domingo, 5 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1249: As primeiras fotos do Palmeirim de Catió (Manuel Gomes, CCAÇ 728)

Guiné > Região de Tombali > Catió > c. 1964/66 > Grupo de oficiais à mesa, no famoso bar Tombali, em Catió. Há dois palmeirins: o alf mil Mendes Gomes, o 2º a contar da direita; e o alf mil Gonçalves, o 1º a contar da esquerda. Os restantes pertenciam à CCS do Batalhão, então sedeado em Catió, com destaque o Major Luís Casanova Ferreira, de bivaque na cabeça e camuflado, ao fundo (era o homem grande da logística do batalhão e foi um dos mentores do 25 de Abril).

Mafra > Escola Prática de Infantaria > 1963 > Soldado-cadete Gomes...

O Manuel Gomes, hoje, jurista, reformado da CGD, 65 anos ... É ainda um jovem o nosso canário! (2)
Guiné > Região de Tombali > Pendão da CCAÇ 728, Os Palmeirins (1964/66)
Fotos: © J. L. Mendes Gomes (2006)

1. Mensagem do Palmeirim de Catió, o Joaquim Luís Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Os Palmeirins (Catió, 1964/66).

Caro Luís:
Um grande abraço, antes de tudo. Sem qualquer lisonja, gostei muito do teu toque de mestre, surpreendente, ao iluminar e abrir, com a majestosa Praça do Giraldo, a minha segunda parte da Crónica dum Palmeirim (1). Ficou mais rica.
Só hoje te consegui mandar algumas fotos, em falta. As minhas desculpas. É que ando em mudanças e o espólio da guerra anda por aí à deriva..., como a desafortunada plataforma do Mar do Norte...Espero recuperá-la a tempo, de poder acompanhar os pedaços seguintes.
Fotos:
(1) Como se vê, vai uma do pendão dos Palmeirins ( já velhinho, a declinar...como o do dono);
(ii) e as outras, por dedução: a do soldado-cadete que fui, todo convencido, em Mafra;
(iii) a dum grupo, casual e ocioso, de oficiais, à mesa redonda do famoso bar Tombali, em Catió, onde estão apenas dois palmeirins, num intervalo da guerra: eu, o 2º a contar da direita; e o alferes Gonçalves, o 1º a contar da esquerda; os restantes eram residentes da CCS. Realço o Major Luís Casanova Ferreira, de bivaque na cabeça, em evidência, ao fundo ( era o homem grande da logística do batalhão e foi um dos mentores do 25 de Abril). Da direita prá esquerda, visíveis, temos o alferes de transmissões do batalhão - o Teixeira; a seguir a mim, o alferes, creio que se chamava Maia, responsável pela artilharia; o alferes Pires Marques, pela cavalaria.
(iv) Por fim, a dos meus, já lá vão, 65 anos...
A nossa Tertúlia vê-se que continua com muito boa saúde, a crescer e ainda melhor gerida. Os meus parabéns e um enormíssimo abraço a todos os tertulianos presentes e vindouros.

Mendes Gomes


2. Comnetário de L.G.:

Obrigado pelas tuas fotos.. Adorei: há muito pouca informação sobre este período da Guiné, o tempo dos canários, que antecederam os periquitos.. Pelo foto, vejo que continuas em forma... É claro, estamos a envelhecer, mas com nobreza, com engenho, com arte, com sabedoria, com classe... Fica a saber que gostei muito das tuas crónicas... É uma delícia encontrar gente, inteligente, bem humorada e que escreve bem... Fica já aqui a próxima encomenda de crónicas...
_________

Notas de L.G.:
(1) Vd. post de 2 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1236: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (2): Do Alentejo à África: do meu tenente ao nosso cabo

(2) Vd. post de 20 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1194: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (1): Os canários, de caqui amarelo

Sem comentários: