quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22547: Tabanca Grande (526): Manuel Oliveira, ex-fur mil at inf, 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74): senta-se no lugar nº 850, à sombra do nosso poilão


Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Da esquerda para a direita, o autor (ex-fur mil enf, CART 6520/72, Mampatá, 1972/74), o Manuel Oliveira, vizinho de Vila Nova de Gaia, e novo membro da nossa Tabanca Grande (nº 850), e ainda um camarada da equipa de enfermagem do António Carvalho,  o ex-primeiro  cabo aux enf Mendes Celso.

Foto (e legenda): © Luís Graça (2021). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



O novo membro da Tabanca Grande, 
nº 850, Manuel Oliveira


1. Mensagem de Manuel Oliveira, ex-fur mil at inf, 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513/72, Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74)


Data - 15 set 2021 18:10

Assunto - Admissão na Tabanca Grande

Caro Luís Graça

No passado sábado dia 11, tive o prazer de te conhecer na Tabanca dos Melros, momentos antes da apresentação do livro do camarada Carvalho de Mampatá. Após breves palavras de apresentação, e fotografias tiradas para recordação, eu comprometi-me a reenviar o mail de solicitação de admissão á Tabanca Grande, para o endereço de mail acima indicado.

Aqui vai o referido mail encaminhado. Em anexo envio duas outras fotografias, para que a equipa de direcção do blogue escolha aquelas que entender mais convenientes.

Sem outro assunto de momento, e na expectativa de resposta, desejo uma recuperação rápida da tua saúde, e envio um abraço de camaradagem de um antigo combatente.

Abraço
Manuel Oliveira



2. Mensagem anterior de Manuel Oliveira, datada de terça-feira, 16 de fevereiro de 2021, às 16:35


Caro Luis Graça:

Descobri a existência do vosso blogue há algum tempo, e a partir desse dia, adquiri o "vício" de o visitar, inicialmente por curiosidade e mais recentemente por habituação, quase por adição.

Apresento-me do seguinte modo:

Manuel Rufino Tavares de Oliveira
Ex-Fur Mil At Inf
1ª CCAÇ / BCAÇ 4513
(Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74)


Embarque a 16 de Março de 1973 no Uíge, IAO em Bolama, Buba e temporariamente em Mampatá. Regresso algures em Setembro de 1974.

O impulso que me levou a escrever este mail, foi 
despoletado pelos vários textos escritos por diferentes camaradas que pisaram o mesmo chão que eu, e que despertaram em mim memórias escondidas, as quais ao recordar me transportam aos verdes anos da juventude, e àquela experiência de vivências emocionais fortes, que nos confrontavam com a incerteza permanente da vida ou morte.

Assim: solicito a vossa apreciação sobre a eventual admissão de membro da Tabanca Grande.Em anexo junto duas fotografias conforme indicado no Blogue.Abraço
Manuel Oliveira

3. Comentário do editor LG:

Camarada Manuel Oliveira, embora breve, foi agradável e simpática a nossa conversa, na Tabanca dos Melros, enquanto aguardávamos o início da sessão de lançamento do livro do António Carvalho, teu contemporâneo da Guiné e teu vizinho (tu, de Vila Nova de Gaia, ele de Gondomar).

Quando me falaste do teu pedido para entrar na Tabanca Grande, já formulado há uns meses atrás, dei-me logo conta de ter havido uma anomalia, ou extravio do teu mail, ou lapso nosso na resposta. Posso agora confirmar que fomos nós que falhámos: embora marcada com estrela, a tua mensagem ficou sem resposta este tempo todo. A pandemia de Covid-19 pode servir de atenuante mas não de desculpa.

Mas ainda bem que não esmoreceu o teu interesse pelo nosso blogue. És recebido de braços abertos pela malta da Tabanca Grande, a que te juntas nesta data, sentando-te sob o nosso fraterno e simbólico poilão,  no lugar nº 850.

Temos oitenta refereências ao teu batalhão, o BCAÇ 4513. És o primeiro militar da 1ª companhia a integrar o blogue.

Da 2ª companhia, já cá temos o António Murta, ex-alf mil inf Minas e Armadilhas (que tem mais de 90 referências, sendo autor da notável série "Caderno de Memórias de A. Murta, ex-Alf Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513"); e ainda o José Carlos Gabriel (ex-1.º Cabo Cripto): ambos estiveram en Nhala, 1973/74.

Há um terceiro camarada, o Fernando Silva da Costa, ex-fur mil trms da CCS/BCAÇ 4513.

Se nos tens seguido, desde há muito, conheces bem as regras de organização e funcionamento do blogue. Mas aqui ficam para teu governo. Agora instala-te e, logo que puderes, conta-nos mais coisas sobre o teu tempo de Guiné.  As fotos e textos, para publicação,  deverão passar sempre por um dos nossos editores. 

Um alfabravo, Luís Graça, em nome de toda a Tabanca Grande.


4. Fichas de unidade > Batalhão de Caçadores n.º 4513/72

Identificação; BCaç 4513/72
Unidade Mob: RI 15 - Tomar
Cmdt: TCor Inf César Emílio Braga de Andrade e Sousa | TCor Inf Carlos Alberto Simões Ramalheira | Maj Inf Duarte Dias Marques
2º Cmdt: Maj Inf Duarte Dias Marques
OfInfOp/Adj: Cap Inf Jorge Feio Cerveira
Cmdts Comp: CCS: Cap SGE Carlos Santos Pereira | Alf SGE Jerónimo dos Santos Rebocho Carrasqueira
Lª Comp: Cap Mil Inf João Luís Braz Dias
2ª Comp: Cap Mil Inf Domingos Afonso Braga da Cruz | Cap Mil Inf grad José António Campos Pereira
3.ª Comp: Cap Mil Cav João Carlos Messias Martins | Cap Mil Inf Joaquim Manuel Guerreiro Dias
Divisa: "Non Nobis"
Partida: Embarque em l6Mar73; desembarque em 22Mar73 | Regresso: Embarque em 03Set74 (3ª Comp), 04Set74 (2.ª Comp) e 06Set74 (Cmd, CCS e 1ª Comp)


Síntese da Actividade Operacional

Após realização da IAO, de 26Mar73 a 22Abr73, no CIM, em Bolama, seguiu, em 27 Abr73, para o sector de Aldeia Formosa, com as suas subunidades, a fim de efectuar o treino operacional e sobreposição com o BCaç 3852.

Em 13Mai73, após o final do treino operacional, ficou, com as suas subunidades, na dependência operacional do referido BCaç 3852, que manteve, entretanto, a responsabilidade do sector, sendo orientado para reforço da contrapenetração e reacções à pressão inimiga na área.

Em 27Jun73, passou a batalhão de intervenção do CAOP 1, orientado para a interdição do corredor de Missirã e acções na região de Nhacobá-Nhacobá, estabelecendo a sede em Cumbijã a partir de 29Jun73, integrando as forças instaladas em Cumbijã e Colibuia, além das suas próprias subunidades estacionadas no sector S2, em Aldeia Formosa e Mampatá.

Em 10Ag073, rendendo então o BCaç 3852, assumiu a responsabilidade do referido Sector S2, com a sede em Aldeia Formosa e abrangendo os subsectores de Buba, Nhala, Mampatá e Aldeia Formosa.

Em 06Set73, a função de intervenção já anteriormente executada pelo batalhão foi temporariamente atribuída ao BCaç 4516/73 até 300ut73.

Desenvolveu intensa actividade operacional, tendo comandado e coordenado diversas acções e operações e a realização de patrulhamentos, reconhecimentos e acções de vigilância da fronteira e de contrapenetração.

A par disso, actuou ainda na protecção aos trabalhos de abertura e melhoramento de itinerários e de segurança e defesa das populações e da sua promoção sócioeconómica.
Dentre o material capturado mais significativo, salienta-se: 1 metralhadora ligeira, 5 espingardas, 1 lança-granadas foguete, 61 granadas de armas pesadas e a detecção e levantamento de 30 minas.

A partir de 07Ag074, comandou e coordenou a execução do plano de retracção do dispositivo e a desactivação e entrega dos aquartelamentos ao PAIGC, a qual foi sucessivamente efectuada nos subsectores de Mampatá, em 29Ag074, de Aldeia Formosa, em 31 Ag074, de Nhala em 02Set74 e de Buba, em 04Set74.

Em 31Ag074, foi transitoriamente deslocado de Aldeia Formosa para Buba, onde se manteve até à desactivação e entrega do aquartelamento em 04Set74, após o que recolheu a Bissau, a fim de efectuar o embarque de regresso.

A 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513/72, após o treino operacional no subsector de Buba com a
CCaç 3398, sob orientação do BCaç 3852, passou a reforçar a actividade daquela subunidade no esforço realizado de contrapenetração no referido subsector e depois integrada no seu batalhão, na função de intervenção que lhe foi atribuída, tendo-se instalado, a partir de 17Mai73, em Mampatá.

Em 15Ag073, rendendo a CCaç 3398, assumiu a responsabilidade do subsector de Buba, mantendo-se integrada no dispositivo e manobra do seu batalhão.

Em 04Set74, após a desactivação e entrega do aquartelamento ao PAIGC, recolheu a Bissau, a fim de efectuar o embarque de regresso.

Excerto de: CECA - Comissão para Estudo das Campanhas de África: Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974) : 7.º Volume - Fichas das Unidades: Tomo II - Guiné - 1.ª edição, Lisboa, Estado Maior do Exército, 2002, pág.170/171.

___________

Notas do editor:

Último poste da série > 14 de setembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22542: Tabanca Grande (525): José Emídio Ribeiro Marques, ex-1.º Cabo Aux Enfermeiro da 3.ª Comp/BCAÇ 4616/73 (Jumbembem, Farim e Canjambari, 1974), que se senta à sombra do nosso poilão no lugar 849

5 comentários:

Manuel Carvalho disse...

Boa noite Luís

O camarada da 1ª foto o da direita que não te lembras o nome é o Mendes Celso julgo que era 1º Cabo Enfermeiro é este o nome com que está no Face Book.

Um abraço

Manuel Carvalho

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, António, já completei a legenda.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É importante que apareçam estes camaradas que "seguraram as pontas" nos anos terminais da guerra, como é obcaso do Manuel Oliveira. Espero que "abra o livro", como outros ja obfizeram, o António Murta, o carvalho de Mampatá, o Vasco da Gama, o Joaquim Costa, só para citar os que me vêm agora à memória... Mas há muitos mais: Coutinho e Lima, J. Casimiro Carvalho, Manuel Reis, João Seabra, Miguel Pessoa, Amílcar Mendes,Vítor Tavares...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É importante que apareçam estes camaradas que "seguraram as pontas" nos anos terminais da guerra, como é obcaso do Manuel Oliveira. Espero que "abra o livro", como outros ja obfizeram, o António Murta, o carvalho de Mampatá, o Vasco da Gama, o Joaquim Costa, só para citar os que me vêm agora à memória... Mas há muitos mais: Coutinho e Lima, J. Casimiro Carvalho, Manuel Reis, João Seabra, Miguel Pessoa, Amílcar Mendes,Vítor Tavares...

Unknown disse...

O Manuel Oliveira, do 4513, chegou a Buba, vindo pouco depois reforçar a minha companhia, quando nós nos tornámos, entretanto, os mais velhinhos do sector de Aldeia Formosa, em Março de 1973. Não me lembrava dele quando me apareceu, passados 48 anos, no Choupal dos Melros. Foi o primeiro a chegar, ainda eu não tinha pousado a caixa dos livros sobre a mesa. Que era combatente da Guiné, do 4513, e para mo provar nada melhor e fidedigno que uma foto, de 1973, sobre um camião da guerra , ao lado do Nina e do Pinto da minha companhia. Ele há cada surpresa ! Obrigado por teres vindo, obrigado teres desejado muito vir ao encontro deste teu camarada. Vamos conversando por aí. Um abraço.

Carvalho de Mampatá.