quinta-feira, 10 de maio de 2007

Guiné 63/74 - P1744: Camaradas que já nos deixaram (1): Sold condutor auto João Atalaia, CCS / BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70) (João Atalaia, filho)


Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > CCS do BCAÇ 2852 > Maio de 1970 > Cartaz de despedida dos velhinhos da CCS do BCAÇ 2852, a que pertencia o Soldado Condutor Auto João Atalaia. Diálogo entre o velhinho e o pira (CCS do BART 2917):
- Toma, pira, leva-me ao barco [LDG, no Xime]. Ordem dum velhinho, mas toma cuidado, há minas no caminho [estrada Bambadinca-Xime].
- Sim, a velhice manda.

Bilhete de identidade militar do João José Antunes Atalaia, natural do Fundão.






Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > CCS do BCAÇ 2852 > 25 de Maio de 1970 > Louvor atribuído ao soldado condutor auto João Atalaia, pelo comandante do BCAÇ 2852, tenente-coronel Pamplona Real.
Teor do louvor: "Louvo o soldado condutor auto (...) ATALAIA, daCCS, porque durante cerca de 22 meses de comissão no desempenho das suas funções ter mostrado em alto nível qualidades dignas de serem realçadas, designadamente na forma como contribuiu, com uma manutenção eficiente, para o bom estado operacional da sua viatura, quer na forma como acatou as diversas imposições, ditadas por necessidades de serviço constante quer em descargas no cais de Bambadinca, quer em colunas de reabastecimento ou em trsnportes de tropas aos diversos pontos do sector, sempre por trajectos bastante perigosos e estafantes. Militar muito correcto, educado, inteligente, sensato e dotado de extraordinário espírito de sacrifício, contribuiu de forma notoriamente eficiente para o bom nível atingido por todo o grupo de condutores. O soldado ATALAIA é bem digno de ser tomado como exemplo pelos seus camaradas e é merecedor de toda a estima e consideralção dos seus superiores".

Fotos: © João Atalaia (2007). Direitos reservados.

1. Mensagem enviada por João C. O. Atalaia:

Caro senhor:
Sou filho do ex-combatente João José Antunes Atalaia, nascido em 14-01-1946, natural de Alcaide, concelho do Fundão, e ao mexer nos seu papéis, guardados com bastante estima, constatei que pertenceu ao Batalhão de Caçadores 2852 (CCS). Era Condutor Auto, desconhecendo eu o período [e o local em que serviu].
Gostaria de saber se o mesmo foi seu conhecido ou possíveis contactos de ex-militares que foram seus camaradas.
Informo-o que o meu pai faleceu em 1983. No entanto tinha muito gosto em me juntar aos seus camaradas num possível convívio que possam fazer. Junto lhe envio também cópia de alguns documentos para que possa melhor recordar.
Atentamente
João C.O. Atalaia
TM 91 636 87 47
Mail- joaoatalaia@sapo.pt

2. Comentário do editor do blogue:

Meu caro João:
O seu falecido pai foi meu/nosso contemporâneo na Guiné. Ou melhor, ele era um ano mais velho do que eu. Mais estivemos juntos em Bambadinca, na zona leste da Guiné, durante praticamente um ano (de Julho de 1969 a finais de Maio de 1970). Passei por Bambadinca, a caminho de Contuboel, escassos dias depois de ter havido o grande ataque aquele aquartelamento (em 28 de Maio de 1969). Estava longe de imaginar que menos de dois meses depois seria colocado - eu e o pessoal da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 - naquele aquartelamento, importante sede do Sector L1, Zona Leste.

É sempre com grande emoção que falamos dos velhos camaradas da Guiné. O seu pai pertencia à CCS (Companhia de Comando e Serviços) do BCAÇ (Batalhão de Caçadores) 2852, que esteve em Bambadinca entre 1968 e 1970. O seu pai deve ter regressado a casa em finais de Maio/princípios de Junho de 1970. Eu e outros camaradas meus da CCAÇ 12, que era uma unidade adida ao BCAÇ 2852, ficámos lá mais nove meses, até Março de 1971. O seu pai fez connosco diversas colunas logísticas (reabastecimentos das unidades de quadrícula do Sector L1, a partir de Bambadinca). Como noutras partes da Guiné, os condutores auto foram gente valente e competente, que nós, os operacionais, muito estimávamos. Já aqui fiz uma pequena homenagem, na pessoa do soldado condutor auto Dalot, da CCAÇ 2590/CCAÇ 12, a toda essa rapaziada que nos levava - de Jeep, GMC, Berliet, Unimog - pelas incríveis picadas da Zona Leste (1).

O seu pai era de facto um dos melhores condutores auto da CCS do BCAÇ 2852, daí o louvor que tão justamente lhe foi atribuído pelo seu comandante, o tenente-coronel Pamplona Real, em Ordem de Serviço de 25 de Maio de 1970. De facto, não só era um competente condutor como um excelente camarada.

No nosso blogue, você tem imensas referências (textos, mapas, fotos ) sobre Bambadinca... No canto superior esquerdo do nosso blogue, escreva a palavra “Bambadinca” ou “BCAÇ 2852” e depois carregue no ícone ao lado (Search this blog)... Encontrará imensas referências que o ajudarão a reconstituir o ambiente em que viveu o seu pai, nessa época... O sector L1, da Zona Leste, com sede em Bambadinca é, seguramente, a região da Guiné que melhor está representada no nossso blogue - pelo número de camaradas que por lá passaram e que nos têm mandado as suas memórias...

Lamento que o seu pai tenha morrido tão precocemente, em 1983, ainda tão novo (com menos de 40 anos)...
Na nossa tertúlia, há mais mais camaradas que conheceram o seu pai (veja os nomes, fotos e contctos). O pessoal de Bambadinca de 1968/71 tem-se encontrado regularmente desde 194. O próximo convívio é em Lisboa, no dia 26 de Maio de 2007 (2).

Contacte o nosso camarada Fernando Calado, ex-Alferes Miliciano de Transmissões, que era da CCS do BCAÇ 2852, portanto da mesma unidade do seu pai, e que está a organizar este encontro... Ele poderá falar-lhe mais do seu pai...

Obrigado pela documentação que me mandou. Fica aqui divulgada, para que outros camaradas do João Atalaia o possam recordar, com saudade. Apareça sempre. Felicito-o por guardar, com tanto carinho e ternura, estes papéis que diziam respeito a seu pai, e que são importantes para si e para todos nós, que nos encontramos neste blogue, e a que você poderá pertencer, se assim o quiser. No nosso blogue temos publicado textos de vários familiares (incluindo filhos) de camaradas nossos que morreram, ou na Guiné, em combate, ou por doença, já depois do regresso a casa. E queremos continuar a fazê-lo. Um abraço. Luís Graça
______

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 11 de Agosto de 2005 > Guiné 63/74 - CLXX: As heróicas GMC e os malucos dos seus condutores (CCAÇ 12, Septembro de 1969) (Luís Graça)

Vd. também post recente > 5 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1732: Tertúlia: Apresenta-se o David Peixoto, soldado condutor auto-rodas, CART 3492 (Xitole, 1972/74)

(2) Vd. post de 9 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1742: Convívios (2): Lisboa, Casa do Alentejo, 26 de Maio de 2007: Bambadinca 68/71, BCAÇ 2852, CCAÇ 12, etc. (Fernando Calado)

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