quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12708: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (2) : Parte I (7-13 pp.)


Tavira > CISMI > 1968 > Foto nº 4 > O soldado instruendo César Dias... Fez lá a recruta e a especialidade


Tavira > CISMI > 1968 > Foto nº 6 > Os irmãos Dias... Estiveram juntos 3 meses...





Tavira > CISMI > 1968 > Foto nº 7 > O César Dias, natural de Torres Novas (á esquerda) e o António Branquinho, filho de Évora (à direita)....  Ambos foram parar à Guiné... O Branquinho à CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71)



Tavira > CISMI > 1968 > Foto nº 5 > O soldado instruendo César Dias


Fotos: © César Dias (2014). Todos os direitos reservados.[Edição: L.G.]





1. Mensagem, de 10 do corrente, enviada pelo César Dias 
[,ex-fur mil sapador, CCS/BCAÇ 2885, Mansoa, 1969/71, foto atual à direita, ]

Olá,  Luis

Fiz um apanhado das fotos que tenho, minhas e algumas dum camarada da recruta, o Fernando Hipólito, mas esse foi para Angola.

Uma  foto com o meu irmão, na parada, ele estava na especialidade de armas pesadas no curso anterior ao teu, estivemos lá 3 meses juntos, ele na 2ª companhia e eu na 3ª;  depois na especialidade é que passei para a 2ª onde fomos camaradas.

Essa do Branquinho, penso que sabes quem é: António Manuel  Martins Branquinho. Parece que esteve contigo na CCAÇ 12 [Bambadinca, 1969/71].

Na foto do jantar do juramento de bandeira, se procurares bem, encontras o Levezinho que também foi contigo para a Guiné.

O meu percurso na tropa foi semelhante ao de muitos do nosso tempo, Tavira 6 meses, recruta e especialidade, depois Caldas para dar recruta ao CSM, mas que não chegou a terminar porque o homem do monóculo [, Spínola,] pediu reforços e lá fomos á pressa a Santa Margarida fazer a IAO.

O batalhão embarcou em 7 de Maio no Niassa, eu fui de avião numa secção de quartéis receber as instalações, cheguei a Bissau no dia 8. ( Já agora,  o meu irmão embarcou no dia 8 para Angola).  Penso que com nove meses de tropa estava em Mansoa para o que desse e viesse.

É o que tenho por agora.

Um abraço, Luis



2. Continuação da publicação da brochura "Guia do Instruendo" (Tavira, CISMI, 1968) (*):


















Páginas,  de 7 a 12, não numeradas, do "Guia do Instruendo", usado no CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, em Tavira, na altura em que o César Dias lá fez a recruta e a especialidade (sapador) (2º semestre de 1968).

O documento, de 21 páginas, era policopiado a "stencil". O César Dias mandou-nos o documento em "power point", com 21 "slides". As páginas foram convertidas em formato jpg. O original foi-lhe dado pelo seu camarada de recruta, o Fernando Hipólito, que foi depois mobilizado para Angola, enquanto o César foi parar à Guiné. Um grande abraço para o Hipólito, se nos estiver a ler, como esperamos.

Imagens (digitalizadas): © César Dias (2014). Todos os direitos reservados.[Edição: L.G.]

____________

Nota do editor:

ÙLtimo poste da série > 10 de fevereiro de  2014 > Guiné 63/74 - P12703: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (1) : Parte I (1-6 pp.)

5 comentários:

Cesar Dias disse...

Estas fotos fizeram-me recordar um pormenor, a farda que me coube em sorte era toda usada, até nisso era preciso ter sorte.

César Dias

Luís Graça disse...

César, acabo de chegar a Lisboa, depois de levar à "terra da verdade" o corpo da minha mãe... Obrigado pelo teu abraço solidário...

Vários camaradas do blogue vieram pessoalmente partilhar, comigo, estes momentos difíceis do velório e do enterro da minha mãe... Entre eles, o Humberto Reis, que passa agora uma boa parte da semana ma Lourinhã e que me confirmou ter tirado a recruta na mesma altura que tu...

Além dele, há pelo mais três furriéis milicianos da CCAÇ 12 (1969/71) que são do teu tempo de Tavira (recruta e/ou especialidade): eu, o Levezinho e o Branquinho.

Agradece ao teu amigo e nosso camarada Fernando Hipólito a sua generosidade, pondo ao teu e ao nosso dispor uma série de fotos do nosso tempo de Tavira... Não consigo distuingui-las para efeitos de atribuição dos direitos autorais...

Um alfabravo. Luis

Luís Graça disse...

César, em relação às legendas (complementares) das fotos, peço-te que estejas atento a algum erro ou lapso dos editores...

Por exemplo, na foto nº 6, tirei-te pela "pinta" e achei que eras mais alto que o teu irmão...

Mas um gajo "fardada" é capaz até de enganar a própria mãe... A farda, de resto, é para isso que serve: para esconder a "identidade", despersonalizar, nivelar as diferenças de personalidade, etc. Num corpo como o exército não conta o indivíduo mas o coletivo...

quinta-feira, Fevereiro 13, 2014 8:24:00 da tarde Eliminar

Luís Graça disse...

Ora cá está... Quartel da Graça, estiou localizada.. Passeiu há dias por lá, tirei umas chapas, mas não entrei... É hoje uma pousada... Fui estúpido... Afinal, também lá fiz instrução física, provas de obstáculos, etc.

Quanto ao quartel das Olarias, onde ficavam as messes de oficiais e sargentos, é que não estou a ver onde ficava... Não devo lá ter entrado alguma vez, nos meus dois meses e meio de CISMI (out/dez 1968).

Cesar Dias disse...

Luis, acredito que tenhas tido hoje um dos dias mais pesados da tua vida,mas como já disse, penso que só o tempo te vai aligeirar isso.
Quanto aos nossos camaradas da recruta e especialidade, também penso que a tua companhia absorveu alguns dos meus companheiros de pelotão, pois vi uma foto vossa onde está o Levezinho com o braço ligado, e o outro companheiro que está com ele, o Fernandes também era do 7º Pelotão da 3ª Companhia.
As fotos dos civis são do Hipólito, as outras são minhas.
Claro que na Graça deves ter subido aquela corda que nunca mais terminava, quanto a esse das messes também nunca la fui.Pois acertaste, o baixinho (espero que não veja isto)era o meu irmão Celestino.
Um abraço luis, vai descansar
César Dias