domingo, 10 de junho de 2018

Guiné 61/74 - P18729: Efemérides (282): O último "Dia da Raça" comemorado em Bissau, 10 de Junho de 1973 (Ramiro Jesus, ex-Fur Mil Comando da 35.ª CComandos)

1. Mensagem do nosso camarada Ramiro Jesus (ex-Fur Mil Comando da 35.ª CComandos, Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73), com data de 9 de Junho de 2018:

Bom-dia, caros ex-"camaradas d'armas".
Na véspera de mais um aniversário, lembrei-me de enviar-vos, para análise e, depois de ajuizadas, possível publicação, algumas fotos do último dia "da Raça", comemorado em Bissau, isto é, no dia 10 de Junho de 1973.
Não sei quantas suportará cada mensagem, por isso talvez recebam algumas sem texto, que é para não ter muito trabalho.
Com esta idade, convém poupar alguma energia, necessária para a corrida de amanhã, de manhã.

Bom fim-de-semana!
Ramiro Jesus










____________

Nota do editor

Último poste da série de 5 de junho de 2018 > Guiné 61/74 - P18712: Efemérides (281): O 10 de Junho em Ponte de Lima: convite e programa. Lançamento do livro do nosso grã-tabanqueiro Mário Leitão, "Heróis Limianos da Guerra do Ultramar", às 11h30, no auditório da Câmara Municipal

3 comentários:

Manuel Peredo disse...

Precisamente neste dia a minha companhia teve 17 feridos em Gadamael e as três companhias de páras estavam no "inferno". Em 1972 foram os páras a desfilar em Bissau.

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Pela magreza do desfile (a Força Pública) e a ausência do público (à força) podemos ver a pobreza da situação vivida.
Aquela das Daimler, folcloricamente camufladas é triste. Numa altura em que já nem circulavam foram buscá-las para encher.
O Post anterior confirma, de certo modo, o que acabo de dizer.

Era só olhar e ver. E quem não quis ver ou teve medo de ver... foi surpreendido.

Um Ab.
António J. P. Costa

Anónimo disse...

Pelo menos fizeram o Dia de Portugal na Província Ultramarina da 'Guiné', como este ano - 2018 - fizeram na outra província Atlântica dos 'Açores'.
Virgilio Teixeira