sábado, 9 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7103: Agenda cultural (85): Espectáculo de dança por Sofia Fitas, no CCB - Lisboa, dia 16 de Outubro de 2010

1. Mensagem do nosso camarada Mário Fitas dando noticia da actuação de Sofia Fitas, sua filha, no CCB, conforme gravura que se publica.

Caro Luís, Carlos e Eduardo:  
Em anexo envio cópia da página 40 da programação do CCB [, Centro Cultural de Belém, Lisboa] com a actuação da minha filha Sofia Fitas no dia 16 Outubro às 19H00.

Se for de utilidade para o blogue, ficaria bastante grato pela publicação.

Um abraço,
Mário Fitas



BOXNOVA | SOFIA FITAS
EXPERIMENTO 2




Sofia Fitas define a sua pesquisa enquanto performer e coreógrafa com três palavras-chave: intuição, experimentação e devir.

Experimento 2 dá continuidade ao trabalho desenvolvido no solo Experimento 1 – 1.º Prémio no 13.º Festival Internacional de Dança Contemporânea das Canárias (2008). Continuando a questionar a percepção do corpo, Experimento 2, procura criar um corpo em devir contínuo, no qual não se define um território, mas onde se descobrem vários percursos reais e virtuais.
Após a apresentação do solo em Paris, o crítico Guy Degeorges escreveu: “[…] Reflicto primeiro sobre o que ela não faz: formas, narração, estetismo, glorificação do corpo, erotismo, discurso, contextualização. Do exposto, tomo consciência de que ela me conduz a um novo plano de emoções […]”

Criação\Interpretação SOFIA FITAS
Música SÉBASTIEN JACOBS
Luzes RUI GARCÍA

**********

Sofia Fitas
Performer e coreógrafa, licenciada em Dança pela FMH, em 1999. Desde 2007 que desenvolve o seu trabalho entre Lisboa e Paris.

Do seu trabalho coreográfico destaca a coreografia “Fora do Esquecimento” - 1.º Prémio no concurso Jovem Criadores e o solo “Experimento 1”- 1.º Prémio no 13.º Festival Internacional de Dança Contemporânea das Canárias - Outubro 2008, que tem sido apresentado em Portugal, França, Espanha, Bélgica e Holanda.

A convite de Madalena Vitorino concebeu o solo “Sós (Uma homenagem)”, estreado em Março 2010, e que integra o evento “Solos com Convicção”, para as Comemorações do Centenário da Implantação da República.
Em Junho passado estreou “Experimento 2”, em Paris, na estrutura Mains d’OEuvres.

O desenvolvimento do seu trabalho coreográfico e de toda a pesquisa conceptual e artística implicada, incitaram-na a seguir em 2004 o mestrado em Estética/ Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Estes estudos foram completados e aprofundados, em Paris, na Universidade de Paris VIII - Saint Denis e no Centre National de la Danse, em 2006.

Intuição, experimentação e devir são palavras-chave na sua pesquisa.

O seu trabalho que parte de uma experimentação e desconstrução do corpo e seu movimento, põe em evidência uma interrogação sobre o indivíduo, os modos de ser reais e virtuais.
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 5 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7083: Agenda cultural (84): A República e as colónias na Sociedade de Geografia de Lisboa

9 comentários:

Anónimo disse...

Camarada Mário Fitas, caiba ou não no nosso Blogue, até cabe, partilho contigo o orgulho que, obviamente sentes, desejando à tua filha uma carreira repleta de êxitos.
Sinto-me sempre bem, com a boa fortuna de um camarada da Guiné.
Um abraço
Vasco A.R. da Gama

MANUELMAIA disse...

CARO MÁRIO,

"QUEM SAI AOS SEUS"...
"FILHO(A) DE PEIXE,SABE NADAR"...
"NASCIDO DA ARTE,ARTISTA SERÁ"...

( ESTA ÚLTIMA É "FRESQUINHA DE AGORA")

MÁRIO,TENHO A CERTEZA QUE NO DIA 16TUDO CORRERÁ PELO MELHOR.
DESEJO À SOFIA TUDO DE BOM E UM ÊXITO ENORME,E PARA TI,PAI BABADO, VAI UM ABRAÇO DO TAMANHO DO NOSSO CUMBIDJÃ.
MANUEL MAIA

MANUELMAIA disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Benito Neves disse...

Mário

Parabéns ! Fiquei muito feliz por ti e pela tua filha, com esta notícia.
Vai correr tudo muito bem.
Um abração
Benito Neves

Torcato Mendonca disse...

Fiquei satisfeito por ti, por tua filha, por tua família e gentes que vos querem bem.

Porque pensaste em não partilhar connosco?

Os momentos de alegria são-nos mais necessários do que o "muro das lamentações"...

Todos estão a dar-lhe força para que triunfe e o pai que, moderadamente, se emocione...e um pouco de água e cloreto de sódio...venha rosto abaixo.

Beijinho para ela e Abraço para ti velho camarada Mário do Torcato

Hélder Valério disse...

Caro Mário Fitas

Não faz mal nenhum a esta 'rapaziada', que às vezes ainda pede para 'deixar sair as G3', tomarem conhecimento de manifestações culturais ou de arte e participarem nelas.
Se não souberem, nada podem fazer.

Depois, como 'pai baboso', quem pode reclamar que te brilhem os olhinhos quando te referes à tua filha?
Ainda por cima, com a certeza que tenho de ser 'boa praça', ou não fizesse anos no mesmo dia que eu...

Um abraço
Hélder S.

Luís Graça disse...

Mário, o nosso lema aqui é "Os filhos dos nossos camaradas, nossos filhos são"... Isto para o caso de alguém estranhar a inserção desta notícia na série Agenda Cultural... Vou fazer os possíveis por ir ao CCB dar-te um abraço, a ti, e um beijinho às tuas mulheres, incluindo a tua talentosa filha Sofia...

Para os amigos e camaradas que queiram e possam vir ao CCB, a entrada é 5 euros (não se fazem desconto aos jubilados do nosso Clube dos SEXA, isto é, aos biológica, técnica e legalmente com 65 ou mais aninhos)...

Luís Graça

Anónimo disse...

Eu queria dizer:

NÃO SEI se no CCB fazem descontos à rapaziada (e raparigada) com 65 ou mais anitos... Nos museus faz-se... Nos espectáculos nem sempre... Luis Graça

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro Mário

Desejo-lhe, a ela, à tua filha, uma noite cheia de sucesso e ao "pai babado", o prazer de ver esse sucesso.

Um grande abraço meu camarigo