quinta-feira, 24 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7992: Tabanca Grande (272): José Martins Rodrigues, ex-1.º Cabo Enfermeiro da CART 2716/BART 2917, Xitole, 1970/72

1. Mensagem do nosso camarada José Martins Rodrigues (ex-1.º Cabo Enfermeiro da CART 2716/BART 2917, Xitole, 1970/72), com data de 22 de Março de 2011:

Caro Amigo Carlos Vinhal
Conforme conversa que mantivemos há dias, e cumprindo um desejo que tardava em concretizar, aqui te envio em anexo uma foto minha, tirada no espaço territorial do Xitole em 1970/72 para que assim possas integrar-me na grande família do Blogue de Luís Graça e Camaradas da Guiné.

Aproveito para confirmar a minha autorização para a utilização que consideres adequada, das crónicas “Conversas à Mesa com Camaradas Ausentes” que entretanto publiquei no blogue da Tabanca Pequena de Matosinhos, bem como das que estou a escrever nesta data com o titulo “Crónicas das Minhas Viagens à Guiné – A Primeira Viagem – 1998”.

Aproveito ainda para salvaguardar o facto dos meus escritos serem baseados nos registos que guardo na memória, pelo que, qualquer falha que porventura possa existir advém desse facto e, não representar qualquer intenção de deturpação dos factos que pretendi registar.

Aceita um Cordial Abraço de Amizade
José Martins Rodrigues
1º Cabo Enf da CART 2716
XITOLE - 1970/72

Xitole > 1.º Cabo Enfermeiro José Martins Rodrigues


2. Comentário de CV:

Caro amigo Zé Rodrigues
Quem nos nossos 11/12 anos havia de dizer que a guerra do ultramar havia de propiciar que nos nossos 63 anos estivéssemos a ter esta conversa.

Alguns acontecimentos cruzaram as nossas vidas, desde sermos da mesma turma no Ciclo Preparatório na Escola Industrial e Comercial de Matosinhos, pelo facto de casarmos com duas vizinhas e amigas de infância, sermos contemporâneos na Guiné, até ao extremo de teres salvo a vida a um camarada que esteve comigo no Curso de Sargentos Milicianos de Vendas Novas.

A velha amizade mantém-se, e a Guiné ainda mais nos aproximou, assim como a outros companheiros de Escola que como nós calcorrearam aquela terra avermelhada não só pela natureza, mas também pelo sangue de muitos dos nossos camaradas e amigos de sempre. Estou a lembrar-me, assim de repente, do nosso colega Avelino Tavares, que ao serviço da Força Aérea Portuguesa, tombou na Guiné em 1971.

Cabe a nós tudo fazer para que os seus nomes jamais sejam esquecidos. No próximo dia 9 de Abril será prestada homenagem aos nossos conterrâneos caídos nos três Teatros de Operações, mas só desarmaremos quando houver reconhecimento público do esforço de todos os matosinhenses, mortos e vivos naquela maldita guerra.

Quanto a ti, Zé, não te vais baldar só porque vou ao Blogue da Tabanca de Matosinhos buscar os teus textos para publicar aqui. Tens que nos apresentar as tuas histórias e fotos, e sei que tens muitas, não só do teu tempo de Cabo Enfermeiro, mas das tuas recentes idas à Guiné, acompanhado quase sempre pela tua esposa Luísa, já tão "apanhada" quanto tu.

Recebe por meu intermédio um abraço de boas-vindas da Tertúlia e Editores, e a certeza de que a partir de hoje fazes parte desta grande família do Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné, onde os nossos amigos Amaro Samúdio, António Maria e José Albino há muito contam.
Também te esperamos em Monte Real, como me deste a entender.

Para ti, um abraço meu do tamanho de Matosinhos.
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 20 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7969: Tabanca Grande (271): Delfim Rodrigues, ex-1.º Cabo Aux de Enfermagem (CCAV 3366/BCAV 3846, Suzana e Varela, 1971/73)

Sem comentários: