quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Guiné 63/74 - P1528: Lembranças da Vila de Catió (2): Albano Costa / Vitor Condeço

Continuação da série Lembranças da Vila de Catió (1).

Fotos: © Albano Costa / Hugo Costa (2007). Direitos reservados. O Albano esteve em Guidaje, durante a sua comissão na Guiné (CCAÇ 4150, 1973/74). Voltou à Guiné, com o filho, em Novembro de 2000. As fotos de Catió são dessa viagem. Vive em Guifões, Matosinhos.

Legendas: Vítor Condeço (ex- Fur Mil Mecânico de Armamento Victor Condeço, CCS do BART 1913, Catió 1967/69). Vive actualmente no Entroncamento.

Guiné- Bissau > Região de Tombali > Catió > Novembro de 2000 >


Foto 9 > "Em 1967/69 não havia nenhuma construção que se assemelhasse às da foto e por isso é difícil identificar o local. Arriscaria no entanto dizer que me faz lembrar dois locais: o largo do Mercado por causa da estrada ao fundo e que daqui levava ao porto interior, e o largo da Rotunda também por causa da estrada mas esta levava à Pista" (VC).




Foto 10 > "Uma perpendicular à rua do quartel, em primeiro plano à esquerda, a casa onde funcionou a partir do início de 1968 uma cantina bar com gerência do sr. Mota, um cabo verdeano que era sócio do Hotel Turismo de Bolama" (VC).



Foto 13 > "Esta é a rua da entrada principal do quartel, os edifícios á esquerda eram: a padaria de que só se vê uma pequena faixa branca e parte da cobertura, o depósito de géneros, e o edifício dos quartos dos oficiais, ambos datam de 1968, nota-se que foram remodelados, acrescentaram-lhe varandas e alpendres, vêm-se ainda os pilares dos portões do quartel. Ao fundo do lado direito em frente dos pilares era o armazém da Casa Gouveia" (VC).



Foto 14 > "Uma vista do outro extremo da rua do quartel, à direita os quartos dos oficiais, os pilares dos portões e o depósito de géneros, no topo deste uma construção mais recente. Sobressai da cobertura enferrujada, parte da larga chaminé da cozinha do refeitório das praças" (VC).



Foto 15 > "Foto tirada de costas para o quartel, à direita o armazém da Casa Gouveia, a casa seguinte era a loja da mesma e habitação do gerente, do lado esquerdo está o edifício do bar Catió, a habitação do seu dono, Sr. José P. Saad, e a seguir as lojas dele; antes do bar existia uma construção tipo alpendre que era do mesmo senhor e que era o local onde se jogava pingue-pongue e matraquilhos. Mais ou menos no sítio que se vê carrinha estacionada, existia uma bomba de Gasolina que ainda funcionou algum tempo em 1967. Esta rua desembocava no largo do Mercado" (VC).



Foto 16 > "Edifícios do antigo quartel onde se notam intervenções ao nível de varandas portas e janelas. As necessárias adaptações a outros fins que não os militares. Estes edifícios ficavam todos do lado direito quando se entrava no quartel pelo lado da vila, e eram: o da direita o dos aposentos dos oficiais, o seguinte a antiga messe e bar de sargentos, à esquerda o edifício do comando, (a parte visível eram as transmissões, casa das baterias e centro cripto), o seguinte uma das camaratas de sargentos, (por sinal a minha), ao fundo a nova messe de oficiais construída em 1968" (VC).



Foto 17 > "Este edifício era a cozinha, o refeitório e o bar das praças, ficava à esquerda da entrada do quartel, onde se vêm os restos das viaturas e as ervas era a parada" (VC).



Foto 18 > "É o mesmo que se vê na foto 16 mas com outra perspectiva. Pormenor curioso é a base de um dos mastros das transmissões ainda lá estar junto da empena do edifício do comando Nesta foto nota-se o desaparecimento do bar de sargentos que ficava contíguo ao lado esquerdo do velho edifício da primitiva messe de sargentos" (VC).

____________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 8 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1505: Lembranças da Vila de Catió (1): Albano Costa / Mendes Gomes / Vitor Condeço

Sem comentários: