Foto 1 > O Alf Mil Op Esp 2ª CART / BART 6523 (Cabuca, 1973/74), em Bafatá, capital da Zona Leste, junto ao Rio Geba... Finais de Agosto de 1974.
Foto 2 > Obuses 10,5 junto ao Rio Geba, no Xime...
Fins de Agosto de 1974... Estes obuses faziam parte do equipamento retirado do leste.
Fins de Agosto de 1974... Estes obuses faziam parte do equipamento retirado do leste.
Foto 3 > O Barbosa junto a um dos obuses 10,5, na margem do Rio Geba, no Xime, em finais de Agosto de 1974
Foto 6 > O Barbosa junto ao seu jipe num troço de estrada, alcatroada, Bafatá-Bambadinca
Foto 7 > o Barbosa, ao alto da principal artéria de Bafatá...
Foto 8 > O Barbosa e um condutor, possivelmente de chaimite (que faziam as escoltas, de e para Bafatá)
Foto 9 > Bafatá, a catedral católica... Bafatá, ainda hoje, tem bispo católico, de nacionalidade brasileira
Foto 10 > Bafatá, a rua principal, com o Rio Geba ao fundo... Do lado direito, pintada a azul, a famosa casa das libanesas (restaurante-pensão)...
1. O António Barbosa já aqui foi apresentado, à Tabanca Grande (*), pelo nosso editor Eduardo Magalhães Ribeiros: ambos têm o curso de Operações Especiais.
Há um outro António Barbosa, mas esse foi Fur Mil Cav, Pel Rec Panhard 1106, Os Cavaleiros Blindados (1966/68), é natural de Gondomar, está reformado da Polícia Judiciária, e é visita frequente da Tabanca de Matosinhos. Aquele nosso ranger é natural de Santarém, e comandou, como Alf Mil, o 1º Pelotão da 2ª CART / BART 6523 (Cabuca, 1973/74).
Temos ainda poucas referências do BART 6523.
Embora já publicadas (em formato normal), recuperámos algumas dessas imagens, de fraca qualidade, obtidas a partir de diapositivos. Temos fotos de Bafatá e de Cabuca. Infelizmente vieram sem legenda. Vamos republicar as de Bafatá, editadas e inseridas em formato extra-largo, e tentar pôr-lhe legendas... Faremos depois o mesmo em relação às de Cabuca...
Talvez o nosso camarada Fernando Gouveia nos possa ajudar, já que lá viveu dois anos, em Bafatá, e conhecia o lugar (vila no seu tempo; cidade, no tempo do António Barbosa) como ninguém... O próprio António Barbosa pode fazer as correcções ou precisões que entender: por exemplo, em que data (ano e mês) foram tiradas estas fotos ? L.G.
PS - Em data posterior, o António confirmou que as fotos datam já no final da comissão, Agosto de 1974, quando a sua companhia saiu de Cabuca a caminho do Xime onde se apanhava a LDG para Bissau... Foi o adeus ao leste.
PS - Em data posterior, o António confirmou que as fotos datam já no final da comissão, Agosto de 1974, quando a sua companhia saiu de Cabuca a caminho do Xime onde se apanhava a LDG para Bissau... Foi o adeus ao leste.
_____________
Nota de L.G.:
(*) Vd. poste de 2 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6924: Tabanca Grande (240): António Barbosa, ex-Alf Mil Op Esp/RANGER (1º Pelotão da 2.ª CART do BART 6523 – Cabuca -, 1973/74)
1 comentário:
As minhas desculpas pela falta de legendas nas fotos, mas como Pira nestas andanças de Blogues foi o que se conseguiu arranjar, de qualquer forma prometo que de futuro irei melhorar a m/ prestação.
Estas fotos foram tiradas já Wnos finalmente da m/ presença na Guiné,
fins de Agosto de 1974, os Obuses estavam no Xime e faziam parte do equipamento retirado do Leste, a estrada de alcatrão era a que ligava BAMBADINCA A BAFATÁ,
Enviar um comentário