domingo, 16 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7622: Notas fotocaligráficas de uma viagem de férias à Guiné-Bissau (João Graça, jovem médico e músico) (1): 5/12/2009, sábado, viagem de carro, de Bissau (13h30) a Iemberém (21h50)




Guiné-Bissau > 5 de Dezembro de 2009 > Viagem Bissau (13h30) - Iemberém (21h30) >   Gasolineira Galp em Bissau, com anúncio publicitário aos lubrificantes Galp com a figura do Figo... e um aviso surreal: "Multibanco fora de serviço!"...   (Foto tirada às 13h53).



Guiné-Bissau > 5 de Dezembro de 2009 > Viagem Bissau (13h30) - Iemberém (21h30) >    Bissau > Um típico tocatoca da capital, que faz serviço de e para o aeroporto... Em segundo plano, a Discoteca Bambu 2000   (Foto tirada às 13h47)





Guiné-Bissau > 5 de Dezembro de 2009 > Viagem Bissau (13h30) - Iemberém (21h30) >  > Imediações de Bambadinca    (Foto tirada às 16h45)


Guiné-Bissau > 5 de Dezembro de 2009 > Viagem Bissau (13h30) - Iemberém (21h30) >  > Bambadinca > Placa de trânsito a assinalar a direcção de Bafatá, à direita (28 km) e do Xime, à esquerda (10 km). (Foto tirada às 16h44).



Guiné-Bissau > 5 de Dezembro de 2009 > Viagem Bissau (13h30) - Iemberém (21h30) >  >  "Estação de serviço" nas imediações de Bambadinca... O apoio ao turista acidental, motorizado, é precário, no interior do país... (Foto tirada às 16h46).




Fotos: © João Graça (2009) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados




1. Já aqui publicámos diversas e belíssimas fotos do João Graça, o nosso novem tabanqueiro, músico e médico, interno de psiquiatria.... Em Dezembro de 2009, tirou duas semanas de férias, mete-se no avião da TAP - Air Portugal (ida e volta, viagem paga do seu bolso,  não pelo papá...) e passou-as na Guiné-Bissau,  onde contou com o inexcedível apoio do seu (e nosso)  amigo Pepito, director executivo da AD - Acção para o Desenvolvimento, que lhe ofereceu cama, mesa e transporte, além da hospitalidade da sua família, no Bairro do Quelelé, em  Bissau.  


O João Graça ofereceu cinco dias (de 6 a 10 de Dezembro de 2009) das suas férias de quinze dias (de 5 a 19 do corrente), para trabalhar como médico (voluntário)  no Centro de Saúde Materno-Infantil de Iemberém. Além de Bissau e do sul (Cantanhez), o João teve ainda a oportunidade de viajar pela  a zona leste (Bafatá, Tabatô, Gabu, Contuboel...) e a região do Cacheu (S. Domingos).

Além de o convidar a ingressar no nosso blogue (o que ele aceitou com agrado), esperei até agora que ele nos disponibilizasse  alguns apontamentos do seu diário de viagem... Passado um ano, começo hoje a publicar alguns dos apontamentos  que ele foi escrevendo num pequeno bloco de notas (, mais estenográficas do que caligráficas, e por isso de difícil leitura), acompanhadas de algumas das muitas centenas de fotos que fez com a sua Nikon Reflex (estreada em anterior viagem ao Peru).  






Página manuscrita do bloco de notas do João Graça, relativo ao dia 5/12/2009 (Viagem de Bissau a Iemberém)




Tenho estado a editar essas notas, com uma ajuda muito pontual do autor (que, naturalmente, não tem de todo tempo para rever nem as suas notas nem o meu texto em word)... Espero fazer bom trabalho, não atraiçoando a sua escrita e o seu pensamento... Nalguns casos, por serem de todo ilegíveis ou fazerem referências muito pessoais a terceiros, optei por assinalar com parênteses rectos e reticências [...] essas partes do diário... Noutros casos, acrescentei, também dentro de parênteses rectos [   ], algumas notas da minha lavra.


Espero ainda que estes apontamentos tenham alguma utilidade e proveito para os amigos e camaradas da Guiné, sobretudo para os mais jovens... (LG)



5/12/2009, sábado  > De Bissau a Iemberém.


1. Pequeno almoço [, às 12h30,] com o Pepito: queijo [de ovelha], bacalhau, castanhas [iguarias trazidas de Portugal, e de que o Pepito é um um especial apreciador]…





2. “O caminho para Iemberém é muito bom no início, é por estrada, mas depois nos últimos 30 anos é terrível. Mas tem uma grande vantagem, sabes qual é ? É que à volta é o contrário!” (Pepito).[…]


5. “É uma pena o teu pai não poder vir à inauguração do museu de Guiledje, no próximo mês de Janeiro… Ele merecia vir” (Pepito)…

6. Viagem Bissau (13h30) – Iemberém (21h50). Carrinha Toyota, 2 pessoas: motorista Antero (como o Quental), funcionário da AD [, de etnia balanta, foto à esquerda], e Adbu (dizia “evidentemente”), natural de Bafatá, mandinga!


7. Demorámos 2 horas para sair de Bissau – gasolineira (anúncio da Galp com o Figo), mercado (“pessoas boas e pessoas más”), chaves, lojinha, apanhámos uma passageira de Iemberém que foi a um congresso sobre microcrédito, ela é agricultora.


8. Cascavel  [?], livre no caminho, elevou a cabeça ao atravessar a estrada.




Guiné-Bissau > 5 de Dezembro de 2009 > Viagem Bissau (13h30) - Iemberém (21h30) >  Oficina de reparação de bicicletas e motorizadas, nas imediações de Bambadinca  (Foto tirada às 16h53).



Guiné-Bissau > 5 de Dezembro de 2009 > Viagem Bissau (13h30) - Iemberém (21h30) >  O Rio Corubal no Saltinho, visto da pousada (Foto tirada às 17h54).





9. Saltinho, das paisagens mais lindas que vi na minha vida, rio espelho,  margens com  pedras, pousada no Saltinho.


10. Bambadinca, quartel, precisavam de uma autorização [para visitar]. Só à volta.


11. Às 9h50 pm [21h50], chegamos a Iemberém.


12. [Recepção do] presidente Domingos [Fonseca] [...] [, foto à direita com a esposa]


13. A..., ex-namorado da J…, amiga do C…, é biólogo da FC/UL [Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa]. Estuda os chimpanzés [dari, em crioulo] no Parque do Cantanhez. “Babuínos [macacos-cães] estão a acabar. Comunidade come-os. Homens morrem com dor de barriga”.[...] Viu-nos no Barreiro, aos Melech Mechaya.


14. Música guineense ao luar com um grupo da Guiné-Conacri, 3 rapazes […]


15. “Jon, c’est pour toi, Jon… Portugal va gagner, Portugal va gagner!”… Cada vitória de Portugal [no Campeonato Mundial de Futebol, em 2010] vai ser uma festa… Até às 6h30… “Bienvenu, Jon”.


16. Amanhã há um casamento, vem o bispo [de Bafatá]! És um sortudo. O teu pai não teve disto.

(Continua)

[Revisão / fixação de texto / observações / selecção, legendagem edição de fotos: L.G.]

1 comentário:

Luís Graça disse...

Pus na nossa página no Facebook, Tabanca Grande, a seguinte pergunta: Como interessar os nossos jovens, os nossos filhos e netos, pela Guiné-Bissau e pelo seu povo ?...

Vamos tendo alguns exemplos de jovens portugueses que descobrem, por si, a realidade da Guiné, no seu pior e no seu melhor... Temos vários casos aqui no blogue...

Alguns são filhos de combatentes, outros não têm qualquer ligação familiar aos antigos combatentes... Por exemplo, é o caso da Marta Ceitil.

Alguns vão lá, em viagem, em férias, em projectos... Outros ficam por lá uns tempos. Esta ligação, efectiva e afectiva, à Guiné-Bissau, tem que ser divulgada e acarinhada pelo nosso blogue de pela nossa Tabanca Grande... Mandem-nos notícias.