quinta-feira, 3 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7892: FAP (63): Ainda a propósito do malogrado Fur Mil Pil Frederico Vidal (1943-1964) (Manuel Amante / Carlos Cordeiro)

1. Informações adicionais dos nossos camaradas Manuel Amante e Carlos Cordeiro sobre o malogrado Frederico Vidal  (1943-1964) [, foto à esquerda] (*):


(i) Manuel Amante [, foto à direita, em baixo]:

Naquela época, em 64, havia ainda em Bissau poucos aviadores da Força Aérea, como então dizíamos. Muitos eram conhecidos. Este Furriel Vidal era um deles, por ser jovem, simpático e deambular muitas vezes pela bandas do Bissau Velho, onde havia muitas moças e o Zé da Amura, O Pireza , para umas ostradas e bifanas e o Café Bento para conversas. Era olhado com admiração por ser aviador. Pouco mais velho do que muitos de nós.


Na altura se disse que teria sido atingido por um único tiro de um "canhangulo" e da proeza do seu colega de voo em levar o avião até Bissalanca. Falava-se que era num Cabo Especialista e não um piloto, como agora vi. Manuel Amante

PS - Volto para dizer que me parece ser mais um Cabo Especialista que acompanhava o Aviador e que talvez não fosse uma Dornier 27 mas uma Auster. Foi um feito na altura porque se comentava que não era piloto. Mas muitos dos "aviadores" sempre permitiam aos Cabos Especialistas fazer uma mãozinha em voo...Caso fosse uma Dornier teria feito menos tempo de Cufar a Bissalanca.

(ii) Carlos Cordeiro [, foto à direita]:

De facto, há a informação, no excelente Ultramar.terraweb, do 2.º Sargento Alberto Pinto da Rocha, condecorado com a Cruz de Guerra (sem indicação de classe), em 1965. No blogue do Clube dos Especialistas da AB4 fala-se de um Sarg Aj Alberto Pinto da Rocha, que estaria, em 1970, em Negage [, Angola]. Informa-se também que morreu em 1992, num acidente no combate a um fogo. Deve, portanto, ser o mesmo deste feito heróico. Talvez o Senhor General se tenha enganado na indicação do posto.
Um abraço,

Carlos Cordeiro

PS - Acho que seria conveniente ficar-se com a informação o mais correcta possível. A única solução será procurar-se nas Ordens da Força Aérea o louvor que deu lugar, no ano de 1965, à Cruz de Guerra atribuída ao (então) 2.º Sargento Alberto Pinto da Rocha.

De facto, as fontes do Ultramar.terraweb para a listagem das condecorações são, para o Exército, as Ordens do Exército e para a Marinha e Força Aérea, o Diário de Notícias, dos meses de Outubro e Novembro de 1997. Não há, para estes dois últimos ramos a indicação da fonte original.

Haverá algum camarada disponível para consultar as ordens da Força Aérea do ano de 1965?
__________________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 2 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7884: FAP (62): A morte do Furriel Mil Pil Frederico Vidal e a acção heróica do Alf Mil Pil Pinto da Rocha, numa DO 27, sob os céus de Catió / Cufar, em 24/2/1964 (Virgínio Briote)

2 comentários:

Anónimo disse...

Tem havido muita polémica acerca dos Dorniers. O malogrado furriel pilav, ía muitas vezes a Bedanda levar correio e/ou algum passageiro
Por vezes ía-me mostrar os "meus dominios quer em Dornier quer em Auster, uma vez levou-me a Catio e
lá fui em visita aérea ao território sudoeste da Guiné. Brincou a fingir que não conseguia descer,e outras coisas, e uma coisa garanto, como é lógico ía no lugar do pendura, e nunca, mas NUNCA vi nenhum "pau" a dançar á minha frente senão o meu, (se fosse agora nem isso, pois a barriga mo impede) quero com isto dizer que nada havia do lado do pendura, nenhuma aparelhagem para controle da aeronave. Estive em Bedanda em 1963 e 1964, onde era oficial miliciano.
Rui G dos Santos

Anónimo disse...

O meu saudoso irmão Frederico faleceu aos comandos de um Dornier Do.27 um dia antes de completar 21 anos (24FEV64). Ao seu lado ia como observador (sem duplo-comando) o 2ºSarg Piloto Alberto Pinto da Rocha. Devido a ser impossivel remover o corpo do Frederico, o Alberto pilotou do lado direito (sem pedais) e aterrou em Bissalanca tendo o Do.27 feito um lento "cavalo de pau" antes de se imobilizar mas sem causar danos materias. Mais tarde foi verificado que o Do.27 tinha sido antingido por 17 balas de 20mm. Esta é a verdade! Cumprimentos, João M. Vidal