terça-feira, 22 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9076: Memória dos lugares (164): RTX - Rádio Televisão do Xime, Carnaval de 69, Xime, CART 1746, com o Manuel Moreira e o José Ferraz de Carvalho



Guiné > Zona leste > Sector L1 (Bambadinca) > Xime > CART 1746 (Bissorã e Xime,1967/69) > A RTX - Rádio Televisão do Xime, em ação, no Carnaval de 69... Na primeira foto de cima, está o Manuel Moreira, o primeiro a contar da direita; o Júlio (, de tanga,) e o Zé Ferraz (, de óculos, megafone e barba), a contar da esquerda...

Comentou o Zé Ferraz: "Foi formidável, o companheiro e camarada Manuel Moreira enviou-me um e-mail dizendo que se lembrava muito bem de mim; enviou-me também uma foto tirada no Xime quando, para descarga da infinita espera, decidimos fundar a Rádio Televisão do Xime. Por curiosidade o homem à minha direita, de tanga, era o famoso Júlio que bebia 2 garrafas de Sagres grandes como pequeno almoço e foi o protagonista da coluna a Bambadinca onde se cortou o corpo inteiro" (...).


Fotos: © Manuel Moreira (2011)/ Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.

1. Mensagem, enviada ontem pelo Manuel Moreira (ex. 1.º Cabo Mec Auto, CART 1746, Bissorã, Ponta do Inglês e Xime, 1967/69): 
É com grande satisfação que vejo alguém da minha Companhia a fazer parte do nosso blogue.

Refiro-me ao Zé De Ferraz, de nome completo José Marçal Wang Ferraz De Carvalho, que chegou à CART 1746 em 14 de Janeiro de 1969, e a quem dou as melhores Boas Vindas porque tem e terá muitas histórias para contar, apesar de ter estado pouco tempo connosco. Já activamos o contacto.

Envio para publicação duas fotos onde está o Zé Ferraz com um megafone improvisado, sentado numa poltrona a anunciar o arranque da RTX- Rádio Televisão do Xime por altura do Carnaval de 69. Eu sou o da placa de "entrada em cena".

 Espero que entrem mais camaradas [da CART 1746].

Um abraço camarigo para toda a Tabanca com " manga de ronco ".

Manuel Moreira

_________________

Nota do editor:

4 comentários:

jdeferraz disse...

Carissimo Companheiro e camarada Luis Hoje estou de folga e tenho passado algumas horas a ler varias historias, formidavel,no nosso Blog digo nosso por ousadia... Quando estava a recordar vendo a fotos da RTX lembrei-me de outra historia do Julio homen desenrascado e esperto ate dizer chega,,, Ora bem havia um acordo tacito de que galinha que entrace para dentro do arame farpado era nossa e ia para o tacho ,,, Julio mais que qualquer outro era formidavel com a sorte que tinha em apanhar as pobres galinhas ou assim pensava eu ate que me dei conta que nao era tanta a sorte como esperteza...aqui vai o resto da historia o Julio numa coluna que fizemos ate Bafata disse-me que ia comprar milho e disse Milho? Pois meu furriel se quer comer galinha ... e la foi. Nao pensei mais no milho ate que regressamos o Xime e no dia seguinte tinhamos galinha como reforco do rancho... ia lembrei-me do milho e perguntei O Julio o que isso com o milho diz-me ele com um sorrizo de esperto Ve meu furriel e mostra-me um buraco no bolso dos calcoes e continua encho o bolso de milho dou um passeio pela tabanca e vou deixando cair o milho quando volto ca pra dentro as galinhas veem o milho e seguem ate entrar no quartel e pumba tacho com elas... que eu saiba nunca ninguem na tabanca se deu conta disto e o "pessoal balanta" reforssava o seu rancho..ah grande Julio.
Um forte abraco-Ze.

jdeferraz disse...

Companheiro e Camarada Luis:
Outra historia humoristica do meu tempo na CCS/QG-Bissau.
O tal "primeiro" que tinha recentemente chegado de Lisboa-GNR. de inicio trabalhou para a seccao de justica do QG mas fez tal granel com a arquivo que ninguem conseguia encontrar nada porque decidiu re organizar o arquivo por ordem alfabetica e nao por ordem do processo e foi portanto transferidopara outra seccao. Ora bem em conversa com ele na messe de sargentos um dia perguntei-lhe_ Entao o meu primeiro que tal no novo trabalho? Diz-me ele Ah nosso furriel comecei ontem e agora tenho um trabalho muito importante. Ah sim entao diga-me o que e que faz. Bom diz-me ele sento-me a minha secretaria e tenho esta maquina e um carimbo com uma setazinha e entao quando chegam mensagens eu agarro na maquina e imprimo na mensagen a data de recepccao depois pego no carimbo e aqui tenho que ter muito cuidado porque se a setazinha nao esta em frente do nome da pessoa para quem e essa mensagem e dirigida e uma chatice porque vai para outra pessoa... Ah disse eu sim senhor isso e um trabalho da maior importancia o meu primeiro...Pergunta-me ele entao .. Oh nosso furriel eu tenho um problema com a essa maquina da data.. Ah Sim? digo eu qual e o problema diz-me ele ontem a data estava correcta hoje ja tinha carimbado uma quantidade de mensagens quando me dei conta que tinha a data de ontem e nao de hoje o que e que eu faco... Eu nao cria acreditar no que o pobre primeiro me estava a dizer e pensei que estava a renar comigo e entao continuei Bom meu primeiro la na GNR nao tinhao esse tipo de maquina? NAo diz-me ele la no quartel era tudo feito a mao... Nao me diga! disse-lhe eu -Deixe la ver se o posso desenrascar... Diz-me ele ficava-lhe muito agradecido... e aqui vem a estocada.. Pois e meu primeiro o que o senhor tem na sua secretaria e um destes modernos datadores e o que o senhor precisa e de pilhas- Muito obridgado diz-me ele e a proposito onde e que eu arranjo essas pilhas... Isso e facil o primeiro faz uma requizicao em cinco copias e apresenta-se na CCS/QG a despacho e eu peco o nosso Capitao que assine essa requesicao e com ela aprovado o primeiro vai ao deposito e levanta essas pilhas.., Mas o nosso furriel eu preciso delas hoje...e como que faco essa requisicao. Digo-lhe eu e simples em pappel timbrado e dirigida ao comandante da CCS/QG o senhor escreve algo do estilo Nossa senhoria meu capitao venho por este meu requesitar pilhas para o datador da minha seccao o senhor assina e nao se esqueca de escrever Aprovado e uma linha abaixo para o nosso capitao assinar...e hoje depois do almoco passe por la que eu arranjo-lhe isso... Ate logo... Eu a rir como estupido e a pensar vou renar com o "Langinhas"(Cap. Laranjeira Henriques)
A minha secretaria estava dentro do gabinete do Langinhas por isso eu queria e podia ver a reaccao quando esta partida se desenrolasse.
Ai chega o primeiro eu morto de riso bate a porta do gabinete- Entre diz o Langinhas fazem as cortezias do costume e diz o primeiro Meu Capitao aqui o nosso furriel foi uma grande ajuda.. Ah sim diz o Langinhas e entao o que e quer... Diz o primeiro preciso que me assine esta requesicao e poem-lhe o documento em frente... Ah pa quando o Langinhas a le deixa cair a caneta e diz Primeiro espere la fora... o primeiro olha para mim com um ar amedrontado e porta fora..Pergunta-me o Cap. oh Ze o que e isto? Quando -lhe expliquei os antecendentes rimo-nos a fartazana .. Diz-me o Cap.. Manda la entrar essa ave rara.. e diz-lhe entao Nosso primeiro aqui o nosso furriel quiz ajuda-lo mas nao precisa desta requesicao essa maquina datadora nao deve percisar de pilhas mas o nosso furriel aqui vai consigo e ensina-lhe como mudar a data nao e verdade nosso furriel?
Ah grande Langinhas o ultimo a rir e o qu se ri melhor...
Um fote abraco -Ze

Anónimo disse...

Camaradas e amigos:
CART 1746 companhia quja "suportou" a CART 2339 no treino "OPERACIONAL".
Boas vindas, desde a chegada em LDG, até à partida para o "GALO CORUBAL" um mês depois.
Auinda em Fá Mandinga.
"GRANDE ROUNCO".....
INCONSCIENTES, mercê de um Louvor.
PIRIQUITOS.

Bem hajam Companheiros.

CMS - Mansambo / 68-69

Anónimo disse...

CORRECÇÃO de TEXTO.

AINDA.
RONCO.
HAJA.