domingo, 16 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6405: Do meu álbum fotográfico (Arménio Estorninho) (1): Bissau - Um olhar de turista

1. Mensagem de Arménio Estorninho* (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 15 de Abril de 2010:

Com cordiais saudações a Carlos Vinhal e a todos “Os Tertulianos Tabanqueiros.”
Dando um ar de lembranças pela minha passagem por Bissau, onde aliviei o meu stress e mais parecendo um turista na procura de souvenirs.

Recordando com saudade, com um bloco de imagens de referências sobre a cidade de Bissau que achei interessantes, obtidas de Janeiro a Março/70.

Bissau, como a conheci, era uma cidade pequena, em que a parte urbana (casario de alvenaria) seria idêntica à da minha Lagoa (hoje tembém cidade). Era suficientemente perceptível que a grande maioria dos que se apresentavam como civis eram militares “camuflados à paisana” e/ou seus familiares e parecendo uma cidade cheia de movimento.

Aquando do aproximar do regresso à Metrópole dos militares em fim de comissão de serviço, era ver um movimento inusitado nos estabelecimentos comerciais. Pela minha parte e bem informado, fui comprando muito antes da chegada do navio para o embarque, regateando aqui e além, o que me favorecia obter preços mais acessíveis.

Na baixa de Bissau, tanto de noite como de dia, era ver em grupos os “camuflados à paisana” nos diversos estabelecimentos similares e de restauração, de uma forma geral tudo se movimentava com os militares. Lembrando entre outros: O Noé (dos pombos verdes e ostras), O Solar dos 10 (Restaurante), O Pelicano (na cave, as francesinhas e as inglesinhas), Cervejaria Império, Cervejaria Sol Mar e Esplanada do Bento (locais onde não faltavam as cervejas e os mariscos)

Do meu álbum fotográfico, recordando com um olhar sobre Bissau (1)

Foto 1> Bissau> Bandim> Sacor> (Av. Unidade da Guiné e Cabo Verde)> 1970> Local de paragem de viaturas militares e públicas, para transportes de passageiros.

Foto 2> Bissau> Zona de Brá> Estrada do Aeroporto> 1970> Mulheres grandes “Mindjeres garandis,” levando à cabeça grandes feixes de lenha.

Foto 3> Bissau> Parque Teixeira Pinto> Praça Combatentes da Liberdade> 1970> Parque infantil, as crianças divertiam-se sob a vigilância das mães e/ou amas.

Foto 4> Bissau> Praça Teixeira Pinto> (Praça Combatentes da Liberdade> 1970> Trecho do Parque e Estátua Teixeira Pinto (à esquerda estrada para Alto Crim e à direita para Bandim-Brá).

Foto 5> Bissau> Praça Teixeira Pinto> (Praça Combatentes da Liberdade> 1970> Árvore exótica em floração e fazendo um belo quadro.

Foto 6> Bissau> Av. Teixeira Pinto> (Av. Francisco J. Mendes)> 1970> Avenida urbanizada e tendo ao fundo o monumento na Praça do Império.

Foto 7> Bissau> Pilão (Cupelon de Cima> Mercado de rua> 1970> Vendedoras de farinha de mandioca (fuba) e outros.

Foto 8> Bissau> Pilão (Cupelon de Cima> 1970> Bando de jagudis (abutres) aguardando alguma rapinagem e/ou equilíbrio ambiental.

(Continua)
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 11 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6373: De Empada a Bissau (Arménio Estorninho) (2): Algumas aventuras em Bissau

Sem comentários: