Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Guiné 61/74 - P27434: Lembrete (54): Cerimónia Comemorativa do 107.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra e 51.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar, que se realiza amanhã, dia 18 de novembro, pelas 10h00, no Forte do Bom Sucesso, em Belém, Lisboa. Durante a cerimónia o nosso Editor Luís Graça será agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito, grau Ouro, da Liga dos Combatentes


DIA DO ARMISTÍCIO

18 DE NOVEMBRO DE 2025

CONVITE DA LIGA DOS COMBATENTES

O Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, tem a honra de convidar V. Ex.ª para a cerimónia Comemorativa do 107.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra e 51.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar, que se realiza no dia 18 de novembro de 2025, pelas 10h00, no Forte do Bom Sucesso, em Belém, Lisboa

********************

Embora a cerimónia seja aberta ao público (e em especial a todos os antigos combatentes), este convite foi expressamente enviado ao nosso editorLuís Graça, em nome do Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, na medida em que o nosso editor Luís Graça será agraciado com a Medalha de Ouro ao Mérito, Grau Ouro, da Liga dos Combatentes, pelo trabalho desenvolvido neste Blogue, sítio único da Web dedicado exclusivamente aos Antigos Combatentes da Guiné.

Lembramos que o nosso editor aceitou a distinção, com a ressalva de que, a haver mérito pessoal no seu trabalho em prol da salvaguarda e divulgação das memórias dos antigos combatentes, ele tem de ser também associado a um vasto coletivo, que são todos os editores, colaboradores permanentes, autores, comentadores e outros que desde 2004 produzem, diariamente, o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

9 comentários:

Anónimo disse...

É com grande satisfação que recebo a notícia da justíssima condecoração atribuída ao nosso excelente camarada Luís Graça, pela Liga de Combatentes. Mais justo ainda ( e proporcional ao seu mérito de ter criado um blog único em Portugal) seria a presidência da República agraciá-lo como tem feito com muitas outras pessoas e instituições. Pela minha parte, por tudo o que beneficiei ( e são muitos milhares de combatentes que beneficiaram) deste blog, só estranho que ainda ninguém, das altas figuras do Estado, se tenha lembrado do nosso camarada Luís Graça.
Só tenho pena de não poder estar presente em Lisboa , amanhã.
Um grande abraço de parabéns, meu caro Luís.
Carvalho de Mampatá.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António, estarás amanhã no meu pensamento em Belém. Tu e muitos dos nossos amigos e camaradas da Guiné que têm ajudado a que todos aqueles antigos combatentes que já morreram, e os que, como nós, estamos na primeira fila ou no "corredor em fila" para dar o grande passo mortal para a frente (seja à beira da cova ou à entrada do crematório), não fiquem inumados na "vala comum do esquecimento"...

Em 20 anos de blogue, temos falado de nós, não deixando que sejam os outros , no futuro, a falar por nós... E por enquanto ainda temos força para falar, escrever, comentar, participar nos convívios das nossas tabancas, publicar os nossos livros de memória, etc.

Há coisas que valeram a pena e que já ninguém nos tira... Por exemplo, eu não te teria conhecido, se não fora o blogue. Tu e outros bravos "unidos de Mampatá", como o nosso querido Zé Manel da Régua... O blogue ajudou a abraçar-nos uns aos outros, do Norte a Sul, sem esquecer os nossos amigos e camaradas da diáspora lusófona... Bem hajas, Carvalho de Mampatá.

Antº Rosiha disse...

Parabéns Luís Graça

José Teixeira disse...

Reconhecer o mérito de um blogue (talvez o único) que tem estado há tantos anos ao serviço da comunidade dos combatentes da Guiné, na pessoa do seu fundador e contínuo animador, é quanto a mim gratificante, quer para o Luís Graça, quer para o Blogue.
O Luis Graça, como "pai" de um projeto unificador dos combatentes, toda a equipa colaboradora, e todos os que se têm dedicado a deixar aqui as suas memórias, devem sentir-se orgulhos pelo seu envolvimento na construção da verdadeira história da guerra colonial na Guiné. São os nossos testemunhos vividos no terreno que darão consistência à verdadeira história, que continua por fazer.
Sei que a Liga dos Combatentes acompanha de perto tudo quanto se escreve no Bloque. Eu já recebi vários telefonemas de alguém na Liga dos Combatentes para, por exemplo, autorizar que alguns dos meus textos fiquem registados no Historial da guerra da Guiné, para memória futura.
Esta condecoração atribuída ao Luis Graça, creio que foi uma forma da Liga dos Combatentes nos dizer a todos nós, obrigado pela vossa contribuição para a verdadeira história da guerra na Guiné.
O Blogue Luis Graça e Camaradas da Guiné, tendo como base da sua existência, um espaço de encontro e partilha de testemunhos sobre a guerra, tem tido a preocupação de se abrir a outras valências de índole cultural de modo a preencher outros espaços de lazer e leitura aos combatentes. Eu tenho contribuído, por exemplo, com poemas e histórias que nada tendo a ver com a guerra. Sinto que têm sido bem acolhidas pelos camaradas que procuram o Blogue, como um meio de ligação afetiva que nos une.
Parabéns Luís. Parabéns equipa que tanto trabalho tem tido para dar vida a este projeto de comunicação e enriquecimento da unidade dos combatentes.
José Teixeira

Joaquim Costa disse...

Afinal sempre há condecorações justas!!!
Um forte abraço grande timoneiro.
Joaquim Costa

Hélder Valério disse...

Através desta distinção de que o Luís Graça é alvo e, através dele, o "nosso Blogue", sinto-me honrado por tal.
Sem dúvida que o contributo que este coletivo tem oferecido tem um valor incomensurável, apesar de algumas vozes que procuram menorizar a importância do mesmo, aparecerem com regularidade a querer "marcar a agenda", a "sua agenda", a "sua visão das coisas". Sem êxito, diga-se.
Pela minha parte lamento não poder, ainda, participar nesse evento, mas caso pudesse seria com togo o gosto, satisfação e gratidão.
Parabéns!

Anónimo disse...

Parabéns Luís Graça pela condecoração. Só foi pena não ter sido atribuída pelo Sr. Presidente da República em nome de Portugal. Ficará para outra altura.
Grande abraço
Manuel Resende

José Carvalho disse...

As minhas sinceras felicitações ao fundador e incansável editor Luís Graça, extensíveis a todos que contribuem para o inquestionável sucesso do Blogue.
Abraço do amigo e vizinho José Carvalho

Anónimo disse...

Parabéns, pela atribuição da «Medalha de Ouro ao Mérito, Grau Ouro, da Liga dos Combatentes» pelo trabalho desenvolvido no Blogue [Luís Graça & Camaradas da Guiné]. Recompensa merecida, pela dedicação e trabalho de anos. Eu pessoalmente, encontrei no Blog amigos e recordações dos anos que passei na Guiné. Os depoimentos e debates publicados me ajudaram a compreender melhor e ter uma noção mais ampla do que realmente aconteceu e sobretudo, consegui vislumbrar horizontes, para além do pequeníssimo espaço em que vivia confinado na Chefia de Intendência, em Santa Luzia, Quartel-General, onde trabalhava e estava colocado. Este Blog, conseguiu fixar para a posteridade, relatos/testemunhos na primeira pessoa, desde o soldado a oficiais de alta patente, de acontecimentos reais…, que constituem agora documentos preciosos para os nossos filhos, conhecerem o que passamos, mas também para a história. Os depoimentos, acredito, poderão até complementar ou desmentir muitos documentos oficiais…
Carlos Filipe Gonçalves
Ex-Furriel Miliciano - Guiné 1973/74
Fica, pois, aqui, o meu preito de homenagem à tua pessoa e todos os camaradas que serviram na Guiné.