terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Guiné 63/74 - P14216: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (31): Os CESSNA dos TAGP e os seus pilotos - Um aparelho com piloto automático? (Luís Paulino, ex-Fur Mil da CCAÇ 2726, Cacine e Cameconde, 1970/72)

1. Mensagem do nosso camarada Luís Paulino, (ex-Fur Mil da CCAÇ 2726, Cacine e Cameconde, 1970/72), com data de 28 de Janeiro de 2015:

Olá Companheiro e Amigo Vinhal,

Sequenciando o tema do companheiro Jorge Araújo, sobre a Aeronáutica na Guiné, veio-me à lembrança um voo que efectuei em Dezembro de 1970, de regresso a Cacine, após gozo de férias na Metrópole.

Parti do aeroporto de Bissalanca numa dessas Cessnas civis de apenas 2 lugares, em que o passageiro viajava ao lado do piloto.

Recordo-me que, após termos levantado voo conversámos algum tempo, mas fui-me apercebendo que lentamente, se ia perdendo a fluidez do diálogo.

Estranhando o sucedido, olhei para a minha esquerda, e para meu espanto, verifico que o piloto pendia a cabeça para a frente, com alguma frequência, dando a entender que estaria a dormitar.
Fiquei assustado e alertei-o de imediato com um valente berro.

Não sei se o aparelho tinha piloto automático, mas sei que a Cessna, durante esse espaço de tempo não alterou a rota, pois passados alguns minutos aterrámos em Cacine, tendo tudo acabado em bem.


Já em terra cumprimentámo-nos, tendo ele pedido desculpa pelo sucedido, tendo-se justificado com o cansaço provocado pelo excesso de horas de voo que estava a efectuar diariamente.

Saudações Fraternas,
Luís Paulino
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Nota do editor

Último poste da série de 3 de fevereiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14215: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (30): "Blue on Blue" - Querem ver que acertei nos nossos? (António Marins de Matos, TGen Pilav Ref)

3 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Desculpa a correção, o Cessna levava 5 pessoas. Ou estarei enganado? É que também voei com o Pombo, de Bissau para Empada e Catió, já em 1974 e quase juro que éramos cinco dentro do avião.

Abraço,

António Graça de Abreu

jpscandeias disse...

Em Outubro/Novembro de 72 fomos estagiar em Bolama um grupo de furriéis mil e alferes que depois iriam ser distribuídos pelas companhias de Caçadores Africanas. Quando o estágio terminou uma série de furriéis, uns cinco ou 6, tinham alguma urgência de chegar a Bissau para virem de férias, eu era um deles. Um camarada organizou a viagem de avião, disse-me o preço, tenho a ideia que foi à volta de 300 pesos e eu alinhei. Fomos para pista de Bolama e lá estava à nossa espera um pequena aeronave, desconheço se era Cessena, com bancos de algum requinte e comodidade, muito diferente do DO 27 que me transportou de Cabuca para Nova Lamego, via Canjadude, fizemos uma ótima viagem. O piloto talvez fosse o Pombo, fiquei com esse nome na cabeça.
joão silva ex-furriel mil at. inf. Ccav 3404, 12 e CIM 72-74

Luís Graça disse...

Já agora, Luís, ainda te lembras de quanto pagaste pela viagem ? E onde eram os escritórios dos TAGP ? Havia carreiras regulares para Cacine ?

Sei que além do Pombo havia mais pilotos, oriundos da FAP... Voluntários, presumo. O lugar era um trampolim para se poder trabalhar em companhias estrangeiros...

Falamos do Pombo se ele fosse o único piloto dos TAGP ao longo do tempo, o que não é verdade. Ele foi, em todo o caso, o "rosto" dos TAGP... E de tal maneira que lá ficou, depois da independência!