quinta-feira, 3 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7891: Agenda cultural (112): Convite para o lançamento de Mulher Grande de Mário Beja Santos, no próximo dia 10 de Março de 2011, pelas 18h30 na Livraria Bertrand Chiado

1. Mensagem de Ana Ferreira do Círculo de Leitores, com data de 1 de Março de 2011:

Assunto: Convite - Lançamento «Mulher Grande» de Mário Beja Santos

Convite

O Círculo de Leitores e a Temas e Debates têm o prazer de convidar para o lançamento de Mulher Grande (Mindjer Garandi) de Mário Beja Santos no próximo dia 10 de Março, pelas 18h30, na livraria Bertrand Chiado, Rua Garrett, 73, Lisboa.

Lídia Jorge apresenta a obra


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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 24 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7856: Agenda cultural (111): Apresentação do romance Mulher Grande (Mindjer Garandi) de autoria de Mário Beja Santos, Livraria Bertrand do Chiado, dia 10 de Março de 2011

Guiné 63/74 - P7890: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (75): Na Kontra Ka Kontra: 39.º episódio




1. Trigésimo nono episódio da estória Na Kontra Ka Kontra, de Fernando Gouveia (ex-Alf Mil Rec e Inf, Bafatá, 1968/70), enviado em mensagem do dia 2 de Março de 2011:


NA KONTRA
KA KONTRA


39º EPISÓDIO

Atravessam Matosinhos. Chegam junto da zona portuária, sempre agradável de se observar pela azáfama de todo aquele pessoal na transferência de mercadorias de e para os navios. Atravessam a ponte móvel para Leça e dirigem-se para a praia, descansam um pouco e continuam até à Capela da Boa Nova, local ermo mas cheio de beleza. Além da capela, só por ali existe o Farol da Boa Nova e um restaurante, magnífica obra do jovem arquitecto Siza Vieira.

A capela da Boa Nova em Leça.

Sentados num muro, têm uma longa conversa sobre o que poderá ser o futuro de ambos.

- Lembras-te do tostão que aquele miúdo nos deu naquele dia no largo da Sé?

- Sim lembro, responde. E beijam-se.

- Então já nos podemos casar.

A conversa continuou e acabaram por chegar aos pormenores do casamento: Casariam na Capelinha da Boa Nova. Almoçariam com os poucos convidados, só a família directa, no restaurante ali ao lado, edifício projectado pelo que foi seu professor, Siza Vieira. Fariam a tradicional viagem no carro dos pais, percorrendo toda a costa de Portugal até ao Algarve. As férias do próximo ano, a que ele ainda tinha direito, seriam uma boa altura para o casamento.

O restaurante projectado pelo Arq. Sisa Vieira junto à
capela da Boa Nova.

Com a sua vida sentimental estabilizada, poucos dias depois o Alferes Magalhães regressa à Guiné.

Desta vez o trajecto é feito de noite. Se a viagem para a metrópole era duplamente agradável além do mais por se efectuar de dia, agora, por razões contrárias é duplamente desinteressante. Na ilha do Sal, onde o avião faz escala, o nosso Alferes ainda pôde ver, ao lusco-fusco, os contornos dos morros vulcânicos que caracterizam a ilha.

Chegado a Bissau resolve não se instalar no Quartel de Santa Luzia, no tal quarto de oito camas onde a qualquer hora da noite pode ser acordado pelos camaradas que chegam e partem para o mato. Tenta o “Grande Hotel”, perto do Hospital, que diga-se, em tempos já tivera ar condicionado. Está cheio. Só consegue um quarto no “Hotel Internacional”, não longe daquele. Uma autêntica espelunca. Fica porém com um quarto só para si onde pode descansar à vontade.

Logo que pode vai aos Adidos marcar a passagem no Dakota para Bafata e aí fica a saber que o avião já está lotado. Dão-lhe Guias de Marcha para seguir pelo Rio Geba até ao Xime numa lancha de desembarque, uma LDG, depois para Bambadinca numa coluna de viaturas e finalmente noutra coluna para Bafata, já à vontade, sem problemas de guerra.


O Alferes Magalhães a bordo da LDG com destino ao Xime.

Em princípio fica um pouco preocupado por não ir de avião, mas pensando melhor: Na LDG não havia grande perigo pois a maior parte do rio tinha quilómetros de largura não podendo haver qualquer ataque. No chamado Geba Estreito, ao chegar ao Xime, aí sim já se estava ao alcance de uma qualquer arma inimiga, mas ali contava com a grossa blindagem da embarcação, o seu poder de fogo que incluía dois canhões “Bosfors” de 40mm e mais que tudo sabia que era sempre feita a segurança na margem direita do rio, na zona de Mato de Cão, por um pelotão de tropas nativas comandadas pelo seu camarada Évora Santos. Sabia que em tempos costumavam implantar minas na picada do Xime até à Ponte do Rio Udunduma, mas já há alguns meses que isso não acontecia pelo que também não ficou preocupado, tanto mais que à frente da coluna seguiria um grupo de picadores.

A LDG, onde vai o Alferes Magalhães, a chegar ao Xime.

Chegado a Bambadinca, respirou fundo e foi logo saber da possibilidade de o levarem para Bafata. Foi-lhe dito que estava ali um civil, com uma carrinha de caixa aberta, que ia para Bafata e com certeza o levaria.

Enquanto esperava foi conversando com camaradas já seus conhecidos. Querendo saber pormenores da morte do seu amigo Dionildo é-lhe dada uma nova versão do que se passou no segundo ataque a Madina Xaquili, quando ele Alferes Magalhães já estava em Bafata. Foi-lhe dito que não havia a certeza do que aconteceu, em relação ao Dionildo naquela fatídica noite. Quando o ataque se deu havia, fora do “arame”, um grupo que incluía o Dionildo.

Fim deste episódio
Até ao próximo camaradas.
(Fernando Gouveia)
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 2 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7885: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (74): Na Kontra Ka Kontra: 38.º episódio

quarta-feira, 2 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7889: Estórias de Mansambo II (Torcato Mendonça, CART 2339) (26): Chuva em noite escura

1. Mensagem de Torcato Mendonça* (ex-Alf Mil da CART 2339 (Mansambo, 1968/69), com data de 1 de Março de 2011:

Caro Vinhal, Caros Editores
Sempre gostei da Noite.
Há quem a passe de maneiras diversas. Esta que anexo foi assim... passada.
Ia falar de um Bar e lembrei-me logo de outro. São, (será que ainda existem?) em Lisboa. Desisti.
Ainda ontem falei, pelo tele claro, com o Vinhal. Perguntei ao Carlos se ainda estava aborrecido com aquele comentário. Era um convite, um simples convite mais direccionado para camaradas ou camarigos de Lisboa. Lisboa o Centro deste rectângulo cada vez mais inclinado para o Atlântico e sem uma noite tão boa assim... sempre tem algo na macrocefalia de certas mentes... ou egoísmo...

Tudo bem com o convite, voltei a receber hoje e os lisboetas irão delirar. Mais um evento! Eu mandarei um abração ao meu Amigo Mário.

Disse ao Carlos Vinhal: logo te mando um escrito... uma estorieta. Vai esta. É longa. Mais de mil palavras é estopada para ler. Quinhentas a mil... no meio... as virtudes e eteceteras estão sempre no meio.

Olha meu Caro aí vai. É Tua e ou Vossa. Não foi bem condensada. Está aí uma mas ainda necessita... uns cortes para não me baterem... vidas...

E vai um abraço colectivo
(Carlos se for recebida... Agradeço um - recebida OK)... logo falamos da noite...

Abraço do T.


ESTÓRIAS DE MANSAMBO II - 26

Chuva em Noite escura

Passava das nove da noite e veio para o abrigo.
Preparou o resto do material. Vestiu-se e, sem o dólmen, deitou-se em cima da cama.
Ia ouvindo a chuva a cair forte, tabaqueava mais um cigarro e, mais uma vez, tentava memorizar tudo o que lhe tinha sido dito.

Noite boa para mais uma operação. Logo agora que os fulanos deviam andar a querer vingança. Saldavam-se as contas de vez. Era assunto sem fim. Bater forte, forte mesmo era preciso. Nós. Eles pensariam igual? Certamente.

Se saíssem à meia-noite, ao alvorecer deviam estar lá. Com aquele tempo era difícil. Além disso não devia haver “tecto” e tanto apoio aéreo ou evacuações “ká tem”. Pior, bem pior. Para depois se ver e não pensar nisso agora.

Chovia muito, demasiado para se puder progredir com segurança.

Podiam adiar a operação. Não era tão importante assim. Se ainda fosse lá um major ou tenente-coronel… agora arraia miúda. À medida que se alargavam os galões nos ombros menos saídas para o mato. A idade claro, a idade e as comissões uma e depois outra.

Nem sempre isso acontecia. No dia que fez cinquenta e um anos um tenente-coronel, o actual Comandante deles, fez uma operação, com contacto, ao Galoiel. Há sempre excepções à regra. Ali é local de regras rígidas e excepções, pois então.
Agora, sem excepções ou regras, ali estava ele esperando, fumando, sem nada ter a ver com aquilo. Talvez tivesse. Talvez naquele momento sentisse que sim, que fazia parte daquilo, uma peça, reles peça da engrenagem.

Mesmo hoje, já depois de ter terminado a primeira década do Século XXI, pensa, tenta recordar aquele período e não entende como se deixou amarrotar tanto.
Porquê? Porque ouve tanto comentário de inverdade ou de incompreensão sobre o que, pelo menos na Guiné, aconteceu? Fica bem assim falar. Depois é o momento. Parece que há agora um momento de falar, escrever, recordar, dizer que se tem que fazer algo para reparar muito do que se passou e tanto mal causou. Momentos, momentos a irem e virem.

Ele, naquele tempo, aos poucos pensou ser melhor assim. Aceitar. Procurar respeitar quem o comandava e fazer respeitar essas ordens. Com um ou outro ajustamento é certo. Mas será que houve justificação para tudo. Certamente que não, certamente que não. Porquê e para quê? Durante anos e anos, décadas, tentou viver sua vida longe das recordações desse tempo. Quantos anos por lá passou? Quatro ou cinco? Só? Marcaram assim tanto? Talvez outros períodos, outras vivências, de sua vida claro, foram tão ou mais fortes que as daquele tempo. Porque recorda agora esse tempo militar? Claro que o período militar pouco tem a ver com a vida civil. Pouco ou nada. Gente a pensar de forma diferente. Gente com divisas ou galões, vaidades ou fragilidades, necessidades de, para se sentirem mais gente, depreciavam os outros.

Normal e humano. Certo é que a maioria assim não procedia. Preferia fazer-se respeitar como gente. Temos que ver as diferenças entre a Instituição militar e a vida civil que, efectivamente obrigava o militar, profissional claro, a outro tipo de comportamento. Comportamentos direccionados para a guerra, o confronto, a disciplina e a camaradagem. Seria essa instituição democrática? Nesse tempo nenhuma o era. Mas hoje, agora? Respeito pelas outras instituições democráticas, sim. Agora, penso eu, continua com uma maneira própria de estar na sociedade. Normal? Assunto para posterior reflexão. Certo, certo é que de lá, entre outros, trouxe um ensinamento importante – a disciplina.

Podemos comparar com a vida civil, esta vida dita civil onde existe um amontoado de vaidades, de gentes a treparem, não em valor mas em favor. Gentes que, mesmo olhando de esguelha para a vida militar no seu todo ou só para aquele breve período de outrora, não perdem oportunidade de adularem o galão, a estrela, o título académico e, mais ainda, isso sim é um “posto” civil ou militar, o cifrão, a posição e o penacho. Esta evolução, infelizmente, tem desvalorizado, com muitas excepções e não sendo a regra, a meritocracia e valorizado por baixo. Não avancemos em reflexões ou meditações.

Por ser confuso? Nada disso.

Normal. Era assim, é assim e, por muito tempo, pelo absurdo e não pela normalidade, será assim.

É a Vida… diz “Zé Portuga”, português de Norte a Sul… aqui, como em tudo, com excepções e, felizmente digo eu, muitas.
Nivelar por baixo… boa essa… saída do tema inicial. Perca do norte e entrada em desnorte ou não.

Não perdi a recordação de outrora. A recordação daquela noite de chuva forte. A ela voltamos então.

Noite de chuva forte, escura como breu. Lá foram eles ”em bicha de pirilau”, o detrás agarrando a arma do da frente. De quando em vez a queda, o barulho, o palavrão abafado, a chuva forte a escorrer, a arrefecer e a noite negra a demorar o seu fim.

Pára, alto.

Acomodar o material, compor aquele grupo de homens, aliviar e distender os músculos. Limpa e protege bem a bazooka (8.9) na zona do disparo eléctrico.

- Está a andar. Palmada no Lhavo, o guia, e os tropeções a voltarem.

A chuva forte a não abrandar e a noite negra a não querer desmaiar e a ser, assim, mais difícil a progressão para eles.

A marcha a parar novamente, a noite a desmaiar e a claridade, ainda muito ténue a aparecer.
Pára e descansa um pouco. Ajeita o material e descansa. Só um pouco.

-Não se consegue ainda ver a carta, só a bússola. Esperamos um pouco e protege depois para ver isto. Chamem o Lhavo porque devemos estar perto.

Efectivamente estamos perto, muito perto já. Vamos esperar um pouco pela claridade e vamos montar a emboscada e esperar pelo trabalho do outro Destacamento.

- Já se vê melhor. Vamos para aquela mata. São cinco horas. Esperamos já lá o contacto rádio.

Passa o tempo e os rádios nada dão. Esperamos. Escolheram um bom sítio. Daqui temos um bom campo de tiro. Está tudo montado. Nada de descuidos agora que a chuva está a abrandar.

O tempo passa lento, lento e o relógio é constantemente consultado.

De repente, não muito longe, os rebentamentos, tiros, aquele “brua” em espiral, o ruído do tiroteio a envolver a madrugada fria e a aumentar e a diminuir. Armas mais aperradas, mais prontas, olhares mais despertos, músculos mais tensos e ouvidos a destrinçarem os sons:

- São mais nossos, são mais nossos - e a madrugada, como por magia, aquece um pouco mais.

-Cuidado agora, se vierem vêm por além. Só dispara à voz.

O rádio manda aguentar. O tempo passa lento e eles aguentam, aguentam e desesperam com tanta tensão.
Ouve-se o ruído da avioneta PCA e esperam. Ouvem pedirem a vertical aos outros e continuam a esperar.

- Cuidado agora que se eles vêm para aqui podemos ser descobertos.

- São dez horas. O PCA diz que vai sair e já volta.

Que se passa? Felizmente o tempo passa e não se ouve barulho de hélis.

- Bom sinal, bom sinal. Não há feridos.

Aguentamos. O corpo dói, as dormências aparecem aqui e ali.

- Mexe e não faças barulho. Isso passa. Aí está a avioneta a voltar. Demorou. Se ele passar na vertical não digas nada e espera.

-Dizem algo pelo rádio.

- Mandam regressar.

-Que porra é essa? São três horas. Chama o Lhavo.

- Vamos pela picada antiga e depois viramos para a estrada. Ele e dois picadores atrás e a malta logo a seguir.

- Há malta com cãibras.

-Estica e pica. Vamos devagar. Parar é pior.

Andam depois mais rápido com mil olhos e ouvidos atentos a tudo.
A bússola. Eu vejo e já está a virar para a estrada, mais um pouco e paramos.
Está tudo bem.

- Dói-me tudo e não consigo comer.

- Estamos perto e come quando lá chegar… falta pouco. Todo o cuidado agora é pouco.

Pois é, mas pouco a parecer uma eternidade. Finalmente aí estão as luzes do aquartelamento. Finalmente, banho e roupa lavada.

- Arruma o material e podem destroçar.

Está tudo estoirado com o efeito da chuva.

- Há comida quente daqui a uma hora.

- Estão a chamá-lo.

Já? Esperem que estou ainda nu. Deve haver bronca.

Fnd –Fev/11
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Nota de CV:

Vd. poste da série de 23 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 – P7849: Estórias de Mansambo II (Torcato Mendonça, CART 2339) (25): Amuleto

Guiné 63/74 - P7888: A minha CCAÇ 12 (13): Janeiro de 1970 (1): assalto ao acampamento IN de Seco Braima e captura de Jomel Nanquitande (Luís Graça)


Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca)  > Carta do Xime (1961) (1/50000) > Excerto: A posião relativa de parte dos subsectores de Mansambo e Xime, com destaque para a península de Galo Corubal - Satecuta - Seco Braima (ou Darsalame), na margem direita do Rio Corubal,  à direita da estrada Mansambo - Ponte do Rio Jagarajá - Ponte dos Fulas - Xitole... Da ponte do Rio Jagarajá até Satecuta, junto ao Rio Corubal não são mais do que 8 quiómetros em linha recta... Nesta operação, partiriam às 9h00 da amanhã, com um intervalo às 12h00 para descanso e pernoitando às 17h00 num trilho que conduzia a Galo Corubal, para prosseguirem às 3h30 da manhã para Satecuta e, por fim, Seco Braima, acampamento que foi assaltado, já de manhã, cerca das 7h00... A toque de caixa, no regresso, chegariam ao ponto de partida por volta das 13h00... com gente esgotada e desidratada, mais um prisioneiro, combatente (que dali a uma semana levaria a CCAÇ 12 a embrulhar de novo, explorando informações obtidas do seu interrogatório em Bambadinca: Op Borboleta Destemida). Em geral, ia-se uma vez por ano a esta península, na época seca, e com efectivos entre 200 a 250 homens (3 destacamentos), além de apoio da FAP e da artilharia (Mansambo)... (LG)





Guiné > Zona leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo > CCAÇ 2404 (1969/70) > Aspectos do aquartelamento construído, de raíz, pela CART 2339 (1968/69). Diversas operações em que esteve envolvida a CCAÇ 12 (1969/71)  começavam aqui... Foi o caso da Op Navalha Polida, de assalto à base do PAIGC de Satecuta, na margem


Fotos: © Arlindo Teixeira  (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados




A. Continuação da série A Minha CCAÇ 12 (*), por Luís Graça



(7) Janeiro de 1970: 3 assaltos a objectivos IN

Durante o período de Janeiro a Abril de 1970, coincidindo com a época seca, a CCAÇ 12 desenvolveria uma intensa actividade operacional ofensiva, realizando:



(i) 7 operações a nível de Batalhão (das quais 6 com contacto): por exemplo, Op Navalha Polida, Op Borboleta Destemida e Op Safira Única, só em Janeiro de 1970.


(ii) 3 operações a nível de Companhia (uma com contacto e as outras com vestígios do IN);


(iii)  e ainda 10 acções, além da actividade de rotina (Missão do Sono, Mato Cão, Ponte do Rio Udunduma, tabancas em auto-defesa, colunas logísticas...).


(7.1) Op Navalha Polida: assalto imediato ao destacamento IN de Seco Braima, junto ao Rio Corubal, no subsector do Xitole





Em 2 de Janeiro de 1970, às 5h00, dava-se início à Op Navalha Polida para uma batida à região de Galo Corubal-Satecuta-Seco Braima, e em que participaram mais de 200 homens:  3 Gr Comb da CCAÇ 12 (Dest A), além de forças da CCÇ 2404, a 2 Gr Comb   (Dest B) e CART 2413, a 2 Gr Comb  (+) (Dest C),  estas duas últimas sediadas, respectivamente, em Mansambo e Xitole.

Sabia-se, em consequência da Op Lança Afiada (**), que o IN ocupava a península de Galo Corubal-Satecuta cujas bolanhas eram cultivadas por uma numerosa população de balantas e beafadas.

Mais recentemente um RVIS efectuado pela Força Aérea e uma emboscada que 1 Gr Comb da CART 2413 (Xitole) sofreu entre o Xitole e a Ponte dos Fulas, viriam confirmar a existência de 1 bigrupo naquela área.

A missão das NT era bater a península de Galo Corubal-Satecuta-Seco Braima, procurando aniquilar os elementos IN armados, aprisionar a população e destruir todos os meios de vida.

Desenrolar da acção:

Os 3 Destacamentos encontraram-se por volta das 9h00 perto da ponte sobre o Rio Jagarajá, na estrada Mansambo-Xitole, tendo iniciado imediatamente a progressão a corta-mato em direcção ao objectivo. Por volta das 12h00, fizeram um descanso em (Xime 4B5-5C)



Pelas 17h00 atingiram o local de pernoita (Xime 4A8-48), tendo-se emboscado junto a um antigo trilho que conduzia a Galo Corubal. A instalação foi feita de forma a conseguir-se apoio mútuo entre os três Destacamentos e a neutralizar uma eventual acção de surpresa do IN.

No dia seguinte, às 3h30, os Dest B e C iniciaram, de maneira vagorosa e cautelosa (devido às dificuldades do terreno (capim alto, vegetação densa) o movimento em direcção a Satecuta. E uma hora mais tarde o Dest A (CCAÇ 12) começou a deslocar-se para a região de Seco Braima, tendo ouvido por volta das 7h00 ruídos do pilão e vozes humanas.

Dirigindo-se imediatamente nessa direcção, o Dest A [CCAÇ 12] teve de cambar um curso de água, utilizando uma ponte submersível feita de troncos de cibe, deixando então de ouvir as vozes por se encontrar numa baixa.

Entretanto, o 4º Gr Comb ficava emboscado junto ao ponto de cambança. Continuada a progressão ao longo da margem, ouviram-se de novo vozes. Feita a aproximação de maneira cautelosa, verificou-se que havia ali um destacamento avançado do IN que deveria constituir o dispositivo de segurança próxima da tabanca de Seco Braima.

Como era impossível qualquer manobra de envolvimento sem ser detectado, devido ao capim e à vegetação arbustiva, o Comandante do Dest A deu ordem para que os homens da frente fizessem um assalto imediato. O acampamento foi atacado à granada de mão, tendo-se ouvido gritos lancinantes de dor.

Apesar de surpreendido, o IN reagiu rapidamente com armas automáticas, ao mesmo tempo que retirava, levando dois corpos de arrasto (no terreno havia sinais de arrastamento de 2 corpos através do capim e vestígios de sangue).

Concentrando o fogo na direcção da retirada do IN, os 2 Gr Comb (1º e 2º ) do Dest A tomaram o acampamento que era constituído por 5 casas de mato. Feita a batida a zona, encontrou-se o seguinte material:

  • 5 granadas de RPG-2,
  • 1 carregador de Metralhadora Ligeira Degtyarev,
  • 2 lâminas de carregadores com 18 cartuchos,
  • além de vários utensílios e um balaio cheio de arroz.

Entretanto, já os Dest B e C tinham atingido o acampamento de Satecuta, de resto abandonado (há uma semana atrás, com vestígios de muitos trilhos recentes). Porém, devido aos rebentamentos que se ouviam da direcção de Seco Braima, alguns elementos IN, de passagem em Satecuta, foram alertados e na fuga seriam interceptados pelo Dest C [CART 2413] que abriu fogo sobre eles.



O  IN reagiu da vários pontos da mata. Na perseguição as NT fizeram um prisioneiro,  de nome Jomel Nanquitande, ferido, deixado para trás pelos seus companheiros, que no entanto recuperaram a sua arma. O seu ferimento não era grave, aos olhos de um tuga. Após uma semana de recuperação e de interrogatórios, o Jomel seria obrigado pelas NT a participar como guia para um assalto de mão ao acampamento IN de Ponta Varela que conhecia bem [, a sudoeste do Xime, na direcção de Madina Colhido]: Op Borboleta Destemida (CCAÇ 12, a 4 GR Comb + CART 2520, a 2 Gr Comb, operação realizada a 13 de Janeiro de 1970, e que descreveremos no próximo poste desta série).


Quase simultaneamente os 2 Gr Comb do Dest A em Seco Braima começariam a ser flagelados com canhão s/r e mort 82, instalados na margem esquerda do Rio Corubal, em frente de Ponta Jai. Foi entretanto pedido apoio aéreo e dada ordem de retirada pelo PCV. Enquanto os bombardeiros T 6 martelavam as posições do IN, as NT retiraram  ordenadamente.

Os 3 Dest encontraram-se na estrada Mansambo-Xitole, por volta das 13h00 do dia 3, tendo o Dest C seguido para o Xitole e os Dest B e A para Mansambo em coluna apeada (até à Ponte dos Fulas e ponte do Rio Bissari, respectivamente). Devido ao elevado cansado de alguns militares dos Dest A e B, foram recolhidos em viaturas no Rio Bissari.

Em resultado da acção das NT, o IN teve 2 mortos prováveis e vários feridos confirmados, além dum capturado.

Durante o mês de Janeiro o IN manifestar-se ainda nos subsectores de Xitole e Mansambo:

(i) a 19, montando 2 minas A/P, na estrada, das quais uma foi accionada por uma viatura, com rebentamento de pneu, e a outra detectada e levantada, verificando-se pela sua análise que estava completamente nova;

(ii) a 20, fazendo um pequeno grupo vindo do sul queimadas na região de Moricanhe  (antigo destacamento de milícias abandonado em meados de 1969, depois do ataque a Bambadinca em 28 de Maio desse ano);



(iii) a 21, flagelando (um grupo não estimado), de SW,  durante 30 minutos, o aquartelamento de Mansambo, com utilização de Mort 82, LGfog e armas automáticas, mas sem consequências para as NT; 


(iv) a 27, às 20h20, flagelando (um grupo não estimado), de NW e SW, durante 2 horas, o destacamento de Taibatá (Pel Mil 242), utilizando 2 Canhões s/r, 2 Mort 60 e LGFog, sem consequências.


No resto do Sector L1, houve ainda as seguintes acções IN durante o mês de Janeiro de 1970:


(v) Um grupo estimado em 15/20 elementos flagelou, de Norte e Oeste, em 5 de Janeiro, às 17h00, durante 20 minutos, o aquartelamento de Missirá (Pel Caç Nat 54 e Pel Mil 201), durante 20 minutos, com recurso a Mort 82, Mort 60, LGFog e armas automáticas, sem consequências;


(vi) Assalto a Nhabijão Bedinca (um das tabancas do aglomerado populacional de Nhabijões), em 7 de Janeiro, por volta das 20h30: um grupo não estimado, vindo do Cuor (a norte), raptou uma bajuda e uma mulher grande;


(vii) Um grupo não estimado emboscou as NT em Xime 3XC7-27, com Mort 82, causando 4 feridos ligeiros, em 14 de Janeiro, no decurso da Op Borboleta Destemida;


(viii) Flagelação, de oeste, durante 15 minutos, do destacamento de Finete (Pel Mil 202), no dia 17, às 18h15, com utilização de Mort 82, LGFog e armas automáticas, sem consequências;


(ix) A 19, uma viatura nossa accionou uma mina A/P, causando rebentamento de um pneu, em Xime 7C-3.


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Fontes consultadas:


História da Companhia de Caçadores 12 (CCAÇ 2590): Guiné 1969/71. Bambadinca: CCAÇ 12. 1971. Cap. II. 21-22.

História do BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70)

Diário de um Tuga 



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 Notas de L.G.


(*) vd. poste de 24 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7852: A minha CCAÇ 12 (12): Dezembro de 1969, tiritando de frio, à noite, na zona de Biro/Galoiel, subsector de Mansambo (Luís Graça / Humberto Reis)


(**) Vd. postes da I Série do nosso blogue:


15 de Outubro de 2005 > Guiné 63/74 - CCXLIII:Op Lança Afiada (1969): (i) À procura do hospital dos cubanos na mata do Fiofioli


9 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLXXXI: Op Lança Afiada (1969) : (ii) Pior do que o IN, só a sede e as abelhas


9 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLXXXIII: Op Lança Afiada (1969): (iii) O 'tigre de papel' da mata do Fiofioli


14 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLXXXIX: Op Lança Afiada (IV): O soldado Spínola na margem direita do Rio Corubal

Guiné 63/74 – P7887: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (11): Operação Gamo à base inimiga do Biambe



1. Mensagem de Rui Silva* (ex-Fur Mil da CCAÇ 816, Bissorã, Olossato, Mansoa, 1965/67), com data de 1 de Março de 2011:

Como sempre as minhas primeiras palavras são de saudação para todos os camaradas ex-Combatentes da Guiné Portuguesa, mais ainda para aqueles que de algum modo ainda sofrem de sequelas daquela maldita guerra.




10 de Julho de 1965 (a 816 tem mês e meio de Guiné)
Operação “Gamo” à base inimiga de Biambe


Localização de Biambe na estrada de Bissorã para Binar

-Tanto estica, tanto encolhe, que a coluna parte e ficam cerca de 20 homens para trás, grande parte nativos de granadas à cabeça. Isto já em plena zona de Biambe, e o inimigo ali tão perto. Ainda escurecia e muito. Tempo de chuvas e tornados. Isto numa coluna inicial de cerca de 150 homens (Companhia completa da 816 mais o Grupo de combate “os Lordes” dos Águias Negras da 643, ambos sediados em Bissorã-


Das minhas memórias: “PÁGINAS NEGRAS COM SALPICOS COR-DE-ROSA”

Volvidos mais alguns dias e quando estávamos a festejar um aniversário, de quem não me ocorre agora, eis que surgem na nossa casa (casa dos Sargentos) os Alferes Castro e Costa.

Visita agradável e logo os fizemos partilhar da festa também, mas pelo semblante deles logo nos apercebemos que eles não vinham juntar-se à festa e muito menos participar dela.

Humm,… a visita devia-se a outra coisa…

Depois de breves minutos de convívio, chegou a altura de se ir directamente ao assunto. Tratava-se de uma operação a Biambe. Ao falar-se de Biambe a malta entreolhou-se, pois Biambe era uma zona de grande concentração inimiga e muito forte. Ali, os “turras”, e como já disse em histórias anteriores, tinham fama de serem bons atiradores, subiam às árvores para melhor campo de visão, os sentinelas estavam também em árvores e até já usavam uniforme de campanha, etc., etc.. Portanto era já uma tropa organizada.

Então de copo de whisky na mão com dois cubos de gelo a boiarem neste nosso apreciado líquido, o Alferes Costa sentado sobre uma pequena mesa, num papel qualquer, fez um esquema de como a coisa se iria processar. Assim, além da 816, colaboravam na operação os comandos de Bissau, por outro itinerário (isco ?), os “Lordes” da 643 (Grupo de Comandos com o efectivo de um Grupo de Combate e a Companhia “irmã” da nossa, a 818 (então sediada em Bissau), esta em missão de segurança. O assalto era então perpetrado pelos “Lordes” e a 816. Como a festa dos anos arrefecesse notoriamente, o que não passou despercebido ao Alferes Costa, este, que também não sabia esconder um certo nervosismo, teve palavras de moralização para com a malta, antes de se retirar.

A orquestra de instrumentos improvisados, com garrafas, copos a serem batidos por colheres, o bombo da Companhia à mistura que era a predilecção do “baterista” Belchior, etc., que momentos antes tocava em grande escala, deixou praticamente logo de actuar.

Ouvia-se ainda um ou outro dos improvisados instrumentos, mas estes já eram tocados mais instintivamente do que por vontade própria dos seus manipuladores. Tudo aquilo se transformou um pouco e, então agora, em pequenos grupos, a malta conversava prevendo e imaginando aquilo que poderia acontecer em Biambe. Afinal ainda éramos periquitos.

Ao fim e ao cabo isto não passava de uma compreensível apreensão que a todos dominava. Sabíamos que para além de todos os escolhos que um assalto a uma casa-de-mato podia proporcionar, teríamos de enfrentar um grupo bem armado, munido de “bazookas” (ou lança-rockets) e metralhadoras pesadas, material este que ainda não equipava a maioria dos refúgios inimigos.

Os que quiseram, ou puderam, descansaram um pouco o corpo, já que o espírito, esse, jamais sossegaria. À hora pré-estabelecida, a Companhia 816 marchava em direcção à Outra Banda, passando primeiro pela ponte sobre o rio Armada e em caminho para Biambe. O meu Grupo de Combate era o último. À frente, os “Lordes”.

Uma vez embrenhados no mato, o silêncio que até aí foi quase absoluto, começou a ser necessariamente sepulcral. Ouvia-se só o de todo em todo inevitável que era o estalar de uma ou outra folha seca ao ser pisada e ao agitar de um ou outro arbusto quando roçado pelos camuflados, e nada mais.

De olhos desmesuradamente abertos, como a quererem ver mais c’o que era humanamente possível, a malta, felinamente e em fila indiana, ia serpenteando, seguindo o estreito e acidentado carreiro que nos levaria às proximidades do objectivo. Por vezes a mata era tão densa que quase mergulhávamos na mais completa escuridão, deixando portanto de enxergar fosse o que fosse. A progressão fazia-se, ora apressadamente ora parando, pois em fila indiana, uma coluna com cerca de 150 homens, fora os nativos voluntários – os tais que recebiam uns pesos, à jorna-, a deslocar-se, de noite fechada e em terreno tão sinuoso e desconhecido de todo, era impossível manter uma marcha em cadência mais ou menos regular.

Bastava um ligeiro atraso de um homem dos da frente para que se estabelecesse um reagrupamento com muita dificuldade, principalmente nos lugares da retaguarda, aonde por vezes era preciso correr para que a coluna não partisse, o que a acontecer podia ser fatidicamente irremediável. Quando a coluna partia, a parte perdida, naturalmente a de trás, com um leve assobiar, simulando o piar de um pássaro, tentava detectar a outra parte que, logo alertada, correspondia com outro piar e assim fazia-se o reagrupamento, para grande alívio dos perdidos o que muitas das vezes resultava. Daquela vez porém os esticões estavam a dar-se com muita frequência e nós, os que íamos atrás na coluna, víamo-nos em dificuldades para manter a integridade da coluna.

Mas o que se estava a prever, aconteceu mesmo. Foi inevitável. Num dos esticões a coluna desuniu-se para jamais se unir. Como irremediavelmente perdidos, ficamos ali cerca de 20 homens, o que não chegava a um pelotão. Eram cerca das 3 horas da madrugada. Logo o pânico se estabeleceu. Aconselhou-se calma e mais calma, mas a malta logo perturbada, só minutos depois sossegou e na medida do possível.

Estávamos já em plena zona de Biambe e claro, sem guia, pois este ia à cabeça da coluna, como era óbvio.

Connosco estavam alguns carregadores pretos o que, ao lembrarmo-nos, iluminou-nos logo a alma, pois era natural que conhecessem o terreno, mas logo começaram a cair em contradições quanto ao caminho a seguir; enquanto um dizia que era por ali, outro indicava o lado oposto, e então vimo-nos mesmo perdidos, para desespero nosso. Falou-se da orientação pela lua, pelas estrelas (sabíamos que estávamos no hemisfério sul do planeta onde o “Cruzeiro do Sul” era uma constelação que podia dar alguma orientação), etc. mas, não havia hipótese. Os minutos iam passando e o alvorecer não tardaria. Estávamos receosos por tudo. Alguém, mais pessimista disse: ”Ainda acabamos por ficar entre os dois fogos!”. Outro dizia isto, outro dizia aquilo, etc., etc.. Então era tudo frases de conteúdo dramático. Enfim, estávamos atónitos e sem saber o que era melhor fazer. O melhor ainda seria ficarmos por ali estacionados, permanecendo calados e camuflados e aguardar. Aguardar também o alvorecer, aguardar o possível tiroteio resultante do assalto perpetrado por parte da coluna que avançou para o refúgio inimigo, aguardar também pelo apoio aéreo à operação, e… aguardar.

O espírito da malta estava perturbadíssimo pela situação. Nós, perdidos decididamente e o efectivo que avançou para o objectivo reduzido significativamente mormente desprovido de muitas granadas de “bazooka” e morteiro que ficaram connosco, à cabeça dos carregadores nativos. Mas era preciso tomar uma decisão, só faltava saber qual.

Entretanto o alvorecer foi aparecendo e assim as trevas foram dando lugar, em leve sequência, à luz solar. Como sempre, o alvorecer fazia-se acompanhar do chilrear diverso e incessante da imensa e variada passarada. À hora pré-fixada, surgiram então, bem ao longe, mas bem ouvidos, os bombardeiros T6. Aliás estávamos todos atentos ao primeiro ruído denunciador da proximidade destes. Olhávamos o espaço e tínhamos os ouvidos apurados como nunca. Em mais alguma situação visaríamos tão cedo o pássaro de metal, de ruído forte, que muitas vezes nos fazia respirar fundo, e então ali...

A propósito, uma pequena curiosidade: os pilotos dos T6 usavam um emblema no seu fato de campanha que dizia exactamente isto: “TROTE LENTO - COICE FORTE”, sobre um avião desenhado. Na verdade os bombardeiros T6 eram lentos de progressão no espaço, mas as bombas que largavam eram de grande potência, daí a explicação da frase no dito emblema.

Bom, e voltando à operação Biambe, logo que apareceram ao longe os bombardeiros, alguém se lembra de atiçar o ambiente. “A aviação vê aqui um pequeno grupo e lança alguma bojarda pensando que somos um grupo de “turras”, pois haviam muitos nativos no grupo. “Camisa branca” poucos. E pronto, só nos lembrávamos do pior.

De facto, no grupo não havia um único temperador para a situação. O pessimismo tinha mesmo assentado arraiais.

Tínhamos um radiotelegrafista connosco (valeu-nos isso) o que nos podia servir de muito. Com um radiotelegrafista munido do respectivo rádio, podíamos estabelecer contacto com os bombardeiros, pondo-os ao corrente da situação. Para frustração nossa não foi possível, pois o nosso rádio não sintonizava com o dos bombardeiros. Tentamos desesperadamente o contacto, mas todas as tentativas foram vãs.

Até que, EUREKA! Conseguimos entrar em contacto com o PCA - Posto de Comando Aéreo - que, e como habitualmente, se fazia transportar num “Dornier” - pequena avioneta de construção rudimentar (lembro-me de ver uma no Olossato acidentada encostada a um canto. Quando vi que a fuselagem era feita de Dexion – cantoneira de aço aligeirada, mais aplicada em móveis - e forrada a lona, até me arrepiei, pois já tinha andado naquilo algumas vezes)-.

Logo comunicamos o sucedido e então sim, o alívio apareceu no seio da malta.

Pelo PCA, os bombardeiros ficaram ao correr da nossa situação também.

Entretanto soa o tiroteio e logo deduzimos tratar-se do ataque. Tiroteio intenso, o que não nos surpreendeu a avaliar pela força que se esperava naquela casa-de-mato, e alguns rebentamentos à mistura e eis que o silêncio de novo pairou. Normalmente ao primeiro estoiro de um nosso morteiro, com boa pontaria, acabava a festa.

Logo nos interrogamos sobre o que se teria passado. O mais provável, concluímos nós, era que após dura resistência eles abandonaram a base.

Soube depois que a base era constituída por diversas barracas e que foi logo abandonada após os tiros de aviso de um sentinela.

Na busca apanharam-se 4 granadas de mão, 1 cinturão e vários livros de escola a pressupor que havia por ali escola e à semelhança de outras grande bases inimigas.

Não houve portanto verdadeiramente ataque e o tiroteio que ouvimos foi a flagelação inimiga com a tropa dentro da base (o tal tiroteio que eu pensei ser o do ataque à base como atrás descrevo), o que normalmente também acontecia. O tiroteio durou cerca de 25 minutos e depois veio-se a confirmar o inimigo ter tido 2 baixas.

Muitas vezes acontecia assim: nós de assalto tomávamos a base, entretanto abandonada, e o inimigo já do lado de fora tinha ali um novo alvo e bem conhecido dele.

Depois, também o costume: barracas incendiadas e atenções redobradas pois já sabíamos que os íamos ter à pega dali para a frente.

E então eis que do PCA surge a ordem para o nosso pequeno e desorientado grupo, que nos emboscássemos rapidamente, pois cerca de 30 “turras” fugiam em direcção ao ponto em que nos encontrávamos. Rapidamente o Alferes Esteves que ficou no pequeno grupo com dois Furrieis, sendo eu um deles, procuramos instalar os nossos homens da melhor maneira. Ouvimos depois dizer que esse grupo estava agora acoitado sob uma grande árvore, (provavelmente ao abrigo da aviação) mas que aguardássemos, pois eles podiam prosseguir, involuntariamente, ao nosso encontro. Momentos de rara expectativa e o coração a querer saltar para fora do peito. Íamos ter contacto com um grupo de efectivo superior ao nosso, nós com poucas G3, pese embora que os emboscados éramos nós… e, nós é que jogávamos com a surpresa e esta era sempre uma boa vantagem.

De armas aperradas e olhos bem abertos, aguardávamos aquele grupo inimigo. No entanto chega-nos depois a informação aérea, de que afinal o grupo tomava agora outro rumo.

Mais uma operação falhada! O inimigo detectou-nos mais uma vez com a “colaboração” do nosso guia (“deles”) e um sentinela avisa com três tiros seguidos. Sim, nada de baixas ao inimigo, nada de material significativo aprisionado. Somente, e tal como já vinha sendo hábito, a coisa saldou-se com o refúgio incendiado e completamente destruído, o possuir de alguns parcos víveres e animais domésticos que eles abandonavam intempestivamente, e para gáudio da tribo indígena. O circo do costume…

Entretanto o PCA tratou de nos fazer reagrupar à Companhia, no caso a 818 a tal que fazia a segurança nesta operação. A pequena avioneta indicava-nos o rumo a tomar cortando o ar segundo a direcção que devíamos seguir, a partir da altura que passava por cima de nós e em voo muito baixo. O “Dornier” repetiu esta operação tantas vezes quantas foram precisas para nos levar ao encontro, e uma vez este ter acontecido foi juntar-se lá além aos bombardeiros que entretanto bombardeavam posições inimigas. Ouvíamos os rebentamentos longe o que nos fazia deduzir que o inimigo bem longe andava. Entretanto o nosso pequeno grupo, ainda em progressão ao encontro do outro, atravessa uma enorme bolanha e com uma árvore de grande parte no meio. Alguém diz: “Meu Alferes eles vão além” e aponta para dois ou três pretos que se viam, não muito longe, embrenhados no mato. Então o “cow-boy” instala o morteiro, pois a distância não dava partido a uma outra arma, aponta-o e logo saem duas granadas uma atrás da outra. Passados breves segundos ouvimos os rebentamentos daquelas e pronto, como não mais os víssemos, abandonamos o pensamento neles. Mas, logo de seguida, eis que surgem tiros da orla da bolanha. “É uma emboscada”!, alguém grita. Então, todos à uma, fomos abrigar-nos no único abrigo ali possível: a grande árvore referida atrás. Tudo ao molhe.

Ficamos todos empilhados, numa situação grotesca. Os tiros foram poucos e isolados e portanto mantivemo-nos em expectativa e não respondemos. Em boa hora assim pensamos pois de imediato surgiram do capim colegas nossos da 818. Periquitices…

 Mais tarde já com o ouvido bem apurado saberíamos que a bala ao sair do cano era de G3 ou Thompson, ou da costureirinha...

Esta operação tinha sido o baptismo desta Companhia e esta, ou aliás, um elemento entre estes, ao ouvir ruído, não esteve com meias medidas e à que disparar.

Caramba, o que podia ter acontecido! Já conhecíamos casos de tropa atingir tropa, pois por vezes e devido à sinuosidade do terreno parte da fila indiana situava-se no sentido oposto da outra parte, fazendo conjecturar que o inimigo estava ali mesmo à nossa frente. Só a experiência e o sangue frio aconselhava a ter calma e a melhor atenção.

Bom, mas nada aconteceu do muito que podia acontecer, principalmente se nós abríssemos fogo também.

Todos juntos agora, prosseguimos de regresso à base. Entretanto surge no ar um helicóptero. Claro, ao vermos tal objecto voador logo suspeitamos de haver feridos por ali. Mas como e porquê naquele sítio? Afinal aquele sítio tinha sido aonde momentos antes tínhamos visto o pequeno grupo de “turras”. Chegados junto do helicóptero, logo constatamos que afinal era para levar um preto… carregador nosso, ferido com estilhaços de uma granada de morteiro… precisamente do morteiro do “cow-boy”. Os dois ou três pretos que tínhamos visto ao longe, quando estávamos na bolanha, eram afinal carregadores nossos e que na altura alinhavam com a 818. Foram confundidos, pois as suas roupas, à maneira indígena, levaram-nos a supor que se tratava de um pequeno grupo de “turras”. Que confusão! Tudo foi confuso e o resultado dramaticamente desastroso!

A operação não tinha começado nada bem e estava a acabar ainda pior.

Havia agora a lamentar este ferido, e ainda por cima, ferido por nós próprios.

O helicóptero levantou verticalmente e depois, em voo paralelo, seguiu a todo o gás em direcção ao hospital de Bissau.

Mais adiante encontramos o resto da 816 e ainda os “Lordes”. A coluna formou-se, agora completa e regressamos a Bissorã. Um regresso frio, consequente de uma operação frustrada, mas restava-nos a consolação - o que não era pouco - de não ter havido também qualquer azar, para além do ferido atrás citado.

Alguns quilómetros antes de Bissorã e quando aguardávamos as viaturas ainda tivemos uma pequena emboscada - ou flagelação - que nem sequer foi merecedora de qualquer esboço de reacção da nossa parte. Eles apareciam sempre ao longe ou ao perto. Com muitos tiros ou poucos. Eles queriam era dizer que estavam ali, que existiam, que estavam atentos.

E pronto, aquela operação tinha chegado ao fim. Operação sob o signo do azar, pois este começou com a desunião da coluna em plena progressão ao encontro do refúgio inimigo, em plena noite cerrada, e em pleno mato, o que veio a precipitar os acontecimentos subsequentes, e nunca mais nos largaria.

Foi clarividente que a progressão de uma extensa fila indiana, feita em noite muito escura, (tempo das chuvas) feita por caminho de mato desconhecido e bastante sinuoso, nunca pode ser feita com pressa, sem que isso não custe uma cisão na coluna que se pode tornar irreparável como tinha sido o caso. Ainda a total inexperiência da 818, aliada à nossa (816) que ainda era pouca, veio tudo resultar numa operação eivada de aspectos negativos e azarentos.

Cervejada, dormir e bola e venha outra que esta já era, o que ia acontecer dois a três dias depois, regularmente.

“Pelo menos vou estar vivo mais dois dias” como dizia muitas vezes o meu amigo, e também Furriel, Martins (o Mansores).
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 26 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7674: Doenças e outros problemas de saúde que nos afectavam (4): As abelhas (Rui Silva)

Vd. último poste da série de 12 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 – P6579: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (10): Golpe-de mão à “casa-de-mato” de Cussondome

Guiné 63/74 - P7886: Contraponto (Alberto Branquinho) (24): Fronteira portuguesa? Ainda?

1. Mensagem do nosso camarada Alberto Branquinho (ex-Alf Mil de Op Esp da CART 1689, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), com data de 22 de Fevereiro de 2011:

Caro Amigo Carlos Vinhal
Junto vai um pequeno texto para o CONTRAPONTO (24) que foi a reacção imediata à leitura de um conto do José Eduardo Agualusa.

Abraço
Alberto Branquinho


CONTRAPONTO (24)

FRONTEIRA PORTUGUESA? AINDA?

No livro de contos “Fronteiras Perdidas” (Publicações Dom Quixote) de José Eduardo Agualusa, cuja 1ª. edição é de 1999, está incluído um conto denominado “Lugar de Morança” (pág. 57).

Como natural de África, que fala e repete África (não só Angola), aqui a história começa em Ziguinchor – Senegal.

Há referências a uma “velha casa, com uma larga varanda a toda a volta”, “um rádio ligado e uma voz que canta”, ao “grito do muezim chamando o povo às orações”, ao “rio Casamansa”, à “poeira vermelha flutuando sobre a estrada”, tal como nos nossos tempos de Guiné…

E, inesperadamente, termina do seguinte modo:
«Sigo em direcção à fronteira, a São Domingos, na Guiné-Bissau. E é então que vejo uma placa na berma da estrada, meio oculta pelo capim exuberante, corroída pelo tempo, a humidade feroz, um desgosto antigo:

- Portugal 30 - Km. ».

(Passei por aqui, a caminho de Dakar, em 1999, saindo da Guiné por São Domingos, depois de termos passado a noite nos arredores de Susana. Não vi essa placa, que estará – estará ainda? – colocada de modo a ser vista por quem viaje de norte para sul e não em sentido contrário.)

Alberto Branquinho
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 23 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7851: Contraponto (Alberto Branquinho) (23): Os milicianos na guerra

Guiné 63/74 - P7885: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (74): Na Kontra Ka Kontra: 38.º episódio




1. Trigésimo oitavo episódio da estória Na Kontra Ka Kontra, de Fernando Gouveia (ex-Alf Mil Rec e Inf, Bafatá, 1968/70), enviado em mensagem do dia 1 de Março de 2011:


NA KONTRA
KA KONTRA


38º EPISÓDIO

Os passageiros saem do avião, são conduzidos num autocarro até à gare e pouco depois recolhem as malas que vinham despachadas no porão. O nosso Alferes com as malas num carrinho dirige-se para a saída, hesitando ao passar pela porta ostentando os dizeres “nada a declarar”. Neste momento a única coisa que o preocupa é saber se a namorada está ou não à sua espera. Será muito importante que esteja pois disso dependerá muita coisa do seu futuro e, de imediato, umas óptimas férias, longe da guerra.

Ao chegar à zona da saída, o Alferes Magalhães pára. Passa uma vista de olhos por todas as pessoas que estão encostadas à balaustrada de separação, à espera dos viajantes. Não vê a sua namorada. O seu coração como que pára. Será o desmoronar de muitos projectos. Continua a andar, decidido a sair do aeroporto, tomar um táxi e ir para casa dos pais, que por terem já alguma idade não foram esperá-lo.

Ao passar o fim do gradeamento de separação uma rapariga, para ele uma estranha, que aliás tinha visto encostada à balaustrada, agarra-se-lhe ao pescoço aos beijos. Ele afasta-a pegando-a pelos ombros para lhe ver melhor a cara e simultaneamente, ele reconhece-a e ela diz-lhe:

- Então só por ter cortado o cabelo assim curto já não me conheces?

De momento ele ficou como que mole, sem acção para nada. Ultimamente tinha-lhe acontecido muita coisa adversa. Nos últimos tempos, esta seria a primeira auspiciosa. Reagiu, como sempre, e enlaçaram-se agora por vontade mútua.

Sentam-se no bar do aeroporto, não a falar da Guiné, que de momento tinha ficado para trás, mas a combinar o que irão fazer nos próximos dias, além de namorar, como se algo mais houvesse para fazer…

Ela, professora do liceu, andava com muito trabalho pois andava a fazer o estágio pedagógico e o exame de Estado final aproximava-se. Assim, ele teve tempo para rever a família e os amigos. Com estes, sim, viria a conversar muito sobre a Guiné.

Todos os momentos em que ela estava livre eram aproveitados para os dois estarem juntos. Fazem passeios pelos locais mais bonitos da zona do Porto: Passeiam pela marginal do Douro. Sobem num dos elevadores da ponte da Arrábida e atravessam pela ponte para o lado de Gaia para daí desfrutarem a maravilhosa vista do Porto.

O Porto e o Barredo vistos de Gaia.

Passam pelo Barredo onde, em tempos, numa tasca tinham almoçado umas iscas de bacalhau feitas num fogareiro à porta do estabelecimento. Nessa altura ele, como estudante de Arquitectura, andava a realizar um trabalho sobre essa parte antiga da Ribeira do Porto. Sobem pela Rua Escura até à Sé. Deslumbram-se com a vista do Porto antigo, com a Torre dos Clérigos em destaque. Em determinada altura, no terreiro da Sé, um miúdo dirige-se a ela pede:

- Senhora, dê-me um tostãozinho.

- Olha, se eu tivesse um tostão casava-me.

Metendo a mão ao bolso o rapazito pega num tostão e dá-lho dizendo:

- Pegue, já se pode casar.

Claro que o miúdo teve a sua recompensa, continuando os dois namorados o passeio.

O terreiro da Sé, no Porto com a Torre dos Clérigos ao fundo.

Noutro dia, já perto do final das férias dele, vão de eléctrico pela Avenida da Boavista até ao Castelo do Queijo. Apesar de se estar em fins de Novembro a proximidade do mar ameniza muito a temperatura, convidando a uma caminhada ao longo da marginal até ao molhe sul do Porto de Leixões. Os titãs, modernas estruturas portuárias colocadas nos extremos dos paredões, fazem lembrar o lendário Colosso de Rodes.

Um dos “titãs”.

Atravessam Matosinhos. Chegam junto da zona portuária, sempre agradável de se observar pela azáfama de todo aquele pessoal na transferência de mercadorias de e para os navios. Atravessam a ponte móvel para Leça e dirigem-se para a praia, descansam um pouco e continuam até à Capela da Boa Nova, local ermo mas cheio de beleza. Além da capela, só por ali existe o Farol da Boa Nova e um restaurante, magnífica obra do jovem arquitecto Siza Vieira.

A capela da Boa Nova em Leça.

Sentados num muro, têm uma longa conversa sobre o que poderá ser o futuro de ambos.

Fim deste episódio
Até ao próximo camaradas.
(Fernando Gouveia)
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 1 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7882: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (73): Na Kontra Ka Kontra: 37.º episódio

Guiné 63/74 - P7884: FAP (62): A morte do Furriel Mil Pil Frederico Vidal e a acção heróica do Alf Mil Pil (?) Pinto da Rocha, numa DO 27, sob os céus de Catió / Cufar, em 24/2/1964 (Virgínio Briote)

1. Mensagem do Virgínio Briote, com data de ontem:


Caro Luis Graça,

Porque foste tu o editor do poste do Frederico Vidal (*), anexo-te a informação que me foi enviada pelo  Gen Pilav [...]  (agradeço que mantenhas reserva da fonte) e que podes acrescentar ao  poste.


Um abraço do
v briote

PS - Anexo uma memória do Frederico escrita pelo Amigo de Família e Capelão FAP Pires de Campos.




Memória do Frederico escrita pelo Amigo de Família e Capelão da FAP Pires de Campos.

 
2.  Informação adicional sobre o Fur Mil Pil Frederico Vidal (1942-1964)

Assunto - A morte do Furriel Frederico Vidal


(...) Estava em execução uma missão de reconhecimento visual, na região de Catió/Cufar, feita em DO 27 sem duplo comando, pilotado pelo Frederico que levava como observador o Alferes Pinto da Rocha.

Em determinada altura o avião foi atingido por fogo de terra tendo atingido o Frederico na cabeça causando-lhe, ao que tudo indicava, morte imediata.



O Alferes, sem comandos do seu lado, e sem conseguir remover o cadáver do seu lugar, pilotou o avião até à Base e aterrou com segurança sem causar qualquer dano à aeronave.


Foi uma situação que demorou cerca de 1 hora de pilotagem, com a mão esquerda, e sem acesso aos travões. Este piloto também já não está entre nós, tendo falecido numa missão de combate a um fogo florestal no verão de 1999.

O Furriel Vidal era de Cascais e encontra-se sepultado, em jazigo da família, no Cemitério dos Prazeres.



Claro que o IN não deu por nada e é por isso que nunca explorou o sucesso e,  dentro das nossas forças, só o pessoal da Base teve conhecimento.

Também voei DO 27 e por isso considero a actuação do piloto observador (aquele que tinha por função orientar e registar os resultados do reconhecimento), como uma acção heróica e única. Todos nós passámos por muitas mas esta é realmente singular.

Malhas que o Império teceu e que felizmente nos Honram (...) (**)
_____________


Notas de L.G.:


(*) Vd. poste de  27 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7873: In Memoriam (71): Fur Mil Av Frederico Manuel Machado Vidal (1943-1964), morto em 24/2 /1964

(**) Último poste da série > 17 de Fevereiro de 2011 >Guiné 63/74 - P7808: FAP (61): Passageiro, de classe única, do Nordatlas, em viagem inolvidável de Bissau até Bafatá, via Nova Lamego, com lançamento de géneros por pára-quedas ao longo do percurso (Mário Miguéis)

terça-feira, 1 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7883: Notas de leitura (211): Antologia Poética da Guiné-Bissau (3) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 24 de Fevereiro de 2011:

Queridos amigos,
Está concluído o périplo aos poetas guineenses até 1990, não vale a pena iludir que é tudo muito poucochinho, numa estreita dependência dos temas portugueses e por vezes com cedências primárias ao incitamento propagandístico, mas sem miolo.
Renova-se o pedido a quem tenha outras antologias com data posterior de fazer o favor de nos emprestar, estamos aqui também para deixar o registo de todas as iniciativas culturais luso-guineenses.

Um abraço do
Mário


Os poetas da Guiné-Bissau: a ingenuidade dos amanhãs que cantam

Beja Santos

A “Antologia Poética da Guiné-Bissau”**, organizada pela União Nacional dos Artistas e Escritores da Guiné-Bissau, com prefácio de Manuel Ferreira (Editorial Inquérito, 1990) procurou na época coligir exemplos representativos das intervenções líricas mais dignas de distinção. Temos aqui várias gerações, há sem sombra de dúvida aproximações entre todas elas: a nostalgia militante, a vibração da palavra de ordem, a glorificação dos afectos, os incentivos à luta da libertação, a laude às vítimas e aos sacrifícios por essa luta e aos heróis anónimos. Há soluções líricas de ternura e enlevo, há fórmulas de grande ingenuidade, de quem se está a estrear na métrica, há poemas com apuro estético, percebe-se que é um país que arranca com vozes entusiasmadas e até deslumbradas mas manda a sinceridade que se diga que este balanço não autoriza um rasgado elogio, uma parte significativa do que consta desta antologia não passará ao futuro. Os poetas que faltam registar são José Carlos Schwartz, Pascoal D’Artagnan, Francisco Conduto, Carlos Alberto Alves de Almada, Jorge Cabral, Nagib Jauad, Félix Sigá, Domingas Samy e Eunice Borges.

Schwartz morreu precocemente, manejava a escrita com simplicidade, com orgulho do seu nacionalismo: “Antes de partir/ Encherei os meus olhos, a minha memória/ Do verde (verde, verde!) do meu País/ Para que quando tomado pela saudade/ Verde seja a esperança/ Do regresso breve”. Pascoal D’Artagnan pautou-se pelo uso de uma métrica arrumada em conceptualismos, manipulou a carga panfletária não subtraindo a veia lírica e o apelo às sonoridades, como se exemplifica no:

 In Memoriam a Amílcar Cabral

As frestas das portas da mártir África
abriam-se num passo compassado.

O homem surgia –
– ele e a glória do porvir
aureolando-lhe o rasgo.

As brisas tornavam-se mais tensas
mais velozes em seus assopros
os sóis decididamente rasgavam os escuros
– que teimavam em esbater-se
– sobre os tectos africanos.

A fé e a esperança
circundavam garante o homem
– era o sonho da caminhada
Incendiando corações galopantes


Francisco Conduto não enjeita quer o panfleto quer as mensagens doutrinais, o mesmo se poderá dizer de Carlos Alberto Alves de Almada. Jorge Cabral é um poeta saudosista, melancólico, embalado por uma poesia muito formalista. Pouco há a dizer, igualmente, de Nagib Farid Said Jauad, Félix Sigá e Domingos Samy. A última poetiza da antologia, Eunice Borges, surpreende pelo uso de uma linguagem simples e directa, acalorada ao serviço de causas como os direitos das mulheres ou a apologia do heroísmo dos combatentes. E surpreende porque tal simplicidade da composição lírica acaba por servir como estrofes de canção:

Manta da minha mãe

A minha mãe
tinha uma manta velhinha
cheia de buracos
que me cobria
quando eu era pequenina!

Mamã,
a manta com que me cobrias
tinha tanto calor
que fez nascer dentro de mim
aquele amor tão grande
que a vida não faz morrer.


Em jeito de conclusão, importa reconhecer que a generalidade desta poesia está profundamente condicionada pela lírica portuguesa, é determinada por causas, mas pouco ousada em termos imaginativos. Se não surpreende na vida cultural de um Estado recém-criado, hoje, caso estejamos ainda a este nível da arquitectura poética, já será motivo de preocupação.
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 1 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7883: Recortes de imprensa (40): Numa sala de espelhos estilhaçados, lembranças de partidas e chegadas (Beja Santos - Diário de Aveiro - 13/2/2011)

(**) Vd. postes de:

19 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7819: Notas de leitura (206): Antologia Poética da Guiné-Bissau (1) (Mário Beja Santos)
e
22 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7839: Notas de leitura (208): Antologia Poética da Guiné-Bissau (2) (Mário Beja Santos)

Vd. último poste da série de 27 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7872: Notas de leitura (210): A Última Missão, de José de Moura Calheiros (3) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P7882: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (73): Na Kontra Ka Kontra: 37.º episódio




1. Trigésimo sétimo episódio da estória Na Kontra Ka Kontra, de Fernando Gouveia (ex-Alf Mil Rec e Inf, Bafatá, 1968/70), enviado em mensagem do dia 28 de Fevereiro de 2011:


NA KONTRA
KA KONTRA


37º EPISÓDIO

Os aviões vêm de Lisboa durante a noite, passando pela ilha do Sal em Cabo Verde e regressam durante o dia à Metrópole. Não atravessam o continente africano. Os países a sobrevoar não o permitem por Portugal ser um país colonialista. De qualquer modo vai-se sempre a ver a costa de África. Sabendo disso o nosso Alferes, ao fazer o check-in, pede um lugar à janela e do lado direito da cabine.

Chamam para o embarque. O nosso Alferes tem que mostrar o cartão de embarque e um documento, o Passaporte Militar, trazido de Bafata. Depois de muito procurar, de esvaziar várias vezes os bolsos e um pequeno saco que levava com ele, o dito documento não aparece. Todos os passageiros já tinham embarcado. Sem Passaporte Militar o Alferes Magalhães ia ficar em terra.

Quando a Hospedeira que estava a controlar as entradas já não via solução para a situação do Alferes, pelo intercomunicador chama o comandante do avião. Chegado este, pede ao Alferes para tornar a procurar o passaporte. Os bolsos e a saqueta são novamente revirados do avesso, mas nada. Com voz sumida, o Alferes admite que o documento pode estar, por engano, na mala que tinha despachado para o porão do avião. É então que o Comandante, vendo quão importante era para um militar em guerra, ir à Metrópole de férias, dá a seguinte ordem:

- Tirem as malas todas do avião até aparecer a do Senhor Alferes.

A mala apareceu mas não o Passaporte Militar e o Alferes estava na mesma situação de não poder embarcar.

Nova revista nos bolsos e como por milagre num deles aparece agora o desejado papel. Mil desculpas ao Comandante e à Hospedeira, não demorando o avião a levantar, rumo a Lisboa.

Era a primeira vez que o nosso Alferes fazia este percurso. Tinha vindo para a Guiné num cargueiro transformado para levar tropas, o “Ana Mafalda”. De avião a diferença para melhor era abismal. Ao longo do percurso que, de avião dura cerca de quatro horas, vai-se sempre a ver a costa de África, quase toda deserto. O mar junto às dunas toma várias tonalidades, do verde ao azul escuro. Maravilhoso, não deixa de pensar o nosso passageiro de última hora. Já depois da refeição servida a bordo, um prato quente de lombinhos com cogumelos e sobremesa de papaia, o Alferes, com a ajuda de um mapa fornecido a bordo, consegue identificar, na borda do deserto, a povoação de Villa Cisneros, capital do Sara Espanhol.

Vila Cisneros na Prov. Espanhola do Sara

Mais ou menos a meio do território de Marrocos o avião começa a afastar-se da costa e não demora a que apareça na linha do horizonte a costa algarvia. Sensação agradável, estava-se a chegar a “casa”. Passa-se na vertical de Portimão e pouco depois aterra-se no Aeroporto da Portela em Lisboa.

De Lisboa ao Porto foi um instante tendo o Alferes apreciado pela primeira vez lindas vistas aéreas de Portugal, sobretudo ao sobrevoar o Douro, com a recente Ponte da Arrábida, o porto de Leixões, Leça e as demais praias bem suas conhecidas.

A partir do momento em que o avião toca na pista e se sente que a viagem terminou o nosso Alferes, nos largos minutos que antecedem a ordem para se sair da cabine, faz um balanço de todos os últimos acontecimentos vividos na Guiné: A namorada estará à sua espera e não deixa de pensar na Asmau; a morte do Samba, que veio complicar tudo ainda mais no que a ela diz respeito; o que se passará com o Ibraim? E o Dionildo a quem nunca mais ouvirá um F…? São pensamentos que de alguma forma muito o perturbam. Conta agora com trinta e cinco dias pela frente e com a namorada para lhe fazer esquecer tudo isso. Os amigos também ajudariam.

Os passageiros saem do avião, são conduzidos num autocarro até à gare e pouco depois recolhem as malas que vinham despachadas no porão. O nosso Alferes com as malas num carrinho dirige-se para a saída, hesitando ao passar pela porta ostentando os dizeres “nada a declarar”. Neste momento a única coisa que o preocupa é saber se a namorada está ou não à sua espera. Será muito importante que esteja pois disso dependerá muita coisa do seu futuro e, de imediato, umas óptimas férias, longe da guerra.

Ao chegar à zona da saída, o Alferes Magalhães pára. Passa uma vista de olhos por todas as pessoas que estão encostadas à balaustrada de separação, à espera dos viajantes. Não vê a sua namorada. O seu coração como que pára. Será o desmoronar de muitos projectos. Continua a andar, decidido a sair do aeroporto, tomar um táxi e ir para casa dos pais, que por terem já alguma idade não foram esperá-lo.

Fim deste episódio
Até ao próximo camaradas.
(Fernando Gouveia)
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Nota de CV.

Vd. último poste da série de 28 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7875: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (72): Na Kontra Ka Kontra: 36.º episódio