domingo, 30 de Setembro de 2007

Guiné 63/74 - P2144: PAIGC: O misterioso helicóptero interceptado pela FAP em meados dos anos 60 (J. C. Abreu dos Santos / Diamantino P. Monteiro

Guiné > Bissalanca > Base Aérea n.º 12 > Agosto de 1967 > Helicóptero capturado ao PAIGC >


"Em contrapartida, o inimigo dispunha por vezes de recursos superiores, como é o caso do abastecimento aéreo em que chegaram a ser utilizados helicópteros de grande porte, fretados no estrangeiro. Este heli foi capturado na zona norte do território, depois de identificado pelos pilotos de um avião de transporte Dakota e logo interceptado pelos jactos Fiat da Força Aérea Portuguesa" (DMP).

Foto: Página de Dimantino Pereira Monteiro > CCAÇ 14 > Guiné - À margem da Guerra Colonial > Fotos em tempo de guerra. (com a devida vénia...).


1. Mensagem enviada pelo J.C. Abreu dos Santos, regular visitante do nosso blogue, aos nossos editores em 14 de Setembro:

Assunto - Heli-apoio ao PAIGC - Agosto de 1967

Exmos. Srs,

Reenvio, à vossa atenção, a sequência de mensagens trocadas com Diamantino Pereira Monteiro, ex-Alf Mil Inf Cmdt do 1.º PEL/CCAÇ 1496. Anexo ao presente e-mail, um ficheiro com foto abaixo referida.

Solicito de V.Exas. o reendereço desta mensagem, para antigos oficiais pilotos-aviadores que tenham prestado serviço na Esquadra 121 da BA12, ou comentários que entendam sobre a matéria.

Grato pela atenção que possam dispensar ao assunto, queiram aceitar os melhores cumprimentos de
J.C. Abreu dos Santos


2. Mensagem de 8 de Setembro de 2007, enviada pelo J.C. Abreu dos Santos para o Diamantino Pereira Monteiro, ex-Alf Mil Inf Cmdt 1.º Pel / CCAÇ 1496, com conhecimento ao Manuel Coelho, ex-militar do 2.º Pel/ CCAÇ 1496.


Assunto - Fotos de Guerra

Refª - Secção "Fotos de Guerra" constante do v/ endereço http://guinecolonial.home.sapo.pt//

[...] questão #2 - Onde se refere que um «heli foi capturado na zona norte do território, depois de identificado pelos pilotos de um avião de transporte Dakota e logo interceptado pelos jactos Fiat da Força Aérea Portuguesa», vem a informação acompanhada da fotografia de um heli com inscrição lateral superior «Bristow Helicopters», estacionado na placa de um aeródromo (base aérea?), vendo-se mais atrás dois caça-bombardeiros mono-hélice T6-Harvard.

Sendo certo que em Abril de 1966 os caça-bombardeiros jacto Fiat G91-R4 Gina entraram ao serviço da Esq 121-Tigres na BA12-Bissalanca, e considerando o valor historiográfico da citada foto, pedido de informação: qual exacta «zona norte do território» onde aquele heli foi interceptado; e qual a origem do respectivo documento fotográfico (autor, data e local onde a mesma foi obtida).

Saudações cordiais, de
J.C. Abreu dos Santos

3. Resposta do Diamantino:

[...] Quanto ao heli, a fotografia foi tirada por mim póprio em Agosto de 1967 na Base Aérea de Bissalanca. Desconheço os pormenores da captura já que, como sabe, o serviço de informação das FA era muito restritivo. O que sei foi o que me contaram pilotos da Força Aérea e não vai além do que escrevi no site.

Disponha sempre

Um abraço do
Diamantino Pereira Monteiro

4. Resposta do J.C. Abreu dos Santos, com data de 14 de Setembro:

Diamantino Pereira Monteiro,

[...] 2. Relativamente ao assunto que motivou o m/anterior e-mail: a Bristow Helicopters era (e ainda é) uma empresa britânica; em 1966 vendeu 2 daqueles aparelhos (Westland Wessex) ao governo do Ghana, o qual, como é sabido, à época prestava apoio financeiro e logístico ao PAIGC.

Um daqueles helis (cujas especificações técnicas e respectivos números de série, são de domínio público), foi dado como "destruído" mas sem precisar onde, como e quando; o outro, décadas depois decorridas foi reconstruído pela BH e revendido a um país sul-americano. Considerando a s/informação - fotografia de s/autoria feita em Ago67 na BA12-Bissalanca -, serve este meu e-mail para solicitar autorização de divulgação daquela fotografia e texto explicativo, no weblog do ex-fur mil Luís Graça, http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/ por forma a obter outros dados mais concretos sobre o mesmo assunto; ou, permito-me sugerir que, acaso lhe não cause incómodo "trabalhoso", seja de sua iniciativa a mesma divulgação e consequente "pedido de informações" aos internautas que habitualmente visitam aquele weblog.

Saudações cordiais, de
J.C. Abreu dos Santos


5. Mensagem de Diamantino Pereira Monteiro para J.C. Abreu dos Santos, com data de 14 de Setembro:

Assunto: Da Paz e da Guerra

Caro Abreu dos Santos:

[...], ao mesmo tempo em que formalizo a autorização para divulgação da foto em apreço, lhe peço que o faça nos moldes e nos sitios que entender. [...]

Um abraço do
Diamantino Monteiro

6. Comentário do editor L.G.:

O Diamantino Pereira Monteiro entrou recentemente para a nossa tertúlia (1), devidamente apadrinhado e acolhido pelo nosso co-editor e camarada Carlos Vinhal. Foi foi oportuna a mensagem do J. C. Abreu dos Santos: o seu olho clínico descobriu, primeiro do que todos nós, esta foto do misterioso helicóptero. Os camaradas da Força Aérea talvez saibam mais pormenores sobre esta história. Ficamos a aguardar. Obrigado aos dois, J.C. Abreu dos Santos e Diamantino Pereira Monteiro.

____________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 13 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2045: Tabanca Grande (30): Apresenta-se o Diamantino Pereira Monteiro (ex-Alf Mil, CCAÇ 1496/BCAÇ 1876, 1966/67)

Sem comentários: