quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12196: Agenda Cultural (289): "Toda a China", livro de António Graça de Abreu, apresentado no passado dia 22 de Outubro no Museu do Oriente, em Lisboa (Miguel Pessoa)



1. Em mensagem de ontem, dia 23 de Outubro de 2013, o nosso camarada Miguel Pessoa (ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74, hoje Coronel Pilav Reformado) mandou-nos o seu trabalho de reportagem feito a propósito do lançamento do último livro do outro nosso camarada, António Graça de Abreu, "Toda a China", que ocorreu no passado dia 22 de Outubro, no Museu do Oriente, em Lisboa, conforme o Poste 12183.
Este mesmo trabalho foi publicado na Tabanca do Centro.




“TODA A CHINA”, DE ANTÓNIO GRAÇA DE ABREU

Miguel Pessoa

Publicitado nestes últimos dias nas páginas do blogue “Luís Graça & Camaradas da Guiné”, decorreu no passado dia 22 o lançamento de nova obra do nosso camarigo António Graça de Abreu, membro da Tabanca Grande e com alguma regularidade conviva nos encontros da Tabanca do Centro em Monte Real e da Tabanca da Linha em Cascais.

O local escolhido para a apresentação – o Museu do Oriente – terá sido o sítio mais adequado ao tema do livro agora lançado, “Toda a China” (Vol. I), escrito por quem, segundo o editor e o apresentador da obra, será “o português que mais bem conhece a China, toda a China”.

Logo nas primeiras palavras de apresentação, Manuel Fonseca – da editora “Guerra e Paz”, que editou a obra - refere a já longa associação do nosso camarada António Graça de Abreu com a sua editora, que remonta ao tempo da sua fundação e incluiu a edição do seu “Diário da Guiné”, culminando agora neste novo livro (e no que se segue, dizemos nós...)..

Todas as 23 províncias, 5 regiões autónomas, 4 municípios centrais e 2 regiões administrativas especiais, foram visitadas ao longo de trinta e seis anos de jornadas e estadas do autor na China, país imenso, tão grande como a Europa. A sua experiência e o profundo conhecimento adquirido da geografia, história e do património cultural deste país estão bem presentes na obra agora editada. Por essas razões a editora refere o seu grande prazer e honra por ver que esta associação se mantém depois de todos estes anos.

O embaixador João de Deus Ramos, que teve a seu cargo a apresentação da obra, lembrou a amizade que mantém com o autor desde o longínquo ano de 1979, quando chegou à China na abertura da nossa Embaixada em Pequim. Não tem dúvidas sobre a afirmação de ser o autor o português que melhor conhece a China, o que aliás é confirmado por esta sua nova obra. Não apenas pelo facto de ele ter chegado a todos os cantos do país, mas antes pelo conhecimento profundo que adquiriu da sua história e das gentes que ali habitam.

Naturalmente uma obra de pouco mais de 360 páginas não pode escalpelizar um país imenso como a China. Assim, o livro é uma acumulação de pequenas histórias passadas nos mais diversos locais, descritas com o estilo e sentido de humor que todos conhecemos deste nosso camarada, e que no seu conjunto dão a conhecer a história, o património cultural, as transformações sociais e políticas e a forma de vida daquele povo.


Rodeado por muitos amigos que quiseram estar presentes nesta apresentação, o António Graça de Abreu pensa já certamente em ver nos escaparates das livrarias o segundo volume, programado para 2014!

Miguel Pessoa

************

Em tempo:
O nosso camarada António Graça de Abreu fez chegar ao nosso Blogue, no passado dia 28, a gravação de uma entrevista que deu à TVI 24, a propósito do seu livro.

Aqui fica para quem quiser ouvir e ver:

____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 DE OUTUBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12183: Agenda Cultural (288): Sessão de lançamento do livro de viagens "Toda a China", 1º volume, de António Graça de Abreu... Museu do Oriente, Lisboa, Sala Beijing, 3ª feira, 22 do corrente, 18h30. Apresentação do embaixador João de Deus Ramos. Entrada livre

4 comentários:

Luís Graça disse...

Obrigado, Miguel, pela tua excelente nota de reportagem. O nosso António merece.

Infelizmente, à última hora não pude lá dar um salto, ao Museu do Oriente, por problemas de gestão da frota automóvel cá de casa... Sabes, como é!

Espero que o editor e o autor não se esqueçam de fazer, um dia destes, uma sessão de lançamento do livro, também no Porto, terra natal do nosso camarada António Graça de Abreu, o mais "sínico" dos nossos camaradas da Tabanca Grande, e a quem envio um Alfa Bravo, extensivo ao Miguel e à Giselda, que nos representaram a todos, e muito bem, na festa do lançamento do livro "Toda a China"!

antonio graça de abreu disse...

A propósito deste meu livro têm-me apaparicado tanto aqui no blogue que já nem sei o que dizer. Ou melhor, sei: um imenso obrigado e bem hajam!
Três anos depois da Guiné, parti para a China onde fui ficando durante um ror de tempo.E depois os regressos, mais e mais viagens pela China conhecida e sobretudo profunda, ignorada... A minha vida divide-se em duas, os anos a.C. e os anos d.C., ou seja os anos antes da China e os anos depois da China. Nos anos a.C., a Guiné foi marco fundamental, resultaram num livro, o Diário da Guiné, publicado em 2007 pela Editora Guerra e Paz. Os anos d.C.
desembocaram em 16 livros, todos com a China lá dentro. O mais recente é este "Toda a China", também publicado pela Editora Guerra e Paz, a paz e a guerra,
as circunvoluções das nossas vidas.
Mais uma vez, um abraço dez vezes maior do que o Cumbijã para todos os camaradas que se têm interessado pelas minhas escritas bélicas e as outras, de horizontes
ora serenos, ora delapidadamente chineses.

o vosso,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Parabéns ao Graça de Abreu. Tive muito gosto em estar presente. Achei muita piada pelo facto do Embaixador Ramos, que esteve com o autor em Pequim desde 1979, lhe ter dado o rótulo de pertencer ao PCP/ML. Estamos sempre a aprender e tb me lembro de, em 1975, Melo Antunes, além de se aliar ao PS contra o PC, no PREC, igualmente o ter feito com o PCP/ML.
Ficamos à espera do 2.º volume para assim ficarmos com a obra completa, que julgo será feito até ao final do ano e que cobrirá "Toda a China".
Ab para o Autor.
Manuel Bernardo

Anónimo disse...

Parabéns ao Graça de Abreu. Tive muito gosto em estar presente. Achei muita piada pelo facto do Embaixador Ramos, que esteve com o autor em Pequim desde 1979, lhe ter dado o rótulo de pertencer ao PCP/ML. Estamos sempre a aprender e tb me lembro de, em 1975, Melo Antunes, além de se aliar ao PS contra o PC, no PREC, igualmente o ter feito com o PCP/ML.
Ficamos à espera do 2.º volume para assim ficarmos com a obra completa, que julgo será feito até ao final do ano e que cobrirá "Toda a China".
Ab para o Autor.
Manuel Bernardo