quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P6997: Álbum fotográfico de António Barbosa (2ª CART / BART 6523, Cabuca, 1973/74) (1): Bafatá e o Rio Geba







Foto 1 > O Alf Mil Op Esp 2ª CART / BART 6523 (Cabuca, 1973/74), em Bafatá, capital da Zona Leste, junto ao Rio Geba... Finais de Agosto de 1974.




Foto 2 > Obuses 10,5 junto ao Rio Geba, no Xime... 

 Fins de Agosto de 1974... Estes obuses faziam parte do equipamento retirado do leste.

 



Foto 3 > O Barbosa junto a um dos obuses 10,5, na margem do Rio Geba, no Xime, em finais de Agosto de 1974




Foto 5 > Ponte sobre o Rio Geba, na estrada Bafatá-Bambadinca.



Foto 6 > O Barbosa junto ao seu jipe num troço de estrada,  alcatroada, Bafatá-Bambadinca






Foto 7 > o Barbosa, ao alto da principal artéria de Bafatá...




Foto 8 > O Barbosa e um condutor, possivelmente de chaimite (que faziam as escoltas, de e para Bafatá)




Foto 9 > Bafatá, a catedral católica... Bafatá, ainda hoje,  tem bispo católico, de nacionalidade  brasileira




Foto 10 > Bafatá, a rua principal, com o Rio Geba ao fundo... Do lado direito, pintada a azul, a famosa casa das libanesas (restaurante-pensão)...




Fotos: © António Barbosa (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.

1. O António Barbosa já aqui foi apresentado, à Tabanca Grande (*), pelo nosso editor Eduardo Magalhães Ribeiros: ambos têm o curso de Operações Especiais.  

Há um outro António Barbosa, mas esse foi Fur Mil Cav, Pel Rec Panhard 1106, Os Cavaleiros Blindados (1966/68), é natural de Gondomar, está reformado da Polícia Judiciária, e é visita frequente da Tabanca de Matosinhos. Aquele nosso ranger é natural de Santarém, e comandou, como Alf Mil, o 1º Pelotão da 2ª CART / BART 6523 (Cabuca, 1973/74). 

Temos ainda poucas referências do  BART 6523.

Embora já publicadas (em formato normal), recuperámos algumas dessas imagens, de fraca qualidade, obtidas a partir de diapositivos. Temos fotos de Bafatá e de Cabuca. Infelizmente vieram sem legenda. Vamos republicar as de Bafatá, editadas e inseridas em formato extra-largo, e tentar pôr-lhe legendas... Faremos depois o mesmo em relação às de Cabuca... 

Talvez o nosso camarada  Fernando Gouveia nos possa ajudar, já que lá viveu dois anos, em Bafatá, e conhecia o lugar  (vila no seu tempo; cidade, no tempo do António Barbosa) como ninguém... O próprio António Barbosa pode fazer as correcções ou precisões que entender: por exemplo, em que data  (ano e mês) foram tiradas estas fotos ? L.G.

PS - Em data posterior, o António confirmou que as fotos datam já no final da comissão, Agosto de 1974, quando a sua companhia saiu de Cabuca a caminho do Xime onde se apanhava a LDG para Bissau... Foi o adeus ao leste.

_____________

Nota de L.G.:


(*) Vd. poste de 2 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6924: Tabanca Grande (240): António Barbosa, ex-Alf Mil Op Esp/RANGER (1º Pelotão da 2.ª CART do BART 6523 – Cabuca -, 1973/74)


1 comentário:

antonio barbosa disse...

As minhas desculpas pela falta de legendas nas fotos, mas como Pira nestas andanças de Blogues foi o que se conseguiu arranjar, de qualquer forma prometo que de futuro irei melhorar a m/ prestação.
Estas fotos foram tiradas já Wnos finalmente da m/ presença na Guiné,
fins de Agosto de 1974, os Obuses estavam no Xime e faziam parte do equipamento retirado do Leste, a estrada de alcatrão era a que ligava BAMBADINCA A BAFATÁ,