terça-feira, 26 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1116: Fotos falantes (Torcato Mendonça, CART 2339) (1): A guerra acabou?


O Torcato Mendonça, ontem e hoje... Ontem, em Mansambo (1968/69), hoje no Fundão (onde vive), ou melhor, de férias, no Algarve (donde é natural)... 

Há em tempos, em Maio último, ele escreveu-me o seguinte (dizendo-me que não era para publicar e, por isso, vou-lhe pedir desculpa pela pequena inconfidência e quiçá abuso...): "Não sou do Fundão. Sou meio algarvio e alentejano. A outra metade é de cá – muito – e do mundo. Agora estou cá exilado há muito tempo. É relaxante. Se vieres até cá, facilmente me encontras. Será um prazer. Não conheço, melhor talvez conheça, tua irmã [, enfermeira no centro de saúde local]. Se tiver oportunidade, fá-lo-ei". 
Já falei com o Torcato duas vezes ao telefone. Quando for ao Fundão, visitar a minha irmã, irei também dar-lhe um abraço. Espero poder revê-lo, um dia destes, a este velho camarada que andou, tal como o Carlos Marques dos Santos, pelos mesmos sítios do que eu, na zona leste da Guiné. Até lá, espero que o seu coração de andarilho e de cidadão do mundo se porte bem. 
Que a guerra, de facto, ainda não acabou: temos as nossas memórias por (d)escrever...(LG)

Fotos e texto: © Torcato Mendonça (2006) (1)

Início da publicação do álbum de fotografias do Torcato Mendonça que ele teve a gentileza de me fazer chegar, pelo correio, através de um CD-ROM. Chamou-lhe fotos falantes, o que é uma expressão curiosa que vamos manter, e que faz jus à ideia de senso comum de que vale mais uma imagem do que mil palavras... Eu concordo, em parte, porque acho que uma boa fotografia exige sempre uma boa legenda...

O Torcato foi Alf Mil da CART 2339, Mansambo, 1968/69), ou seja, da mesma companhia do António Santos Almeida, do Carlos Marques dos Santos, do Ernesto Ribeiro e do Saagum. Mansambo pertencia à Zona Leste, Sector L1, Bambadinca. Nessa época, o Batalhão que estava sediado em Bambadinca era o BCAÇ 2852, comandado inicialmente por ten cor Pimentel Bastos, o Pimbas, substituído em meados de 1969 pelo ten cor Pamplona Corte-Real. Mas, ainda "antes do 2852 estava lá o 1904 e depois… te contarei", diz o Torcato. Vamos falar aqui (e mostrar) alguns destes personagens que comandaram a nossa guerra, e sobretudo daqueles, bravos e humildes soldados, que a fizeram... (LG)

Texto do Torcato Mendonça:

FOTOS FALANTES

São fotos de uma primeira escolha feita num Álbum e em vários arquivadores de Slides. Desapareceram-me muitos e tenho pena.

1 - Fotos do passado (1968/69) e actuais.
Podem ser colocadas na listagem da Tertúlia (2), se esse for o teu entendimento. Dois pares a serem colocados por qualquer ordem – uma do passado, outra do presente.

(Continua)
____________

Notas de L.G.:

(1) Vd. posts anteriores de (ou sobre) o Torcato Mendonça:

15 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLIII: O Malan Mané estava vivo em Novembro de 1969 e eu abracei-o (Torcato Mendonça)

16 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLX: Bem vindo, alferes Torcato da CART 2339 (Mansambo, 1968/69) (Carlos Marques dos Santos)

(...) "É com satisfação que vejo entrar na tertúlia o nosso Alferes Torcato.

"A propósito do almoço da CART 2339, no próximo dia 20, no Gerês, enviei a nossa morada tertuliana e o Torcato ligou-me de imediato. Estivemos meia hora ao telefone, recordando factos da nossa experiência vivida na Guiné" (...).

(2) O Torcato entrou para a nossa tertúlia em meados de Maio de 2006. Eis um excerto de um e-mail que ele me mandou em 14 de Maio:

"O Marques dos Santos deu-me a conhecer este Blogue. Há muito que a 'guerra' acabou para mim, só que quase diariamente ela aparece…! Não resisti, fui à Net e tenho navegado pelo blogue. Fui alferes miliciano na 2339. Li certos eventos que os vivi – o Malan Mané estava vivo em Novembro de 69 e recebia tratamento no Hospital de Bissau. Abracei-o, causando espanto ao fuzo que o guardava. Só que eu estive na mata com o Malan Mané, soube que foi ferido …Eu usava como arma, quando se justificava, o dilagrama…

"Meu caro, há escritos que não tinha deles essa recordação. Vou ter que ir à História da Companhia. Agradeço-lhe este blogue, o fazer-me relembrar certas vivências e questionar-me sobre outras. Mansambo da foto não era a do meu tempo. O Zacarias Saiegh foi meu amigo. Era um Homem extraordinário, ele e outros que foram meus camaradas e foram fuzilados. Nunca os esqueço e não sei perdoar.

"Vou reler a história da 2339 e talvez um dia faça um escrito e lho envie. Madina Xaquili, o meu Gr Comb fez escolta a uma CCAÇ… seria a 12? Estávamos no Cop 7 em Galomaro É a memória a abrir-se. Paro aqui" (...)

Sem comentários: