quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7761: Memória dos lugares (135): Bedanda, do tempo da malta da CCAÇ 6 - 1972/73 (2) (Vasco Santos)


1. O nosso Camarada Vasco Santos (ex-1º Cabo Op Cripto da CCAÇ 6 – Bedanda -, (1972/73), enviou, em 4 de Fevereiro de 2011, a seguinte mensagem:

Pelotão de Artilharia de Bedanda

Caro Luís Graça,

Conforme tinha indicado num poste anterior, fiquei de falar com um conterrâneo meu acerca do Pelotão de Artilharia de Bedanda, mais concretamente com o Fur Mil Art Humberto Naia, mas o mesmo informou-me que, devido a ter seguido para Bedanda, oriundo de Cufar, em rendição individual, não se recorda qual era o número do pelotão. No entanto, confirmou-me que havia um Pelotão de Artilharia, um Pelotão de Morteiros e outro de Canhões. Tinha como superior um Alferes Miliciano.

Para que ele possa identificar o Alferes, pois eu penso que era o Alf Mil Silva (o amigo Teixeira diz que era o Bastos), enviei uma foto com os dois alferes a fim de que ele os possa identificar. Quando tiver a confirmação envio-te.

Quando o ex-Fur Mil José Vermelho fazia um reparo e dizia que o furriel de artilharia era o Ferreira, tinha a sua razão, pois na tropa, normalmente somos conhecidos pelo último nome e este meu conterrâneo Jaime Humberto Naia Ferreira é o mesmo que eu indico como Fur Mil Naia. Vou transmitir esta mesma informação ao meu amigo Vermelho.

Mário Bravo/Pinto Carvalho – Fur Mil Naia/Ferreira (é o 2º no 1º plano)

Alf Mil Silva (Artilharia) atrás do Dr. Mário Bravo

Um abraço amigo,
Vasco Santos
1º Cabo Op Cripto da CCAÇ 6
_________
Notas de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

6 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7732: Memória dos lugares (134): Algumas fotos da minha breve passagem pelo Pelundo (António Teixeira)

6 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Vasco,penso que Alf.Silva não era de artilharia.Recordo-me do Alf.Rocha,que chegou a Bedanda recém-casado e era do Porto.A não ser que o Rocha tenha ido substituir o Silva.Como sabes havia 3 obuses.Abraço.
José Figueiral
n
NOTA:O Rocha aparece na foto que enviei, vestidos como os fulas.

Anónimo disse...

Na 1ªfoto,identifico,além do Mário Bravo e Carvalho,eu(Figueiral)à frente do Carvalho e a meu lado o Alf.Baltasar(de Esposende,descubram-no).Atrás do Baltasar está o Furriel Ribeiro, de Guimarães,que era o furriel do meu pelotão e comigo era também professor da 3ªclasse.Vejam se o descobrem.
José Figueiral

Anónimo disse...

Ola Amigo Figueiral, efectivamente tinhamosto tres obuses 14. Na foto dos jogadores temos:

de pe: pinto Carvalho- Fur Naia/Ferreira(artilheiro) Fur Ribeiro - os outros dois nao me lembra nomes.
de joelhos: Figueital - Baltazar - Fur Vaguemestre(Fotografo) - Mario Bravo e Fur Dias(enfermeiro).

Quanto ao exAlf. Baltazar sei que o Azevedo e o Ismael Barros, que estava na messe do 4ª. pelotao, ja estiveram em casa dele, pelo que, sera facil pedir ao Azevedo o contacto dele.

um abraço/vasco santos

Anónimo disse...

Peço desculpa mas, devido a um lapso de escrita, indiquei Figueital em vez de Figueiral. Mil
perdoes.

vasco santos

Anónimo disse...

Caros Figueiral e Vasco

Só para identificar mais um da 1ª foto:

De pé, o último do lado direito (de calções pretos, atrás do Dias), é o Fur. Milº Licínio Cabeças.

É curioso como ainda me lembro do nome e apelido, apesar de nunca mais o ter visto.

Um abraço para vocês

José Vermelho

Anónimo disse...

Caro Jose Vermelho,


assim sendo penso termos todos da foto identificados a excepçao e o que de kiko, penso, se a memoria nao me atraiçoa, o 1º. cabo vaguemestre que era conhecido pelo Gaia, nao sei o nome dele. um abraço/vasco