1. Mensagem do nosso camarada Mário Fitas dando noticia da actuação de Sofia Fitas, sua filha, no CCB, conforme gravura que se publica.
Caro Luís, Carlos e Eduardo: Em anexo envio cópia da página 40 da programação do CCB [, Centro Cultural de Belém, Lisboa] com a actuação da minha filha Sofia Fitas no dia 16 Outubro às 19H00.
Se for de utilidade para o blogue, ficaria bastante grato pela publicação.
Um abraço,
Mário Fitas
BOXNOVA | SOFIA FITAS
EXPERIMENTO 2
Sofia Fitas define a sua pesquisa enquanto performer e coreógrafa com três palavras-chave: intuição, experimentação e devir.
Experimento 2 dá continuidade ao trabalho desenvolvido no solo Experimento 1 – 1.º Prémio no 13.º Festival Internacional de Dança Contemporânea das Canárias (2008). Continuando a questionar a percepção do corpo, Experimento 2, procura criar um corpo em devir contínuo, no qual não se define um território, mas onde se descobrem vários percursos reais e virtuais.
Após a apresentação do solo em Paris, o crítico Guy Degeorges escreveu: “[…] Reflicto primeiro sobre o que ela não faz: formas, narração, estetismo, glorificação do corpo, erotismo, discurso, contextualização. Do exposto, tomo consciência de que ela me conduz a um novo plano de emoções […]”
Criação\Interpretação SOFIA FITAS
Música SÉBASTIEN JACOBS
Luzes RUI GARCÍA
**********
Sofia Fitas
Performer e coreógrafa, licenciada em Dança pela FMH, em 1999. Desde 2007 que desenvolve o seu trabalho entre Lisboa e Paris.
Do seu trabalho coreográfico destaca a coreografia “Fora do Esquecimento” - 1.º Prémio no concurso Jovem Criadores e o solo “Experimento 1”- 1.º Prémio no 13.º Festival Internacional de Dança Contemporânea das Canárias - Outubro 2008, que tem sido apresentado em Portugal, França, Espanha, Bélgica e Holanda.
A convite de Madalena Vitorino concebeu o solo “Sós (Uma homenagem)”, estreado em Março 2010, e que integra o evento “Solos com Convicção”, para as Comemorações do Centenário da Implantação da República.
Em Junho passado estreou “Experimento 2”, em Paris, na estrutura Mains d’OEuvres.
O desenvolvimento do seu trabalho coreográfico e de toda a pesquisa conceptual e artística implicada, incitaram-na a seguir em 2004 o mestrado em Estética/ Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Estes estudos foram completados e aprofundados, em Paris, na Universidade de Paris VIII - Saint Denis e no Centre National de la Danse, em 2006.
Intuição, experimentação e devir são palavras-chave na sua pesquisa.
O seu trabalho que parte de uma experimentação e desconstrução do corpo e seu movimento, põe em evidência uma interrogação sobre o indivíduo, os modos de ser reais e virtuais.
__________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 5 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7083: Agenda cultural (84): A República e as colónias na Sociedade de Geografia de Lisboa
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
Camarada Mário Fitas, caiba ou não no nosso Blogue, até cabe, partilho contigo o orgulho que, obviamente sentes, desejando à tua filha uma carreira repleta de êxitos.
Sinto-me sempre bem, com a boa fortuna de um camarada da Guiné.
Um abraço
Vasco A.R. da Gama
CARO MÁRIO,
"QUEM SAI AOS SEUS"...
"FILHO(A) DE PEIXE,SABE NADAR"...
"NASCIDO DA ARTE,ARTISTA SERÁ"...
( ESTA ÚLTIMA É "FRESQUINHA DE AGORA")
MÁRIO,TENHO A CERTEZA QUE NO DIA 16TUDO CORRERÁ PELO MELHOR.
DESEJO À SOFIA TUDO DE BOM E UM ÊXITO ENORME,E PARA TI,PAI BABADO, VAI UM ABRAÇO DO TAMANHO DO NOSSO CUMBIDJÃ.
MANUEL MAIA
Mário
Parabéns ! Fiquei muito feliz por ti e pela tua filha, com esta notícia.
Vai correr tudo muito bem.
Um abração
Benito Neves
Fiquei satisfeito por ti, por tua filha, por tua família e gentes que vos querem bem.
Porque pensaste em não partilhar connosco?
Os momentos de alegria são-nos mais necessários do que o "muro das lamentações"...
Todos estão a dar-lhe força para que triunfe e o pai que, moderadamente, se emocione...e um pouco de água e cloreto de sódio...venha rosto abaixo.
Beijinho para ela e Abraço para ti velho camarada Mário do Torcato
Caro Mário Fitas
Não faz mal nenhum a esta 'rapaziada', que às vezes ainda pede para 'deixar sair as G3', tomarem conhecimento de manifestações culturais ou de arte e participarem nelas.
Se não souberem, nada podem fazer.
Depois, como 'pai baboso', quem pode reclamar que te brilhem os olhinhos quando te referes à tua filha?
Ainda por cima, com a certeza que tenho de ser 'boa praça', ou não fizesse anos no mesmo dia que eu...
Um abraço
Hélder S.
Mário, o nosso lema aqui é "Os filhos dos nossos camaradas, nossos filhos são"... Isto para o caso de alguém estranhar a inserção desta notícia na série Agenda Cultural... Vou fazer os possíveis por ir ao CCB dar-te um abraço, a ti, e um beijinho às tuas mulheres, incluindo a tua talentosa filha Sofia...
Para os amigos e camaradas que queiram e possam vir ao CCB, a entrada é 5 euros (não se fazem desconto aos jubilados do nosso Clube dos SEXA, isto é, aos biológica, técnica e legalmente com 65 ou mais aninhos)...
Luís Graça
Eu queria dizer:
NÃO SEI se no CCB fazem descontos à rapaziada (e raparigada) com 65 ou mais anitos... Nos museus faz-se... Nos espectáculos nem sempre... Luis Graça
Caro Mário
Desejo-lhe, a ela, à tua filha, uma noite cheia de sucesso e ao "pai babado", o prazer de ver esse sucesso.
Um grande abraço meu camarigo
Enviar um comentário