domingo, 19 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7469: Parabéns a você (191): Humberto Reis, ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 12 e João Melo, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAV 8351 (Tertúlia / Editores)


Cartoon:  ©  Miguel Pessoa, Coronel Pilav Ref (2010). Todos os direitos reservados


1. Neste domingo, 19 de Dezembro de 2010, estão de parabéns os nossos camaradas Humberto Reis (ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71) e João Melo (ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAV 8351, Tigres de Cumbijã, Cumbijã, 1972/74).

Estamos em conformidade a felicitar estes nossos amigos tertulianos neste dia festivo, fazendo votos de que o gozem em pleno junto de seus familiares e amigos.

São também nossos desejos que tenham uma longa vida, plena de qualidade, junto das pessoas que mais amam

Daqui enviamos aos camaradas Humberto e João um abraço de parabéns da tertúlia e dos editores.

CV

2. Comentário de L.G.:

Carlos, meu querido editor de serviço, permite-me que abuse dos meus privilégios de editor e acrescente mais alguns baites ao teu poste de parabéns ao nossos queridos camarigos Humberto Reis e João Melo. Um que eu conheço, particularmente, e outro que não conheço, a não ser virtualmente, o João Melo, um valente Tigre do Cumbijã. (Conheço, em contrapartida, o tigre-mor, que o Vasco da Gama, ex-Cap Mil da CCAV 8351, o tigre de Buarcos).

Embora no "estaleiro", com uma dor ciática na perna esquerda que poderá pôr a causa a minha presença à frugal mesa deste Natal (um gajo não se quer nem se deixar convencer que já pertence, de jure et de facto, ao Clube dos SEXAS, que é uma forma eufemística de dizer  brigada do reumático da guerra colonial,  logo em vias de extinção...), eu não posso deixar de exarar aqui os meus votos de parabéns que são devidos ao meu camarigo Humberto Reis, que faz hoje mais um aninho de vida a somar aos belos 63 que já trazia do antecedente...

Une-nos, de facto, uma bela camarigagem, que vem dos princípios de 1969, do Campo Militar de Santa Margarida, em que nos conhecemos, passando a saber, ambos, que estávamos mobilizados para o TO da Guiné, integrando uma tal CCAÇ 2590 (mais tarde, CCAÇ 12), companhia independente que iria ser formada por soldados guineenses do recrutamento local... Somos, portanto, da 1º geração da CCAÇ 12, uma espécie de pais-fundadores... (A CCAÇ 12 foi extinta em Agosto de 1974 e a maior parte dos nossos camaradas guineenses, exactamente 100, os que se juntaram aos quadros e especialistas metropolitanos, já morreram, de morte violenta ou natural, conforme tristes notícias que há dias soube através de carta que me chegou da Guiné-Bissau).

Estamos, pois,  a falar de mais de 2 anos e tal de convívio, que se estreitou na Guiné pela nossa dupla condição de operacionais e inquilinos do mesmo quarto, em Bambadinca e co-proprietários do mesmo mini-frigorífico a petróleo... Acresce o facto de sermos hoje vizinhos, em Alfragide, mas raramente nos vermos, a não ser aqui na nossa Tabanca Grande... Daí ser (e cada vez mais) apropriado dizer que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!

Depois do genial cartoon do nosso strelado Miguel,  publicado acima, eu não tenho mais hipóteses de ser original ou de fazer qualquer surpresa ao meu camarigo Humberto... Sei que ele vai apreciar o mui especial humor do Miguel que o põe, na outra encarnação, travestido de cão e forrado a mapas... Não é por acaso que é ele, Humberto, é o nosso cartógrafo-mor...  Mas o cartoon do Miguel pode ter outras interpretações, fazendo por exemplo uma referência, alegórica, ao mundo cão em que a gente hoje vive... De qualquer modo, Humberto, um cão dá sempre jeito, e um mapa-cão ainda mais, porque nos pode  levar a qualquer lado...

Do nosso tempo de Guiné, e do seu álbum fotográfico ainda tentei recuperar alguma fotografias menos conhecidos dos tabanqueiros periquitos, mostrando facetas inesperados de um ranger no TO da Guiné como, por exemplo, esta que se publica... 

E a ele, e ao João Melo, desejo um dia em grande, com muita genica e ganas de voltar a repetir, para o ano,  a façanha de estarem vivos!!!... Quanto ao Natal de 2010, que seja pelo menos  melhor do que os Natais que passámos nas noites (frias e medonhas) de Dezembro, na Guiné daqueles tempos...


O trepador de baga-bagas, desporto a que o Humberto Reis se dedicava, nas horas vagas, em Bambadinca... Homenagem dos seus antigos camaradas de armas.

Foto: © Humberto Reis (2006). Todos os direitos reservados
___________

Notas de CV:

Vd. postes de:

19 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5499: Parabéns a você (56): Humberto Reis (ex-Fur Mil At Inf Op Esp, CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71) (Luís Graça)

19 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5497: Parabéns a você (55): João Melo, ex-1.º Cabo Cripto da CCAV 8351 (Editores)

Vd. último poste da série de 17 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7453: Parabéns a você (190): Fernando Gouveia, ex-Alf Mil Rec Inf, Bafatá, 1968/70 (Tertúlia / Editores)

35 comentários:

Anónimo disse...

Caro Humberto Reis

FELIZ ANIVERSÁRIO,que o mesmo se repita por muitos e bons anos,

PARABÉNS

Um abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Caros:

Humberto Reis.

João Melo.

Felicitações a ambos por mais um aniversário, que este dia seja feliz e festivo na companhia de familiares e amigos, votos de longa vida com saúde.

PARABÉNS!

Um grande abraço.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Caros Humberto Reis e João Melo

QUE seja um grande dia!
Festejar a vida...é preciso!
Que a vida vos sorria.
Que o Sol brilhe por muitos anos mais no vosso caminho.
Muitos Parabéns a ambos.

Um abraço

Felismina Costa

antonio graça de abreu disse...

Parabéns e mil felicidades.
Abraço de admiração e amizade,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

UM abraço de felicitações para o HUMERTO pois sempre é mais um Aniversário. Que sejam muitos , principalmente BONS.
OUTRO para o JOÃO MELO.

CMSantos

Anónimo disse...

Olá Humberto!

Um Grande Abraço!

Saúde e Força na..pois então..

PARABÉNS!

Jorge Cabral

Torcato Mendonca disse...

Camarigos Humberto Reis e João Melo

PARABÉNS

Um Dia Feliz.
Boa Saúde e longos anos de vida boa.

Abraço do Torcato

Anónimo disse...

Caros Aniversariantes

Parabéns!
Votos de muitas felicidades.
Hoje e todos os dias.
Longa vida, muita saúde e bons amigos.

Um Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Parabéns.
Que este dia se repita ainda por muitos e longos anos.
Um abraço,
BSardinha

admor disse...

Caros
Humberto Reis
e João Melo

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Caro João Melo

Quando enviei a mensagem de parabens para o Humberto,já tinha os olhos mais para lá que para cá, só vi o cão e letras grandes.

A ti te desejo um FELIZ ANIVERSÁRIO, com muita alegria e saúde junto de quem mais desejares e que se volte a repetir por muitos e bons anos.

PARABÉNS
Um abraço
António Paiva

Luis Faria disse...

Humberto Reis e João Melo

Os meus parabens e votos que passem este dia como gostam.

A que a saúde e independencia sejam vossa companhia por muitos e muitos anos,ergo o meu tintol,com um abraço

Luis Faria

Anónimo disse...

Caros aniversariantes,
O que vos desejo é o seguinte: que cometam todos os pecados do mundo neste dia, porque a virtude é inibibidora, e o que a malta precisa é de tirar a barriga de misérias.
E um conselho de última hora: não convidem nenhum médico para os festejos, que esses gajos estão sempre a ralhar por causa de um excessozinho.
Desejo-vos longa vida e muitas alegrias.
Abraços
JD

Cesar Dias disse...

Humberto Reis e João Melo

Á maneira de 2 em 1, aqui fica o meu abraço de parabéns, desejando-lhes saúde e longa vida.
Vamos comemorar virtualmente.

César Dias

Anónimo disse...

Ao Humberto Reis, particular amigo e que comigo viajou até à Guiné-Bissau, em 1997 (…e parece que foi ontem!!!), em visita de “estudo”, desejo um Feliz Aniversário (são e…4), na companhia da família.
Para o próximo ano, cá estaremos, para repetir a dose!
Um abraço a todos os camaradas do Blogue e parabéns aos restantes aniversariantes, são os votos do:

Pedro Neves
Ex Furr. Mil. Op. Especiais
C.Caç. 4745-Àguias de Binta
Guiné 73/74

Anónimo disse...

Caros Camarigos

Humberto Reis e João Melo.

Desejo um feliz aniversário e muitos parabens.

Um Abraço

Eduardo Campos

MANUELMAIA disse...

CAROS
HUMBERTO REIS E JOÃO MELO,

PASSEM UM BOM DIA DE ANIVERSÁRIO REPLETO DE SAÚDE E ALEGRIA.
GOZEM-NO JUNTO DAQUELES QUE MAIS AMAIS.
QUE DAQUI A UMAS DÉCADAS POSSAMOS CONTINUAR A FALAR DOS ANIVERSÁRIOS DE CADA UM.

ABRAÇO
manuelmaia

Anónimo disse...

Camarigo Humberto Reis e Camarigo João Melo, por esta ordem, pois a velhice é um posto!

Para o Humberto com quem tenho trocado alguns escritos e muitas mensagens, velho frequentador da "antiga" praia da Figueira, (que hoje quem quiser tomar um bom banho é em Buarcos que o faz), e com visita "aberta" a minha casa e ao meu Buarcos,cartógrafo-mor de pleno direito pois ofertou de seu bolso os mapas da "nossa" Guiné,homem da colheita de 46;

para o meu camarada da C.Cav. 8351, João Melo, o meu cabo cripto em Aldeia e no Cumbijã, que sabia sempre antes do capitão e que me dava a entender com ar sisudo ou com sorriso aberto o que lá vinha, hoje meu bom amigo que, aliás, me indicou o trilho da Tabanca Grande, periquito na idade, pois só agora entra no clube dos S.Exas;

Para ambos, a fraternidade de um abraço de parabéns, com votos de muita saúde e até para o ano, com o mesmo entusiasmo.
Abraça-vos, uma vez mais o camarigo

Vasco A.R. da Gama

Hélder Valério disse...

Caros camarigos João Melo e Humberto Reis

Como já escrevi antes, nestas coisas das felicitações ou sou dos primeiros ou sou dos últimos, depende da hora tardia a que chego ao computador. Seja como for, ainda estou 'dentro do controlo'.

Nesta espécie de 'dois em um' nas felicitações, começo pelo João Melo, para o qual apresento os meus votos de felicitações pelo aniversário e também para que o mesmo se repita por mais uns quantos anos.

Para o Humberto Reis, meu 'mais velho' no percorrer dos mesmos caminhos da 'Buenos Aires', no velho Instituto Industrial de Lisboa, quero deixar igualmente os meus parebéns e o desejo que nos vamos (re)encontrando, pelo menos por aqui.

Parabéns a ambos!

Abraço
Hélder S.

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caros camaradas

Desejo um Feliz Aniversário aos dois, com muita saude e paz na companhia de quem mais vos são queridos.


PARABÉNS



Um abraço e Feliz Natal


Mário Pinto

José Marcelino Martins disse...

Para o Humberto Reis e João Melo, vai um grande abraço de parabens e, votos de que, para o ano, voltemos a saudar-vos

Anónimo disse...

Camarigos Humberto Reis e João Melo

Neste domingo, em que celebrais mais um aniversário, não posso deixar de vos saudar e desejar que tenham comemorado a data com muita alegria e saúde na companhia dos vossos familiares.

Um grande baraço de parabéns de um dos mais velhos, que por que não dizer, ainda inveja a vossa "juventude"

Jorge Picado

Manuel Reis disse...

Camarigos Humberto Reis e João Melo

Parabéns pelo vosso aniversário e que para o ano cá estejamos para recordar a data.

Aproveito para vos desejar um Bom Natal na companhia da vossa família.

Um forte abraço.

Manuel Reis

Anónimo disse...

Carissimo Humberto Reis,

quase ao fim do dia.

Não estou fora do contolo pois não? Ainda há umas horitas para festejar.

Que este dia se repita com saúde e boa disposição, por muitos e bons anos.

Parabéns!

Um abraço,

Mário fitas

Anónimo disse...

João Melo,

meu caro parabéns!

Que tenhas um dia feliz junto dos que te são queridos.

um abraço,

Mário Fitas

Joaquim Mexia Alves disse...

Caros camarigos Humberto Reis e João Melo

Quase a acbar o dia dos vossos aniversários, aqui vos deixo o meu forte e camarigo abraço de parabéns.

Amsoares disse...

Caros Humberto Reis e João Melo!

Feliz dia de aniversário, com muita saúde, junto de familiares e amigos.

Forte abraço de PARABÉNS

Artur Soares

António Duarte disse...

Camarada Humberto Réis,

Com que então estavas a festejar o teu aniversário no SP.
1 abraço de parabéns e que a vida te corra bem, tal como para os teus.
António Duarte
Fu Mil - Cart 3493 e CCAÇ 12 71 a 74

Anónimo disse...

Camarigos:
Humberto Reis e
João Belo
Feliz Aniversário
Parabéns
Longa vida para ambos
Um abraço
Luís Borrega

Joirge Narciso disse...

Caros

Ao João Melo, que não tenho o prazer de conhecer pessoalmente, envio um forte abraço de parabens

Ao Humberto, em nome do nosso peculiar reencontro 40 anos depois, envio outro (abraço naturalmente) e o desejo que continues bem disposto e atento ao que se vai passando no mundo, como os teus mails, sempre benvindos, atestam.
E a ambos... muita saude e porque a epoca assim o determina: bons comes e bons bebes, enquanto podemos.
Jorge Narciso

Anónimo disse...

Caros, Humberto Reis e João Melo

Parabéns no dia do vosso aniversário. Desejo que o tenhais passado na companhia de família e amigos e que a data se repita por muitos anos, com alegria, saúde e paz.

Parabéns e Felicidade.

Um abraço, Boas festas de Natal

José Corceiro

António Tavares disse...

Caros Humberto Reis e João Melo

Muitos parabéns, felicidades na companhia de vossos familiares.

Um abraço para cada um.

António Tavares

Chapouto disse...

Caro companheiro e amigo muitas felicidades e para o ano ca estou a deesejar-te mais um por isso um de cada vez
por isso feliz aniversario na companhia de toda a familia
Um forte abraco

F Chazpouto

Chapouto disse...

Aqui vao os meus parabens tambem para o Joao Belo e feliz aniversario, mais um na companhia de toda aq familia
Um forte abraco

F Chapouto

Humberto Reis disse...

Minha Amiga Felismina e TODOS OS AMIGOS
Muito Obrigado pelas v/ palavras de ontem. Esperemos, de facto, por 2011.
Até lá
Humberto Reis