quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Guiné 61/74 - P20105: Da Suécia com saudade (60): E agora também dos States, Florida, Key West... Acenando aos amigos através das câmaras ao vivo do mítico Sloppy Joe's Bar (José Belo)


Não é o interior do mítico Sloppy Joe's Bar, Key West Florida... mas sim "um canto humilde da cozinha do apartamento que uso em Estocolmo quando lá estou (...), decorado por mim há 40 anos".

Foto (e legenda): © José Belo (2019). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem, de 18 do corrente, de José Belo, antes de partir para Key West:

O nosso Joseph Belo, português,
sueco, lapão,  americano,
cidadão do mundo...
[José Belo: (i) ex-alf mil inf da CCAÇ 2381,Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70; (ii) cap inf ref; (iii) jurista, vive na Suécia há mais de 4 décadas, e onde constituiu família: reparte os dias do ano entre a Suécia, o círculo polar ártico e a Florida, EUA, onde a família tem negócios; (iv) tem mais de 130 referências no nosso blogue; (v) entrou "de jure" para a nossa Tabanca Grande em 8 de março de 2009]


Meu caro Luís

Coloquei mais um comentário ao teu último texto. Repetindo-me: os textos tornaram-se em muito interessante leitura de Verão (*).

Aproxima-se o fim do mês e mais uma das minhas transumâncias para a casa de Key West [, Florida, EUA].

Ao somar-se às noites de uma Key West, sempre em festa, o facto de os meus filhos e respectivas famílias viverem em 3 Estados diferentes, as minhas “com-puta-gens” ficam muito limitadas... no tempo.

Como curiosidade envio-te o endereço do Sloppy Joe’s/Web Cams:streaming Bar onde algumas vezes tenho tido a oportunidade de acenar a amigos distantes.


A máquina está ligado mesmo nas horas em que o Bar está encerrado.
Ao procurá-la na Net há que ter-se em conta as cinco horas (menos!) que separam o tempo floridiano do horário lusitano.
João Sebastião BAR, um ícone da noite
de Lisboa  dos primeiros anos pós-25
de Abril.  Cortesia
do blogue Pessoal da Porcalhiota

Para os interessados num tipo de sociologia amadora, vale a pena este olhar “por dentro” para uma das emblemáticas realidades locais.

Como em todos os bares, o tipo de clientela varia de acordo com a hora do dia.

As horas mais interessantes, quanto a mim, são as dos fins de noite de sábado... hora local. Então costumam acontecer coisas várias!
(Como curiosidade: O Sllopy Joe’s Bar abre às 10 da manhã mas... se algum dos clientes fiéis aparecer mais cedo, e de acordo com as tradições não escritas das Key, é bem servido!)

De qualquer modo,as saudades do João Sebastião BAR, do Príncipe Real lisboeta, nas noites de 74/75, e dos amigos por lá encontrados, acompanham-me o resto da vida!

Um abraço... enquanto espero pelo(s) teu(s) livro(s).(**)

J.Belo

___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 22 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20085: Manuscrito(s) (Luís Graça) (168): Autobiografia: com Bruegel, o Velho, domingo à tarde (X e Última Parte - De 91 a 100 de 100 pictogramas)

(**) Último poste da série > 28 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20102: Da Suécia com saudade (59): E agora também dos States, Florida, Key West... ou entre renas, palmeiras e daiquiris: Morreu o blogue, viva o blogue!... Afinal, os velhos soldados nunca morrem... (José Belo)

15 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Informação "turística" para quem for a Key West, para dar um "alfabravo" ao nosso camarada Zé Belo:

(i) O Sloppy Joe's Bar fica no lado norte da Duval Street, na esquina da Greene Street (201 Duval Street);

(ii) Um dos nomes ligados à sua fundação (em 1933, em plena época da "lei seca") é o prémo Nobel da Literatura, Ernest Hemingway, que viveu em Key West até 1940;

(iii) Está inscrito,desde 2006, no "National Register of Historic Places" (Registo Nacional de Lugares Históricpos)

Para saber mais: https://sloppyjoes.com/history/

Anónimo disse...

Caro Camarada e Amigo Luís Graça

Eu sei...eu sei....

As fantásticas noites de Verão no Norte do nosso querido Portugal.

Mas,a fotografia apresenta na introdução do texto Não (!!!) é do Sloppy Joe’s Bar mas sim de um canto humilde da cozinha do apartamento que uso em Estocolmo quando lá estou.
Foi “decorado” por mim há 40 anos.

Em promenor detectivesco ,está em pequeno quadro da foto uma referência a Espanha e Portugal.
Ora o Sloppy Joe’s Bar apesar de ter “de muito” (por vezes demasiado!),referências a Portugal não tem!

Os “pessoalismos”,,por muito que de “tintilantes” possam ser para alguns,trazem-nos muitas das vezes o tal —-Manto diáfano da fantasia —- tão bem referido por Eça de Queiroz.

E a fantasia.........

Um abraço do J.Belo.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ó Zé, desculpa lá... Já corrigi... De facto, queria-me parecer que era algo de mais "intimista", de resto falavas do teu apartamento, no mal... Mas a foto não tinha legenda...

Enquanto estava a editar o teu texto e a visionar, deliciado "voyeurista", o barzinho dos teus daiquiris, estava ao mesmo tempo a preparar a "viagem cultural e gastrononómica", de hoje, a Mondim de Basto... a selecionar os restuarantes e os sítios a visitar lá do sítio (que +é aqui ao lado)...

Eu, de facto, não posso competir contigo que tens o dom da ubiquidade...Mas tenho a mania de fazer de fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo, o que dá asneira...

Agora, ou melhor, numa hora mais decente vou telefonar o Luís Jales de Oliveira, o príncípe do Tâmega, o o poeta das terras de Basto, nosso camarada da Tabanca Grande... Temos uma rede de "agentes" em todo o mundo, desde Mondim de Basto a Key West... É um privilégio, Zé Belo!...

Da qui da Tabanca de Candoz, com o rio Douro ao fundo e a serra de Montemuro em frente, vou um abraço de felicidade!... Boa estadia em Key West!... Reza um daiquiri por todos nós!... Luis

Anónimo disse...

Começa a vir-me à memória a frase do Amigo e Camarada Alberto Branquinho

“Conversar com o meu umbigo “

Sendo este um blogue de muitos Camaradas e alguns Amigos, teremos que ter sempre em conta o facto de existirem diferenças muito substanciais entre a palavra Camarada e a palavra Amigo
Infelizmente,uma delas não arrasta automaticamente a outra.

Para encerrar todos os “pessoalismos e fantasias diáfanas” recordo uma das muitas histórias passadas com Ernest Hemingway,frequentador mais do que assíduo do Sloppy Joe’s Bar .

Depois de bem bebida “farra “ com os numerosos amigos,é visto a sair da casa de banho do Bar com um urinol de parede debaixo do braço.
Abordado por um dos responsáveis pelo local, responde que iria levar o urinol para a sua casa.
Perante o espanto do gerente justificou:
-Com o tanto que já bebi,PAGUEI e urinei neste Bar......acho-me no direito de levar o “meu “ urinol comigo!

Um abraço... já saudoso

J.Belo

Alberto Branquinho disse...

HOM'ESSA!

Não, José Belo! Não! A frase era: "Não venho falar de mim... nem do meu umbigo".
E, além disso, essa coisa que usa o urinol fica um palmo mais abaixo do dito. Nada de confusões!
_______________

* Just one question: Foi o daikiri que acompanhou o Hemingway para Cuba ou foi o Hemingway que o levou com ele?

* One information: O "João Sebastião Bar" foi-se, mas aquele que lhe ocupou o espaço também já lá não está.

Abraço
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

“Não venho falar de mim...nem do meu umbigo”

“Não venho falar de mim...nem do meu umbigo”

“Não venho falar de mim...nem do meu umbigo “

Os velhos tempos,já bíblicos,das nossas instruções primárias!
Métodos de aprender,certamente não os pedagogicamente mais modernos mas...efectivos!
Efectividade aplicável na contagem laponica das minhas renas—Contam-se as pernas dividindo posteriormente por quatro.
Quase o nosso querido...Alentejo!

Quanto ao “palmo mais abaixo “ espero que te estejas a referir à distância geográfica de Key West a Havana e não a...distância anatômica!
De facto,a distância (geográfica!geografica!) de Key West ,o ponto mais a Sul dos Estados Unidos continentais,e Havana,são uns escassos 169 quilómetros.

Quanto a esta,mais uma das muitas histórias referentes a Hemingway,as versões actualmente apresentadas são úteis quanto à “imagem” que ambos os Bares (El Floridita de Havana e o Sloppy Joe’s de Key West) procuram criar junto dos muitos turistas.
Em período determinado o El Floridita de Habana,La Bodeguita del Médio,também cubana, e o Sloppy Joe’s ,fizeram parte da “Santa Trindade Barista “ do escritor.
O que dará hoje ,muito posteriormente,” credibilidade” conveniente quanto ao facto de ser localizada em Key West é o facto de a casa de Hemingway,hoje museu local,estar situada a uma distância de curto passeio até ao Bar.
A ter que carregar com um urinol debaixo do braço numa situação de...balanço menos perfeito...a distância do Floridita de Habana à casa local não seria tão... confortável!
Aqui ou ali,e usando-se o nosso António Aleixo no seu “A mentira pra segura que leve verdade à mistura “,algum destes Bares referidos contará a história da...História.

Um grande abraço e,mais uma vez para não esquecer...”Não venho falar de mim...nem do meu umbigo “.

J.Belo

ManuelLluís Lomba disse...

Eh, Camaradas,
Sabia que o Ernest Hemingway fora montanhista, corredor de automóveis, toureiro mais ou menos falhado, notabilizado como jornalista,escritor e distinguido com o Nobel, mas, através da vossa prosa de férias, fiquei a saber que também era artista de Pichelaria. É que o modelo de urinol "Flórida" que conheço é uma peça grande, pesada, fixa ao chão...
Será mais plausível que alguém, no esplendor dos "copos", tenha confundido o seu penduricalho anatómico com o urinol...
Ab.
Manuel Luís Lomba

Valdemar Silva disse...

E.... quanto a urinóis temos 'A Fonte', de Marcel Duchamps.
Quem a tiver, nada de a utilizar indevidamente.
Depois… lá aparecem os…. o que é que isto tem a ver com a Guiné…
Dadaísmo diria eu, aquela guerra tb foi absurda e irracional.

José Belo, por volta das duas da manhã estive a observar pela webcam o movimento
do Bar em Key West, até parecia algures cá pra estes lados.

Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Meu caro Valdemar Queiroz

Para os mais saudosistas de um certo tropicalismo guinéu e dos seus ritmos de trabalho muito especiais,recomenda-se a Webcam do Bar...SloppyJoe’s/Webcams:streaming Bar .... que,a funcionar mesmo quando o Bar está encerrado cedo pela manhã,nos permite observar todo o trabalho da limpeza.
Francamente que ainda hoje não sei se os trabalhadores que a efectuam sabem que estão a ser filmados.
Talvez seja a razão da aparente muita “rotatividade” deste pessoal.
Mas,e como escreves...”Parece precisamente como algures cá pra estes lados”.

A diferença horária entre Portugal e o sul da Flórida é de cinco horas menos (!) nas Keys.
Só verdadeiros noctívagos terão paciência para a tal hora observar a “fauna” e acontecimentos que por lá sempre vão surgindo nas madrugadas muito especiais das sextas-feiras e sábados.
Mas,numa noite de insônia...vale apena.

E,a propósito de insônia,lá não vou conseguir dormir hoje com a dúvida que o meu Amigo Alberto Branquinho colocou no meu pobre espírito:
“Foi o daiquiri que acompanhou o Emingway para Cuba ou foi o Hemingway que o levou com ele?”

Anónimo disse...

Caro Camarada Luís Lomba

Não te querendo deixar com um problema existencial quanto ao modelo do urinol da história,deligenciei activamente,muito activamente mesmo tendo em conta o ritmo Árctico envolvente,para obter uma resposta usando fontes por mim tidas por extremamente seguras.
O referido modelo “Florida” não existia no Bar no período em que Emingway o frequentava,nem posteriormente.
Os modelos usados no período referido eram modelos de parede e portanto fáceis de desaparafusar e...levar para casa.
(Levar para casa?)

Espero com este meu esforço ter contribuído para que gerações não tenham as mesmas dúvidas.

Um abraço do J.Belo

Alberto Branquinho disse...

Pois, José Belo,

Espero que este vos vá encontrar todos bem, porque "nós", por cá, vamos indo graças a Deus, continuando angustiados à espera dessesclarecimento por mor da literatura e das migrações cocktailianas.

E um abraço deste que se assina
Alberto Augusto Abrunhosa Branquinho

Anónimo disse...

Antes de desaparecer no...”Sol poente “ (estas heranças Lusitanas quanto às figuras piro- poéticas) gostaria de não abandonar o meu Amigo e Camarada Alberto Augusto Abrunhosa Branquinho com as escoriantes dúvidas sobre o assunto de interesse universal que é a história do....Daiquiri.

Criado em Cuba.
Consumido em quantidades quase escandinavas(!) por Emingway.
Tornado famoso junto de um tipo de...escolhidos... pelas descrições em alguns dos seus livros.
Estranhamente,muito estranhamente mesmo,NUNCA (quanto eu saiba)ter sido servido no café Bento de Bissau, mesmo quando um certo Alferes Champalimaud por lá passou.

(E francamente, já não sei como Champalimaud se escreve.
Sic Transit Gloria Mundi!

Voltando a assuntos mais sérios,e para terminar de vez com dúvidas existencialistas.
Ao visitar-se a casa-museu de Hemingway em Key West, num canto do jardim e ricamente decorado pela sua mulher(dizem os guias turísticos) lá ESTÁ o urinol-histórico referido em comentários anteriores.
Confesso que ,no meu extremo pudismo natural,ao visitar a casa não reparei na obra de arte.
Mas agora SEI ser a história verdadeira e o urinol originário do Sloppy Joe’s Bar.
Custa- me a crer (com Hemingway tudo será possível ) que este tenha transportado o urinol desde Cuba.

E,mais uma pérola para uma certa...cultura geral.

Um abraço do J.Belo aos Amigos e Camaradas.

E,um especial abraço ao Amigo Alberto Abrunhosa Branquinho que
compartilhou o pó das mesmas picadas...... nas caminhadas de Gandembel..

José Aurélio Gouveia da Costa Belo (Abreus eLimas). Um esquerdalho ao seu serviço.

Alberto Branquinho disse...

Amigo José Belo

AGRADECIDO E UM GRANDE ABRAÇO.
Alberto Branquinho
(3A.B.)

Valdemar Silva disse...

José Belo
Por curiosidade, verifiquei no menu/preços do Bar Kay West as Beer $5/$7 e os Wine $7,7/$9,00 e as Pizzas $7,9/$12,9 e como o dólar está 0,91 do euro quer dizer que por aí os comes e bebes estão aos nossos preços.
Mas, até me parece, que aí as garrafas de vinho, em Bar/Restaurante, estão mais baratas que cá.
Então a vidinha nos USA é mais barata que na Europa, será?

Abraço e uns bioxenes dos nossos nem que seja 'Mateus Rosê'

Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Caro Valdemar

Não só os preços nos bares como também os géneros nos super mercados,as roupas,e não menos a gasolina.
Um abraço do J.Belo