domingo, 16 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6401: Blogoterapia (149): Com os Gringos de Guileje, e com o nosso blogue, mantendo viva a chama de uns velhos, ontem miúdos, combatentes (Amaro Samúdio, CCAÇ 3477)


Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAÇ 3477, Os Gringos de Guileje (Novembro de 1971/ Dezembro de 1972) > O Munoz Samúdio, que era 1º cabo enfermeiro, junto à peça de artilharia 11, 4 cm . Ao fundo vê-se a fiada de arame farpado. E, em primeiro plano, "a nossa cadela Lolita que veio de Gadamael", como fez questão de me chamar a atenção o Samúdio.

Foto: © Amaro Samúdio (2006). Direitos reservados.


1. Mensagem, de hoje, do Amaro Samúdio, a propósito do 4º Encontro da CCAÇ 3477 e de uma mensagem de Junho de 2007 que andava para aí "perdida" (enviada para a minha caixa de correio pessoal), relativa à Op Muralha Quimérica (Guileje, 27 de Março a 8 de Abril de 1972), em que participaram forças do BCP 12, do Batalão de Comandos Africanos e da CCAÇ 3477).

Luís: Mas o que interessa isso... É mais uma estória ou história no TO da Guiné de uma Companhia, neste caso de Açorianos, que tem, como todos os anos em que nos encontramos, situações que só é possível contar por quem lá passou.

Luís Graça, eu sempre fui um anti-regime. Os Gringos sabem-no. Hoje, depois do 25 de Abril, como Ex-Combatente, com letra grande, sou-o também.

Não posso admitir, e permanente tento fazer ouvir a minha revolta, que quem perdeu anos de vida, anos de juventude, anos de convivências com os seus filhos, como foi o meu caso, não tenha direito à paz e à medalha que lhe é devida. À Reforma e ao Louvor, por ter sido ANTIGO COMBATENTE, que lhe são devidos.

Fico-me por aquí.

Um Grande Abraço e um sincero agradecimento por manteres viva a chama de uns velhos, ontem miúdos, Antigos Combatentes.

Amaro Samúdio (**)


2. Comentário de L.G.:



Amaro: Ficou feliz por saber que vocês continuam a encontrar-se todos os anos, desde 2007, ano em que, em parte devido ao nosso blogue, e sobretudo graças aos teus esforços, do Fernandes Mendes e do Amândio Pires, foi possível juntar os Gringos de Guileje, pela primeira vez, depois do regresso da Guiné, em 1973...


Fico feliz por saber que continuas a visitar o nosso blogue. Espero voltar a reencontrar-te em Matosinhos, um dia destes. 


Entendo a tua revolta e frustração, como antigo combatente. Conto contigo e com os demais Gringos para manter, activo e produtivo, este espaço de diálogo e de convívio que é o nosso blogue. Irei publicar, em breve, o teu texto sobre a Op Muralha Quimérica.

Um Alfa Bravo. Luís


________________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 22 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1869: Convívios (19): Os Gringos de Guileje, a açoriana CCAÇ 3477, encontram-se ao fim de 33 anos! (Amaro Samúdio).

(...) Em 19 de Maio do corrente ano Os Gringos, como se intitularam, encontraram-se em Montemor-O-Velho. Já lá vão 33 anos que não sabíamos de ninguém. Hoje cerca de 50 já sabem que não morremos. Dos diversos Distritos da Metrópole e dos Açores, de França, da Alemanha,dos EUA, estamos ligados.

Naturalmente temos tido algumas más notícias. São 33 anos. Sentí que devia falar desta estória. Dois camaradas no mesmo dia foram feridos. Com um estive a almoçar. Outro morreu.

Imaginas, certamente, quanto difícil foi escrever estes acontecimentos mas há alturas em que contar, transmitir, falar, faz bem.

Isto de falar, e ouvir falar, da Guiné está a mexer com quem por lá passou e também com a ideia de, passados 35 anos, encontrar amigos que connosco estiveram nas longínquas terras da Guiné, nomeadamente em Guileje. Tm as partes boas mas também as más. (...)

(** ) Amaro Munhoz Samúdio, que vive em Matosinhos,  foi 1º Cabo Enfermeiro da CCAÇ 3477 (Nov 1971/ Dez 73) , a companhia de açorianos que ficou conhecida como Os Gringos de Guileje: estiveram em Guileje entre Novembro de 1971 e Dezembro de 1972); foram a penúltima unidade de quadrícula de Guileje, sendo rendidos pela CCAV 8350 (Dez 1972/Mai 1973) - Piratas de Guileje.

Sem comentários: