Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > > Na porta d'armas com a respectiva lavadeira" (1)
Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > > Na porta d'armas com a respectiva lavadeira" (2)
Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > Da esquerda para a direita, furriéis Queiroz, Macias e Pinto
Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > O Valdemar Queiroz ao lado do alf mil Pina Cabral e o 4º.Pelotão (1)
Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > O Valdemar Queiroz ao lado do alf mil Pina Cabral e o 4º.Pelotão (2)
Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > Rua Principal de Nova Lamego (com candeeiros de iluminação pública)
Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > O Valdemra Queiroz, no aeródromo... Um T6 em terra com andorinhas e bombas (1)
Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > Vista geral do aeródromo...
Fotos (e legendas): © Valdemar Queiroz (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: L.G.]
;
1. Continuação da publicação das Memórias de um Lacrau > Texto e fotos enviadas, em 9 de fevereiro último, pelo Valdemar Queiroz, nosso novo tabanqueiro, nº 648 [, em Contuboel, 1969, à esquerda] (*)
Diz a última parte do texto, muito laconicamente: "Depois, a partir de Nova Lamego, andámos em intervenção na zona leste, a nível de dois pelotões, por Cabuca, Cancissé, Madina Mandinga, Dara, Piche, Ponte Caium, Dunane, com permanência perlongada em Canquelifá, até nos fixarmos em Paunca e Guiro Iero Bocari."
Vamos apresentar fotos, com legendas destes vários lugares por onde passou o nosso camarada Valdemar Queiroz, esperando que ele e outros "lacraus" complementam esta
informação. Hoje são fotos de Nova Lamego,
_______________
Nota do editor
Último poste da série > 3 de março de 2014 > Guiné 63/74 - P12790: Memórias de um Lacrau (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70) (Parte IV): Passaram os quatro primeiros meses... Em Contuboel, ainda longe da guerra...
informação. Hoje são fotos de Nova Lamego,
_______________
Nota do editor
Último poste da série > 3 de março de 2014 > Guiné 63/74 - P12790: Memórias de um Lacrau (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70) (Parte IV): Passaram os quatro primeiros meses... Em Contuboel, ainda longe da guerra...
10 comentários:
Julgo que o Miguel pessoa há tempso já esclareceu isso: tecnicamente, era um aeródromo, e não um aeroporto, a pista de aviação de Nova Lamego...
Caro Valdemar
A caminho de e/ou vindo de Piche, fiquei e passei por Nova Lamego (Gabú) três ou quatro vezes.
A primeira chegada foi de avião. Fiquei, salvo erro, duas noites para depois apanhar a coluna para Piche.
Lembro-me, vagamente, dessa rua com a iluminação, já que apanhei uma chuvada daquelas...
As fotos ajudam bastante a recordar.
Abraço
Hélder S.
Ok.
Mas um aeródromo com uma pista para FIATs e como guarnição militar da Força Aérea adstrita.
Valdemar, corrto, afirmatiovo... LG
__________
Informação sobre o destacamento da FAP em Nova Lamego, recolhida no blogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/745
(i) No TO da Guiné havia uma única base da FAP, a Base Aérea nº 12 (BA 12), em Bissalanca, Bissau;
(ii) No interior havia vários aeróromos importantes, em geral nas sedes de batalhão (por ex., Bafatá, Cufar, Nova Lamego, Aldeia Formosa) mas também no arquipélago dos Bijagós (em Bubaque);
(iii) Na Guiné existiriam cerca de 60 locais onde aterravam DO 27 e Hélis, em outras, de menor número, os T6-G; e ainda em três ou quatro, os Dakotas e NordAtlas (Cufar, Nova Lamego, Aldeia Formosa, Bubaque);
(iv) Em Nova Lamego era habitual o pessoal da FA fazer ai destacamentos de oito dias;
(v) A maioria das pistas na Guiné era gerida pelo próprio aquartelamento em que estava implantada; em alguns locais guardavam-se bidões de gasolina para reabastecimento dos DO-27 (e dos AL-III),
(vi) Segundo o Miguel Pessoa (, que é de 1972/74), "a única pista em que tínhamos um destacamento permanente era Nova Lamego (um AL-III e um DO-27, com piloto e mecânico), mas não havia nenhuma estrutura de apoio às missões da Força Aérea a partir de e para Nova Lamego";
(vii) Outras pistas em que frequentemente se faziam destacamentos durante o dia (para apoio às acções das NT ) eram, por exemplo, Aldeia Formosa, Cufar, Teixeira Pinto, Bafatá, Farim;
(viii) Para o Jorge Félix, no tempo em que ele andou pela Guiné (1968/70), "Nova Lamego era o aeródromo maior; Aldeia Formosa seria o seguinte em comprimento; em ambos aterravam os T6 e lá abasteciam; os Dakota também aterravam em ambos; os helis, como sabes eram reabastecidos em todos os aeródromos".
Vd. poste de 25 DE OUTUBRO DE 2013
Guiné 63/74 - P12201: FAP (77): Fotos do destacamento de Nova Lamego (Vitor Oliveira, ex-1º cabo melec, BA 12, Bissalanca, 1967/69)
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2013/10/guine-6374-p12201-fap-77-fotos-do.html
Valdemar, maldita gralha... Eu queria dizer "correto, afirmativo"... LG
Esta pista de Nova Lamego, foi renovada, para poder receber todos os dias de Bissau os FIATs, e inaugurada Pelo Ministro Silva Cunha
quando ainda estavamos em Gabu.
Foi um chegar de amarelos e colarinhos brancos naquela terra.
Nas vesperas do dia da inauguração,a mesma foi atacada por morteiros 120, mas nenhuma granada caiu na pista.
No dia da inauguração o meu pelotão estava de piquete e era uma força móvel, pois estavamos sempre em andamento, quer na estrada para Bafatá, quer para a de Piche, e viamos o resto das tropas a fazer segurança fixa, ao longo daquelas vias.Foi um dia em cheio, de amarelos eram quase todos os adidos militares estrangeiros que vieram de Lisboa com o Silva Cunha.
Abílio Duarte - Cart.2479/Cart.11
Esta pista de Nova Lamego, foi renovada, para poder receber todos os dias de Bissau os FIATs, e inaugurada Pelo Ministro Silva Cunha
quando ainda estavamos em Gabu.
Foi um chegar de amarelos e colarinhos brancos naquela terra.
Nas vesperas do dia da inauguração,a mesma foi atacada por morteiros 120, mas nenhuma granada caiu na pista.
No dia da inauguração o meu pelotão estava de piquete e era uma força móvel, pois estavamos sempre em andamento, quer na estrada para Bafatá, quer para a de Piche, e viamos o resto das tropas a fazer segurança fixa, ao longo daquelas vias.Foi um dia em cheio, de amarelos eram quase todos os adidos militares estrangeiros que vieram de Lisboa com o Silva Cunha.
Abílio Duarte - Cart.2479/Cart.11
Só quero alertar que nesta foto do Pelotão do Pina Cabral está ali um penetra. Quem é? o nosso amigo Furriel Enf. Edmond, grande camarada, meu colega bancário, e que uma vez, por estar cheio de quartel, ofereceu-se para ir numa ida para o mato.
Salvo erro o unico Furriel que não foi para a bolanha foi o Furriel mecanico, todos os outros quiseram ir acordar no meio da bolanha.
Atenção o 1º. Sargto. nunca saiu do arame farpado, e era profissional e chegou a Major.
Ora viva, caro Duarte
Julgo que estás a fazer confusão, não nas afirmações, mas quanto ao penetra. O único penetra, ou a penetra, é a nossa cadela Judy, que está na segunda fila ao lao do 1º. cabo Silva. Os outros são:
a seguir à Judy o Altino, depois o Rocha, com o braço no ombro do Aliu Jaló, mais atrás o Pinto e depois em cima o Macias. O Edmond não está no foto, se calhar foi ele o fotógrafo. Mas é uma grande fotografia. Repara, só possível com português, naquele braço do
Rocha no ombro do Aliu. O aperto de mãos, dos da frente, parece dois putos amigos 'lá da rua' que querem ficar sempre amigos. Fez bem Luis Graça dissecar a foto, para se ver ao pormenor. Gostava que o Monteiro fizesse um comentário à foto e aos vários semblantes que ela apresenta.
Um abraço
Queiroz
Valdemar Silva
9/03/2014
Luís:
Esta foto da CART 11 é uma grande fotografia, em todos os sentidos.
'Todos querem ficar na fotografia',
Todos os do 4º.Pelotão, da CART 11.
Enviar um comentário