domingo, 3 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7077: Convívios (195): Novo Encontro da Tabanca da Linha (Jorge Canhão)


1. O nosso camarada Jorge Canhão, ex-Fur Mil At Inf da 3ª CCAÇ do BCAÇ 4612/72, enviou-nos em 3 de Outubro uma mensagem sobre da Tabanca da Linha.

Tabanca da Linha

Camaradas,

Em 2 de Outubro passado, realizamos mais um excelente encontro da Tabanca da Linha, onde “tratamos da saúde” a um bacalhau assado na brasa (por acaso eu até nem gosto de bacalhau).

Não gosto mas comi porque quis, pois havia alternativa e umas entradas de carapaus de bigode, acompanhados de queijo, presunto e chouriço.

Tudo bem regado com um bom tinto, tendo terminado com sobremesas diversas e o habitual café.

Assim, não deu para haver levantamento de rancho.

Éramos poucos mas bons, está a ser o começo de uma nova era da Tabanca da Linha.

Abraços para toda a Tabanca Grande & Amigos,
Jorge Canhão
Fur Mil At Inf da 3ª CCAÇ do BCAÇ 4612/72

Fotos: © Jorge Fontinha (2009). Direitos reservados.
___________
Notas de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

3 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7076: Convívios (194): O 9º Convívio Anual da CCAÇ 2791, decorreu em Guimarães (Jorge Fontinha)

12 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Dada a necessidade que o ser humano tem de se alimentar constantemente, surgem então os almoços de convívio...
Parece bem, junta-se o útil (o necessário) ao agradável (o convívio).
E assim, de convívio em convívio, de almoço em almoço, se vão estreitando relações e amizades.
Parece bem!
É de continuar...

Um abraço
Hélder S.

antonio graça de abreu disse...

Comemos miseravelmente. O bacalhau era uma fantasia, o vinho "Moleiros", de garrafão barato, quase imbebível, houve uma sobremesa deplorável difícil de deglutir pelos convivas, e mais nada, café mas nem um digestivo para molhar a língua e a aquecer a goela. Éne vezes na Guiné comi muito melhor. Que saudades do restaurante do Simões, de Mansoa! Pagámos 22,5 euros.Um roubo.
Talho do Diamantino, nunca mais!

Abraço,
António Graça de Abreu

Joaquim Mexia Alves disse...

Oh António Graça de Abreu

Saudades do cozido????

Deixa lá a comida, poruqe a companhia foi boa!!!

Claro, claro a comida também ajuda á companhia e a boa pinga ainda mais!!!

Grande abraço camarigo para a Tabanca da Linha

Anónimo disse...

Mas então o que esperavam?

Comidinha da boa? Venham à Tabanca do Centro!!!
Pinga da boa, venham à Tabanca do Centro!!!
Sobremesa variada e à fartadela? Venham à Tabanca do Centro!!!
Molhar a língua e aquecer a goela, caro AGA, venham à Tabanca do Centro.

Depois das afirmativas chegam as interrogativas e como sou anónimo posso à vontade "meter veneno":

1. Giselda e Miguel, não vos sabia de dieta! A passar fominha????

2.Dado o elevado número de luzidias calvas, não consigo encontrar o "pipi-mor" José Dinis..

3.Onde se encontra o comandante D.Gorgue y Rosalez? Eventualmente a treinar para ir substituir o Liedson...

Que, no mínimo, a conversa tenha sido agradável são os votos do camarada e amigo e anónimo que se assina,
Vasco A. R. da Gama

Carlos Silva disse...

Meus estimados Amigos & Camaradas

1 – Há 30 anos que organizo os almoços do meu Batalhão nº 2879 e ao longo destes anos ouço muitas criticas destrutivas, relativamente à minha pessoa, aos almoços, aos restaurantes etc.
Mas como sou um “carola” e porque gosto de conviver com os meus camaradas, e não vou lá pelos almoços até porque a maioria das vezes nem como e pago, mas vou pelo prazer do convívio.
E como já passei dos 60 anos, quando me vêm com tretas mando-os para o C…. e que agarrem eles na organização e não apareçam lá só pelo prazer do comer.
Mas ó agarras, dá muito trabalho fazer 600 convocatórias, dobrar e enfiar nos envelopes e enviar para o correio, contratar os restaurantes e assumir as responsabilidades, fazer éne telefonemas etc.

2 - Não estava predisposto para fazer qualquer comentário, mas face aos comentários aqui inseridos, penso que todos têm todo o direito de o fazer respeitando o princípio da liberdade de expressão consagrado na CR e por isso apenas vou alertar para o seguinte:

3 – Todos nós apelamos aqui ao bom senso dos comentários e aos princípios aqui invocados no Blogue, por isso, em minha opinião, salvo o devido respeito que é muito pelo nosso Camarada Graça Abreu, que tem todo o direito de expressar-se livremente e que deu azo aos camaradas da Tab do Centro comentar em estilo de gozo/brincadeira com a situação/convívio da Tab da Linha do passado sábado, não estão de acordo com ele em trazer para a praça pública nos termos que o fez no que se refere ao almoço, até porque, como ele invocou no seu discurso estávamos ali pelo prazer do convívio e por sermos camaradas da Guiné.
Mais, não estou de acordo, até porque se trata do restaurante de um camarada da Guiné, que naquele dia poderia ter servido menos bem, pois não sei se a posição é unânime e denegrir a sua imagem, na medida em que poderia manifestar-se por outros meios, tal como fizeram outros camaradas presentes que o fizeram por mails, aos quais já respondi e apresentei sugestões.

Contiunua

Carlos Silva

Carlos Silva disse...

Conintuação

4 – Com posições drásticas, em nada contribui/contribuiu para a união dos Camaradas da Tabanca da Linha, para os objectivos lançados nesse almoço, que foi de dar apoio ao nosso camarada Zé Carioca, que anda há mais de um ano para conseguir elementos para os Órgãos Sociais da Associação por si criada e já anunciada aqui no Blogue. Tanto que, ali conseguimos organizar todo o elenco para esse efeito e com estas posições só contribuem para a divisão, a menos que o AGA esteja contra a vivência da Associação, o que não creio.

5 – Ora em vez de vir lançar espetadas, [não de bigodes como diz o Jore Canhão] penso que uma posição de bom senso seria responder/enviar por mail aos organizadores, que creio serem o Zé Carioca, Dinis e Rosales e manifestar o seu desagrado, tal como fizeram outros camaradas, para falarem ao Diamantino, nosso camarada e um entusiasta da Associação, para no futuro melhor servir e até fixar um preço, [ assim acontece com a Tabanca dos Melros onde reunimos no Restaurante do Choupal dos Melros, em Gondomar, propriedade do nosso camarada Gil Neves ex-piloto de T6 na Guiné – vide Blogue ] e caso contrário procurávamos outro espaço.
Portanto no caso em apreço, não é com posições drásticas e até porque estão em causa outros objectivos, ou seja, pôr em funcionamento a Associação, vindo lançar a divisão.

6 – Para os restantes camaradas, que sei que fizeram os comentários a título de brincadeira, mas não deixaram de picar ou lançar o veneno como diz o Mexia, deixemo-nos de elitismos, até porque nenhuma Tabanca é melhor do que outra e as Tabancas não são concorrentes.
A rapaziada, presumo que a maioria corre para as Tabancas, [ não é por causa das bajudas] não é somente e pelo comer, pelo protagonismo em que alguns procuram ser os maiores do que outros, mas sim pela principal causa que é a camaradagem e o convívio tal como referiu o Graça Abreu sábado passado.
Termino dizendo que não responderei a qualquer comentário aqui no Blogue para além deste que faço a este propósito e não vou alimentar polémicas.
Apenas se as circunstâncias o exigirem responderei por mail e assim respeitarei os princípios do Blogue que tanto invocam.
Com um abraço amigo
Carlos Silva

Joaquim Mexia Alves disse...

Meu camarigo Carlos Silva, meus camarigos da Tabanca da Linha, meus camarigos todos

Começo por pedir desculpa se em alguma coisa ofendi alguém, ou se a minha brincadeira foi conotada com a mais ligeira comparação entre as duas Tabancas, ou quaisquer outras.

Quem me conhece sabe que eu nunca faria uma coisa dessas.

Acresce o facto de que estas Tabancas não têm elementos fixos, não são "clubes", nem têm esse propósito, tanto mais que, alguns membros da Tabanca da linha são-no também na Tabanca do Centro, ou até noutra qualquer.

Conheço pessoalmente e sou amigo do Jorge Canhão e outros organizadores da Tabanca da Linha e nunca lhes faria uma ofensa dessas.

A brincadeira é apenas e só brincadeira e não tem qualquer outro intuito senão esse.

De qualquer modo reitero as minhas desculpas se em alguma coisa ofendi alguém.

Um abraço forte e camarigo para todos.

antonio graça de abreu disse...

Meu caro Carlos Silva e tabanqueiros da Linha

O meu comentário ao repasto, um tanto ou quanto radical, levantou demasiadas ondas. Não é caso disso. Importante é estarmos sentados à volta da mesma mesa, desdobrarmos corações e falar de nós.
Acho que até fiz um sentido discurso sobre o que fomos, somos e queremos continuar a ser.
Agora que o petisco foi muito mau, é verdade. O Diamantino do talho e da Guiné devia ter tido mais respeito por nós, seus camaradas de guerra, e não nos ludibriar com peixelim em vez de bacalhau e uma zurrapa em vez de um vinhinho honesto.
Porque o Diamantino até tem um espaço simpático e sabe servir bem.
Eu almocei com qualidade. Não a envergonhada posta de peixelim,
mas como fiquei ainda com mais fome, pedi uma dose do prato do dia do restaurante,um delicioso arroz de cabidela de galo. Alguns camaradas ao meu lado ainda petiscaram do tachinho de barro, com o arroz que rescendia.
Também cheguei atrasado -- vinha de fato, gravata e tudo, depois de três horas a falar da China no Museu do Oriente -- e já não vi nenhumas entradas.O meu comentário foi apenas um desabafo, não levem tudo isto tão a peito.
Não vale a pena dar demasiada importância à mini-comezaina. Há, haverá mais almoços, o próprio Diamantino pode e sabe servir nos muito melhor.É só querer. E ficaremos todos a ganhar, nós e ele.

Um abraço amigo,

António Graça de Abreu

armando pires disse...

digo sempre que não vou a estes convivios para almoçar. Isso faço na minha casa onde, sem desprimor, se come muitissimo bem.
Mas juntar o útil ao agradável não é nada desagradável. Dito isto, e assim, é certo que o almoço não foi grande coisa. Disse-o no local onde tinha de ser dito e a quem o devia dizer. Mas não achei Graça nenhum vê-lo comentado nas páginas do blog.
Quanto mais não seja porque penso (talvez seja veleidade minha, mas penso)que o blog tem mais que fazer do pôr o bacalhau de molho.
Mas lá que com isto deram um tiro no teto da Tabanca da Linha, áh!, isso acho que sim.
Cumprimentos do
armando pires

Anónimo disse...

Amigo António Graça de Abreu,
Se sentiu saudades do Restaurante do Simões de Mansoa, ainda pode usufruir dessa regalia, O Simões tem um restaurante Meahada, agora gerido pela filha (Há tempos estive lá), e serve maravilhosamente. É preciso ter algum cuidado, porque na zona existe um outro restaurante que se faz passar pelo do Simões.
Cumprimentos,
Filomena

Anónimo disse...

Não esperava isto!

Pelo que me limitarei a falar do trabalho efectuado, fazendo votos para que os dois convidados para aderirem à Tabanca Grande se concentrem apenas no convívio e no que foi projectado.

Rosales o Estoril Praia precisa de Ti.Adelante!

Carlos Silva a Ajuda Amiga continua com força e como falado, irei meter mãos ao trabalho ADROANA.

Zé Carioca vamos em frente, não esmoreças rapaz. Agora a Organização vai avançar.

Miguel, as tuas fotos foram reenviadas para o blog assim como o texto do Zé Dinis.

Um abraço para todos,

Mário Fitas

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Mas afinal o que é que se passou?
O convívio e a camaradagem não foram boas?
Não se atingiram os objectivos de carácter solidarizante que havia a intenção deconcretizar?
Pois parece que sim, a todas as interrogações anteriores!
Então o que correu mal?
O 'prato' previamente aprazado?
E isso não foi, ou não podia ter sido referido logo no local, 'a quem de direito'?

Portanto, referi-lo, mesmo em tom de brincadeira (e já é por demais evidente que as pessoas andam muito susceptíveis, há 'mosquitos por cordas' por tudo e por nada), não foi (não é) aconselhável.
Por outro lado também me parece que a reacção do Carlos Silva é excessiva, mas compreendo-o, pois quem não se poupa a esforços para actuar, agir (e não só falar...) sente-se naturalmente defraudado e possivelmente frustrado por os amigos em vez de contribuirem nos apoios se dispersam em 'fait divers'.

Portanto, caros camaradas, o humor é bom e saudável, mas aplicado a preceito. Como dizia o outro, "não havia nexexidade"...

Um abraço
Hélder S.