sexta-feira, 11 de julho de 2014

Guiné 63/74 - P13388: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (86): A banda musical portuguesa Melech Mechaya de novo em terras escandinavas, Finlândia e Suécia (José Belo, régulo da Tabanca da Lapónia)


Suécia, Urkult. Cortesia de José Belo. Fonte:  Laplandkeywest.blogspot.com/

1. O Zé Belo (Joseph, para os "vikings"), grande régulo da Tabanca da Lapónia, o "tuga" que vive entre Kiruna (a 140 e tal km do círculo polar ártico) e Key West, na Flórida, EUA, mandou-nos um mail para a caixa do correio da Tabanca Grande, dando conta da passagem, por terras do norte da Europa, da banda portuguesa Melech Mechaya, de que faz parte o nosso grã-tabanqueiro João Graça.

O lusolapão José Belo...
Joseph Belo
11 jul 2014 19:46

Assunto - Os Melech Mechaya por terras escandinavas

O grupo teve bastante êxito, tanto artístico como pessoal, junto dos finlandeses e suecos no ano passado.

Os nossos Camaradas e Amigos da Tabanca Grande podem sentir orgulho nestes jovens de uma nova geraçäo, cheia de criatividade. Um deles, o João Graça, é membro de pleno direito do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, pelo seu trabalho como médico (voluntário) na Guiné-Bissau, em finais de 2009.

Nós, os "antigos", temos por vezes demasiada facilidade em criticar aqueles que representam o presente, e não menos o futuro.

O meu convívio (aqui) com estes portugueses, no ano passado, depois de um "assuecamento" de quase 40 anos, fez-me sentir orgulho neles.

Um abraço do José Belo.

[ Recorde-se: o José Belo foi alf mil inf da CCAÇ 2381, Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70; cap inf ref,   é  jurista,  vive Suécia há 4 décadas, e onde formou família; tem um blogue, Lapland - Key West].

 2. Comentário de L.G.:

Zé, mais uma vez obrigado pelo acolhimento que fizeste aos rapazes da banda Melech Mechaya, em 2013 e pela  divulgação que acabas de fazer, no teu blogue, sobre a sua presença de novo em terras escandinavas este ano.

Os Melech Mechaya estiveram, de facto, na Finlândia, nos dias 10 e 11 do corrente, e vão estar de novo na tua terra de adoção, em agosto. mais exatamente no festival de Urkult, a 2 de agosto (e não 4...). [Ver aqui a página da banda e também a sua página no Facebook ].  Não sei se nessa altura será possível vocês reencontrarem-se.

De qualquer modo, quero que saibas que eles estão também orgulhosos de ti. Por parte do João Graça, é caso para dizer que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca é Grande...

Um abraço fraterno, daqui, da ponta mais ocidental da velha Europa...
Luís
________________

Nota do editor:

Último poste da série > 8 de junho de  2014 > Guiné 63/74 - P13256: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (85): Manuel Mendes, o "Lisboa", o "soldado 29", do 3º pelotão, reencontra finalmente, meio século depois, os seus camaradas da CCAÇ 728 (Catió, Cachil, Bedanda e Bissau, 1964/66), graças aos esforços da sua nora Samdra Moutinho e do nosso blogue... Esteve ontem no convívio anual, em Fernão Ferro, dos "Palmeirins de Catíó"

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro Luís e visitantes do Festival de Urkult.
A data do mesmo já está corrigida no laplandkeywest.blogspot.com/
....2 de Agosto.
Por outro lado näo se deve,simpaticamente,facilitar a vida ao Lusitano-Lapäo (único!).
Näo vivo a 140 e tal km. do Círculo Polar Árctico mas sim a 250 km *DENTRO* do encalorado Círculo.
Zona a norte de Abisko,bem junto da fronteira norueguesa e a Noroeste de Kíruna.
Nestes 250 km *dentro* estäo,durante os infindáveis Invernos,uma boa diferenca em graus negativos para refrescar o meu vodka caseiro de 90%.
Um grande abraco aos possíveis visitantes.
José Belo.

Luís Graça disse...

Caro Joseffffffffffffff

Desculpa lá os 140 km que te roubei!... Citei de cor e confundi Abisko com Kiruna,,,

Diz a nossa preciosa Wikipédia:

"Abisko - em lapão do norte Ábeskovvu - é um vilarejo turístico com 135 habitantes, situado na província histórica da Lapônia, na Suécia, .

Está localizado na margem do lago Torneträsk na comuna de Kiruna, pertencente atualmente ao Condado de Norrbotten.

A 4 km ao oeste desse, situa-se o Parque Nacional de Abisko."

Ainda não perdi a esperança de um dia te fazer uma visita, com ou sem a banda dos Melech Mechaya,,,

Prometo nessa ocasião levar-te uma aguardente DOC da Lourinhã, uma das três regiões demarcadas de aguardente vínica da Europa, depois do Cognac e do Armagnac...

Podes ler aqui:

http://adegacooplourinha.no.comunidades.net/index.php?pagina=1370529979


(...) A Aguardente DOC "LOURINHÃ" é a única região demarcada exclusivamente para aguardente com Região Demarcada em Portugal.

Esta bebida espirituosa surgiu há 30 anos, após terem sido feitos estudos na Estação Vitivinícola de Dois Portos onde foi testada e confirmada a sua superior qualidade, a qual apenas se encontra paralelo, a nível europeu, nas aguardentes francesas das regiões de Cognac e de Armagnac." (...)


E podes comparar a da Lopurinhã com as aguardentes francesas:

http://publico.pt/sociedade/noticia/cognac-armagnac-e-lourinhac-prova-cega-de-tres-aguardentes-1431211