Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Guiné 61/74 - P27561: Prova de vida e votos de boas festas 2025/26 (14): Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69)


Fonte: Gemini (Modelo Flash 2.5). [Boas festas 2025/26] Imagem gerada por Inteligência Artificial, 22 dez 2025, sob orientação do editor LG.


‪‪‪‪1. Mensagem natalícia  de Virgílio Teixeira‬‬‬‬, Vila do Conde:


Data - segunda feira, 22 de dezembro de 2025, 10:38 
Assunto - Boas festas

Luis,  bom dia.
 
Junto a minha mensagem e prova de vida nesta época natalícia.

Tenho visto diariamente as bonitas e sentidas mensagens de outros nossos grão-tabanqueiros, com espírito e habilidades poéticas e uso de tecnologias. Não comento porque no meu PC dá sempre erro.
Mas acompanho tudo.

Não sou grande cliente das festas Natalícias e de Ano Novo, mas vou tentando manter as tradições.
É uma época de grande consumismo e isso contribuiu para a minha descrença. 

Em tudo o que é comunicação social, milhões de anúncios com grandes ofertas Natalícias. E aqueles que sofrem, que não têm família, doentes, abandonados sem teto, como esse que hoje vi,  de um homem sem abrigo no primeiro dia de inverno a dormir debaixo de uma ponte à margem do Rio Nabão. em Tomar.

No meu tempo de criança havia o Menino Jesus e o presépio feito com musgo apanhado nos campos ou nas paredes frias e húmidas, com peças baratas dos Reis Magos.

Hoje a toda a hora somos doentiamente torturados com 'peças Televisivas com caras de gente sem vergonha mostrando e ostentando aquilo que só alguns conseguem atingir! E os seres humanos sem abrigo, sozinhos como este que reportei que é uma amostra dos cerca de 15000 que existem segundo um estudo publicado?

Por isso, eu prescindo cada vez mais desta época de consumismo exarcebante que dá dó ver a cada minuto.

Lamento esta forma de pensar, mas é assim que vejo as coisas.

Para todos um Bom Natal e um próximo Bom Ano para aqueles que lá chegarem.

Saúde acima de tudo com amor e paz.
Virgílio Teixeira

PS- Porque não tenho grandes habilidades para construir um postal, pego na imagem da Lua cheia em novembro de 1968 em São Domingos, que mandei à minha namorada de então e hoje minha mulher. E uma imagem fotográfica que recebi de um familiar numa viagem ontem na zona de Trás os Montes, a primeira neve, nevão (e uma saraivada que apanhei em Vila do Conde que não via há décadas).
____________________

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, pés frios, coração quente. Cuidado com as gripes, não andes para aí descalço... na neve.

Obrigado, festas quentes e boas. Luís (na Madalena, Portus Cale)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Portus Cale... foi uma cidade da Galécia romana, localizada na atual cidade portuguesa de Vila Nova de Gaia (onde vou passar o Natal de 25, mais exatamente na Madalena)