo de fazer essa pesquisa no blogue. Se não erro, vieste, a penantes, à paisana, aproveitando o nosso convite público mas também a boleia do tandem Miguel-Giselda. Pelo tempo em que a gente já se conhece, já vão uns bons aninhos….
Recordo-me que em finais de 2006 ainda estavas tu no ativo, eras tenente-general e comandante da Logística e Administração da FAP. Lembro-me de teres pedido a demissão do cargo (com a consequente passagem à reserva), por ocasião da nomeação do tenente-general Luís Esteves Araújo como novo Chefe do Estado-Maior (CEMFA), Tu, e pelo menos outros dois ten generais da FAP (David Oliveira, adjunto operacional do chefe Estado-Maior General das Forças Armadas; e João Oliveira, comandante operacional da FAP): demitiram-se alegando ultrapassagem na antiguidade militar e denunciando o carácter político da escolha do Luís Esteves Araújo, então director-geral de Política de Defesa Nacional.
Àguas passadas que, na nossa santa terrinha, continuam a mover moinhos, contrariamente ao que diz o ditado popular...
Sei que em 2010 tiveste, aqui, direito a um “poste” especial, com “cartoon” do Miguel e públicas manifestações de regozijo pela passagem do teu 65º aniversário. Na altura, eu e os restantes editores (o Carlos, o Eduardo, o Virgínio) escrevemos o seguinte para o teu "livro de honra" (Reproduzo alguns excertos):
(…) “Hoje o nosso camarada e amigo António Martins de Matos tem direito a tratamento VIP, não por ser Tenente nem General, mas pela simples razão de que veio ao mundo, a este mundo, exactamente há 65 aninhos. Sob a copa frondosa, acolhedora, ruidosa e fraterna do poilão da nossa Tabanca Grande, vamos cantar-lhe os Parabéns a Você!, sob a batuta dos editores e mais um impressionante e afinadíssimo coro de 454 vozes” (….),
(…) Muita saúde e longa vida para o António (…), lídimo representante no nosso blogue dos pilav(es), uma espécie voadora que rasgou, com "coragem, astúcia e perícia", os céus do Século XX e que se recusa terminantemente em extinguir-se.
Honra lhe seja feita, o António é dos poucos camaradas que escolheu a carreira de armas, e que esteve connosco na Guiné, que vem aqui dar a cara, sem nunca puxar dos galões. António, grande tenente pilav(e), a tua presença na Tabanca Grande honra-nos, desafia-nos e motiva-nos para aguentarmo-nos... pelo menos até aos 100!
E o último a sair nem precisa de fechar a porta, porque a nossa Tabanca Grande (…) não tem portas (nem janelas).” (…)
Fim de (ex)citação....
Quatro anos depois, o que é que eu, pessoalmente, poderia acrescentar mais ?...Que continuas a sentar-te sob o poilão da Tabanca Grande (que se aproximam dos 700 membros registados), que continuas a ir aos nossos encontros anuais, para além das idas regulares à Tabanca do Centro, que continuas a honrar-nos com a tua partilha de histórias e memórias, e sobretudo com a tua camarigagem, o mesmo é dizer que continuas em boa forma, e que, assim sendo, vamos ter o pilav e grã-tabanqueiro António Martins de Matos até pelo menos aos 100,,,,
Feitas as contas ainda faltam 31, o que convertido em bytes dá muitos megas, gigas e terabytes… Para já, já tens material suficiente piblicado no blogue, e de grande qualidade literária, para publicares o teu livrinho de memórias… E não precisas das tuas “strelas” para nada… Isto é, não precisas de puxar dos galões…
Resta-me desejar-te muita saúde, e boa disposição e que os bons irãs do poilão da Tabanca Grande te protejam dos “malditos vírus” (não necessariamente biológicos) que por aí andam, na nossa terra e arredores, e que às vezes nos tentam infernalizar a vida… A tua escrita antivorológica é sempre bem vinda e apetecida...
Um alfabravo camarigo. Luís Graça
Caro António Matos:
Que vivas por muitos anos, com muita saúde e felicidade.
Um abração
Carvalho de Mampatá
O meu abraço de Parabéns,
Saúde e longa vida.
Ab,T.
António: duas correções...
É claro que, falando de antívírus, a tua escrita só pode antivirológica...
Por outro, não tenha a certeza se o teu camarada David Oliveira, adjunto operacional do chefe Estado-Maior General das Forças Armadas, era da FAP ou do Exército...
Como sabes, "eu não estava lá" nem sei se os generais, no ativo, se tratam por camaradas, como nós, aqui na Tabanca Grande...
LG
Meu caro amigo
Neste dia faço votos para que seja muito feliz na companhia de todos que lhe são caros
Parabéns e que conte muitos
Caro Camarada António M. Matos
Parabéns!
Votos de muitas felicidades, hoje e todos os dias.
Um Abraço
Manuel Amaro
Um forte abraço António Matos, muitas felicidades futuras e sobretudo muita saúde.
Feliz aniversário.
César Dias
António Matos
3 nov 2014 17:16
Ná, o Miguel é que veio à boleia, a minha estreia foi o p3737.
Obrigado pelas palavras referentes aos meus 69Km.
Abraço
AMM
António, estás a ver como é que são os efeitos (desvastadores) da doença do Alemão ?!...
Miguel e António,as minhas desculpas... (Tenho uma atenuante: ainda não tinha almoçado...).
Mas cá está, o poste P3737, de 14 de janeiro de 2009...
António, boa continuação dos festejos. Bebo um copo, à tua!...
LG
_______________
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2009/01/guin-6374-p3737-retirada-de-guileje-pro.html
(...) "Confesso ser assíduo leitor do blogue e ter hesitado durante largos meses sobre a ideia de, um dia, quebrar esta barreira e contribuir, também eu, para esta tertúlia.
"A leitura do livro A retirada de Guilege pelo Cor Coutinho e Lima (*) e os vários comentários sobre este tema foram a pedra de toque que me levaram a escrever estas linhas.
"Não pretendo demonstrar que a minha verdade é melhor que a verdade de outros; digo-o simplesmente porque, ao contrário da maior parte dos comentadores, participei nos combates em Guidaje, Guileje e Gadamael, com uma visão “de cima”, nunca antes explorada neste blogue." (...)
Olá Camarada
Mesmo com óculos à Mac Arthur (reibantes) não disfarças que estás a ficar velho.
É o que acontece a todos.
Por isso, conforma-te e toma lá um abraço do
650
Parabéns Camarigo António Matos.
Conta muitos com saúde, por muitos e bons anos.
Muitas felicidades e um forte abraço.
Artur Soares
Sr. Gen. António Matos,
Fazer anos não é nenhuma epidemia, mas amealhá-los com graça não está ao alcance de todos.
A sua presença no meio de nós, no fino humor que muitas vezes emprega nos seus escritos, ajuda-me a compreender melhor como a guerra era vista de lá do alto. Não necessáriamente dos céus da Guiné.
Parabéns por mais um aniversário e que a saúde seja sua companheira de todos os dias.
Um abraço transatlântico.
José Câmara
Caro António
Fortev abraço de parabens e desejos de muitos mais aniversários saudáveis e discernidos´
Jorge Narciso
Um grande abraço de parabéns, meu caro e ilustre camarada António Martins de Matos.
Votos de vida longa e feliz.
Manuel Joaquim
Caro amigo António Martins, continuação de um dia repleto de felicidade e em confraternização com os teus familiares e amigos mais próximos.
Sabes que tudo o que fizeres deixa marcas na vida das outras pessoas. Procura, então, deixar sempre marcas boas, positivas; deixar boas recordações; deixar sinais de vida, de alegria, de paz... O autocontrolo é uma grande virtude.
Com Um Abraço de Parabéns
Arménio Estorninho
Caros amigos
Obrigado pelas vossas palavras, é sempre bom sentir a amizade a pairar entre nós.
Um abraço para todos.
AMM
Parabéns (retardatários), camarada António Martins Matos e votos de que se repitam por muitos. prósperos e felizes.Com a maior admiração e estima- Manuel Luís Lomba
Enviar um comentário