1. Mensagem do Zé Teixeira:
Saúdo fraternalmente o Vitor Barata e agradeço a sua preocupação em apurar a verdade dos factos (1).
Isto é fazer história. No entanto reforço a afirmação de que vi, com estes olhos que ainda tenho, um dos Fiat que faziam a cobertura aérea da coluna de mantimentos que seguia de Aldeia Formosa para Gandembel e ao mesmo tempo fazia a cobertura do pelotão da CCAÇ 2317 que vinha ao nosso encontro, dado que a coluna anterior tinha sido terrivelmente massacrada, tal como foi a seguinte, a qual teve de recuar, como já escrevi, face à agressividade do IN (2).
Ou será que era um Fiat clandestino ou uma aeronave do IN ? Umas coisa, é certa foi abatido por alguém que estava no meio da mata a vigiar-nos, quando estavamos já muito perto de Ponte Balana e despenhou-se na mata no lado oposto a Gandembel. Eu não vi o Piloto saltar em paraquedas, mas recordo-me muito bem de ouvir colegas afirmarem que o viram ser projectado. Vi o Avião largar um jacto de fumo negro e começar a perder altura muito rapidamente, despenhando-se com estrondo.
Não tenho dúvidas que os Fiat foram os nossos protectores nos céus da Guiné e muito especialmente nesse dia. Aliás o Idálio Reis (3), que desconheço se estava no aquartelamento em Gandembel ou se estava no Grupo de Combater quer veio ao nosso encontro, até identificou o Piloto, o Tenente coronel Piloto-Aviador Costa Campos. O local mais próximo para ser recuperado era Gandembel ou Chamarra/Aldeia Formosa e por esta banda não passou, pelo que só poderia ser recolhido em Gandembel
Sei que no dia seguinte apareceram os Páras em Aldeia Formosa e seguiram para Gandembel/Guileje fazer umas férias, para descanso psicológico dos camaradas de Gandembel, Guileje e Gadamael.
Caro Vitor, continua a pesquisar, para que seja esclarecido devidamente o caso do Fiat abatido.
Um abraço
J.Teixeira
Esquilo Sorridente
__________
Notas de L.G.:
(1) Vd. post de 4 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1731: Não há registo, no Arquivo Histórico da FAP, de nenhuma areonave abatida no sul da Guiné em 28 de Março de 1968 (Victor Barata)
(2) Vd. post de 3 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1724: Em 1968 eu vi ser abatido um Fiat G.91 sob os céus de Gandembel (Zé Teixeira)
(3) Vd. post de 2 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1721: O primeiro Fiat G-91 foi abatido em 28 de Março de 1968 (Idálio Reis)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Zé, onze anos depois... O nome do piloto é Costa Gomes, não Costa Campos... Obrigado pelo teu depoimento. Luis
Enviar um comentário