sábado, 10 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8763: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (21): Cerca de 200 ecoturistas visitaram o Parque Nacional do Cantanhez, este ano, de Janeiro a Junho



Guiné-Bissau > Bissau > AD - Acção para o Desenvolvimento > Foto da semana > Título da foto: Ecoguias preparam-se para a nova época turística; Data de Publicação: 28 de Agosto de 2011; Data da foto: 3 de Dezembro de 2008; Palavras-chave: Ecoturismo

"A partir de Outubro [ deste ano] recomeça a nova temporada de ecoturismo em Cantanhez, onde as ofertas de itinerários é mais diversificada, onde existirão miradouros de animais selvagens (bebedouros), maiores aproximações ao animal mais emblemático deste Parque (o chimpanzé) e onde os passeios ao Ilhéu de Melo serão mais frequentes.

"O conjunto de ecoguias,  constituído por jovens das várias tabancas de Cantanhez, estão agora melhor preparados para receber os turistas que, à semelhança do ano passado, virão de Espanha, Holanda, Portugal, Itália, Alemanha, Estados Unidos da América, França, Bélgica, Senegal, China, Polónia, Inglaterra, Brasil, Filipinas e Guiné-Bissau.

"Aguarda-se que esta campanha turística ultrapasse os 193 turistas que visitaram Cantanhez de Janeiro a Junho deste ano, alargando-se a sua origem, uma vez que começam a ser feitos acordos de parceria com outras organizações turísticas, como a de Orango, nos Bijagós".

 Foto (e legenda): Cortesia de © AD - Acção para o Desenvolvimento (2011). Todos os direitos reservados.


_________

Nota do editor:

28 de Julho de 2011 >  Guiné 63/74 - P8614: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (20): Rezando pela chuva, lá, no tempo dela; imprecando contra o vento, estival, cá... (Luís Graça)

5 comentários:

Anónimo disse...

A Guine ..."positiva" em andamento! De malas aviadas, "Cantanhez" da minha Guine estou de partida..para breve !!!!

Nelson Herbert
USA

Luís Graça disse...

E a propósito: Como vai, de saúde, de vida, o "teu pai, teu velho, teu camarada", o grande Búfalo Bill ? O meu fez 91 anos há dias... Um abraço dele para o teu... Luís Graça

Anónimo disse...

Tambem o meu, a 23 de Agosto ultimo. Uma "velhice" sem grandes alardes-gente de outra era e de outra materia prima-ainda mais com as alegrias que o seu Benfica
(mau gosto diga-se em abono da verdade) lhe vai dando !!!!

Mantenhas

Nelson Herbert

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

Estas notícias que nos vão chegando da Guiné e que mostram os resultados e as esperanças de ainda mais sucessos por parte dos nossos amigos da AD, principalmente na região do Cantanhez, mas não só, alegram o coração.

Mostram que não está 'tudo perdido' como alguns teimam em insinuar, que com trabalho sério, persistente e profissional se pode ir 'mais à frente'.
E o leque que mostra a diversificação por nacionalidades dos visitantes é também em si mesmo um factor de esperança pois são de locais muito diversos e, se agradados das condições, do tratamente recebido e do que conseguirem realizar pode ser um factor multiplicador.

Parabéns e felicidades

Hélder S.

JD disse...

Subscrevo o comentário do Helder. Mas o que me surpreendeu, foi a revelação sobre a existência de chimpanzés na Guiné. Resultado da paz?
Faço votos de que aos eco-turistas, seja prestada muita informação sobre as diferentes espécies animais e vegetais, sobre as crenças associadas, sobre os aproveitamentos, uns na alimentação e nos cortumes, outros no mobiliário, na lenha, etc.
Também se deve dar a conhecer sobre a organização familiar e o modo de vida tradicional, em doses suaves nos intervalos das actividades, ou com participação directa, por exemplo na confecção de uma refeição.
O eco-turismo tem um grande potencial mas os clientes não podem sair defraudados. À noite, se necessário em redor de uma fogueira, estabeleçam conferências, ou incitem-nos a apreciar a vida local.
Parece-me que para o eco-turismo seria mais interessante um museu etnográfico e com instrumentos agrícolas, do que o museu de Guilege.
Se me permitem, aos turistas que comam frutas durante os percursos, devem pedir para não deitar fora os veios centrais com caroços, pois o eventual crescimento de espécies não autóctones, prejudicará a classificação de parque natural. Igual cuidado relativamente aos fumadores que devem guardar cinza e beatas até as deixar no lixo. Os animais, por esse contacto, alteram olfactos e paladares. No geral os eco-turistas são pessoas evoluídas e com preocupações ambientais, que aceitam facilmente essas indicações.
Parabéns à AD.
JD