sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7496: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (14): Ruizinho, os heróis não morrem; Paulo, quem quer ser lobo, veste-lhe a pele; Carlos, portugueses e camarigos, muitos, alguns loucos; Miguel, 'tá lindo o nosso Poilão; camaradas, amigos, camarigos, saúde e paz na terra e... na blogosfera (Luís Graça)



O poilão da Tabanca Grande devidamente enfeitado e iluminado pelo nosso strelado artista gráfico, o camarigo © Miguel Pessoa (2010) (cada vez mais cobiçado pela concorrência...)




1. Temos sabido do Rui Ferreiro (mais conhecido no círculo de amigos como o Ruizinho), através do Paulo Santiago, em correspondência com o Carlos Vinhal (que neste momento e até ao fim do ano está de "baixa bloguistica", por sua vontade e meu consentimento):


(i) 14 de Dezembro de 2010:


(...) Há momentos, para me esclarecer num comentário, tive de telefonar ao Carlos Santos, ex-Fur Mil da CCAÇ 2701. Deu-me uma má notícia.

O Rui Alexandrino Ferreira( Ruizinho) está desde esta manhã internado na UCI do Hospital de Viseu com problemas cardíacos. Inspira cuidados.Terá de ser transferido para os HUC,onde forçosamente terá de ser operado. Já andava mal há uns dias. (...)



(ii) 14 de Dezembro de 2010: 


(...) Cheguei há pouco de Coimbra onde fui à apresentação do livro do Cor Calheiros. Acabei de falar com o Carlos Santos que esteve hoje à tarde na UCI do Hospital de Viseu. O Rui está muito debilitado, [ à doença crónica degenerativa que já tinha ] agora junta-se a angina de peito, precisa de ser intervencionado nos HUC. O problema é, com a debilidade que apresenta, essa intervenção cirúrgica poderá ser feita? Penso, o Carlos Santos também, que o Rui gostará de saber que os camaradas fazem força pela sua recuperação. Fica ao vosso critério a divulgação ou não do estado de saúde do Rui. (...)

(iii) 23 de Dezembro de 2010:

(...) O Rui foi transferido na 2ª feira do Hospital de Viseu para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa (com Coimbra ali tão perto...) para ser operado na 3ª feira. O seu estado devia ser grave, os médicos não esperaram e operaram-no durante a madrugada de 2ª para 3ª. O pós-operatório parece estar a correr bem...hoje telefonou ao Carlos Santos.

Aproveito para te desejar um Bom Natal, extensivo à tua família. Não deixes que as "guerras" do blogue te enviem para a psiquiatria. Dá descanso aos neurónios... Grande
abraço.



(v)  No dia 23 de Dezembro de 2010 20:01, Carlos Esteves Vinhal escreveu ao Paulo:

Caro Paulo. Obrigado pelas notícias que vou canalizar para o Luís. Acho que seria oportuno a publicação de um poste agora que temos mais certezas. Muito obrigado pelas tuas palavras em relação a mim.



Recebe um abraço e a retribuição dos teus votos. Tudo de bom para ti e para os teus. Carlos


(v) Eu, Luís Graça, senti-me na obrigação de escrever a ambos (com conhecimento a toda a Tabanca Grande), o seguinte... É um texto de humor e de amor bloguísticos (por favor não o levam a sério, os seus destinatórios são apenas o Paulo e o Carlos):


Paulo (com conhecimento ao Carlos Vinhal): 

Que raio de Natal, o deste ano! O nosso Ruizinho, 67 anos,  no hospital, a inspirar-nos cuidados e um aperto de angústia no coração; o meu querido Carlos Vinhal abatido por causa das "e-merdas" do blogue; eu, deitado, de cama, desde sábado, com uma ciática, a deixar-me operacional só a 20%; o Virgínio, há muito de sabática por causas das arritmias do coração; o Eduardo a tapar os buracos das albufeiras; o Zé Martins a pôr velas aos santinhos nossos padroeiros e a desejar as nossas melhorar; o strelado do Miguel a enfeitar de luzinhas o poilão da nossa Tabanca Grande para tentar a alegrar o ambiente; as nossas queridas caras metades na freima de ter tudo pronto, logo á noite, na ceia da Consoada: as prendinhas, o azevinho, a toalha de linho, as pencas, as batatas, o bacalhau, o azeite, o vinho...

Espero ao menos  que tu, Paulo, meu  bravo comandante do Pel Caç Nat 53 e camarada de armas de Bambadinca ao Saltinho,   nos anime e nos dê, de Águeda,  uma  ajudinha a vigiar este batalhão de náufragos do império... incluindo todos aqueles camaradas, amigos e camarigos que, sem um queixume, uns com "by-pass", outros sem "ombro amigo", vão passar esta Noite também tristes, doentes, combalidos, cacimbados, lixados, f..., ou até sós... (E se calhar são muitos mais do que aqueles que a gente imagina...Para eles vai o meu, o nosso,  pensamento solidário)... 

Paulo, faz chegar ao Rui, aos seus amigos (em especial ao Carlos Santos) e família, à equipa de saúde de Santa Maria que o está a tratar (e seguramente salvar), o desejo das suas rápidas e possíveis melhoras, e faz-lhe(s) sentir o melhor que há em nós, a malta desta Tabanca Grande, que é já uma peqena grande família, o melhor justamente de nós, que é a camarigagem, a compaixão, a força na adversidade... 

Vou tentar fazer uma notícia a desejar as melhoras do Rui... 

Na cama (estou na Madalena, V.N. Gaia, onde cheguei ontem à noite de Lisboa, com mulher e filhos) sou capaz de trabalhar com o portátil, nos intervalos da "pedrada" da medicação... Vou estar de férias no Porto (ou de atestado médico, se a coisa piorar... até ao fim do ano). 

Um santo Natal para ti, família, amigos... Dá um abração ao grandalhão do Victor Tavares, teu vizinho e herói de tantas batalhas do BCP 12, que também há tempos passou as passas do Algarve por causa da coluna...

Paulo, tu que és um coração de ternura barrada com mel, por baixo desse tronco de touro ou de lobo do reiguebi, mereces um especial xicoração, da minha parte, por tudo o que tens feito por todos nós, e em especial pelo Rui... Sei que és sempre o primeiro quando alguém está doente ou em baixo, aqui ou na Guiné-Bissau.... Eu tenho um especial carinho e admiração por ti, tu sabes... 


Um Alfa Bravo também para o "tabanqueiro" do teu João... Desculpa-me se hoje estou mais lamechas... mas  um gajo também é uma merda neuroquímica,  70% de sangue, suor e lágrimas: não é preciso um tiro de Kalash para nos matar, basta uma injecção letal, ou às vezes até a simples altercação do povo ...Luís...

PS1 - E já que a ocasião é propícia, mete na tua árvore de Natal estes sábios provérbios populares sobre doentes, doentinhos e pobrezinhos... E se não tiveres insónias nesta noite de Consoada, pensa em nós, Paulo, pensa no Rui,  e distribui alguns destes aforismos  aos teus amigos (que eu sei que são muitos) e aos teus inimigos (que eu sei que sei poucos, "pero locos").

"Quando pobre come frango, um dos dois está doente".
"Mais vale uma perna sã do que duas muletas"
"Médico novo e puta velha, todos gostam de experimentar" 
"Até aos 40 bem eu passo, dos 40 em diante 'ai a minha perna, ai o meu braço' ";
"Não adianta fugir com o cu à seringa"
"Em Lisboa nem sangria nem má nem purga boa"
"O hóspede e o peixe aos três dias fedem"
"De São Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o bornal";
"Uma facada tem cura, mas a má palavra sempre dura"
"Quem de puta faz cabedal vai acabar na cadeia ou no hospital"
"É preciso cuidar dos pobres, antes que eles cuidem de nós"

PS2 - Para  o meu querido amigo Carlos, editor, que está sofrer, que eu sei (por que tenho um dedo que adivinha), com  "burn-out", esgotado (e eu sinto-me também culpado por isso)... mando-lhe estes "regalitos" para a sua árvore de Natal (a dele e da pobre Dina, que já há muito devia ser promovida a tabanqueira de honra, já que nunca falhou nenhum dos nossos cinco encontros e atura-nos, por tabela, muitos dos nossos pesadelos não climatizados)... 

Carlos, que o teu coração se alegre (ou que pelo menos consigas sorrir) ao ler estes conselhos que uso debaixo do travesseiro da minha cama, quando sofro de insónias ou dos males da alma:

"Portugueses pocos, pero locos" (considerar-me-ei sempre português, mesmo que seja o último, e mesmo que louco...)
"Cristo curou cegos e aleijados mas não malucos" (cuidado com o conceito...)
"Foge do louco e do alvoroço do povo" (há loucos e malucos...)
"Deus manda ser bom, mas não manda ser parvo" (acho que sou bom e quase sempre parvo, o que em latim quer dizer pequeno)
"Mais se ganha no paço às barretadas do que no campo às lançadas" (, que irónico, é a gente vê todos os dias na santa terra...)
"Quem a um castiga, a cem fustiga" (à vezes funciona)
"O dente morde na língua mas mesmo assim vivem juntos" (uma grande verdade)...
"Quem em caça, política, guerra e amores se meter,  "
não sairá quando quiser" (foi nosso caso, ainda não saímos, a maldita da guerra)
"O hóspede e o peixe aos três dias fedem" (... ponham-nos no frigorífico!)
"Os homens conhecem-se pelas palavras e os bois pelos cornos" (...por usamos palavras como camarigo e camarigagem...)
"Se um burro te zurrar, não lhe zurres" (... devíamos ir mais vezes ao jardim zoológico para percemos que afinal o Homo Sapiens Sapiens não passa de uma espécie animal, classificada pelos zoólogos na Ordem dos Primatas, com mais outras 200 espécies que elem, Homo Sapiens Sapiens, já conseguiu destruir...).


Madalena, Vila Nova de Gaia, 24 de Dezembro de 2010, 16h
________

8 comentários:

Rui Silva disse...

Para o Rui Ferreira, Homem grande, aqui e sem demora o meu abraço de solidariedade.
Acabei de lhe enviar o meu desejo de Boas-Festas e ele está hospitalizado!
A coragem e nobreza de carácter são coisas que sempre vi no Rui e ele vai agora usá-las por certo.
Abraço forte Rui.
Rui Silva

Anónimo disse...

Caros Tabanqueiros daqui vai um abraço para todos!

Miguel, obrigado pelo poilão árvore de Natal.

Luís não vás abaixo, o nervo ciático é tramado.

Paulo, José Martins homens de força, animem a malta.

Carlos, arriba nós precisamos de ti nem que seja para massacrar a tua santa paciência.

Rui! Força! Sabes que gostamos todos de ti. Vence esta batalha pois temos muitas para travar.

Eduardo aguenta tu os cavais, um Ranger é um Ranger.

Do tamanho de todos os rios da Nossa querida Guiné neste dia um forte abraço para todos.

Anónimo disse...

Estimados amigos

Muita Paz e Saúde para os nossos “tabanqueiros” enfermos, especialmente o Luís Graça, o Carlos Vinhal e o Rui. Que o espírito Natalício lhes amaine o sofrimento, porque confortar e ajudar a aliviar, os que sofrem, também é dever de todos nós.

Boas Festas, para todos, muita saúde.

Um abraço

José Corceiro

Hélder Valério disse...

Caros 'camarigos'

Em todo o momentoé sempre ocasião para manifestarmos solidariedade para com os nossos amigos mas especialmente nesta época torna-se imperioso.

Por isso, daqui manifesto o meu desejo do pronto restabelecimento dos padecimentos dos nossos amigos referidos: que o Rui Ferreira consolide as suas melhoras; que o Carlos V recarregue baterias e venha remoçado (já repararam como ele é, também, um excelente fotógrafo?); que o LGraça recupere da 'gota' (é talvez melhor beber mais um pouco porque isso de gota a gota é que é tramado) e ganhe também a embalagem suficiente para continuar ao leme desta nau que por vezes atravessa 'mares' tempestuosos.

Quanto ao 'nosso poilão' está de facto magnífico. O Miguel esmerou-se!

Abraços
Hélder S.

paulo santiago disse...

Ainda não comecei a jantar,mas já bebi uns gin's...Hendricks c/pepino

Luís,tu às vezes consegues emocionar-me,aconteceu hoje...

O Ruizinho ainda não tem visitas,
excepto a mulher e filhas.Já disse
ao Carlos Santos(não tem net)o que
escreveste no blogue,ele irá pedir
a uma das filhas do Rui para
imprimir o post e levá-lo ao pai.

Abraço

Rui Silva disse...

Por lapso não mencionei no meu comentário acima (concentrei-me no Rui) um dever e desejo:
desejar as rápidas e completas melhoras a dois grandes amigos e senhores.
Desculpa Luís, desculpa Vinhal.
Rui Silva

Anónimo disse...

Caros camaradas

Dirijo-me a todos em geral por achar de momento ser a melhor forma de o fazer.

Estive hoje com o Rui,pois fui visitá-lo após ter tido por mail a informação de Luis Graça.

Encontra-se bem e dentro dos possiveis animado,

Quem o quiser visitar, pode faze-lo.

HOSPITAL SANTA MARIA
CIRURGIA CORDOTORAXICA

ELEVEDOR nº. 7
PISO 8º.

Um abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Camaradas.

Perante estas notícias nada animadoras, com o nosso “estado-maior” do blogue em condições pouco operacionais, e com um camarada no hospital, temos de dizer presente!

Para o Rui Ferreira, um abraço com votos de rápidas melhoras.

Para o Luís Graça e Carlos Vinhal, fora com a ciática e recuperação de energia respectivamente.

Também para o Magalhães Ribeiro, um abraço solidário assim como para o Paulo Santiago, António Paiva e Miguel Pessoa pelas razões apontadas.

E para todos os camaradas que me antecedem nos comentários.

A tormenta vai passar!

Um grande abraço

Manuel Marinho