1. Luís Gonçalves Vaz [, foto à esquerda]:
Acabei de ler a confirmação de quem era o comandante de Cadique, pelo Paulo Santiago, como tal peço aos editores para colocar no poste da "estória do meu mano Pedro" a foto deste oficial [, à direita]... Em sua homenagem, pode ser?
Este distinto oficial, pelos vistos, era admirado e muito respeitado pelos seus soldados. Era um oficial "para toda a obra", tanto quanto sei, muito dinâmico e competente. Pelos vistos não era "fora do comum" um BCaç ser comandado por um ten cor de artilharia, segundo o camarigo Paulo Santiago.
Eu já recortei uma fotografia, que identifica o sr. tenente-coronel Sousa Teles, o de Artilharia. isso não há duvidas, pois está bem nítido nas costas da fotografia, e pelo punho do meu falecido pai. Pelo Eduardo Campos já tinmha sabido que "com a chegada em 20/06/73 da CSS/BCAÇ 4514, comandada pelo Ten Cor Sousa Teles, ficou o mesmo a partir dessa data, como comandante em Cadique". Tinha dúvidas era sobre a sua arma...
O Batalhão de Caçadores n.º 4514/72 foi obilizado no Regimento de Infantaria n.º 15, de Tomar, embarcou em Lisboa a 3 de Abril de 1973, chegando a Bissau a 9 do mesmo mês. Teve como Comandante o tenente-coronel António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles e Segundo Comandante o major Eduardo César Franco Bélico Velasco, que viria a ser substituído no cargo pelo capitão de infantaria Jorge Xavier de Vasconcelos Mendes Belo, que era o Oficial de Informações e Operações/Adjunto da unidade.
Infelizmente, também acabei de saber que o tenente-coronel António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles, que foi comandante de Cadique, já faleceu, em Lisboa, em 14/9/2006. Nascera, também em Lisboa, em 4/10/1922, era pois do mesmo ano do meu falecido pai, Henrique Gonçalves Vaz. Tem dois filhos, o João, que é da minha idade e uma filha, Maria da Graça, que é professora. Dados da GENEALL.
2. Paulo Santiago [, foto à esquerda]
Conheci os dois, ambos ainda majores, e irmãos, um de Infantaria, 2º comandante do BCAÇ de Galomaro,o outro,de Artilharia, 2º comandante do BART de Bambadinca (batalhão a que pertencia o Mexia)[ BART 3873, Bambadinca, 1971/74].
Privei mais com o Sousa Teles, infante. Com o artilheiro, pouco tempo, mas deu para perceber que eram duas personalidades muito diferentes, acho que já o escrevi tempos atrás. Verifiquei,através de um link do Luís Vaz,que o comandante de Cadique era o artilheiro, e pelo pouco que conheci,deveria ser um bom comandante.
Hoje tive a certeza que o ten-cor Sousa Teles, comandante do batalhão de Cadique,era de facto o artilheiro, António Sousa Teles, sendo que o irmão, de Infantaria, tinha como primeiro nome Arnaldo.
Pela foto publicada,tinha quase a certeza, que se tratava do Artilheiro. Os rostos são parecidos, mas o porte militar não engana,o Infante Sousa Teles era um civil mal fardado,se é que me entendes.
Quanto ao facto de um BCaç er comandado por um ten cor de Artilharia, nada de estranho, estive num BArt comandado por um ten cor de Infantaria (*).
_____________
Nota do editor:
Último poste do blogue > 12 de novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9034: As Nossas Tropas - Quem foi quem (7): João Polidoro Monteiro, Ten-Cor Inf (cmdt do BCAÇ 2861, Bissorã, 1970, e BART 2917, Bambadinca, 1971/72) (Armando Pires / David Guimarães / Paulo Santiago)
10 comentários:
Vários camaradas deram informações sobre o batalhão de Cadique e o seu comandante, na sequência de um pedido nosso, enviado internamente:
_______________
Mário Baliza mariobaliza@gmail.com
13:09 (há 6 horas)
para mim
Camarada, em primeiro lugar desculpas por não ter respondido logo. Tenho estado doente e nem tenho vindo ao PC consultar os mails e já aqui estão mais de mil.
Se ainda for a tempo com a minha pequena informação sobre o que queres, fico contente.
O nome do comandante não me recordo,mas o do segundo comandante é Velasques, era major hoje coronel, estive com ele o ano passado no almoço do batalhão em Ponte de Sor.
Mas quem pode esclarecer essas dúvidas é o tenente coronel Policarpo, na altura era alferes. Este camarada ainda está no activo e dá-se com o então major Velasques. Se for preciso mais pormenores diz alguma coisa pois vou contactar outros camaradas e alguns lembram-se até de datas é imprecionante
Espero ter ajudado alguma coisa.
Com um abraço do camarada
Mário Baliza
_________________
António Estácio
30 Jan
para mim
Caro Luís Graça
Infelizmente, nesta caso, não posso ser válido.
Deus queira que consigas encontrar quem saiba.
Com um abração
António J. Estácio
_________________
antonio graca de abreu
31 Jan
para mim
Meu caro Luís
O comandante do Batalhão de Cadique, 73/74 era um tenente-coronel, não consigo recordar o nome.
No meu Diário conto uma história dele, num ataque à uma da manhã a Cadique
em que esteve a comandar o seu pessoal sem ter tido tempo de se vestir, foi à luta em cuecas.
O segundo comandante era o major Velasco, que pós 25 de Abril encontrei entre o staff do Ramalho Eanes.
Abraço amigo,
António Graça de Abreu
________________
mariovascoferreira@sapo.pt
1 Fev (há 13 dias)
para mim
Amigo Luis Graça
A C. CAÇ 4540 saiu de Cadique a 17 de Agosto de 1973. Foi rendida em 22 de Julho de 1973 pela 1ª C.CAÇ/B.CAÇ4514. O CMDT do B.CAÇ4514 era o Exmo. Tenente Coronel Sousa Teles.
Cumprimentos
Vasco Ferreira
C.CAÇ 4540
________________
Aires Ferreira
31 Jan
para mim
De: Francisco Vaz Pereira [mailto:francisco.vaz@apambiente.pt]
Enviada: terça-feira, 31 de Janeiro de 2012 09:04
Para: Aires Ferreira
Assunto: FW: Nome do Comandante do Aquartelamento de Cadique em finais de 73-inicio de 74
Tenente coronel Sousa Teles comandante do BCAÇ 4514, o comando estava sediado em Cadique.
_________
A todos o nosso muito obrigado. LG
Este ten cor, foi o 2º comandante do Bart 3873 em Bambadinca, entre dez de 71 e talvez até meados de junho de 72, data em que foi promovido a ten cor, já que durante esse período, obviamente era major. Fico só com a dúvida. Daquilo qeu já li, em 25 de Abril de 74 era o Com da Escola Prática de Artilharia. Parece haver alguma incompatibilidade de datas. 1 abraço
No texto não diz,na foto de baixo,
apoiado no capô do jipe da CCS do
BCaç 2912,está o Major de Infantaria
Arnaldo Sousa Teles.
Caros Editores:
O Sousa Teles junto do camião é irmão do Tenente-coronel Sousa Teles Artilheiro (a primeira fotografia), era nesta altura o Major Arnaldo Alfredo Pereira do Carmo de Sousa Teles, da Arma de Infantaria (Capitão em 1969, com a especialidade de Mobilização Infantaria de Base e de IOS (Informação,Operações e Serviços), vem na página 64 do Livro (Lista Geral de Antiguidade ... de 1 Janeiro de 1969) com o nº de ordem 570. Em 1973/74 era Major, e aparece no nosso blog, no post :
Guiné 63/74 - P7432: Estórias avulsas (99): Reabertura da picada Galomaro-Duas Fontes-Saltinho (António Tavares)
Como tal falta Arranjar uma Fotografia do Tenentee-Coronel António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles, que foi o comandante de Cadique. Fica aqui um apelo para que algum camarigo da B.CAÇ4514, forneça uma fotografia deste oficial já infelizmente falecido.
Luís Gonçalves Vaz
Luís Vaz
Não percebi o teu comentário...não
é necessário arranjar uma foto do
Ten-Cor.António Sousa Teles,está
retratado na foto de cima,e segundo
julgo,esta vem dos arquivos do teu
pai.Apoiado no jipe,está o irmão
Arnaldo,assim há fotos dos dois Sousa
Teles.
O Arnaldo Sousa Teles,já era Major
quando foi para a Guiné em Abril de
1970,se o continuava a ser em 73/74,não o posso afirmar.
Abraços
Caro Paulo Santiago:
Eu acho o seguinte:
Nenhum dos oficiais Sousa Teles que aparecem nas fotos, foi em 1973 o Comandante de Cadique, esse é de apelido também "Sousa Teles", mas era o T.c. de Infantaria, António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles (com a Especialidade de Mobilização "Infantaria de Base")......
Agora os dois que aparecem nas fotos deste post, são irmãos e estiveram na Guiné, a saber:
o 1º e mais velho é o T.c. de Artilharia João Manuel Pereira do Carmo de Sousa Teles , com a Especialidade de Mobilização "Criptologia", é o que foi Delegado de Governo no Chão Manjaco, o mesmo que aparece, já como Tenente-coronel na fotografia junto do meu falecido pai, no Pelundo em 1973, numa visita de Inspecção à Instrução das Milícias
O 2º é o Major Arnaldo Alfredo Pereira do Carmo de Sousa Teles, com a especialidade de Mobilização Infantaria de Base e de IOS (Informação,Operações e Serviços)
CONCLUSÃO: Temos fotografias dos "manos Sousa Teles", o artilheiro e o de Infantaria, mas NÃO TEMOS NO SITE, fotografia do que foi Comandante de CADIQUE, unidade que foi visitada pelo falecido pai e o meu mano Pedro, e tenho pena, pois era uma forma de homenagear este oficial, de que ouvi falar muito bem, o Tenente-coronel de Infantaria António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles ... Fiz-me entender agora, caro Paulo?
Será que estou a fazer alguma confusão? acho que não, pois já vi os seus registos numa Lista de Antiguidade de Oficiais.Vê lá se junto de algum ex-combatente do B.CAÇ4514 (foi seu comandante), arranja uma fotografia deste oficial já infelizmente falecido.
Forte Abraço:
L. G. Vaz
Camarigos,
Na segunda fotografia está o Major de Infantaria Arnaldo A Sousa Teles e recortado o pessoal de Reabastecimentos do BCaç.2912.
Foto tirada na parada de Galomaro em 1971.
Pessoa que conheci e trabalhei desde a formação do batalhão, em Abrantes,RI2,em 1970, até 22 de Março de 1972,data da chegada ao Aeroporto Militar de Figo Maduro.
Conheci-o com os "Galões" de Major e 2º. Comandante do batalhão.
Cumprimentos do
António Tavares
Galomaro 1970/72
relativamente ao que tenho lido, posso informar que o comandante de cadique era o ten-coronel antónio sousa teles. Estive com ele durante todo o tempo em cadique,pelo que posso prestar todas, ou quase todas as informações que desejarem - aviso que podem haver desilucões -
Caro José António:
Agradeço-lhe as suas informações, mas já agora peço-lhe duas coisas, a saber:
1º) Um fotografia do oficial em questão, tenente-coronel António Sousa Teles, o que comandou Cadique no seu tempo;
2º) Que visite o poste P9432 -
"Guiné 63/74 - P9432: Estórias avulsas (56): Uma aventura, nas férias de Natal de 1973, aos 17 anos... em Cufar, Rio Cumbijã e Cadique (Pedro Gonçalves Vaz)" e me diga se se lembra dessa visita do CEM/CTIG, onde ia também o meu irmão Pedro Vaz, na altura era um jovem Cadete da Escola Naval.
Agradeço-lhe muito o que me conseguir responder.
Grande Abraço:
Luís Gonçalves Vaz
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis vente
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis acquisto
http://preciocialisgenericoespana.net/ comprar cialis
Enviar um comentário