sexta-feira, 24 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14929: Convívios (698): A Magnífica Tabanca da Linha, Oitavos, Guincho, Cascais, 23 de junho de 2015 - Parte I: Quando os chefes são mais do que os índios... (Crónica de José Manuel Matos Dinis; fotos de Manuel Resende;legendas de LG)

1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), Amanuense da Magnífica Tabanca da Linha, em efectividade de serviço, com data de hoje, 24 de Julho de 2015:

Exercício Cronicante sobre o XX Encontro da Magnífica Tabanca da Linha

Neste dia quente, mas sob ligeira e confortável brisa, 23 de Julho, do ano 41.º do P. C. - período colonial, reuniu novo plenário da Magnífica, para nova sessão confraternizante e manducante, desta vez com o valioso acréscimo de um animador de grande garbo e versatilidade, pois canta, toca, declama, conta anedotas, e o mais que não se sabe, como andar de bicicleta.

Pelas 12H30, quando cheguei, já havia uma certa azáfama na colocação da escrita em dia. Até às 13 horas chegaram praticamente todos. Devo registar, que pela primeira vez o nosso confrade AGA não compareceu nem fez marcação, o que é tão mais de acentuar, quanto em vezes anteriores só não fazia a inscrição. Acho que anda nas terras amarelas do fim da Ásia, mas não imagina o arroz que aqui perdeu, quiçá o mais sápido e bem acolitado que ali tenha sido servido.

Outra nota a registar, tem a ver com a adesão de novos atabancados, alguns aproveitando a licença sabática da Tabanca do Centro, mas susceptíveis de confirmarem o estatuto de permanentes e assíduos confrades desta Magnífica, tais as manifestações de satisfação que nos transmitiram em clima de grande comunhão com os veteranos da Linha. A verdade é que a quase todos nos conhecíamos do antecedente, e já manifestávamos frequentes concordâncias sobre preferências estomacais e demais prazeres da vida, designadamente vinhos tintos Esteva, e diferentes digestivos de diferentes estirpes, que alguns dos nossos melhores (não há piores atabancados, mas fica sempre bem ao discurso, a inclusão de generosas dádivas com tão bons efeitos dietéticos).

Antes do inicio das hostilidades mastigantes, S. Exa. o Senhor Comandante Rosales, voluntariamente ausente deste evento, mas preocupado com o bom andamento e a boa impressão a causar aos novatos, encarregou-me de lhes apresentar uma mensagem de boas vindas, igualmente extensiva aos que não se cansam de comparecer. Fiz o que pude, arranjei a tanga que me pareceu mais adequada para justificar o injustificável, e transmiti a tanga com tanta veemência, que no final até recebi aplausos, ao ponto de ter que solicitar o fim da manifestação apoteótica. No final, a assembleia decidiu arquivar uma manifestação de censura a S. Exa., tendo em conta o imenso prazer que ele não desfrutou, considerado aqui como sanção bastante para o acto faltoso.

Naturalmente informado com antecedência sobre as condicionantes e expectativas que incidiram desta vez, S. Exa. o Comandante-Chefe Luís Graça não se fez representar, mas compareceu "lui-même", à cautela e na confirmada desconfiança de que desta vez é que seria. E foi. Foi bom. E quando o "shope" é bom, o convívio também corresponde com brilhantismo. Convenço-me de que S. Exa. não ficou envergonhado desta reincidência da Magnífica em Oitavos. E assim, aproveito para referir que o pessoal de Oitavos contribuiu decisivamente para o sucesso do XX Encontro.

Chamo a atenção dos estimados e viciados seguidores do Blogue, para avaliarem as caras alegres de antes e depois do acto refeiçoeiro, o que já atesta sobre a confiança dos confrades na partilha destes momentos de camaradagem franca e feliz. Até parece que sou parte interessada e que estou a engraxar alguém da hierarquia, e é verdade: sou parte interessada pela satisfação que possa obter destes encontros. E o que posso aqui afirmar. é que vi permanentes grupos em manifestações de cortesia e partilha de sentimentos alegres. Mesmo no serviço de tinto ou branco, a contrariar as normais manifestações de egoísmo. Lindo de se ver! Não bebe mais um copinho? Muito obrigado, mas depois de o camarada se servir! Só comparável com a nobreza britânica.

Nestes termos pretensamente croniqueiros, dispensada a adesão ao badalado acordo ortográfico e às reguadas do professor Salgueiro, que bem se esforçou por me ensinar alguma coisinha, dá-se a reportagem por concluída, ainda antes do antipático aumento de impostos para quem navega na net e possa ser dedicado adepto das estórias das derradeiras campanhas de África. Com votos para que todos se apresentem nas melhores condições físicas e psicológicas no próximo evento a realizar em data oportuna, dou por terminado este trabalho lixado e mal pago.

Abraços fraternos
JD



Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Noblesse oblige: ausência do régulo Jorge Rosales (que foi a banhos...), o secretário J. M. Matos Dinis teve as honras de palanque... Aqui com a sua simpatiquíssima quão disccreta Teresa...


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > (E)ternos apaixonados: o Manuel Joaquim e a Deonilde de Jesus


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Estão, circunstancilamente, de costas voltadas um (João Sacôto, sentado) para o outro (João Martins) mas são tio e sobrinho, respetivamente, e estiveram os dois no TO da Guiné...


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 &gt Dois "pesados pesados" da nossa galeria de heróis: a história da FAP na Guiné não pode ser escrita sem a a sua história, a do Miguel Pessoa (à esquerda) e a do António Martins de Matos (à direita; estreante na Tabanca da Linha)...


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Dos "periquitos" que foram recebidos com muita ternura... e tiveram agradáveis surpresas: o comandante Pombo e a sua querida filha Maria João que fez questão de acompanhar o pai, regressado há um ano do Brasil, que mora em Bucelas, na quinta do Avelar de Sousa, e que acaba de superar alguns problemas de saúde.



Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Uma "panorâmica",  do fotógrafo de serviço e homem-de-todo-o-terreno da Tabanca da Linha: o Manuel Resende. O espaço, fabuloso, não encheu como de outras vezes, mas a sala estava composta, com cerca de meia centena de conivas. A lotação anda à volta dos 80 lugares.


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > O prato emblemático da casa, o "arroz de marisco à Tabanca da Linha"... 


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > E no final cantou.se o fado: Hernâni Teixeira (voz e viola)  e o "veteraníssimo" Carlos Cruz (amante do fado)... O Hernâni foi enfermeiro militar, no HMP, não chegou a ir ao Ultramar... Hoje atua em convívios e festas. Tem reportório para dar e duar... Belíssima voz: fiquem o n.º de telemóvel (919 353 024) e endereço de email: hernanifado@hotmail.com. 



Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Um foto de grupo para mais tarde recordar: da esquerda para a direita, 1.ª fila: Zé Rodrigues, Luís Graça, António Matos Martins ("pira", na Tabanca da Linha), Avelar de Sousa (outro "pira") e Manuel Resende; 2.ª fila,  Juvenal (mais um "pira", de passagem por Lisboa, inscreveu-se na 25.ª hora), O Manuel Joaquim e mais dois adoráveis "periquitos", o comandante Pombo (como a gente carinhosamente vai continuar a tratá-lo, a história da sua vida é uma enciclopédia) e a sua filha mais nova, a Maria João (que é formada em direito e trabalha em eventos relacionados com a moda e a televisão, SIC Mulher). 

Fotos: © Manuel Resende  (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: LG]


2. Comentário de LG:

Dizem (ou diziam, no tempo do régulo Rosales)  as más línguas que na Tabanca da Linha são (ou eram)  mais os chefes que os índios... mas não é verdade... Pelo menos ontem não foi verdade... E eu confesso que ainda conheço mal a tabanca, sou visita esporádica...  Ainda houve um almirante que ameaçou vir, e o mais graduado era um tenente general da FAP, o nosso querido António Martins Matos, que ficou na mesa ao lado do comandante Pombo, o que deu para viver e reviver os bons velhos tempos, de ambos,  de Bissau...lanca. 

Na mesma mesa, à direita, ficou o Avelar de Sousa, que andou pela Guiné entre 1968 e 1971, tendo comandado tanto a CCP 123 como a CCP 122, do BCP 12... É hoje major general na reforma. Tem a cartografia da Guiné na cabeça... Passou também por Angola, donde regressou em 23 de novembro de 1975 com 600 homens, esses sim, os últimos guerreiros do império... 

No final, o Avelar de Sousa, manifestou-me o seu agrado por ter vindo, a este convívio,  com o seu amigo do peito, o comandante Pombo. Espero que o Avelar de Sousa aceite o meu convite para, formalmente, integrar a nossa Tabanca Grande onde todos cabemos com tudo o  que nos une e até com aquilo que nos pode separar. O nosso conceito de camarada vai até comandante operacional... 

O comandante Pombo, por sua vez,  já aceitou o meu convite. Aguardo que a Maria João nos mande alguns fotos digitalizadas do álbum do pai (que, além da Guiné e Guiné-Bissau, viveu e trabalhou em Angola, República Democrática do Congo e Brasil), É um adorável contador de histórias, e tive pena de não ter gravado algumas... (LG)
______________

Nota do editor:

21 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14911: Convívios (697): Encontro do pessoal da CCAÇ 3327, dias 24 e 25 de Julho de 2015, em Fazenda, Laje das Flores, Ilha das Flores, Açores (José da Câmara)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Os "chefes" da Tabanca da Linha (Rosales, Matos Dinis, Resende, Fitas...) são amigos e camaradas com sentido de humor. O mesmo se diga dos "tabanqueiros". O relatório habitual do Zé Manel Matos Dinis, elaborada na sequência de cada "operação convivial", costuma dar o tom de brincadeira... É ssse espírito que eu também gosto de cultivar... Que as tristezas, nossas e as dos outros, não pagam dívidas. Se assim fosse, o "país do fado" era o mais rico do mundo... Ab. Luis

JD disse...

Camaradas,
Foi de facto um encontro interessante onde a par do convívio saudável, o resto também correu da melhor maneira, com agrado geral.
Noto, porém, que o destaque que me é dado, no que me diz respeito é imerecido, tanto mais que foi o Manel Resende quem se ocupou das manobras.
Para todos envio um grande abraço e um beijinho pela simpatia das senhoras
JD

Anónimo disse...

Maria João Rodrigues Pombo
27 jul 20:53


Olá Camarada Luís,

Muito obrigada mais uma vez pelo excelente evento de 5a feira. A repetir, sem dúvida! A s fotos ficaram muito bem. Até breve!Bjs e boa semana.

MJ

JD disse...

Escrever à pressa é o que dá: onde se lê PC, deve ler-se PPC - Oeríodo Pós-Colonial. Não fazia nexo, pois não?
desculpem-me o infortúnio da acelelaredela.
JD