A foto foi-nos enviada, em Setembro de 2008, juntamente com as fotos de uma série de ex-camaradas nossos, manjacos do Pelundo (que estiveram ao serviço do exército português e para quem se pedia apoio), pelo sociólogo António Alberto Alves, que reside(ia) desde 2006 em Canchungo (antiga Teixeira Pinto) e trabalha (ou trabalhava) para uma ONGD portuguesa.
Foto: © António Alberto Alves (2008) / Blogue Luís Graça & Camaradadas da Guiné. Todo os direitos reservados.
1. Telefonou-me, ontem, do Canadá (*) o nosso camarada José Ribeiro:
(i) É natural de Leiria;
(ii) Vive em Toronto, "na zona dos portugueses", há 35 anos (vai fazer em breve 36).
(iii) Foi Sold At Inf da CCAÇ 3307/BCAÇ 3833, 1970/72 (*); pertenceu ao 4º Gr Comb;
(iv) Passou pelo Pelundo, Jolmete e Ilha de Jete;
(v) Era conhecido por “O Caçador”: no Pelundo e em Jolmete saía de noite e trazia caça (cabras, lebres, etc.); tornou-se desse modo um precioso ajudante do Fur Mil SAM, o vaguemestre, de apelido Osório (que era das Caldas da Raínha);
(vi) Chegou ao Pelundo pouco tempo depois da morte dos “três majores”;
(vii) Ainda se lembra da cambança do Rio Mansoa, em Jolandim.
(viii) Depois de passar à peluda, ainda foi mecânico na Volvo, em Leiria, durante dois anos;
(ix) Acabou por ir para o Canadá onde tinha um irmão;
(x) Hoje é operador de grua numa grande empresa (mais de mil trabalhadores);
(xi) Convive com muita malta portuguesa, incluindo gente da minha terra, Lourinhã: citou o nome de Rogério Henriques, um caso de sucesso (empresário, ligado ao ramo dos materiais de construção, milionário, radicado há muitos anos no Canadá, respeitado pela comunidade);
O José Ribeiro (ou Joe Ribeiro) está à espera dos 60 para se reformar (e vir passar mais tempo a Portugal). É casado, tem 2 dois filhos. Uma das filhas (se bem entendi) já lhe deu dois netos. Foi para a tropa, como voluntário, sendo portanto um ano mais novo do que a generalidade dos seus camaradas.
Descobriu o nosso blogue de que se tornou fã, embora ainda não domine tão bem o computador como domina a sua grua. Tem feitos contactos com ex-combatentes, a residir em Portugal: caso do Mário Silva (Aveiro; esteve em Angola); Adriano Ferreira, sold cond auto da CCS/BCAÇ 3833 (não fixei onde vive actualmente); Joaquim, de Rio Maior… Tem uma conta no Facebook mas que eu não ainda não consegui localizar.
Deu-me três endereços de e-mail para quem o quiser contactar:
joeribeiro@live.ca
joseribeiro@hotmail.com
ribeiro.jose34@gmail.com
2. Comentário de L.G.:
José Ribeiro: Foi um prazer conversar contigo. Vejo que tens saudades de (e amas) a terra que te viu nascer. Conforme combinado, ficas então deu de me mandar fotos, tuas, digitalizadas, para te apresentares, como deve ser, à Tabanca Grande. Naturalmente que serás recebido de braços abertos por todos os nossos camaradas e demais amigos da Guiné.
Em princípio, serás o 2º elemento do BCAÇ 3833 sentar-se debaixo do poilão da nossa Tabanca Grande, depois do Augusto Silva Santos, ex-Fur Mil da CCAÇ 3306 (**)... O nosso camarigo Jorge Picado, ex-Cap Mil (CCaç 2589, CART 2732, CAOP 1) também andou lá para os teus lados (aquando da sua passagem pelo CAOP 1, em Teixeira Pinto) e faz uma referência à tua companhia, a CCAÇ 3307 (podes ver aqui) bem como ao comandante do teu batalhão, o Ten Cor Inf Nívio José Ramos Herdade... (O BCAÇ 3833 tinha então a seu cargo o Sector 07: Pelundo, Có e Jolmete).
Vê, entretanto, se (re)conheces alguns dos camaradas manjacos do Pelundo, do teu tempo, que serviram no nosso exército, e que precisam do nosso apoio (quanto mais não seja uma palavra de apreço, de saudação, de solidariedade). Também, eles, esses camaradas manjacos, foram miseravelmente abandonados por nós...
______________
Notas de L.G.:
(*) Último poste desta série > 22 de Dezembro de 2010 >Guiné 63/74 - P7488: Camaradas na diáspora (3): O luso-americano Franklin Galina, aliás, ex-Fur Mil Franklin, Pel Mort 4575 (Bambadinca, Julho de 1972 / Agosto de 1974)
(...) Julgo que estou a ser o primeiro elemento do BCAÇ 3833 que esteve na Guiné entre 1970/72, respectivamente no Pelundo com a CCS e a CCAÇ 3307, em Có com a CCAÇ 3308, e em Jolmete com a CCAÇ 3306, a colaborar nesse blogue. Se estiver enganado, algum camarada que me corrija. (...)
2 comentários:
Grande Comandante
Apenas uma correcção ao título.
Onde está "Ilha de Seta", deve estar "Ilha de Jete".
Abração
Jorge Picado
Caro José Ribeiro
Bem vindo à Tabanca Grande. Se conneceres o Padre Libório, um grande açoreano que tambem esteve em Bissau, dá-lhe um abraço do Furriel de Transmissóes de Caçadores 5 de Canjadude.
Para ti tambem um abraço de um leiriense
Enviar um comentário