sexta-feira, 19 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14771: Efemérides (194): Homenagem aos Combatentes no dia 10 de Junho de 2015 em Leça da Palmeira-Matosinhos (Carlos Vinhal)


Uma vez mais foi celebrado o Dia 10 de Junho em Leça da Palmeira, à semelhança do que se faz noutros locais, prestando homenagem a todos os combatentes caídos em campanha.

O programa começou às 10H30 com o Içar da Bandeira Nacional no edifício da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira – Leça da Palmeira.

O senhor Dejalme Rodrigues, em representação do Presidente da União de Freguesias, no momento em que hasteava a Bandeira Nacional.

Em simultâneo, na varanda do edifício, foram hasteadas: a Bandeira da União de Freguesias, a do Concelho e a da Comunidade Europeia, por três Combatentes leceiros. O Coro do Núcleo interpretou o Hino Nacional acompanhado pelos presentes ao acto.

A Guarda de Honra presente nas cerimónias

Pelas 11 horas foi celebrada uma Missa de Sufrágio pelo senhor Pe. Francisco Andrade, Pároco de Leça da Palmeira, com a participação do nosso Coro, que interpretou os vários cânticos litúrgicos, e da Guarda de Honra do Exército.



Às 11h50 foi a concentração junto ao Memorial da Liga dos Combatentes, no Cemitério n.º 1 de Leça da Palmeira, para as cerimónias de homenagem aos combatentes caídos em campanha.

Depois do Toque de Sentido foi depositada uma coroa de flores.

O senhor Dejalme Rodrigues, pela Autarquia, e o senhor TCor Armando Costa, pela Liga dos Combatentes, aquando da deposição da coroa de flores.

Seguiram-se os Toques de Silêncio e de Homenagem aos Mortos em Combate. O Minuto de Silêncio e os Toques de Alvorada e a Descansar.


Seguiram-se as alocuções alusivas ao acto pelo Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, TCor Armando Costa e pelo Presidente União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, senhor Dejalme Rodrigues, em representação do Dr. Pedro Sousa, Presidente da União das Freguesiasde Matosinhos e Leça da Palmeira, ausente por motivos de força maior.

TCor Armando Costa, Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes.

Senhor Dejalme Rodrigues, executivo da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira. 

Uma perspectiva dos presentes

As cerimónias terminaram com a terceira intervenção do Coro do Núcleo de Matosinhos da LC, desta feita  interpretando o Hino da Liga dos Combatentes.

A manhã terminou com um Porto de Honra oferecido pela União de Freguesias.

************

Fotos: © Abel Santos e Dina Vinhal
Texto e legendas: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14767: Efemérides (193): O Dia da Consciência, 17 de junho de 2015, celebrado em Lisboa: sessão de homenagem a Artistides de Sous Mendes, por ocasião dos 75 anos da sua decisão histórica (1940-2015) - Parte I

3 comentários:

JD disse...

Parabéns ao Núcleo de Matosinhos que revela muita actividade, e em particular ao incansável Carlos Vinhal.
Abraço fraterno
JD

José Marcelino Martins disse...

Sendo a Liga dos Combatentes uma Organização Nacional, há Núcleos mais activos que outros.

É pena que nem todos desenvolvam actividades que HONREM e que DIGNIFIQUEM os Combatentes.

Aqui está um EXEMPLO A SEGUIR.

Parabéns camaradas. Parabéns às mulheres que, agora a seu lado, também "combatem".

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Em particular ao Carlos Vinhal

Esta foto/reportagem mostra bem como a continuidade do trabalho em Leça/Matosinhos tem sido profícuo.
Como diz o Zé Martins, quando o trabalho é feito o resultado aparece e esse núcleo é um exemplo a seguir.

Abraço
Hélder S.