quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P4967: Agenda Cultural (26): Museu Militar do Porto (Jorge Teixeira/Portojo)





1. Mensagem/Reportagem de Jorge Teixeira (Portojo), ex-Fur Mil do Pelotão deCanhões S/R 2054, Catió, 1968/70, com data de 15 de Setembro de 2009:







Museu Militar do Porto

(Antigo edifício da P.I.D.E.)


Sabem o que era a PIDE?


Quási que poderei dizer que acompanhei o nascimento e crescimento deste Museu. Hoje visitei-o e vieram-me as lágrimas aos olhos.

Lembrei-me do meu amigo, do meu médico, do meu cliente, do Director e grande impulsionador deste Museu, o Senhor Major Médico, Dr. Figueira. Está lá a placa – 1993 -, no Grande Hangar com o nome dele.

Emocionei-me de tal maneira que não me lembro o que ela diz. Também me esqueci de a fotografar.


Perguntei por ele, mas ninguém o conhece - ou conhecia.

Também já lá vão tantos anos.

Fiz muitas reproduções fotográficas a seu pedido. Muitas delas estavam em tão mau estado que só a arte de homens desenhadores, que comigo trabalhavam, foram capazes de disfarçar o que estava mau, para fazerem parecer coisas bem "limpas".

E não haviam ainda PCs nem “Photoshops”. Refiro-me aos a
nos 80 do século passado.

Bom mas a que me queria referir neste poste é a lembrança da malta do Ultramar.

A colecção de "soldadinhos de chumbo", nossa lembrança da juventude, é uma coisa tão maravilhosa, tão grandiosa, tão completa, que ficamos horas olhando os milhares daquelas figurinhas.

Algumas delas, são cópias das que meu pai me coleccionava e que vinham nas embalagens de uns chocolates, acho que eram da Regina. E eram de lata.


Mas também lá está uma colecção de "soldados do ultramar".

A foto não está nada boa, mas dá para perceber.

Depois tem uma estátua, com a nossa ex-figura. Não há nada que referencie o autor dela. E tem um "boneco" fardado como nós fomos, de camuflado, mosquiteiro e essas cenas. Tem um acréscimo que só os oficiais usavam.

Mas porra, pareço eu, o raio do boneco. Parecemos todos, os que vestimos e usamos aquelas coisas.

Mas o mais interessante, e julgo que já houve um camarada que se referiu a eles, são os nossos pré-históricos rádios de transmissões.

















Não fui forte em fixar nomes, mas os camaradas que se lembram desses pormenores (Alô Victor, Alô Teixeira, Alô a todos os outros TRMS) ponham neles tanto o apelido como o nome real desses estranhos objectos que usávamos e que normalmente só nos complicavam a vida pelo seu peso, pois nunca funcionavam.


Imaginem os soldados dos USA a trabalhar com estas coisas. Imagino que davam em malucos.

Tema proposto para novas postagens: Os nossos aparelhos de telecomunicações no teatro de operações.

Um abraço para a Tabanca. E desculpem qualquer coisita.

Jorge Teixeira/Portojo
Fur Mil At Art




2. O nosso Camarada Jorge Teixeira (Portojo), tem os seguintes blogues de consulta obrigatória, riquíssimos em fotografia e pormenor de diversos lugares, para quem gosta de saber e conhecer:


Meus espaços:
Outros espaços:
A musica na minha rádio:


3. Quando recebi esta matéria do Portojo, enviei-lhe o seguinte e-mail:


Boa noite Amigo & Camarada J. Teixeira,

Não sei se sabes que o camuflado, que está no boneco, apresentado na penúltima foto é meu, bem como todo o restante equipamento.

Um dia emprestei tudo para a exposição itinerante "Testemunhos da Guerra do Ultramar/Colonial - 1962-1974" e uma vez acabada a exposição doei tudo ao Museu.

O Museu tem uma “Liga dos Amigos do Museu Militar do Porto”, que colabora com todas as actividades internas, tais como colóquios, seminários, exposições, etc.

Todos podem ser Associados da Liga, que está aberta principalmente àqueles que gostem de História Militar e relacionados, e da História de Portugal.

Cumprimentos Amigos do,
Magalhães Ribeiro


Fotos: © Jorge Teixeira (2009). Direitos reservados.
____________
Nota de M.R.:

Vd. último poste da série em:


1 comentário:

Unknown disse...

Caro MR
Bem se vê pelo teu camuflado que foste à "guerra" só para arreares a bandeira.
E ainda bem.
Um abraço para ti mas extensivo a toda a Tabanca.