segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Guiné 61/74 - P26406: Agenda cultural (877): Rescaldo da apresentação do livro "Guiné, Bilhete de Identidade", de Mário Beja Santos, levada a efeito no dia 13 de Janeiro de 2025 na Livraria Municipal Verney, Oeiras (Mário Beja Santos

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 13 de Janeiro de 2025:

Queridos amigos,
É uso e costume nas apresentações oferecer aos participantes uma súmula do que se pretende apresentar. Lamentavelmente, uma tendinite muito arreliadora no meu ombro direito tirou-me entusiasmo para preparar um datashow onde se passassem imagens alusivas a algumas passagens significativas da exposição. Impunha-se explicar à assistência que o meu trabalho nem de perto nem de longe é uma História da Guiné, não passa de uma antologia o que eu considero um acervo de textos um tanto determinantes para entender como se processou a presença portuguesa na Grande e na Pequena Senegâmbia, até se chegar à fundação da Guiné, com as fronteiras aproximadas que tem hoje, facto que só aconteceu em 1886. Portanto, o arco histórico vai da crónica de Zurara a Honório Pereira Barreto, foi ele que deu corpo à junção de parcelas que se estendiam do litoral para o interior, foi ele que se forçou para que o Governo de Lisboa defendesse com unhas e dentes perante a França a legitimidade que tínhamos em toda a orla do Casamansa, em vão. E havia que justificar a razão de dois anexos, um referente à missionação e outro ao pensamento ideológico subjacente à criação do Terceiro Império, a História de Portugal, e por tabela a História da Guiné, têm essa dívida para com a Sociedade de Geografia, muito particularmente entre 1875 e 1900.

Um abraço do
Mário



Da Grande para a Pequena Senegâmbia: a Guiné antes da Guiné
(Apontamentos para a apresentação do livro "Guiné, Bilhete de Identidade", Tomo I, na Livraria Verney, Oeiras, 13 de janeiro de 2025)


Mário Beja Santos

Agradecendo em primeiro lugar, na pessoa do Sr. Coronel Manuel Barão da Cunha, o honroso convite para estar convosco e dar-vos conta do meu trabalho, onde procuro os textos mais relevantes que fundamentam a identidade guineense, não só como empório comercial, colónia e país independente, empreendimento de dois livros, é do primeiro que vos vou falar, dessa Guiné do comércio dos rios e rias, a Guiné de Cabo Verde, as praças e dos presídios, das relações luso-africanas, dos judeus na Senegâmbia, nas companhias majestáticas, do tráfico negreiro, das insurreições e também dos acordos com as chefaturas regionais, e assim chegamos a uma fase agregação do território, a ação de Honório Pereira Barreto que foi ajuntando território avulso, também se falará de um período verdadeiramente trágico, os tempos do domínio filipino, que reduziram a presença portuguesa praticamente ao enclave que existe desde o século XVII. Que pode o leitor esperar deste empreendimento a que lancei mãos?


Guiné, Bilhete de Identidade, não é mais que uma tentativa de organizar numa sequência cronológica os factos e feitos mais destacados da presença portuguesa, desde meados do século XV até à governação do comandante Manuel Sarmento Rodrigues, tempo em que a Guiné passou a ser mais do que um ponto no mapa. Importa esclarecer-vos que não se subentenda que foi meu intento fazer uma História da Guiné Portuguesa, tarefa para o qual não vejo condições de viabilização até que se constitua uma ampla equipa multidisciplinar, proveniente de um conjunto de países com história associada à Guiné-Bissau (pelo menos a Guiné-Bissau, Cabo Verde, Senegal, Guiné-Conacri). O meu trabalho é muito modesto e tem um alvo definido: organizar um elenco de textos alusivos, desde a crónica de Gomes Eanes de Zurara até aos atos governativos que no Pós-Guerra uma dinâmica de desenvolvimento deu uma indiscutível identidade política à região, de tal modo que a comunidade internacional jamais pôs em dúvida a legitimidade das suas fronteiras, independentemente de sonhos que tenham passado pela cabeça de um Sékou Touré para arrebatar território em nome do seu projeto da Alta Guiné, ou da conflitualidade da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, que persiste, e não exclusivamente por razões de uma zona marítima que parece ser economicamente promissora – o Casamansa é mais um desses sinais de que os mapas desenhados na Conferência de Berlim não coincidiram com a natureza dos povos a quem outorgaram nações coloniais. Um drama que persiste.

Em termos de organização, cedo me pareceu que não era editorialmente aceitável publicar num só volume todas estas centenas de páginas. E recebi o bom acolhimento das Edições Húmus, o projeto podia cindir-se em dois volumes, havia só que ter em consideração os dados mais relevantes da cronologia. Deste modo, o volume I abarca a chegada dos portugueses à Terra dos Negros; estando liminarmente afastada qualquer hipótese de uma política de conquistas, houve que estabelecer relações com as chefaturas locais e escolher lugares apropriados em regiões do litoral para fazer o trato de mercadorias e também o tráfico negreiro. Gerou-se uma literatura de enorme riqueza, de acordo com a preparação do viajante, as navegações de Cadamosto, o olhar de um geógrafo como Duarte Pacheco Pereira, as expressões assombrosas que acompanham os relatos de Valentim Fernandes ou Diogo Gomes, entre muitos outros, e ganhará preponderância um texto deslumbrante pela observação do pormenor, o Tratado Breve dos Rios da Guiné, de André Álvares de Almada, cavaleiro da Ordem de Cristo. A presença nos rios e rias fez-se com luso-africanos e judeus, havia que enfatizar essa realização e falar de uma figura que permanecerá ativa durante séculos, o tangomao, um perturbador das ordens régias, mas um cabouco da aculturação, e até de uma nova ordem linguística.

Como é compreensível, não me mantive alheado do contexto histórico anterior à presença portuguesa. Mas ninguém ignora que não há fiabilidade nem rigor quanto aos povos autóctones e aos de proveniência sudanesa-nilótica, nem me pareceu de utilidade, já que este meu projeto não se aparenta, nem mesmo colide, com a História da Guiné, e daí não se procurar referenciar, mesmo à luz dos conhecimentos atuais, quais os impérios e reinos que conviveram neste território. Contudo, dá-se a palavra a Carlos Lopes, o seu trabalho sobre o Império do Cabo permite aflorar quem efetivamente aqui foi poder, mesmo que não tenha tido assento em todo o território da atual Guiné-Bissau. Nem mesmo entendi ser útil referências a Arguim e S. Jorge da Mina, dado que a Coroa delimitou rigorosamente, desde o contrato com Fernão Gomes, que as áreas de comércio não se estendiam a outros pontos que não desde o Cabo Verde continental até à região periférica da Serra Leoa.

Impunha-se igualmente referenciar o tráfico de escravos e a importância assumida pelo arquipélago de Cabo Verde no território da Senegâmbia; havia também que falar da competição com holandeses, espanhóis, franceses e ingleses, pois aparecem na Mina, sobem o Senegal, os ingleses formam uma sociedade de comércio na Serra Leoa, os holandeses tomam a ilha de Bezeguiche (Goreia) aos portugueses, como mais tarde Arguim. Isto para relevar que a União Ibérica foi a vários títulos funesta para a presença portuguesa nestes pontos da costa ocidental africana. Com a Restauração, como se disse atrás, essa presença ficou mais ou menos circunscrita ao enclave atual. Funda-se Cacheu, no tempo dos Filipes, com a Restauração nomeia-se capitão-mor para Cacheu, fundam-se Farim e Ziguinchor, floresce o comércio de escravos para o Brasil. Dado que a missionação se constituiu como um fator poderoso da presença portuguesa, entendeu-se pôr em anexo elementos considerados como fundamentais da sua história, por uma questão de racionalidade não se suspendeu a cronologia em 1879, veio-se até ao tempo presente.

No século XVII, Cacheu foi elevada a vila, aparecem estabelecimentos portugueses no rio Bolola e em Guinala (portanto, no Sul). As companhias majestáticas com o exclusivo da navegação e comércio da Guiné, foram um insucesso, tinham o nome de Cacheu a elas associado. Bissau torna-se um ponto de grande interesse, ir-se-á de construção em construção até que no reinado de D. José surge a fortaleza que hoje dá pelo nome de Amura, houve mesmo necessidade de mandar navios de guerra para intimidar os naturais da ilha a não impedirem a construção da praça. Temos então dois capitães-mores, o de Cacheu e o de Bissau. Malsucedidas as empresas majestáticas, em 1783 faz-se contrato com a Sociedade das Ilhas de Cabo Verde para o exclusivo do comércio nestas terras da Guiné.

Na transição do século, os ingleses marcam a sua presença e revelam-se dispostos a ocupar Bolama e não só. A abolição da escravatura irá exigir uma reflexão sobre o que fazer na economia do território. Honório Barreto adquire o que pode, sufoca insurreições, castiga quem comete desacatos, começa a ganhar-se uma certa fisionomia territorial, alarga-se a presença portuguesa, criam-se estabelecimentos. Enquanto isto se passa, os franceses posicionam-se no rio Casamansa, ignoram inicialmente Ziguinchor, fundam os seus próprios comércios, navegam livremente no rio. Não deixa de impressionar a polivalência de Honório Pereira Barreto, a enfrentar hostilidades internas ou externas: a França a Norte, a Inglaterra a Sul e um pouco por toda a parte insubordinações, tratados de paz, acordos com chefaturas. Em maio de 1858, é proclamada a libertação de escravos existentes no território português. Algo tinha de mudar radicalmente na economia do território, havia que investir noutros recursos, nascia a curiosidade pelas potencialidades que a terra oferecia, logo a agricultura.

É altura de vos informar das razões que me levaram a incluir nos anexos um documento que julgo poder iluminar as preocupações de uma elite que se apercebeu de que o destino português se tinha que orientar para África, e o principal e verdadeiramente dinâmico grupo de interesses que se constituiu foi a Sociedade de Geografia de Lisboa; procurei então, sob a forma de ensaio, analisar o que movia estes homens, e como encontraram um catalisador fora do comum, Luciano Cordeiro. As riquezas de África passam para primeiro plano, há que fazer expedições, procurar definir fronteiras, ocupar cada vez mais espaço. Obviamente que esta matéria fará parte do segundo volume, é um cenário que se abre com a Conferência de Berlim e a Convenção Luso-Francesa de 12 de maio de 1886, a Guiné passava a ser mais do que um conjunto de praças e presídios e estabelecimentos. A sentença do presidente Ulysses Grant foi favorável a Portugal, quando a Guiné se autonomizara em 1879, não será por acaso que a escolha da capital recairá sobre Bolama.

É toda esta trama que vem desde a Crónica da Guiné de Zurara até à autonomia de 1879, independentemente dos enlaces cronológicos e de acontecimentos históricos que não se podem compartimentar, que é o objeto deste livro. Tratando-se de um despretensioso trabalho de divulgação, achou-se por bem incluir em cada episódio a sede de leitura mais apropriada; o mesmo procedimento se adotará quanto ao volume II onde a consulta nos Reservados da Biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa ganhou uma outra dimensão, como a seu tempo se verá. Infelizmente, não encontrei documentação que relate, do olhar português, a crença islâmica, já bastante enraizada quando chegaram os primeiros navegadores; em contrapartida, há testemunhos sobre o peso do animismo numa boa parte da população guineense, mas tal matéria aparece devidamente relevada com a antropologia e a etnologia, obviamente que dela se fará menção no volume seguinte.

Devo-vos também uma explicação quanto ao teor dos documentos que se anexam. Há uma história da nossa missionação, a obra do Padre Henrique Pinto Rema é já um clássico, estando completamente esgotada a edição de 1982, impunha-se fazer aqui uma síntese e dar a palavra a outros investigadores mais recentes. Nada se pode entender do que foi o espírito do III Império (depois do traumatismo da independência do Brasil, e após a guerra civil e a ascensão da monarquia constitucional, foi-se gradualmente dando atenção a África), se não se atender ao grande detonador para o sonho africano, este teve a sua sede nos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa, a Guiné, se bem que tenha sido alvo de subalternização, fez parte desse pensamento, pareceu-me indispensável reequacionar a nossa presença na Guiné à luz de um quadro ideológico que, com profundas adaptações, figurou até ao fim do Estado Novo.

Gostaria, feita esta apresentação, que me pusessem questões merecedoras de desenvolvimento ou me apresentasse lacunas que têm este trabalho.

Muito obrigado pela vossa atenção.

Fortaleza de S. José de Bissau (Amura), fundada no século XVIII, muito intervencionada até aos tempos modernos
Fortaleza do Cacheu, fundada no século XVII
Brasão de Fernão Gomes de Mina, Livro do Armeiro Mor, de João do Cró, 1509., Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Porto antigo de Cacheu que, segundo a tradição oral local, servia para embarque de escravos.
Fotografia AD - Ação para o Desenvolvimento

Máscara/pendente da Rainha-mãe, em marfim, ferro e cobre, princípio do século XVI, Benim. Na tiara e colar encontram-se representações de navegadores/comerciantes portugueses.
Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, EUA

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Nota do editor:

Vd. post de 10 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26371: Agenda cultural (876): Apresentação do livro "Guiné, Bilhete de Identidade", de Mário Beja Santos, dia 13 de Janeiro de 2025, pelas 14h30, na Livraria Municipal Verney, Rua Cândido dos Reis, 90 - Oeiras

Guiné 61/74 - P26405: A nossa guerra em números (25): O "ventre" do BCAÇ 1860 (Tite, 1956/67)
















Guiné > Região de Quínara > Tite > BCAÇ 1860 (1965/67) > Resumo, ilustrado, da actividade logística (reabastecimentos) do batalhão, entre abril de 1965 e abril de 1967. Por mar, por terra e  por ar... 

Total: cerca de 82 mil toneladas movimentadas.  

Foto (e legendas): © Santos Oliveira (2008).  Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.]

 
Fonte: História da unidade, BCAÇ 1860 (Tite, 1965/67), conforme documentos digitalizados pelo nosso camarada Santos Oliveira (2.º Sarg Mil Armas Pesadas Inf OE, Pel Mort 912 ( Como, Cufar e Tite, 1964/66). Material em arquivo, enviado pelo Santos Oliveira  por mail em 2008...Infelizmente não sabemos quem é o talentoso autor da original infografia.


1. Eis um original e criativo, em banda desenhada, balanço da atividade logística do BCAÇ 1860 (Tite, 1965/67) (*)

Fornece-nos dados desagregados para podermos, com alguma precisão, obter o consumo "per capita" de diversos itens, como os géneros frescos, os géneros alimentícios, as trações de combate, o correio, os medicamentos, etc.,  mas também as munições, os combustíveis, os materiais de construção, etc., a nível de um batalhão e de um setor, ao longo de uma comissão de serviço (24 meses, nesta época).

Vamos estimar em 600 o número de militares metropolitanos presentes no Sector S1 (Tite), entre abril de 1965 e abril de 1967. 

Os milícias eram "desarranchados", não devendo por isso entrar no cálculo de certos valores como a alimentação... Por outro lado, o CIM de Bolama devia ser reasbastecido diretamente. E por outro lado ainda temos de ter em linha de conta o "abastecimento local" (Fulacunda, por exemplo, tinha uma horta, em 1972/74, e também já tinha o seu posto de abastecimento local, na foz do rio Fulacunda). 

Não sabemos se esta tonelagem toda se refere só a "reabastecimentos" ao longo de dois anos, ou  se inclui também as existências inciais (todos os materiais que o BART 1860 trouxe consigo quando foi colocado no Sector S1, em abril de 1965, tais como armas, munições, viaturas, géneros alimentícios, etc.).

Também não sabemos em rigor se estes dados se aplicam a todo o batalhão...ao longo de toda a comissão.

De acordo com a "ordem de batalha" de 1 de julho de 1966, era o seguinte o diispostivo  do BCAÇ 1860:


- BCAÇ 1860: Comando / CCS - Sector S1, Tite

- CCaç 1487: Fulacunda

- CCaç 1549 (-): Tite | 4° Pel: Enxudé

- CCaç 1566 (-); S. João | 1° Pel (+):  Jabadá | 1 Pel ( +): Fulacunda

- CIM: Bolama

- 1 Pel: Ilha das Cobras | 1 Sec(+) : Ilha das Galinhas

- Pel Mort 1039(-): Tite | 1 Sec(+):  Jabadá

- Pel AMetr Daimler 807 : Tite

- Comp Milícia 7 (-):  Tite | 1 Pel: Jabadá | 1 Pel: Fulacunda
 
 Fonte: Excertos de Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 6º volume:  aspectos da actividade operacionaç Tomo II: Guiné, Livro I. Lisboa: 2014. pág. 473.

Estimamos em 600 o pessoal metropolitabno (BCAÇ 1860, CCS + 3 companhias de quadrícula, 1 Pel Mort 1 Pel TRerc Daimler). E em 150 (4 pelotões) a companhia de milícia. (Todos os batalhões tinham agregadas a si companhias de milícia, pelo vamos fazer os cálculos seguintes tendo como divisor o valor 600, para simplificar.)

Transportes aéreos (Tite, Bissau, Jabadá, Fulacunda, São João, Empada) >

  • Passageiros transportados: 1068 militares | 209 civis;
  • Evacuações:  A=6; B=28; Y=10;
  • Frescos (peixe, frango, ovos...): 12 toneladas ( 20 kg "per capita");
  • Correio: Cartas: 2,5 t | Encomendas: 20 t (4,2 kg de cartas e aerogramas "per capita"; 33,3 kg de encomendas postais, "per capita");
  • Medicamentos: 3 t. (5 kg "per capita") (embora os medicamentpos também fossem distribuídas pelas milícias e a população civil).

Transportes marítimos (porto de Enxudé, por LDM e barcos civis): 

  • Combustíveis: 350 toneladas (583,3 kg, "per capita");
  • Artigos de cantina: 123 t  (72 t, carga grande; 51 t, carga pequena) (205 kg. "per capita": deve incluir bebidas: caixas de cerveja, uísque, etc.);
  • Munições: 31 t (51,7 kg. "per capita");
  • Géneros alimentícios (farinha, massas, batatas, etc.): 820 t (1366,7 kg. "per capita");
  • Rações de combate: 2,5 t (4,2 kg. "per capita");
  • Materiais de construção (ferro, madeira, cimento...): 475 t (791,7 kg. "per capita");
  • Material de aquartelamento: 4 t (6,7 kg. "per capita");
  • Material de transmissões: 2,5 t (4,2 kg. "per capita");
  • Material de guerra (armas, etc.): 3 t (5 kg. "per capita")
  • Sobresselentes para viaturas automóveis: 4 t (6,7 kg, "per capita")
  • C. A. [ Contabiliddae e Administração ?] 1 t (1,7 kg. "per capita")
  • Veículos automóveis + buldozzer: 13 t + 12 t (41,7 kg. "per capita").

Movimentação e transporte de terra, saibro e pedra > c. 80 mil toneladas (133,3 toneladas "per capita").


2. Comentário do editor LG:

Estávamos a 4 mil quilómetros de distância de Lisboa. Na Guiné não se produzia nada, da cerveja aos medicamentos, do material de guerra ao material de escritório, dos materiais de construção aos genéros alimentícios, das armas às munições,  etc., vinha tudo de barco até Bissau. 

E depois de Bissau seguia até aos portos fluviais (Enxudé, Porto Gole,  Xime, Bambadinca, Bafatá..., no rio Geba, por exemplo), por navios da marinha (LDG e LDM) e barcos civis (os famosos "barcos turras"). E depois era preciso transportar, em morosas, desgastantes e perigiosas colunas logísticas, toda a carag até ao seu destino final...

No tempo de Spínola, com a implementação da política "Por uma Guiné Melhor", alongou-se e complexificou-se a cadeia logística, com o aumento exponencial de materiais de construção necessários ao BENG 447 para construir os "reordenamentos" (casas e equipamentos sociais, como escolas, capelas, mesquistas, mercados, labadouros, fontes...).

Estes números não batem certo com os calculados por Pedro Marquês dos Santos (**),  segundo o qual:

(i) cada militar, a nível de companhia, necessitava em média, por mês, de 240 kg de abastecimentos (no essencial, víveres e artigos de cantina, mais de 70%)... 

(ii) o consumo "per capita" mensal de outros artigos era o seguinte: 50 kg de combustíveis; 4,4 kg de munições; 3,1 kg de medicamentos; 1,6 kg de correio... 

(iii) e o consumo diário de víveres frescos "per capita" por dia seria de 520 gramas...

Temos de ter sempre muita cautela com o uso (e abuso) das médias aritméticas... Mas certos valores aqui apresentados podem-nos dar uma ideia aproximada das necessidades de consumo do "ventre" da guerra... (***)



Guiné > Carta da Província (1961) / Escalaq: 1/500 mil > Detalhe: Região de Quínara, Setor S1 (Tite) > Posição relativa de Tite, Enxudé, Jabadá, Fulacunda, São João e Bolama.


Fonte: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2025)

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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 20 de julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8578: BCAÇ 1860 (Tite, 1965/67): Balanço da actividade logística, em banda desenhada: 22.5 toneladas de cartas e encomendas, 3 t de medicamentos, 12 t de frescos, 820 t de géneros alimentícios, 123 t de artigos de cantina, 2.5 t de rações de combate, 31 t de munições... (Santos Oliveira)


(**) Vd. pposte de 11 de novembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22707: A nossa guerra em números (4): Cada militar necessitava em média, por mês, de 240 kg de abastecimentos (no essencial, víveres e artigos de cantina, mais de 70%)... O consumo "per capita" mensal de outros artigos era o seguinte: 50 kg de combustíveis; 4,4 kg de munições; 3,1 kg de medicamentos; 1,6 kg de correio... E, miséria das misérias, tínhamos direito a... 520 gramas de víveres frescos por dia!

Guiné 61/74 - P26404: Fichas de unidade (37): BCAÇ 599 (Tite, 1963/65)

 


Cortesia do Portal UTW - Dos Veteranos
da Guerra do Ultramar
Ficha de unidade : 
BCAÇ 599 (Tite, 1963/65)


Batalhão de Caçadores n.º 599

Identificação: BCaç 599

Unidade Mob: RI 15 - Tomar

Cmdt: TCor Inf Carlos Barroso Hipólito | TCor Inf Francisco António da Costa Almeida

2ª Cmdt: Maj Inf Agostinho Dias da Gama

OInfOp/Adj: Cap Inf José Jaime Pinto Monroy Garcia

Cmdt CCS: Cap Inf Júlio Carlos Matias | Cap SGE António Lopes

Divisa: -

Partida: Embarque em 120ut63; desembarque em 180ut63 | Regresso: Embarque em 28Ag065

Síntese da Actividade Operacional

Foi constituído e organizado a partir do BCaç 237, do qual transitaram os elementos de recompletamento. Era apenas composto de Comando e CCS, não dispondo de subunidades operacionais orgânicas.

Em 180ut63, sucedendo ao BCaç 237, assumiu a responsabilidade do Sector G, a partir de 11Jan65 designado por Sector SI, com a sede em Tite e abrangendo os subsectores de Tite, S.João e Fulacunda.

Desenvolveu intensa actividade operacional de patrulhamento, de reconhecimento, batidas, emboscadas e golpes de mão, em especial nas regiões de Nova Sintra, S. João, Uaná e Gampará e ainda a acção de recuperação das populações, sua segurança e protecção, contra o insistente esforço e pressão do inimigo.

Pelos efectivos envolvidos e resultados obtidos, destacam-se a operação"Alvor", de 23 a 26Abr64, na península de Gampará,  e a operação "Braçal", em 30Jan65, para ocupação de Jabadá e onde o inimigo exerceu inicialmente forte pressão.

Em 24Ag065, foi rendido pelo BCaç 1860, após substituição parcelar do seu pessoal efectuada a partir de 3Mai65 e recolheu seguidamente a Bissau, a fim de efectuar o embarque de regresso.

Observações -  Não tem História da Unidade. Tem "Resumo" da actividade do BCaç 237/BCaç 599 (Mai63 a Mai65) (Caixa nº  124 - 2ª Div/ 4ª Sec., do AHM). 


Fonte: Excerto de Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 7.º volume: Fichas das Unidades. Tomo II: Guiné. Lisboa: 2002, pág. 55.

(Seleção, revisão / fixação de texto: LG)

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Nota do editor:

Último poste da série > 30 de junho de 2024 > Guiné 61/74 - P25702: Fichas de unidade (36): CCAÇ 2382 (Buba, 1968/70)

Guiné 61/74 - P26403: Humor de caserna (98): Quando o IN... jabadava!... Até que o goês e pacato alferes Basílio dos morteiros quis saber porquê... (Rui A. Ferreira, Sá da Bandeira, 1943 - Viseu, 2022)


1. O Rui Alexandrino Ferreira (Sá da Bandeira, Angola, hoje Lubango, 1943-Viseu, 2022), ten cor inf ref, duas comissões no CTIG, a última como cmdt da CCAÇ 18 (Aldeia Formosa, jan 71 / set 72). 

Da primeira vez, esteve como alf mil inf, CCAÇ 1420 (Fulacunda, 1965/67). Foi um grande operacional, e também um talentoso escritor, tendo-nos deixado três livros de memórias. Angolano,  adoptou a cidade de Viseu, depois do 25 de Abril,  para viver, amar, escrever e morrer (a sua última obra, de 2017, tem por justamente por título "A caminho de Viseu - Memórias").

Gostava de pregar partidas, e era um bom contador de histórias.


Do seu segundo livro ("Quebo: nos confins da Guiné", Coimbra: Palimage, 2014), vamos publicar duas histórias sobre Jababá (um dos subsetores do setor S1: Tite, Jabadá, Fulacunda, São João) , em dois postes separados. 

poucas referências no nosso blogue a Jababá (pouco mais de 3 dezenas), na região de Quínara, na margem esquerda do Rio Geba, um aquartelamento que se via quando se navegava no rio Geba, de Bissau para o Xime ou vice-versa (quer no "barco turra", quer em LDG).

A história da reconquista da Ponta de Jabadá en 29/1/1965, já foi aqui contada pelo Gonçalo Inocentes, nosso grão-tabanqueiro nº  810. Até então o PAIGC era "rei e senhor", impondo ali o terror à navegação no Geba.

Pelas nossas contas, esta história com o "alferes Basílio" deve-se ter passado em meados de 1965, ao tempo do BCAÇ 599 (Tite) e com o Pel Mort 912 a guarnecer Jabadá, reocupada após a Op Braçal. (No entanto, ao tempo do nosso camarada Santos Oliveira, ex-fur mil do Pel Mort 912, o comandante seria o alferes Rodrigues, desconhecendo nós o seu primeiro nome; mas Basílio também pode ser um pseudónimo.)

 

Quando o IN... jabava!... Até que o goês e pacato  alferes Basílio dos morteiros quis saber porquê... 


por Rui A. Ferreira (1943-2022)



Jabadá era uma guarnição debruçada sobre o rio Geba. Organicamente dependia do batalhão de Tite e era atacada constantemente, de tal forma que, quando se queria dizer que o IN tinha atacado  Jabadá, se dizia:

− O IN... jabadou!

O alferes Basílio era um moço calmo e sereno, como aliás o são a maioria dos indivíduos com tendência para engordar. Comandava o pelotão de morteiros que ocupava Jabadá e que era na altura a única tropa ali presente.

Farto de ter de aturar  ataques sucessivos, um belo dia, este tranquilo goês, abdicando da sesta, que era prática e unanimemente por todos cumprida (guerrilheiros do IN idem idem, aspas aspas), disfarçou-se a si e a parte do seu grupo, com roupas e artefactos do IN, saiu rapidamente do aquartelamento, entrou por uma casa de mato dos guerrilheiros, eliminou uma série deles e voltou o mais rapidamente que conseguiu para Jabadá.

Continuou a ser atacado, mas agora já sabia a razão porque o faziam.

Fonte: Excertos de  Rui Alexandrino Ferreira, "Quebo: nos confins da Guiné", Coimbra: Palimage, 2014, pág. 346.


( Seleção, revisão / fixação de texto, negritos, itálicos, título: LG)
 
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domingo, 19 de janeiro de 2025

Guiné 61/74 - P26402: Eufemismos: o "acidente com arma de fogo" como causa de morte (2): "se não prevenires hoje, amanhã pode ser tarde demais"... (Luís Graça)

Luís Graça
1. Houve vários casos, no TO da Guiné (e também em Angola e Moçambique), de homicídio, suicídio, automutilação, "fogo amigo", erro humano ou técnico, falha no manuseamento de arma de fogo, granada, mina ou armadilha, etc, ocorridos entre as NT, e que originaram baixas mortais (e feridos graves), tendo invariavelmente sido tratadas, para os devidos efeitos (incluindo estatísticos) como "acidentes com arma de fogo" (*).

Precisamos que os nossos leitores, e nomeadamente os antigos combatentes que passaram pelo TO da Guiné, partilhem esses casos.

Interessei-me, em tempos, noutra encarnação, na minha vida académica, pelo tema dos "acidentes de trabalho" (a par das doenças profissionais e das doenças relacionadas com o trabalho)... Aliás fiz o meu doutoramento em saúde pública, na área de especialização em promoção da saúde no trabalho...

Na época (anos 80 do século passado, estávamos nós a prepararmo-nos para entrar no "clube dos ricos", a então CEE...),  ainda tinha muita aceitação em termos de senso comum a teoria do "blaming the victim": a vítima é que é culpada, até prova em contrário... Se é "erro humano" eu não pago, diz o empregador, diz a seguradora (pública ou privada)...

Na maior parte dos casos, o acidente (de trabalho, de lazer, de viação, de comboio, de aviação, de pesca, etc.) era devido a "erro humano" (o "operador"), e só muito acessoriamente a "falha técnica" (a "máquina").

Era/é uma teoria que dava/ dá jeito para a gente (a começar pelo Estado, os empregadores, as seguradoras...) sacudir a água do capote: 

  • ah!, não usava o capacete, os óculos de proteção, os auriculares, as botas de biqueira de aço, o famoso EPI...obrigatório por lei; 
  • ah!, era imigrante, não falava português;
  • ah!, era fumador;
  • Ah!, era epilético, ou tinha vertigens, não devia trabalhar em alturas:
  • ah!, era muçulmano, estava na Ramadão, não comia de dia, estava fraco; 
  • ah!, 'tava com os copos, ao almoço mete-lhe uns bagaços;
  • ah!, 'tava a abrir valas, viu a "garota de Ipanema", de minissaia, sem cuequinha, e ficou soterrado por um desabamento de terras, etc.

Ora eu defendia na altura a abordagem sociotécnica integrada. O acidente é sempre de origem multifactorial (depende de uma multiplicidade de factores de natureza física, química, biológica, psicossocial, organizacional, cultural), pelo que não se pode dissociar o "operador" e a "máquina", o "erro humano" e a "falha técnica, o indivíduo e o sistema, o pescador, a pesca, o barco, os apetrechos de pesca, o mar....

Tendencialmente os sistemas socioténicos, abertos, complexos, integrados (do avião à fábrica, da unidade militar à equipa de futebol) devem aproximar-se do zero erro... O erro pode ter maiores ou menores custos (diretos, indiretos e ocultos) e nalguns casos catastróficos como a queda de um avião, um naufrágio de um barco de pesca, o descarrilamento de um comboio, a queda de um guindaste, etc,...).

Nessa medida, o acidente, todo o acidente pode ser minimizado e prevenido, melhorando ou redesenhando o "sistema sociotécnico de trabalho"... O acidente é sempre, nessa medida, uma probabilidade estatística conhecida...

Os "acidentes com armas de fogo" podem ser equiparados aos "acidentes de trabalho", pelo menos na suas causas e consequências.... Se eu não tenho armas com uma alta fiabilidade e mecanismos de segurança, nem atiradores devidamente selecionados e altamente formados, treinados, competentes (e com boa saúde física e mental), corro o risco de ter um acidente... Isto é válido para todas as situações de trabalho ou atividade humana, no ar, no mar ou em terra, em paz e em guerra, etc.

O uso do álcool como droga "legal", socialmente aceite,  tolerada e até incentivada pelo Exército no nosso tempo, no teatro de operações...) pode também ajudar a explicar casos como o do infeliz Cavaco (que provocou uma tragédia).
 
Centrando-nos neste caso: o Cavaco, apurado para todo o serviço militar, fez a recruta e a especialidade (era soldado condutor auto, deve ter feito testes psicotécnicos, era portador legal de carta de condução)... Bolas, não era um "básico qualquer" (!)... Mas não fez (nem nenhum de nós fez) testes de avaliação psicológica...

Dir-me-ão: mas era de todo impossível, com uma guerra como aquela em três frentes, a milhares de quilómetros de casa,  mesmo sendo considerada de "baixa intensidade!.. O país que mal conseguia recrutar, instruir, financiar, mobilizar, alimentar, municiar, manter e refrescar o então "maior exército do mundo" (à nossa escala ou dimensão), podia lá dar-se a esse luxo!... 

Bolas, mobilizámos, só na metrópole, 800 mil homens. Um milhão, com os não metropolitanos (ou de recrutamento local). Mais de um milhão, com que os que foram recrutados, e treinados mas que ficaram aqui na metrópole...a tomar conta do quintal.

E depois nem havia psicólogos!...(E os psiquiatras eram só "p'rós malucos"!)... Mas havia capelães, mesmo que a malta já não fosse à missa... E muito menos havia controlo do álcool (a não ser por via do autocontrolo e do medo do RDM ..) para certas funções, cargos ou especialidades...

E afinal de contas "só" tivemos  11,5% (entre as tropas metropolitanas) de baixas mortais por "acidente com arma de fogo" podendo aqui incluires, se quiseres, uns tantos casos, "que se contam pelos dedos" (!), de homicídio, suicídio, automutilação, "fogo amigo", e coisas do género sem significado estatístico)... 

Depois dos "ferimentos em combate (58,5%), a "doença" matou mais (12,9%)...E se juntares  o "acidente de viação" (7,6%), o "afogamento" (6,3%) e "outras causas (3,1%)  tens a  segunda causa de morte (17,0%) entre as tropas metropolitanas na Guiné (num total de 2177 baixas mortais, por todas as causas). (*)

Pois é, falta-nos investigação de arquivo: só consultando os processos individuais, as certidões de óbito, os processos de averiguações do acidente, etc., é que poderíamos ter uma ideia mais aproximada destes casos, e do seu contexto, etc.

 Tarefa ciclópica, para daqui a outros 50 anos: a tropa não te permite a consulta destes processos individuais em arquivo  a não ser com autorização (escrita) dos familiares mais próximos...(E todos os casos ainda podem ser dolorosos,  havendo alguns muito delicados: indícios ou provas  de suicídio ou homicídio, etc ..).

Mas tudo isto foi passado num "outro país" e  numa época em que a teoria da "carne para canhão" também era muito "popular" e aceite, com resignação, fatalismo ou  naturalidade, não só pelo "povo" como pelas "elites", políticas, militares, sociais e económicas... (e até religiosas).

O busílis da questão é que só tarde e mais horas é que os "altos crânios" desse tal país onde nasceste,  se  deram conta da crescente rarefação dos recursos humanos qualificados, necessários para alimentar uma guerra de longa duração (e que só poderia ter uma solução política...), a começar pelos comandantes operacionais... (As Academias Militares são bonitas, sim, senhor, mas  só em tempo de paz...).

Sabemos no que deu "fechar os olhos, os ouvidos e a boca" face à realidade (gritante), a de que, mais tarde ou mais cedo, a coisa ia dar m*rda...

Moral da história: se não prevenires hoje, amanhã pode ser tarde demais...
 
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Nota do editor:

Último poste da série > 17 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26398: Eufemismos: o "acidente com arma de fogo" como causa de morte (1): o caso o cap art Fausto Manteigas da Fonseca Ferraz, cmdt da CART 1613 (Guileje, 1967(68), morto em São João, em 24/12/1966

sábado, 18 de janeiro de 2025

Guiné 61/74 - P26401: Os nossos seres, saberes e lazeres (664): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (188): From Southeast to the North of England; and back to London (7) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 11 de Setembro de 2024:

Queridos amigos,
Venho eufórico de Bath para Londres, dividido entre lautos passeios pedestres, por exemplo deambular entre Blackfriars, Catedral de S. Paulo, trago uma lista de parques, museus e galerias, mas prefiro andar ao sabor da corrente. É a primeira vez que me vou aboletar em Barnes - Richmond, mesmo a beijar o Tamisa, receção calorosa, revisão de histórias de outros encontros, a anfitriã já viveu em Brighton, lá a visitei, felizmente que ela também gosta de Lisboa, tudo conveniente para os dois. O dia seguinte está por minha conta, é exatamente na estação de Hammersmith que foi tomada a decisão de ir até à National Portrait Gallery para iniciação desta imersão londrina. O que aqui se conta, entre passear em museus e vagabundear por estes espaços urbanos opulentos, muita coisa vai acontecer, deu-me para rever os lugares por onde andei quando estagiei na BBC Rádio e TV antes de conceber e apresentar programas televisivos de defesa do consumidor; não vi tudo quanto queria e do que vi matei saudades e colhi algumas deceções.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (188):
From Southeast to the North of England; and back to London – 7


Mário Beja Santos

Viagem de Bath para Londres, apanha-se o tube para a estação de Hammersmith, atravessa-se a ponte que está em obras, avança-se para o requintado bairro de Barnes, em Richmond, receção afetuosa, já se fala no regresso de uma querida amiga a Lisboa, é uma verdadeira andarilha, arrumada a tralha, nada como desempenar as pernas e passear numa margem do Tamisa, aproveita-se um antiquíssimo caminho, é inumerável o número de barcos de regata desde um par a múltiplos, mas o que mais me surpreende é a quantidade de barcos estacionados, daqueles que se veem nos braços do Tamisa, assim como há caravanistas, há gente disposta a passear e até a viver nestes barcos à beira-rio, irei ser confrontado com muitas destas imagens. Regresso a casa, já com as pernas moídas, dou conta que tenho o dia seguinte todo para vagabundear, tinha quatro opções possíveis em museus, apanharei metro para sair perto de Trafalgar Square e, portanto, passar umas horas na National Portrait Gallery, já fiz uma escolha do que pretendo ver. Recordo quando estagiei na BBC Rádio e TV, quando saía do edifício aí pelas 16h30 ou 17h, metia-me a caminho até Charing Cross Road, sempre a paixão dos livros, das galerias, havia para ali muitas lojas de alfarrabistas e obras em saldo. Como contarei mais tarde, grande foi a deceção. Se a arquitetura se mantém intocável, mesmo com a introdução destes gigantescos edifícios com vidros, a parte comercial alterou-se radicalmente, o declínio do livro é chocante. Aqui alinhavam imagens da belíssima ponte de Hamemrsmith, do passeio pedestre a uma margem do Tamisa e pela escolha que fiz na National Portrait Gallery, foquei-me nos Tudor e um conjunto de retratos soltos, nem todos ficam neste documento, virão no próximo.

Pormenor da Hammersmith Bridge, vista do lado de Barnes – Richmond, a seguir vou dar o passeio por este velho caminho por onde outrora os cavalos puxavam os barcos
Pormenor do Tamisa, com a elevada quantidade de barcos de residência
Um outro detalhe dos barcos que se espalham pelo Tamisa
A minha anfitriã deu-me a saber que aquele barco que se avista ao fundo é o mais antigo de Londres
Este velho caminho oferece as suas curiosidades arbustivas, não resisti a fixar esta
Fachada da National Portrait Gallery, junto a Trafalgar Square, tinha saudades de caminhar alguns quilómetros a ver retratada gente que recebeu a bênção da perenidade
Monumento à enfermeira Edith Cavell, heroína nacional, fuzilada pelos alemães em Bruxelas, em 12 de outubro de 1915
Retrato de Isabel I, 1533-1603, por Nicholas Hillard, cerca de 1575
Rainha Maria I, 1516-1558, por Hans Eworth, 1554. Este quadro terá feito parte das negociações para o seu casamento com o primo Filipe II de Espanha. Tal como a sua irmã Isabel, Maria I nunca casou
Retrato de Sir Walter Raleigh, 1553-1618, este senhor fez-nos a vida negra com razias em povoações do litoral português
Retrato de Henrique VII, por artista anónimo
Retrato de Henrique VIII com Catarina de Aragão, sua primeira mulher e mãe de Maria I
Biombo feito com a técnica de découpage, ou papier machê, mostrando cenas de boxe, pertenceu a Lord Byron, obra de Henry Charles William Angelo, 1814
Benjamin Franklin, 1706-90, por artista desconhecido segundo retrato de Joseph Siffred Duplessis
Capitão James Cooke, 1728-79, por John Webber

(continua)
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Notas do editor:

Vd. post de 11 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26378: Os nossos seres, saberes e lazeres (662): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (187): From Southeast to the North of England; and back to London (5) (Mário Beja Santos)

Último post da série de 16 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26397: Os nossos seres, saberes e lazeres (663): Convite para a apresentação pública do livro "Orando em Verso III", da autoria do nosso camarigo Joaquim Mexia Alves, dia 24 de Janeiro de 2025, pelas 21h30, no Salão 1 da Igreja Matriz da Marinha Grande

Guiné 61/74 - P26400: Por onde andam os nossos fotógrafos ? (35): Jorge Pinto (ex-alf mil, 3.ª C / BART 6520/72, Fulacunda, 1972/74) - Parte V


Foto nº 1A  > Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Colheita da mancarra (ou milho painço?... É sorgo, diz o nosso especialista Cherno Baldé).

Aqui os homens também trabalham! Em Fulacunda praticamente não havia atividades. Cultivava-se apenas junto ao arame que rodeava a tabanca, alguma mancarra, milho painço, pescava-se muito pouco, apanhavam-se cestos de ostras que cozinhávamos como petisco ao final do dia e havia um milícia que às vezes caçava uma gazela e nos vendia a “preço de ouro”.


Foto nº 1B  > Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Colheita de sorgo.



Foto nº 2A Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Fazendo tijolos de adobe para uma morança. Durante a minha estada em Fulacunda, construíram-se apenas umas 3 moranças novas. As NT deram a sua ajuda preciosa


Foto nº 2B >  Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Fazendo tijolos de adobe para uma morança (2).


Foto nº 3 > Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Fonte dentro da tabanca. Furo feito pela companhia dos “Boinas Negras”, 1968/69 (?) [CCAV 2482, "Boinas Negras",  30 de junho de 1969 / 14 de dezembro de 1970]. 





Foto nº 4 > Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Horta do Tobias. Alguns soldados e gente da tabanca, sob a orientação do furriel Tobias,  dedicaram-se a esta horta que, como se vê, era bem verdejante, mesmo na época seca. Graças a ela tínhamos, couves, alfaces, pimentos e outras hortaliças.No lado esquerdo, vè-se uma picota (para retirar água de um poço).


Foto nº 5 > Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) >  Avó com filho de soldado branco. Em Fulacunda, verifiquei que havia 4 crianças filhas de soldados brancos,  pertencentes a companhias anteriores. Também verifiquei que apenas uma das mães continuava a viver em Fulacunda.


Foto nº 6 > Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Lavadeiras. Fonte antiga. Todos os soldados tinham a sua lavadeira. A lavagem da roupa era feita na tabanca com água retirada através do único furo (foto nº 3), feito por uma companhia de caçadores estacionada em Fulacunda em 68/69 [ou melhor, 69/70], e que penso chamar-se “Boinas Negras” [ CCAV 2482, "Boinas Negras", subunidade que esteve em Fulacunda entre 30 de Junho de 1969 e 14 de Dezembro de 1970, data em que foi rendida e partiu para Bissau]. Contudo, quando havia muita roupa para lavar, as lavadeiras deslocavam-se à fonte antiga (foto), que se localizava na parte exterior do aquartelamento e portanto sujeita a “surpresas” [acções do IN].


Foto nº 7A > Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Vista aérea do quartel (à direita) e "reordenamento" (à esquerda)


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 7 > Vista aérea da pista, da tabanca e do aquartelamento de Fulacunda... Tentativa de reconstituição de:
  • perímetro de arame farpado (a amarelo, tracejado);
  • espaldões (artilharia, armas pesadas...) e abrigos (a vermelho, círculo);
  • área cultivável em redor do arame farpado (a verde, linha)... 

No sentido su-sudeste / nor-noroeste, vê-se a pista e o heliporto...Para a esquerda era o porto fluvial .  

Pelas minhas contas, o observando a foto aérea, a tabanca de Fulacunda não teria nesta altura mais de meia centena de moranças (300 e tal pessoas): 30 moranças com telhado de zinco e umas 20 com cobertura de colmo... 

A população  vivia em economia de guerra:  homens (milícias) e mulheres (lavadeiras) dependiam da tropa. Não havia bolanhas perto.... Não havia produção de arroz (cujo preço irá triplicar em finais de 1973/74). Nem devia haver nenhum comerciante. 

A região de Qiuínara foi muito afetada pela guerra (que "oficialmente", para o PAIGC, começou em 23 de janeiro de 1963 em Tite; na verdade, começou muito antes; Tite não tinha qualquer importância, e tinha menos população que outras tabancas da região de Quínara como Bissásserma, Iusse, Enxudé, etc. Fulacunda, sim, era sede de circunscroção admonistrativa... Isoladfa, entrouu em total decadència, e hoje não terá mais de 1500 habitantes.

(Com  o ataque estúpido,  precipitado e infantil a Tite, desencadeado por um "djubi" a quem deram uma pistola, Arafan Mané, abriu-se a "caixa de Pandora", e a Guiné tornou-se um inferno para todos... Porquê, para quê, Arafan ?)

No final da guerra, as NT deveriam ter cerca de 220 homens em armas em Fulacunda: além da 3ª C / BART 6520/72 (160 homens) ,o Pel Mil 221 (30 homens) e o 31º Pel Art (3 obuses 14 cm) (30 homens). O setor S1 (Zona Sul, 1) estava sediado em Tite. Havia quartéis e destacamentos das NT em Tite,  Bissássema, Enxudé, Nova Sintra, Ganjauará, Fulacunda (mais de 1100 homens em armas, segundo a minha estimativa ).(LG)


Fotos (e legendas): © Jorge Pinto (2013). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagemcomplementar; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.]


1. O Jorge Pinto: (i) ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, Fulacunda, 1972/74; 

(ii) natural de Turquel, Alcobaça; 

(iii) professor do ensino secundário, reformado; 

(iv) membro da Tabanca Grande desde 17/4/2012, com 6 dezenas de referências no blogue;

(v) tem o melhor álbum fotográfico sobre Fulacunda, região de Quínara, chão biafada;

(vi) pela qualidade técnica e estética, pela sensibilidade sociocultural bem como pelo interesse documental dos seus "slides", estamos a republicar, depois de reeditadas, algumas das suas melhores fotos (*).

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sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Guiné 61/74 - P26399: Notas de leitura (1765): O Arquivo Histórico Ultramarino em contraponto ao Boletim Official, os acontecimentos posteriores à campanha de Teixeira Pinto (10) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 11 de Dezembro de 2024:

Queridos amigos,
Se pretendermos sintetizar os acontecimentos deste período, é imperioso lançar um olhar sobre a política da I República que é pautada por movimentos revolucionários, uma sucessão de ministérios, enfim, instabilidade, que se repercute com as nomeações para Bolama; a nomeação de Andrade Sequeira é coincidente com o rol de queixas quanto a Teixeira Pinto e Abdul Indjai, sobretudo este é acusado de barbaridades, roubos, raptos e intimidações em série; Andrade Sequeira informa o Ministério de que Teixeira Pinto tinha como braço direito este torcionário; irão suceder-se os governadores, haverá mesmo um inquérito a Andrade Sequeira, cresce a instabilidade nos Bijagós, houvera um grave incidente em Bor, Portugal já está em guerra com a Alemanha, irão não só acentuar-se as dificuldades económicas e financeiras , os negociantes alemães têm os seus bens apresados, vem aí um tempo de grandes dificuldades.

Um abraço do
Mário



O Arquivo Histórico Ultramarino em contraponto ao Boletim Official, os acontecimentos posteriores à campanha de Teixeira Pinto (10)

Mário Beja Santos

1915, o ano que é dado como o da pacificação da Guiné continental, conhece a polvorosa em Portugal. O general Pimenta de Castro é encarregado de organizar um Ministério, entretanto redobra a agitação republicana, há um movimento revolucionário que provoca largas centenas de mortos, o presidente Manuel de Arriaga é obrigado a demitir-se; virá João Chagas, que era embaixador em Paris, convidado para formar Governo, mal entra em Portugal sofre um atentado, fica gravemente ferido; em junho, Norton de Matos é o novo ministro das Colónias, irá nomear Andrade Sequeira para governador da Guiné (como o leitor estará recordado a sua primeira nomeação fora recusada pelo Senado).

Chega a Bolama numa altura em que já tinham terminado as operações de Bissau, é no rescaldo destas que se irão viver na Guiné conturbados e complexos tempos. Ao considerar que estavam detidos vários Grumetes sem razão fundada, Andrade Sequeira não via razão para eles serem julgados em tribunal de guerra, e os acusados foram enviados para Bolama, medida que deu contestação; os Grumetes, segundo uma petição que chegou ao governador, dizendo que este queria amnistiar gente que se juntara aos Papéis para atacar os europeus e os seus haveres. O protesto era subscrito também por vários funcionários da colónia; o governador irá demiti-los ou suspendê-los. Mas, entretanto, houve uma chacina de Papéis em Bor, praticada por Abdul Indjai e a sua gente, o régulo de Intim terá sido barbaramente assassinado, bem como membros da sua comitiva. Os comerciantes de Bissau pediam ao governador que tomasse providências para salvar os Papéis que eram barbaramente assassinados por estes auxiliares de Abdul. Em novembro, o governador informa o ministro da situação na província, resultante das operações que tinham sido realizadas em Bissau, sob o comando de Teixeira Pinto. Os comerciantes e residentes em Bissau tinham pedido a manutenção deste capitão e escrito ao ministro nesse sentido.

Andrade Sequeira escreve que “a designação de Grumete é dada na Guiné a todos os indígenas cristãos que são, na sua grande maioria, oriundos da raça Papel. São os Grumetes os indígenas que mais têm assimilado a nossa civilização, e são eles também que exercem todas as artes e ofícios, e ocupam vários empregos públicos. Muitos dedicam-se ao pequeno comércio, e pequena cabotagem, e alguns há que são abastados de proprietários, importantes e acreditados comerciantes”. E o governador informa o ministro que era público e notório, terminada a guerra de Bissau, que os auxiliares de Abdul continuavam a praticar toda a casta de violências, extorsões, roubos, assassinatos, saqueavam tudo. Os Grumetes estavam impedidos de se deslocar a Bissau. E mais informava o governador que iria fazer a ocupação militar do território, dá instruções rigorosas aos auxiliares que só poderiam afastar-se dos postos com ordem do comandante, os Papéis poderiam construir as suas tabancas.

Na mesma carta ao ministro dava-lhe conta do que tinha pretendido fazer na ilha de Bissau em 1914; que os Grumetes, representados pela Liga Guineense, haviam pedido insistentemente que não houvesse guerra, considerava que tinha sido péssimo e desastroso esta guerra de 1915, ainda por cima com uma composição de três oficiais, dos quais um era médico, seis praças europeias e 35 soldados indígenas, apoiados por 2 mil irregulares de Abdul Indjai, considerava que com esta proporção de irregulares era materialmente impossível disciplinar e fazer obedecer os auxiliares. “Foi o Abdul que bateu Bissau e que nós fomos, apenas, os seus modestos auxiliares. O governador lamentava ter sido um francês de nascimento e bandido de profissão a prestar serviços à província ‘por seu próprio interesse’”. E juntava documentos que atestavam as irregularidades e as arbitrariedades que Abdul praticara ao longo do tempo. Nesta mesma carta ao ministro, Andrade Sequeira está ciente das dificuldades em apear Abdul, ele ainda goza de popularidade e escreve: “É indispensável tolerá-lo, mas é forçoso desarmá-lo, restringir-lhe a supremacia e não lhe permitir que, impunemente, pratique toda a série de crimes, barbaridades e vandalismos.”
Seguiria esta política desde que obtivesse a anuência do ministro.

Armando Tavares da Silva cita uma informação do administrador de Geba, Vasco Calvet de Magalhães, enviada a Andrade Sequeira, em síntese: Abdul era oriundo do Senegal, antigo negociante ambulante, tinha exercido comércio de permuta com os indígenas da Costa de Baixo, tinha sido preso pelo régulo dos Manjacos por abusos cometidos, dele se vingou em 1914; um dia desgostou-se das suas ocupações e armou-se em guerreiro, veio viver para a região de Geba, onde cometeu abusos, coadjuvado pela gente que o acompanhava, o que obrigou o comandante militar de Geba a prendê-lo e depois enviado para S. Tomé, de onde regressou em 1908 amnistiado pelo príncipe Luís Filipe, o governador Muzanty não o queria deixar entrar, cedeu ao pedido do régulo Abdulai do Xime; Abdul esteve ao lado de Oliveira Muzanty na guerra com Badora e Cuor, continuaram os abusos, chegou a apresentar-se em Bafatá com mais de oitenta homens armados; trata-se de um esclarecimento longo, cheio de referências a roubos e humilhações de toda a ordem, Calvet Magalhães confessa mesmo que tinha reprovado a decisão do governador Oliveira Duque para a nomeação de Abdul como régulo do Oio, a carta também refere a escravatura que Abdul exercia sobre os desgraçados que apanhava nas guerras.

Vão seguir-se audições de Teixeira Pinto, inumeradas as acusações e é o próprio Andrade Sequeira que incrimina o capitão; há uma participação judicial sobre Teixeira Pinto e Abdul Indjai, Andrade Sequeira manda abrir inquérito sobre o desaparecimento de um processo que implicava Teixeira Pinto, segue-se nova inquirição, Teixeira Pinto vai respondendo aos quesitos, quem coordena o processo é o vice-almirante Brito Capello que concluirá não haver nenhum facto concreto que determinasse procedimento contra o capitão.

Em 1916, temos novo ministro das Colónia, António José de Almeida, Andrade Sequeira abandona a Guiné, em 10 de março Portugal está em guerra com a Alemanha. Surgem problemas nos Bijagós relacionados com a cobrança de impostos, reconheceu-se a impossibilidade de cobrar imposto. Regressado a Lisboa, Andrade Sequeira pede ao ministro um rigoroso inquérito a fim de se averiguarem vários abusos praticados na colónia e que ele documentara nos seus relatórios. O inquérito é entregue a Manuel Maria Coelho, um oficial que foi o primeiro governador-geral de Angola no regime republicano. O relatório deste é absolutamente demolidor quanto ao comportamento do governador Andrade Sequeira, e conclui mesmo que a obra do capitão Teixeira Pinto na Guiné tinha sido tão fecunda em benefícios para a colónia e em glória para Portugal como nefasta foi a obra do governador Andrade Sequeira.

Iremos ver agora o período de 1917 a 1919 marcada por desacatos em Canhabaque, a governação interina de Manuel Maria Coelho, haverá novo governador interino, Ivo Ferreira, e a segunda presença de Josué de Oliveira Duque à frente dos destinos da Guiné, e, no tropel dos acontecimentos, Sousa Guerra também será nomeado governador da Guiné.


Armando Tavares da Silva
Régulo Mamadu Sissé, colaborador de Teixeira Pinto nas operações de Bissau, fotografia de Domingos Alvão, tirada durante a I Exposição Colonial Portuguesa, Porto, 1934
Aldeia Mancanha, 1910
Terra Ardente (1960, documentário realizado por Augusto Fraga, pertence à Cinemateca Portuguesa, com a devida vénia

(continua)

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Notas do editor:

Vd. post de 10 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26373: Notas de leitura (1763): O Arquivo Histórico Ultramarino em contraponto ao Boletim Official, até ao virar do século (9) (Mário Beja Santos)

Último post da série de 13 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26385: Notas de leitura (1764): A colonização portuguesa, um balanço de historiadores em livro editado em finais de 1975 (2) (Mário Beja Santos)