quarta-feira, 14 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22101: Dignidade e Ignomínia (Episódios do Meu Serviço Militar) (Fernando de Sousa Ribeiro, CCAÇ 3535, Angola, 1972/74) - Capítulo extra: uma operação helitransportada

Foto nº 1 > Um helicóptero Puma, SA-330, de fabrico francês


Foto nº 2 > Um jato F-84 Thunderjet, de fabrico norte-americano, sendo abastecido de combustível na Base Aérea 9, em Luanda.  Esta aeronave, em concreto, pode ter atuado na operação ao Quiuanda.

 


Foto nº 3 > Um avião Dornier DO-27, de fabrico alemão 



Foto nº 4 > Um helicanhão idêntico ao utilizado no ataque ao Quiuanda 




1. Mensagem de Fernando de Sousa Ribeiro [,ex-alf mil at inf, CCAÇ 3535 / BCAÇ 3880 ( Zemba e Ponte do Zádi, Angola, 1972/74);  membro da Tabanca Grande desde 11 de novembro de 2018, com o nº 780; tem  cerca de 2 dezenas de referências no nosso blogue: é engenheiro electrotécnico reformado; vive no Porto; é autor do livro, inédito, em formato digital "Dignidade e Ignomínia: Episódios do Meu Serviço Militar", de que se publicaram seis partes ou postes  no nosso blogue]

 

Data - 28/03/2021, 02:44
Assunto - Capítulo extra do meu livro

Caro Luis,

Quando há três meses vi pela primeira vez o filme que está ao cimo do blog da CCav 2692, do BCav  2909 (http://ccav2692susaeles.blogspot.com/), senti um arrepio na coluna, como se esta fosse percorrida por uma corrente elétrica. «Eu estou ali!», pensei, espantado. Não estava, mas vivi uma situação que foi em tudo igual à que está documentada naquele filme, tal e qual.

O filme não tem nada de especial, de modo nenhum, apenas mostra uns helicópteros em Zemba e alguns militares a embarcarem num deles, enquanto outros militares observam, cheios de curiosidade. Se algum interesse o filme possui, é o próprio facto de existir, dado que há pouquíssimos filmes sobre a guerra colonial. Mas este filme não mostra tropas em ação nem nada, não tem interesse absolutamente nenhum. Pessoalmente, sim, o filme interessa-me imenso, pois dois anos mais tarde eu fui protagonista de uma cena parecidíssima com a documentada no filme.

Eu tinha começado um esboço de capítulo para o meu livro virtual, sobre uma operação helitransportada que comandei em Zemba, mas não consegui conclui-lo, Não consegui concluir o capítulo, mas deixei ficar o seu rascunho no computador. Após visualizar o filme, decidi escrever o resto que faltava ao capítulo, completando-o e complementando-o. Acho que agora posso dar o capítulo por concluido, finalmente, e remeter-to. Faz dele o que quiseres.

Um abraço e votos de feliz Páscoa (se o coronavírus deixar)

Fernando de Sousa Ribeiro

 

AS LÁGRIMAS DE UM SOLDADO

por Fernando de Sousa Ribeiro

Quando me comunicaram que eu iria comandar uma operação militar helitransportada, não entrei em pânico, mas pouco faltou. «Como é que se comanda uma operação helitransportada?», pensei eu, sobressaltado. «Nunca me ensinaram!» 

Passei mentalmente em revista o Curso de Oficiais Milicianos que frequentei em Mafra e concluí que ninguém, em momento algum, me ensinou fosse o que fosse que estivesse relacionado com operações deste tipo. «Porque não entregam o comando da operação a alguém que tenha um mínimo de conhecimentos sobre o assunto?», interroguei-me ainda, mas logo me apercebi de que em todo o batalhão não havia um só capitão ou alferes nessa situação. Todos eles pareciam saber tanto como eu, ou seja, nada. Quis o acaso que fosse a mim, e não a outro, que calhasse a responsabilidade do comando daquela operação. 

Pouco a pouco, fui-me tranquilizando a mim mesmo, concluindo que tudo iria correr bem, pois a sorte que sempre me acompanhara na guerra, o instinto de sobrevivência e a intuição me iriam valer nessa operação, como já me tinham valido em operações anteriores. Quaisquer que fossem as dificuldades que me viessem a surgir, eu iria conseguir resolvê-las e tudo iria correr da melhor maneira possível. Sempre assim tinha sido e com certeza assim voltaria a ser mais uma vez. Quando embarquei no helicóptero que me iria largar nas proximidades do objetivo, já eu me sentia relativamente confiante e decidido a enfrentar as dificuldades que me viessem a aparecer. 

A operação foi muito mais fácil do que eu tinha imaginado. Foi, incomparavelmente, a menos cansativa de todas as operações militares que fiz, e também foi, sem qualquer sombra de dúvida, uma das menos arriscadas. Esta operação teve como objetivo uma base da FNLA chamada Quiuanda, situada muitos quilómetros a norte de Cambamba, e nela participaram dois grupos de combate da minha companhia: o 2.º grupo, que era o meu próprio, e o 4.º grupo, que era comandado pelo alferes miliciano Peixoto. 

A operação decorreu entre 20 de abril (Sexta-Feira Santa) e 22 de abril (Domingo de Páscoa) de 1973. A partida para a operação foi em tudo idêntica à que está documentada no vídeo existente no endereço de internet que a seguir se indica e que recomendo seja visto em ecrã inteiro, dada a pequenez da imagem publicada. Este vídeo foi feito precisamente em Zemba, mas no ano 1971, e mostra a partida para uma operação helitransportada feita por militares pertencentes ao batalhão que nessa ocasião se encontrava sediado lá, o Batalhão de Cavalaria 2909. 

As cenas que nós protagonizamos em 1973 foram iguaizinhas às filmadas em 1971, tal e qual: o mesmo quartel do mato, o mesmo alvoroço dos militares do batalhão perante a presença inusitada de helicópteros na pista, as mesmas serras envolventes, as mesmas florestas, as mesmas nuvens baixas no início da manhã, a mesma dissipação da névoa com o avançar do dia, o mesmo embarque de tropas, os mesmos volteios dos helicópteros no ar, enfim, tudo se passou de forma rigorosamente igual ao que se vê no filme. Só os protagonistas foram diferentes. De facto, foram muito diferentes; no filme só se veem europeus, enquanto o meu batalhão era multirracial. O filme está no endereço seguinte:


 [Vídeo, 2' 25'': vd. em ecrã grande]

Fomos levados "ao colo" por helicópteros Puma [, Foto nº 1,] até às proximidades do objetivo. Estes helicópteros eram grandes e muito fechados. Embarquei no primeiro que levantou de Zemba e à chegada fui um dos primeiros militares a saltar do aparelho que ficou a pairar a cerca de metro e meio de altura do chão, com a intenção de dirigir a colocação no terreno dos meus homens. 

À medida que eles iam saltando, eu encaminhava-os de maneira a formarem uma ampla circunferência em volta do local do desembarque, deitados no solo e com as armas apontadas para fora. Ainda hoje não sei se era assim que eu devia proceder; fiz o que me ocorreu naquele momento. Ao mesmo tempo que saltávamos dos helicópteros, diversas aeronaves da Força Aérea faziam fogo à nossa volta, provocando uma barulheira infernal. 

Fui tomado de uma enorme euforia, que só com muito custo consegui refrear, porque me senti invencível, rodeado que estava por um tão grande poder de fogo. Eu estava no meio de um inferno, mas o inferno era "bom", porque me protegia. Confesso que tive muita dificuldade em conseguir dominar-me e tomar consciência da real situação em que estava. 

As aeronaves que evolucionavam à nossa volta eram jatos F-84 [, Foto nº 2], um avião a hélice DO-27 [Foto nº 3] e um helicanhão, o qual consistia num helicóptero Alouette III possuindo um pequeno canhão MG-151 montado a bordo [Foto nº 4].

Os rebentamentos dos rockets lançados pelos aviões e as rajadas do helicanhão faziam um barulho ensurdecedor. Este barulho durou até ao momento em que o último dos meus homens saltou para o chão. Então, todas as aeronaves se calaram e partiram de regresso a Luanda, deixando-nos sozinhos no terreno. Ordenei logo ao meu pessoal que se levantasse e se preparasse para partir. Dirigimo-nos imediatamente para a base que deveríamos destruir. 

Apesar de ter uma certa importância estratégica, a base de Quiuanda era pequena e não justificava um tão grande poder de fogo por parte da Força Aérea. Os poucos guerrilheiros que deviam guarnecer a base puseram-se em fuga antes de entrarmos nela. Encontramos a base vazia de gente. 

Os guerrilheiros deviam ter sido apanhados de surpresa pelo ataque, pois deixaram pequenas fogueiras acesas com latas cheias de água em cima, em jeito de cafeteiras, provavelmente para prepararem o pequeno-almoço, em Angola chamado mata-bicho. Os guerrilheiros e a população que os apoiava costumavam reaproveitar as latas vazias e as colheres de plástico das rações de combate que a tropa portuguesa abandonava na mata durante as operações. 

Foto nº 5 
No centro da base estava hasteada uma bandeira da FNLA, que um militar que não consegui identificar,  retirou. Julguei que ele mais tarde me iria entregar a bandeira, para juntar ao restante espólio da operação, mas tal não aconteceu. O militar ficou com ela. [Foto nº 5 > Bandeira da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA)] 

Depois de termos destruído a base, saímos dela por um trilho, a fim de explorarmos a região envolvente. Mais adiante, na beira do caminho, encontramos uma mulher morta, sem metade da cara. Era evidente que ela tinha sido abatida pelo apontador do helicanhão. As balas disparadas pela arma montada a bordo desta aeronave costumavam ser de ponta explosiva. Uma bala deve ter atingido a mulher na cara, abrindo-lhe um horrendo buraco de ossos estilhaçados e sangue. 

O soldado Domingos Cangúia, que era natural do Cuanza Norte e era íntegro e puro como poucos, chorou convulsivamente a morte gratuita daquela desgraçada mulher, a quem até a vida foi tirada. Dizia o generoso soldado, entre soluços: 

— Que mal é que esta mulher fez a quem a matou? Porque foi que ele a matou? Certamente ela tinha filhos pequenos. O que vai ser agora dos filhos? 

E chorava inconsolavelmente. Há cenas que ficam gravadas na nossa memória como ferro em brasa. Para mim, esta foi uma delas. 

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Nota do editor:

Último poste da série > 15 de outubro de 019 > Guiné 61/74 - P20241: Dignidade e Ignomínia (Episódios do Meu Serviço Militar) (Fernando de Sousa Ribeiro, CCAÇ 3535, Angola, 1972/74) - Parte VI: Não aos crimes de guerra: os bravos não são cruéis e os cruéis não são bravos

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Fernando, valeu a pena teres conseguido acabar a história. Por um lado, poucos de nós, milicianos, fizemos operações helitransportadas, no TO da Guiné, tirando as tropas especiais (páras e comandos)... Por outro, não me lembro de ver o heli Puma, nem o jacto F-84, nos céus da Guiné... O helicanhão era conhecido como "Lobo Mau"...

Quanto ao teu soldado, devia ser ambundo, e a mulher morta pelo helicanhão devia ser baconga. Os soldados também choravam, é uma história ben reveladora da tua grande sensibilidade sociocultural. Devia ter sido publicada no domingo de Páscoa, mas não deu, estou com algumas limitações de tempo e de saúde...Mas vamos indo: só me falta 11 sessões de radioterapia...

Saúde e boa inspiração. Luís

Anónimo disse...



Nas guerras há tanta crueldade, tanta desumanidade. Tudo está bem descrito, os hélis, os aviões, o vosso embarque e desembarque, o bombardeamento aéreo à base inimiga e a adrenalina que chegaste a sentir, que eu também experimentei numa situação um pouco semelhante.
Comovem as lágrimas e a revolta do soldado Domingos Cangúia. São lágrimas contra a guerra.

P.s. Quando vamos tomar um café à esplanada do Meet Park?
Abraço

Francisco Baptista

Fernando Ribeiro disse...

Caro Luis Graça,

Estou admirado com os teus conhecimentos sobre as etnias angolanas. O meu soldado Cangúia (uma joia de rapaz que só visto) era efetivamente um mumbundo (singular de ambundo), pois os ambundo são largamente maioritários no Cuanza Norte e não só. A mulher morta devia ser mucongo (singular de bacongo), pois a região onde ela foi encontrada pertencia já ao distrito do Uíge, onde predominam largamente os bacongo. Há imensas afinidades históricas e culturais entre ambos os grupos étnicos (que são bantus, como a esmagadora maioria dos angolanos), mas as respetivas línguas não são mutuamente inteligíveis. Em resumo, podemos dizer que os bacongo tinham pertencido ao grande Reino do Congo, enquanto os ambundo tinham pertencido a reinos mais pequenos (Ndongo e Matamba, sobretudo) situados a sul e sueste do Reino do Congo.

Em Angola não havia aviões Fiat G-91. Os únicos jatos existentes eram Thunderjet F-84. Por desconhecimento, muitos militares do Exército chamavam-lhes Fiat, mas as diferenças entre os dois tipos de avião eram evidentes. Os F-84 eram muito mais antigos do que os G-91, tendo sido amplamente utilizados pelos americanos na Guerra da Coreia. Lembro-me de ouvir um piloto da Força Aérea queixar-se dos F-84, que segundo ele seriam mais difíceis de manobrar, porque tinham as asas perpendiculares à carlinga, em vez de oblíquas em forma de delta. Coisas da aerodinâmica.

Prezado Francisco Baptista,

Eu não sou frequentador de esplanadas por causa do tabaco. Fui fumador, mas deixei de fumar e, em consequência, passei a ser extremamente sensível ao tabaco, que me provoca uma tosse descontrolada. Como nas esplanadas é permitido fumar, acaba sempre por aparecer alguém numa mesa ao lado que começa a fumar e me obriga a bater em retirada. Posso ir ao Meet Park, sem dúvida, mas lá dentro. Infelizmente, neste momento nem isso é possível.

Um grande abraço

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Francisco, eu é que admiro a tua cultura angolana... Eu nunca passei de Luanda e do Mussulo... Obrigado pelas tuas explicações. E boa saúde. LG