António Galinha Dias, ex-fur mil pil, BA 12, Bissalanca (1968/70)
Foto (e legenda): © António Galinha Dis (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
Ribamar da Lourinhã, Festa de N. Sra. de Monserrate > 14 de outubro de 2024 > António Galinha Dias,
Foto (e legenda): © Luís Graça (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
Foto (e legenda): © Miguel Pessoa (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
1. Costumamos dizer, aqui entre nós, que o Mundo é Pequeno e a Nossa Tabanca... é Grande... E nomeadamente quando, nos nossos convívios, vamos encontrar antigos combatentes que, como nós, conheceram a Guiné, por terra, ar e mar... Foi o caso do Antóno Galinha Dias que vive em Torres Novas e eu fui encontrar a 70 km de distância, em Ribamar da Lourinhã. Veio com o mano mais vellho, o Alcides Galinha Dias (rapaz da colheita de 1945) para o tradicional convívio de velhos condiscípulos que se realiza todos os anos, na segunda feira da segunda semana de outubro, por ocasião das festas da padroeira daquela terra de pescadores, a N. Sra. de Monserrate (este ano, de 11 a 16 de outubro)...
Pois foi justamente em Ribamar da Lourinhã que eu fui descobrir, na passada segunda feira, mais um camarada da Guiné, neste caso da FAP, o António Dias Galinha, ex-fur mil pil, BA 12, Bissalanca, 1968/70, que foi piloto de AL III, de helicanhão, DO 27 e de C-130...
Já tínhamos no nosso blogue alguns referências a este camarada (**). Um dos aspetos mais marcantes do seu currículo militar terá sido a circunstância de ter sido ele a fazer a evacuação Ypsilon, de helicóptero "com escolta", do mais célebre dos "internacionalistas cubanos", o cap Pedro Rodriguez Peralta, do local onde foi gravemente ferido e capturado por forças do BCP 12 (Op Jove, 18nov69) até o HM 241, Bissau (**)...A enfermeira paraquedista de serviço nesse voo foi a saudosa Maria Zulmira André Pereira (1931-2010) (**).
Quem é o António Dias Galinha Dias, para além de ter estado seis anos, como voluntário na FAP ?E mais conhecido por Galinha, apelido materno. Voltou a terra natal, depois de se reformar: foi durante anos sócio-gerente da firma Agroar - Trabalhos Aéreos Lda, com sede em Évora. É um homem calmo, discreto, mas afável.
Quem é o António Dias Galinha Dias, para além de ter estado seis anos, como voluntário na FAP ?E mais conhecido por Galinha, apelido materno. Voltou a terra natal, depois de se reformar: foi durante anos sócio-gerente da firma Agroar - Trabalhos Aéreos Lda, com sede em Évora. É um homem calmo, discreto, mas afável.
Fiquei com o email do António Dias Galinha e desafiei-o a juntar-se à nossa Tabanca Grande, onde tem cá conterrâneos (como o César Dias) e amigos e vizinhos (como o Carlos Pinheiro), mas também gente do seu tempo da FAP como o Jorge Narciso, o Jorge Félix, o Jorge Caiano (que está no Canadá), o Mário Santos, ou mais novos como o Gil Moutinho (teu conhecido da Tabanca dos Melros), o Victor Barata, infelizmente já falecido (1951-2021) ou o Eduardo Jorge Ferreira, que também já nos deixou prematuramente (1952-2019)... Sem falar da malta do BCP 12, sem esquecer as enfermeiras paraquedistas Maria Arminda, da Giselda Pessoa, da Rosa Serra... nem os nossos "pesos pesados", os ex-ten pilav Miguel Pessoa e António Martins de Matos... (Enfim, alguns dos nomes de malta da FAP que se sentam à sombra do nosso poilão,e que me vêm de repente à memória.)
Segundo ele me contou é do tempo das enfermeiras paraquedistas Rosa Serra, Rosa Exposto, Maria Zulmira, Eugénia... Depois de ter pilotado o AL III e a DO-27, fez o curso de C-130.
"Amigo" da nossa página no Facebook (temos 19 amigos em comum. incluindo o Carlos Pinheiro e o Jorge Narciso), está na altura de sentar o nosso camarada (e já amigo) Galinha, à sombra do poilão da Tabanca Grande, no lugar nº 894.
As regras de convívio da nossa Tabanca Grande são amplamente conhecidas e reconhecidas. Todos nos tratamos por tu, como camaradas de armas que somos (e que de algum modo continuamos a ser). Cabemos aqui todos com tudo o que nos une e até com o que nos pode separar (política, religão, futebol...). Estamos aqui para partilhar memórias (e afetos) e honrar a memórias dos nossos camaradas que já deixaram a Terra da Alegria e que não queremos ver inumados na vala comum do esquecimento.
Sê bem vindo, António, e rapa lá das tuas memórias mais algumas fotos e outras lembranças (como episódios que te tenham marcado como piloto). Um alfabravo, camarada, novo grão-tabanqueiro. (Luís Graça)
PS - O teu nome passará a figurar na lista alfabética da Tabanca Grande (n=894), constante da badana, a coluna estática do blogue, do lado esquerdo.
_________________
(*) Vd. poste de 15 de outubro de 2024 > Guiné 61/74 - P26045: O Mundo é Pequeno e a Nossa Tabanca...é Grande (131): António Galinha Dias, o ex-fur mil pil, que helievacuou o cap cubano Peralta, o mais célebre dos "internacionalistas cubanos", em 18/11/1969... Fui ontem encontrá-lo na famosa caldeirada de Ribamar da Lourinhã, e convidei-o a sentar-se à sombra do nosso poilão (Luís Graça)
9 de abril de 2021 > Guiné 61/74 - P22085: FAP (124): António Galinha Dias, o ex-fur mil pil, que fez a helievacuação do cap cubano Peralta, em 18 de novembro de 1969 (Miguel Pessoa, cor pilav ref)
18 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22015: FAP (123): Em louvor do ex-fur mil pil av António Galinha Dias e da tenente enfermeira paraquedista Maria Zulmira André Pereira (1931-2010) que fizeram a evacuação Ypsilon do cap cubano Pedro Rodriguez Peralta, em 18 de novembro de 1969, na sequência da Op Jove (Jorge Narciso / Maria Arminda)
(***) Último poste da série > 7 de agosto de 2024 > Guiné 61/74 - P25816: Tabanca Grande (563): Eugénio Ferreira, ex-1º cabo, CCAÇ 4544/73 (Cafal Balanta, set 73/set 74): senta-se à sombra do nossso poilão no lugar nº 893
3 comentários:
António: Honra-nos com a tua presença, à sombra do nosso poilão (não havia poilões em Bissalanca no teu tempo, mas há os na Tabanca Grande...), no lugar nº 894.
Vê se queres corrigir ou acrescentar algo mais à prosa com a tua apresentação...
Fico a aguardar mais algumas fotos (e outras memórias tuas: por exemplo, a helievacuação do cubano...ou as tuas aventuras com o C-130).
Dou conhecimento da tua entrada no nosso blogue (que faz 20 anos), à malta da FAP, bem como aos nossosc oeditores e colaboradores permanentes, e alguns "régulos", camaradas que estão aqui, de pedra e cal, juntamente com infantes, paraquedistas, artilheiros, cavaleiros, sapadores, enfermeiros, médicos, capelães, escriturários, etc.(e alguns amigos da Guiné, incluindo familiares de camaradas nossos já falecidos...).
Vamos falando, incluindo pelo Facebook da Tabanca Grande. E podes comentar os postes do blogue (no final, linkar em "enviar comentário").
Quanto à triste notícia da morte da Rosa Exposto, tens de me confirmar a tua fonte. Suspendi a notícia. E oxalá não seja verdade. A Rosa e a Arminda ainda não conseguiram falar com alguém da família.
Um alfabravo para ti e para o teu mano Alcides, meu condiscípulo. Luís
João Crisóstomo
Benvindo caro camarada António Galinha Dias. Por vários posts anteriores vejo que não és exactamente um "periquito" na Tabanca. Mas é bom ter-te agora connosco com assento permanente. Os camaradas na diáspora regosijam-se também e entre estes quero ser o primeiro a dar-te o meu abraço de boas-vindas.
João Crisóstomo, Nova Iorque
Benvindo a bordo.
Este é o sinal que continua a haver gente a entrar neste circulo, e novas histórias que ficarão para o futuro.
Abraço grande, camarigo.
Enviar um comentário