Vista aérea de Gadamael
Foto: © Cor Art Ref António Carlos Morais da Silva
1. Mensagem de Carlos Milheirão (ex-Alf Mil da CCAÇ 4152/73, Gadamael e Cufar, 1974), com data de 7 de Fevereiro de 2014:
Bom dia
Em primeiro lugar, um abraço a todos os camaradas.
Na passagem 40º aniversário da chegada da CCAÇ 4152 ao "inferno de Gadamael", lembrei-me de actualizar as minhas fotografias da época e actual.
Do mesmo passo e porque comemorei o meu 22º aniversário nas matas de Bolama, durante o IAO, na semana de campo, juntamente com o Comandante da Companhia, Capitão Rodrigo Bello de Serpa Pimentel, vou contar a história da "festa" que oferecemos ao pessoal da Companhia.
Tendo "adquirido" duas cabras que andavam a pastar à beira da picada que ligava o local do acampamento à aldeia vizinha, esfolámo-las e à beira de um pequeno riacho que existia no local, fizemos uma valente fogueira.
Como não havia ingredientes para temperar, demos a volta às rações de combate para juntar o que se pudesse para dar gosto à coisa. As cabras untadas/temperadas com o que havia, lá engendrámos a maneira de as pôr a rodar sobre o brazido. Uma vara a servir de espeto e outras duas, com forcada, a servir de suporte.
Em breve começámos a ficar inebriados com aquele cheirinho da carne assada. Ficaram os ossos limpos.
Que festança!
Nesta foto, como é evidente, aquele "Velhice" de 72, não me diz respeito porque só cheguei em Fevereiro de 74.
Sobre a CCAÇ 4152/73:
Digitalização da pág. 423 do 7.º Volume das Fichas das Unidades, Tomo II, Guiné, da Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1774)
____________
Nota do editor
Último poste da série de 16 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12305: Efemérides (147): Dia 9 de Novembro de 2013, data em que se assinalaram os seguintes aniversários: 95 Anos do Dia do Armistício da Grande Guerra, 90 Anos do Dia da Liga dos Combatentes e 39 Anos do Fim da Guerra do Ultramar (José Marcelino Martins)
3 comentários:
O inferno de Gadamael ,foi no verão quente de 73 Junho e Julho,quando estava a ferro e fogo , a minha ccaç deixou o sector de Mansoa e foi reforçar Gadamael, 3CCAÇ do BCAÇ 4612/72 de Mansoa.
Caro camarada C.Milheirão
Bem-vindo ao blog.
O Zé Gonçalves que vive no Canadá mostrou-me uma foto tua tirada no espaldão do obus..não me lembro de teres pedido autorização..por isso vais levar uma "porrada" retroactiva.
Um grande alfa bravo
C.Martins
Caríssimo camarada A.Gaspar
Olha que inferno foi sempre...pior foi na verdade em junho e julho de 73..mas a partir daí nunca deixou de ser um inferno.
Um alfa bravo
C.Martins
Enviar um comentário