terça-feira, 20 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9630: A minha CCAÇ 12 (23): Julho de 1970: "pessoal não ataca população, guerra é com tropa", diz o comissário político... (Luís Graça)


Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > CART 2715 (1970/72) > Xime > s/d  [Julho de 1970 ?] > A artilharia do Xime, a única guarnição do setor L1 que dispunha, em meados de 1970, de um pelotão de artilharia com 3 obuses 10.5, o 20º Pel Art / GAC7... Reconheço, nas fotos, os meus camaradas da CCAÇ 12,  o Arlindo Roda (em cima e em baixo) e o António Marques (em baixo, do lado direito, de perfil).

Fotos: © Arlindo Teixeira Roda  (2010). Todos os direitos reservados.



Guiné > Zona leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BART (1970/72) >  c. Julho de 1970  > Instalações do comando, bem como de oficiais e sargentos > Em plena época das chuvas...

Foto: © Benjamim Durães (2010). Todos os direitos reservados.







Fonte: História da Companhia de Caçadores 12 (CCAÇ 2590): Guiné 1969/71. Bambadinca: CCAÇ 12. 1971. Policopiado, pp. 36/37.



A. Continuação da série A Minha CCAÇ 12 (*)

por Luís Graça

Não me lembro de acontecimentos marcantes (nem exaltantes), no decurso do mês de julho de 1970... Nem mesmo depois de reler a história quer da CCAÇ 12 quer do BART 2917, que tinha acabado, em junho de 1970, de tomar conta do setor L1, rendendo o BCAÇ 2852 (1968/70).

 Possivelmente foi o mês em que vim de férias à metrópole, via TAP. Não vou gastar energias a confirmar isso nos meus papéis. É possível que tenha sido nesse mês, ou em agosto.  

Por outro lado, estava-se em plena época das chuvas, o que trazia sempre fortes condicionalismos à actividade operacional quer das NT quer do IN.  Uns e outros abrandavam a atividade de carater mais ofensivo. Em julho, nessa época, chovia a potes, como já não chove hoje na Guiné-Bissau (pelo me dizem, e tendo em conta as alterações climáticas que se fazem sentir em todo o planeta). Chovia  a potes na região dominada pela bacia hidrográfica dos Rios Geba e Corubal.  Chovia a postes no triângulo Xime-Bambadinca-Xitole. Chovia a potes no setor L1.

O que não impediu a realização em julho de 1970 de, pelo menos, mais 3 colunas logísticas ao Xitole levando os comes & bebes aos nossos camaradas, periquitos, das companhias de quadrícula do novo batalhão (, o BART 2917), estacionados em Mansambo (CART 2714) e Xitole (CART 2716)... Colunas sempre penosas, com montes de viaturas civis, que se atascavam, que levavam um dia, às vezes dois, a chegar ao destino e a regressar a Bambadinca...

Por outro lado, tinham (re)começado as nossas idas ao  Xime, aquartelamento ribeirinho, na margem esquerda do Rio Geba, agora com novos inquilinos, a CART 2715... Era patente já, e logo no início da sua comissão de serviço,  a obsessão do comando do BART 2917 com a Ponta do Inglês, e as populações que, sob o controlo do PAIGC, cultivavam a bolanha do Poidon... Os RVIS mostravam, lá em baixo, os laboriosos balantas a cultivar o arroz que depois iria alimentar a rapaziada do(s) bigrupo(s)... Rapaziada que tanto estava in su situ (a 27) como aparentemente dava sumiço (a 13)...

Por outro lado, o novo reordenamento de Nhabijões (um dos maiores, senão o maior, da Guiné) tinha um destacamento, que era guarnecido pela gente mais desconcertante da CCS do BART 2917 e de outras subunidades adidas (como a própria CCAÇ 12), dos básicos aos "aleijados" (sem desprimor)... Não admira que à noite pusessem Bambadinca à beira de um ataque de nervos, com os seus SOS lancinantes via rádio: "Aqui há turras!"... Aconteceu mais do que uma vez, não seria esta (a 22) nem a primeira nem a última...

Pau para toda a obra, os "pretos" da CCAÇ 12, além do destacamento da ponte do Rio Udunduma (e não Undunduma...) e das emboscadas noturnas na famosa Missão do Sono, em Bambadincazinha,  estarão também na segurança aos trabalhos de levantamento topográfico  da nova estrada Bambadinca-Xime, cuja construção vai ser obra da TECNIL... (Não posso perguntar pelo antecessor do António Rosinha nesse tempo, já que  a equipa de topógrafos não era da TECNIL, mas sim da Brigada das Obras Públicas, que presumo tivesse sede em Bissau)...

Vejo, por outro lado,  que o PAIGC, em meados de 1970, já tinha também adoptado a política de sedução do Spínola: afinal, a guerra, no setor L1, era só com a tropa (leia-se: os tugas e os seus aliados, fulas), não com a polução civil, fula ou de outra etnia, muito menos com os negociantes de gado, mesmo que o gado sirva para alimentar as bocas esfomeadas da tropa colonialista...

Era para isso que serviam os comissários políticos do PAIGC, subordinando o poder militar ao poder político... A frase só pode ser de um comissário político: "pessoal não ataca população, guerra é só com tropa"... E esse comissário político poderia ser, na época, um tal Pedro Landim...

Recorde-se o que já se disse, noutro poste, sobre o dispositivo IN na região (apenas no que diz repeito aos subsetores do Xime e do Xitole, excluindo portanto, a região a norte do Rio Geba):

(...) "Nas zonas que o IN efectivamente controla no Setor L1, implantou uma organização e hierarquias paralelas Administrativa e Militar cuja estrutura em pormenor é ainda mal conhecida.


Na primeira, definida pelo Rio Coruibal, entre a foz do Rio Buruntoni e Rio Pulon, por uma linha imaginária que une a foz deste último à nascente do Rio Buruntoni e por este rio até à sua foz, está referenciada a existência do Comissário Político Pedro Landimn que com as FARL controla toda a população civil, sendo Jorge João Bico aparentemente o Comandante Militar da mesma Zona, esta está, dentro da organização IN, incluída na Frente Bafatá-Xitole, Setor 02, e dispõe dos seguintes efectivos:  (i) um Grupo, Comandado por Mamadu Turé na área de Tubacutá; (ii) um Grupo, comandado por Incude na área de Gã Júlio; (iii) um Grupo, comandado por Mário Mendes,  na área de Satecuta...

"Estes quatros Grupos permutam entre sí com frequência as áreas em que actuam. Dispõe o IN ainda na zona, em permanência, de um Grupo Especial de Bazucas comandado por Vitorino Coluna Costa,  normalmente estacionado na área de Gã João e de um Grupo de Sapadores comandado por Mário Nancassa.


"Frequentemente o IN balanceia os meios da Frente Bafatá-Xitole com os da Frente do Quínara pelo que na situação de esforço sobre a Frente Bafatá-Xitole (incluí toda a zona do Sector L-1 a sul do Rio Geba) os efectivos indicados podem ser substancialmente reforçados". (...)

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Nota do editor:

2 comentários:

Antº Rosinha disse...

Luís Graça, fiquei de dizer os empreiteiros que fizeram as estradas (tão poucas, nem um comboio!) de asfalto:Tecnil:Xime-Bambadinca-Bafatá-Gabu-Piche-Ponte Caium, que se pode dizer uma estrada estratégica que era uma ligação daquleas regiões ao trânsito fluvial.

Tecnil:Mansoa para Binar.

Obras Públicas e Engª do Exército:Mansoa-Mansabá-Farim

Um empreiteiro que não sei o nome: Bula-Canchungo

Engª do exercito debaixo de fogo e no periodo chuvoso: Aldeia Formosa-Buba, que pouco tempo durou devido à falta de qualidade naquelas circunstâncias.

Após a independêndência uns italianos (ASTALDI?)fizeram a partir de 1983/4 Jugudul-Bambadinca e mais tarde andavam em Xitole-Saltinho e Buba.

Luís, a Guiné foi um caso extraordinário, mas em regra o estudo das estradas em Portugal e colónias era das Obras Públicas ou Junta de Estradas.

Isto em estradas asfaltadas.

O Topógrafo da Tecnil de Bambadinca-Xime foi um tal Azevedo que acompanhava a par a passo a construção.

Passei muitos anos de tenda de campanha às costas em Angola em estudos e construção de estradas sem ouvir tiros.

Cheguei antes dos turras? não sei

Os turras já tinham passado? não sei.

Mas lá, eles atacavam a população civil, se não fossem da côr política, atacavam mesmo.

Conheci vítimas e carrascos.

Cumprimentos

Cherno Baldé disse...

Caro Luis,

E verdade que o PAIGC nao atacava a populacao civil como diz o Comissario, mas em 1963/64 quando fomos obrigados a abandonar as nossas aldeias em toda a extensao do corredor norte/nordeste, que a seguir foram incendiadas, duvido que houvesse ai tropa para atacar.

Na altura, houve mesmo pessoas que foram mortas a paulada no caminho da fuga, talvez para economizar as municoes que seriam escassas.

Da mesma forma que, também, durante as ditas "negociacoes" mentiram descaradamente ao afirmarem nao ter intencoes de fazer mal aos ex-militares que serviram os portugueses durante a guerra.

Por razoes diversas, muito boa gente acreditou e os que nao acreditaram foram obrigados a calar-se e conformar-se quando nao eram mesmo eliminados. O caso de Guidage é um exemplo que merece ser esclarecido a fim de dissipar suspeitas de crime organizado.

Cherno Baldé