sábado, 23 de março de 2013

Guiné 63/74 - P11302: Fantasmas ...e realidades do fundo do baú (Vasco Pires) (9): INGORÉ... ou os inusitados caminhos da memória

1. Em mensagem do dia 20 de Março de 2013, o nosso camarada Vasco Pires (ex-Alf Mil Art.ª, CMDT do 23.º Pel Art, Gadamael, 1970/72), dá-nos conta dos resultados da investigação que lhe deu a certeza de não ter passado os seus últimos tempo de comissão em S. Domingos, como pensava, mas em Ingoré.
Colaboraram nesta pesquisa os camaradas Delfim Rodrigues e Carlos Nóvoa.

Caro Carlos,
Encerrando o assunto "SÃO DOMINGOS?"...

Em primeiro lugar quero agradecer a tua ajuda nesta busca, para encontrar o local dos últimos meses da minha comissão.

No P10525, fiz um resumo desses três meses, e sempre que via as os fotos desse tempo, o nome que vinha à minha memória era SÃO DOMINGOS, contudo, li mais tarde neste blogue, que São Dominngos não era sede de Batalhão.

No P11262 coloquei a dúvida, apesar de ser São Domingos o nome que assomava à minha memória. No dia em que publicaste a minha dúvida, coincidentemente, foi publicado o Convívio do BCAV 3846; o camarada Delfim Rodrigues, organizador do Convívio a quem recorreste, não pôde ajudar na confirmação de que os oficiais da foto eram desse BCAV, pois a sua CCAV esteve estacionada em Suzana e Varela. Forneceu o e-mail do Carlos Nóvoa, que tinha servido na sede do BCAV, e que levou a foto para o almoço em Estremoz.

E realmente o Mundo é Pequeno ...e a nossa Tabanca é Grande..

O Major Sampaio, presente no almoço, se identificou e a quase todos os Oficiais da foto.

Na foto, a partir da esquerda: Capitão Saraiva, Comandante da CCAV 3364 (a Companhia do Carlos Nóvoa) e presente no almoço; Major Sampaio, Oficial de Operações; Major (Tenente-Coronel?) Mateus; com barba, Alf Mil Ribeiro da CCAV 3364; de frente, Alf Mil de Transmissões Almeida; com o copo na mão, Alf Mil Agostinho Miranda; o Oficial de óculos não foi identificado; Alf Mil Vasco Pires; o último à direita é o Tenente Nobre da CCS; de costas, Alf Mil Teixeira (?) da CCAV 3364.

Sim, os últimos meses da minha comissão foram em INGORÉ, todavia, essa palavra continua "adormecida' no meu inconsciente... Vai saber...!!!

Forte abraço
Vasco Pires
____________

Nota do editor:

Vd. último poste da série de 16 DE MARÇO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11262: Fantasmas ...e realidades do fundo do baú (Vasco Pires) (8): Terei estado no "bem-bom de São Domingos"?

2 comentários:

Luís Graça disse...

Parabéns, Vasco, por teres conseguido, com a ajuda do nosso blogue, da alguns camaradas do blogue, recompor o "puzzle" da tua memória, onde havia um buraco chamado Ingoré...

Na verdade, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!

Alguns poderão perguntar: que diferença faz saber se foi Ingoré ou Enxalé, é tudo terminado em é?!... "Deixem de remexer ma merda no passado!" - já mo têm dito, outros...

Mas, para quem fez a guerra da Guiné, entre 1961 e 1974, em plenos verdes anos, independentemenet da arma, da especialidade ou dos sítios por onde passou, estas pequenas diferenças de topónimos fazem diferença para o nosso conforto mental...

Anónimo disse...

Caros Luis/Carlos,
É isso mesmo, tem certas coisas numa tribo,que só os índios entendem. No fundo também somos uma "tribo urbana".

Na pessoa do Carlos Vinhal, já agradeci à edicão do blog, e também aos camaradas Delfim Rodrigues e Carlos Nóvoa, a preencher esta lacuna da minha memória.

Olhando a foto com mais cuidado, e pelo identificaçao que o na altura Major Sampaio fez, já que está na hora de esclarecer, penso que tenho que revisar a patente do Segundo Comandante do BCAV 3846, como fiz no P10525. Quando disse:

"O máximo que consegui foi autorização para ir a Bissau para ver se conseguia um substituto. Ao chegar ao GAC 7 (ou já seria GA 7?), fui-me apresentar ao Comandante, que acredito era o Coronel Cirne Correia Pacheco, que me recebeu cordialmente, e logo disse que ia mandar-me para casa, ao que eu retorqui:
- Infelizmente, não vai ser possível, porque o nosso Tenente-Coronel disse que é ele que manda, e não vai autorizar.".

Quando escrevi sabia que a patente dele era abaixo do Comandante do GA 7 (GAC 7), acredito que então promovi os dois por minha conta, o Tenente Coronel Cirne Pacheco a Coronel, e o Major Mateus a Tenente Coronel.
forte abraço
Vasco Pires